1. Mensagem do nosso recente aniversariante Luís Dias*, ex-Alf Mil da CCAÇ 3491/BCAÇ 3872, Dulombi e Galomaro, 1971/74, com data de 13 de Dezembro de 2010:
Camarigos Editores
A vida é, também, esta oportunidade de ter amigos que se lembram de nós e que no caso da Nossa Tabanca Grande se manifesta no não deixar passar em claro a data de aniversário de cada um de nós. Aos editores agradeço os parabéns, em especial ao Carlos Vinhal, pelas suas palavras (foi o editor que me recebeu quando da minha entrada no blogue).
Sou, “finalmente”, um sexagenário, um produto da maravilhosa colheita de 50. O tempo passou bem depressa, desde os tempos em percorria as ruas e becos de Alfama com os putos do meu tempo, em correrias desenfreadas, brincando aos índios e “cowboys”, ou participando em jogatanas apaixonadas de futebol e de hóquei. Foi o tempo de aprender, de acampamentos de escuteiros, de escutar e observar os valores, princípios e exemplos dos meus pais, dos primeiros namoros no Castelo de S. Jorge, de crescer e iniciar a caminhada pela vida.
O facto de ter feito anos a um Domingo proporcionou-me a possibilidade de juntar elementos mais chegados da família e um grupo de amigos (como também salientou o Vinhal) e de conviver num espaço que eu muito admiro: Jardim Zoológico de Lisboa, que continua lindo e assentar arraial no Restaurante Buffalo Grill (passe a publicidade).
Tive a oportunidade de agradecer pessoalmente à minha mãe (felizmente ainda viva, embora com a saúde debilitada), a forma como me criou e acompanhou ao longo desta vida, dando-me aquele carinho, aquele amor, aquele apoio, que só uma mãe sabe dar, quer nas horas boas, quer nas horas em que a vida não me correu tão bem. Rezei uma prece pelo meu pai, que já partiu há uns anos atrás (que saudades eu tenho dele) e agradeci a Deus o ter chegado a esta idade e esperar que me permita continuar nesta vida por muitos anos mais.
Depois do almoço a malta mais madura esteve em minha casa para beber uma garrafa Dimple (mais uma das velhinhas garrafas de uísque que ainda sobreviveu dos diversos “ataques” de amigos que vinham a minha casa e me iam pedindo para as abrir). Estava na minha posse há 38 anos, mas passou à história. Ainda me restam três heróicas e resistentes (Logan, Something Special e President), mas a seu tempo também marcharão.
Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os camarigos que me parabenizaram através do blogue, de e-mails, sms e telefonemas (nomeadamente: Carlos Filipe, Santos Oliveira, Amílcar Ventura, António Graça Abreu, José Marcelino, António Tavares, Manuel Marinho, J. Belo, Torcato, Artur Soares, Adriano Moreira, Luís Faria, Juvenal Amado, Magalhães Ribeiro, Mexia Alves, J.Dinis, César Dias, Sousa de Castro, Eduardo Campos, Mário Miguéis, António Paiva, Mário Gualter Pinto, António Marques, B. Sardinha, Luís Graça, Luís Borrega, Jorge Picado, José Câmara, Felismina Costa, Helder Valério e Fernando Barata); fiquei com mais uns amigos no meu coração e abracei-os todos num brinde em minha casa.
Desejo expressar a todos elementos da nossa Tabanca Grande o desejo de longa vida, muita paz, prosperidade, com os votos de um Feliz Natal e um Bom Ano Novo.
Luís Dias
P.S. Caro Luís Graça em resposta à tua pergunta e face ao interesse sobre armamento, nomeadamente sobre a Kalashnikov versus HK-G3, em breve remeter-te-ei um histórico sobre os Fuzis de assalto, origens, o lado do bloco soviético e o lado ocidental, a actualidade, as “bull pup”, o futuro dos fuzis de assalto.
A talhe de foice, também o meu Benfica, resolveu dar-me uma pequena alegria cumprindo a função social e de marketing, ao enviar-me um sms de parabéns e especialmente ao ganhar ao SC Braga, hoje à noite, como lhe competia. Um dia em cheio, com excepção do raio da chuva que caiu durante o dia (o tempo a carpir lágrimas!!!).
__________
Nota de CV:
(*) Vd. poste de 12 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7422: Parabéns a você (186): Luís Dias, ex-Alf Mil da CCAÇ 3491/BCAÇ 3872 (Tertúlia / Editores)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Luís (Dias): És um oficial e cavalheiro. Cresces na nossa consideração, como camarigo, ao aduzires, aos teus agradecimentos pelos votos de parabéns da Tabanca Grande, mais umas achegas biográficas que só podem dar grandeza à tua dimensão humana. É que este blogue também um espaço de afectos, um espaço de dar e receber afectos!
Camarigo Luís Graça
É como tu disseste caro Comandante, entendemos o blogue, também como um espaço de dar e receber afectos e é por isso que ele é tão importante. Fomos combatentes mas, acima de tudo, seres humanos, com actos abnegados, de coragem e muita até, mas também capazes de nos enternecer e de verter lágrimas, por coisas aparentemente simples.
Um abraço
Luís Dias
Caro camarigo Luís Dias
A tua mensagem de agradecimento é também, em si mesmo, um repositório da memória (a tua) sobre o percurso de vida e da importância que as pessoas vão tendo para nós.
Achei graça à parte que referes sobre as garrafas de wiskey que ainda guardas. Acho que também ainda tenho uma dessas, a President.
Também achei curiosa a tua referência ao hóquei, que também pratiquei.
No que se refere ao teu novo alargado círculo de amigos (virtuais, mas não só) composto por todos os que dão corpo a este projecto colectivo, o Blogue, é igualmente interessante considerar que parece já nos conhecermos desde sempre.
Um abraço
Hélder S.
Enviar um comentário