domingo, 8 de junho de 2008

Guiné 63/74 - P2923: Tabanca Grande (74): Nunes Ferreira, ex-Alf Mil da CCAÇ 4540 (Bigene, Cadique e Nhacra,1972/74)

1. No poste 2871 de 22 de Maio de 2008 pode ler-se...

(...)
1. Mensagem de
Albertino Nunes Ferreira, 8 de Abril de 2008:
Assunto - CCaç 4540: passagem por Cadique 72/73
Tenho um pequeno diário da minha passagem por Cadique.
Pergunto se vêem algum interesse na divulgação do mesmo no vosso blogue.
Albertino Nunes Ferreira
Ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 4540

(...)
2. Excertos do diário de Albertino Nunes Ferreira, relativa à passagem do Cadique, Cantanhez, da sua unidade, a CCAÇ 4540.
Textos enviados em 9 de Abril e 19 de Maio de 2008:

(...)
3. Comentário de L.G.:
Meu caro Albertino:
Posso concluir que estas são as únicas notas que escreveste no teu diário?
São, em todo o caso, valiosas, e vê-se que foram escritas com sangue, suor e lágrimas...
Tomei a liberdade de sublinhar, a bold e a vermelho, algumas das tuas frases...
(...)


2. Em 23 de Maio de 2008 Nunes Ferreira (Ex-Alf Mil da CCAÇ 4540, Bigene, Cadique, Nhacra, 1972/74) respondia por mail a Luís Graça

Meu caro Luís Graça :

Efectivamente as palavras que enviei para o teu blogue são as únicas que consegui escrever em Cadique.
Os patrulhamentos constantes, as terríveis condições de vivência diária e a falta de alguma privacidade obrigaram-me a pôr de lado a escrita com muita pena minha.

Obrigado pela sua divulgação.
Todos os dias consulto o blogue.
Desejo fazer parte da vossa Tertúlia, simplesmente ainda não pedi para me integrar porque todas as fotografias que trouxe da Guiné estão na minha casa de Figueira de Castelo Rodrigo – distrito da Guarda.
Tenciono brevemente deslocar-me lá e trazer tudo para Lisboa.
Depois darei notícias novamente.

A.Nunes Ferreira
Ex-Alf.Mil.Inf.
C.CAÇ 4540


3. No dia 24 de Maio Luís Graça enviava esta mensagem a Nunes Ferreira:

Querido camarada:
Ficas, desde já a fazer parte da nossa Tabanca Grande.
Quando fores a casa, trazes as tuas fotos e vais partilhá-las connosco.
Já temos, da tua unidade, pelo menos dois camaradas, o Alf Mil Vasco Ferreira (que vive em V.N. Gaia e que foi ao nosso último encontro, embora ainda não tenha pedido formalmente... para entrar no blogue, vou tratar dele; também costuma frequentar a tertúlia de Matosinhos); e o Fur Mil António Manuel da Conceição Santos.

Não sei se vocês se têm encontrado... De qualquer modo, vou pedir ao Carlos Vinhal que faça as tuas apresentações formais no blogue.

Vejo, pelo teu endereço de correio electrónico que trabalhas no Ministério dos Negócios Estrangeiros e possivelmente até na carreira diplomática... É isso ? Se sim, não temos que divulgar dados da tua vida pessoal e profissional.

Diz-me só, onde vives actualmente. Gostaria que nos contasses alhgo mais sobre os últimos tenpos em Cadique, a reacção do PAIGC, os primeiros contactos a seguir ao 25 de Abril...
(...)

Luís Graça


4. Em 27 de Maio nova mensagem de Nunes Ferreira

Caro Luís Graça :

Obrigado por me acolher desde já na Tabanca Grande.
Conheço efectivamente o Vasco Ferreira e o António Santos que fizeram também parte da CCaç 4540.
Com o Vasco estive no encontro-convívio dos militares da Companhia que se realizou em Óbidos, salvo erro em 2005, ao qual o António Santos penso que não compareceu.
No último encontro realizado na Maia no ano passado não pude comparecer por motivos profissionais.

Trabalho efectivamente no MNE e faço parte do quadro do serviço diplomático, tendo trabalhado em Angola, Suécia e França, contando reformar-me dentro de 4 anos.

Antes de ingressar no MNE fui Delegado do Procurador da República.

Vivo actualmente em Lisboa e moro na Portela de Sacavém.

De Cadique não posso contar muito mais porque, salvo erro, regressámos a Bissau em Julho de 1973 e fomos depois para Nhacra onde apanhámos o 25 de Abril, tendo regressado a Lisboa em Agosto de 74.
Talvez os camaradas que nos renderam em Cadique naquela altura ou os que estavam lá em 25 de Abril de 1974 tenham informações que seria interessante divulgar no blogue.

De Nhacra é que tenho algumas fotografias que julgo serem de Maio de 1974 e que revelam a confraternização com uma delegação do PAIGC, chefiada pelo comandante da zona do Morés, salvo erro, e que nós acolhemos no aquartelamento.

Em Junho próximo conto ir a Figueira de Castelo Rodrigo e trazer essa e outras fotografias da minha passagem pela Guiné.
(...)

Um abraço do
A. Nunes Ferreira


5. Em 29 de Maio, última mensagem de Luís Graça para Nunes Ferreira

Caro Nunes Ferreira:

Tenho eu, temos todos, muito gosto e prazer e honra em acolher-te na Tabanca Grande. O tratamento por tu, entre camaradas, é natural e facilita a comunicação entre todos. Aqui pomos entre parênteses tudo o que somos, em termos sociais, profissionais, académicos, etc., - para fazer sobressair aquilo que nos une - a experiência da Guiné e da guerra colonial, do ultramar ou até da luta de libertação (como queiras).

A nossa Tabanca Grande (ou tertúlia) faz também uma ponte para aqueles que outrora eram o IN. Como antigos combatentes, há cumplicidades de parte a parte.

Já conheces as regras do nosso blogue. Não é obrigatório mandares fotos, mas dá jeito, uma antiga, uma actual... Para a malta de reconhecer.

Tu dirás se é confortável para ti. Como ainda estás no activo e na carreira diplomática, podes querer manter um low profile.
Tu mo dirás.
Welcome aboard.

Um Alfa Bravo (abraço).
Luís

PS: - O Carlos Vinhal fará a tua apresentação aos restantes camaradas (e amigos) da TB


6. Caro Nunes Ferreira, cumprindo com todo o prazer as ordens do Editor Chefe, estás formalmente apresentado à Tertúlia da Tabanca Grande.

Entraste pela porta grande, começando por apresentar trabalho antes da adesão. Não é o normal, por isso o destaque.

Esperemos que, quando a tua actividade profissional te permitir, continues a colaborar com o Blogue, podendo sempre e a todo o momento intervires, quando achares oportuno e necessário.

Recebe um abraço de boas vindas dos editores Luís Graça, Virgínio Briote e Carlos Vinhal, assim como de todos os tertulianos.
(CV)
___________

Nota de CV:

Vd. poste 22 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2871: Excerto do Diário do ex-Alf Mil A. Nunes Ferreira (CCAÇ 4540, Cadique, 31/1/73 a 20/2/73)

Sem comentários: