quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7450: Em busca de... (151): Augusto Pereira, hoje professor, natural de Bissorã, djubi no tempo da CART 1746, 1967/69 (Manuel Moreira)


1. Mensagem de Manuel Vieira Moreira** (ex-1.º Cabo Mec Auto da CART 1746, Bissorã, Ponta do Inglês e Xime, 1967/69), com data de 15 de Dezembro de 2010:

Amigo Carlos Vinhal,
Gostaria que publicasses esta história no nosso Blog se assim o entenderes.

Um Abraço
Manuel Moreira


Quando a CART 1746 esteve em Bissorã, a Secção Auto estava deslocada da Companhia, pois funcionava num Barracão/Oficina junto à saída para a mata. Aí, os Mecânicos ocupavam uma dependência ao fundo que servia de quarto habitacional. Vários miúdos,  djubis, vieram oferecer os seus préstimos para nos ajudar nas nossas tarefas, como sendo: chegar ferramenta, lavar peças e, consequentemente, tratar da limpeza das instalações.

Dos vários que se apresentaram, a escolha foi para um que, pela sua inteligência e capacidade demonstrada, nos satisfez.

Esse miúdo, que na altura tinha talvez 7 ou 8 anos, chama-se Augusto Pereira.

A CART 1746 esteve em Bissorã de finais de Julho de 67 a início de Janeiro de 68, por isso, pouco tempo mas o suficiente para ver o Augusto chorar profundamente com a nossa saída.

Em 1983, por altura das férias escolares, se não estou em erro, fui numa noite a casa do meu Amigo Lúcio, também ex-combatente na Guiné, que toca viola e me acompanha quando canto,  para cantar uns fados e beber uns copos e, quando chego ao Bar onde já se encontravam algumas pessoas, vejo, de viola nas mãos, um rapagão de cor negra que me fez estremecer.

Volto para trás para perguntar ao Lúcio quem era. Respondeu-me que era um aluno que estudava em Aveiro com a irmã e que o trouxe para trabalhar numa Cerâmica e ganhar algum dinheiro.

Regresso ao Bar, dirijo-me a ele e pergunto-lhe de onde é ao que me responde, Guiné. Qual a localidade, ao que me disse, Bissorã.

Eu não estava a acreditar e perguntei-lhe o nome e a resposta foi:
- Sou o Augusto,  nosso Cabo Moreira.

Matámos saudades.

Passados alguns dias levei-o a jantar em minha casa, numa noite chuvosa e escura pois o temporal havia derrubado árvores para cima das linhas eléctricas o que nos deixou sem luz várias noites em Aguada de Cima e fomos obrigados a usar os arrumados candeeiros a petróleo.

Fi-lo sentar à mesa entre a minha filha e o meu filho, já crescidos, e não se dava pela sua presença devido à pouca luz, apenas se viam os olhos e os dentes a reluzir.

O Augusto andava a estudar para alcançar objectivos. O Augusto é Professor. Em 1984 trabalhou em Bula e foi transferido para Bissau, para o Departamento de Formação e Superação de Professores do Ministério da Educação e Desporto.

Já passaram alguns anos sem saber do Augusto. Se o Augusto tiver acesso a esta história, gostaria que entrasse em contacto comigo.

Manuel Moreira

Secção Auto > Eu sentado no guarda lamas esquerdo e, não tenho certeza, o Augusto.

Saída de Bissorã > Eu de pé na primeira viatura com a mão no ombro

Desfile em Bissorã > Eu à frente, ao centro
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 18 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6179: Convívios (132): 7º Convívio da CART 1746 (Manuel Vieira Moreira)

Vd. último poste da série de 15 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7443: Em busca de... (150): Pessoal do BENG, Bissau, 1966/68 (Jorge Picado / José Manuel Bastos Cachim)

2 comentários:

Luís Graça disse...

História bonita, camarigo. Vais por certo encontrar o teu amigo. E se assim for, vais trazê-lo até ao nosso blogue, à nossa Tabanca Grande... Prometes ?

Com que então és de Aguada de Cima... Conheces, de certo, o nosso camarigo Paulo Santiago, que toda a gente conhece en Águeda... Teu vizinho de Aguada...

Um abraço. Luís

Anónimo disse...

Tomei a iniciativa de encaminhar os pormenores desta "estoria", a contactos/amigos meus, quadros do Ministerio da Educacao e Desporto da Guine.

Quem sabe, o Augusto esteja ainda pela Guine !

Nelson Herbert
Washington