sábado, 18 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7466: Memória dos lugares (118): Destruição do Mercado Central Bissau (2) (Nelson Herbert)


1. O nosso Amigo e Jornalista da Voz da América (VOA), Nelson Herbert (foto à esquerda), sempre atento ao evoluir do nosso blogue, enviou-nos a seguinte mensagem complementando a informação lançada em anteriores postes sobre a mesma matéria.

Amigos,
Envio em "Attached" duas fotografias do Mercado Municipal de Bissau... ou melhor do que restou daquele espaço, depois de alvejado por obuses disparados pela Junta Militar aquando do conflito civil de 1998/99 na Guiné-Bissau...
Se a memória não me falha... a foto foi por mim sacada uns dias depois do Mercado ter sido atingido... E claro, com o fim do conflito foi alvo de restauração... e nesse caso contrariando a probabilidade, o "raio" acabou por abater-se pela segunda vez, sobre o mesmo alvo... já que um incêndio na década de 2000, destruía por completo aquele edifício, no coração da cidade de Bissau!
Dêem-lhes a utilização que acharem conveniente!

Um Bom Natal... e um Novo Ano Cheio de Actividades... para o bem do Blogue!

Mantenhas
Nelson Herbert

Fotos: © Nelson Herbert (2010). Todos os direitos reservados

__________

Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

18 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7463: Memória dos lugares (117): Destruição do Mercado Central Bissau (Rui Fernandes)

3 comentários:

Anónimo disse...

Herbert talvez tu dos mais jovens camarigos do blog e eu com 72 serei dos mais velhos, acabámos por assistir simultaneamente ao fim de muita coisa na Guiné em 1980
que no meu e penso que no teu entender foi o fim de muitos sonhos.

Eu entendo que tanto a destruição do palácio como o mercado, ainda fazem parte da luta de libertação.


Em Luanda tambem decorre de outra maneira, o fim do colonialismo.

Dizia o Lucio Lara, quando do 25 de Abril, quando se previa a destruição das coisas que o colon deixava em Luanda, "os brancos fizeram muita coisa, mas não fazem falta, agora queremos fazer uma Angola à nossa maneira".

E os dirigentes teem que proceder assim, paciência!

Um bom Natal por aí

Antº Rosinha

Anónimo disse...

Acredito que sim, mais Velho ...

Um Bom Natal pra si..votos extensivos aos seus familiares.. E que no Novo Ano..regresse com mais energia...mais historias da nossa Guine,pra deixar registado para a posterioridade !

Mantenhas

Nelson Herbert

Luís Graça disse...

Concordo, há um certo simbolismo nestas imagens de violência que marcam o fim de qualquer coisa e o início de outra, que nunca se sabe muito bem o que é... Bissau não é mais a cidadezinha colonial que conhecemos, ainda nos finais da década de 1960 e princípios de 1970... Quando é que pomos de lado, definitivamente, a ideia, tão marxiana, de que a violência é a "parteira da história" ?

Paz para os nossos amigos e irmãos da Guiné-Bissau e demais PALOP... Paz para o nosso pobre mundo...