sábado, 7 de junho de 2008

Guine 63/74 - P2922: Convívios (63): 14.º Convívio de ex-combatentes da Guiné que passaram por Bambadinca entre 1968/71 (Jaime Machado)

1. Em 2 de Junho de 2008, o nosso camarada Jaime Machado, (ex-Alf Mil Cav do Pel Rec Daimler 2046, Bambadinca, 1968/70) veio dar-nos notícia do 14.º Convívio de camaradas da Guiné que passaram por Bambadinca entre 1968 e 1971.

Caro Luís


No passado dia 31 de Maio estive em Torres Novas no 14º convívio dos camaradas que passaram por Bambadinca entre 1968/71 (os mais antigos celebrando o 40º aniversário da sua chegada a Bambadinca)


Junto um pequeno texto sobre a efeméride e se achares que vale a pena publica. Se achares bem fazer alguns acertos faz. Junto também algumas fotos para compor o ramalhete.


Jaime Machado


Foto 1> Bolo de aniversário 


Foto 2> Distribuição de lembranças pela esposa do Mourão


Foto 3> João Rocha em conversa com camaradas do Pelotão e à esquerda o CMDT/CCS, hoje Coronel na Reserva


Foto 4> Enquanto a esposa do Mourão corta o bolo de aniversário, ele abre o espumoso


Foto 5> Prato comemorativo para quem o quis adequirir


2. MUITAS EMOÇÕES
Por Jaime Machado

Não sei se vou aguentar tantas emoções seguidas!

Depois de cerca de 40 anos afastado de todos os convívios que por todo o país se têm realizado com os camaradas de armas que combateram na Guiné, eis que num só mês me vejo a participar em dois.

O primeiro no passado dia 17 de Maio de 2008, em Monte Real, organizado pelo Mexia Alves, e no qual participaram muitos dos camaradas (e seus familiares) que se encontram na tertúlia da qual o Luís Graça é editor principal (1).

Aí senti as primeiras emoções fortes ao rever camaradas que já não via há 40 anos. Aí encontrei o Fernando Calado, o João Rocha, O Luís Graça, o José Lázaro, o Vacas da Carvalho, o Beja Santos e tantos outros de que já não me recordava bem, tantos foram os anos já passados.

Foi uma tarde de maravilhoso convívio especialmente para mim, ao abraçar todos estes camaradas com os quais partilhei perto de dois anos de vida e de juventude na Guiné.

Como é habitual nestas circunstâncias o tempo foi pouco para pormos a conversa em dia, para recordarmos episódios, ora dolorosos, ora caricatos, ora dramáticos, ora felizes, porque também os houve. O tempo também foi pouco para trocarmos abraços pois aparecia sempre um novo camarada o qual ainda não tínhamos abraçado e com o qual também queríamos partilhar a nossa amizade e fazer sentir que o tempo e a distância não diluem essa mesma amizade, cimentada às vezes em condições tão difíceis. E depois também foi necessário tempo para o repasto, que não sendo nestas circunstâncias o mais importante, não podíamos por de parte, tal era a sua qualidade.

Enfim uma tarde memorável que espero poder repetir dentro de um ano. Mas ainda não refeito de todas estas emoções eis que fui alertado para um outro convívio comemorativo do 40º aniversário dos camaradas que passaram por Bambadinca entre 1968/71.

Desta feita em Torres Novas, no dia 31 de Maio de 2008 e organizado pelo Mourão e Esposa e que quanto a organização esteve também impecável em todos os aspectos, incluindo naturalmente o repasto.

Saí do Porto acompanhado pelo João Rocha (ex-Pel Rec/BCAÇ 2852) e pelo Pimentel (ex-Pel Rec/BCAÇ 2851) tendo chegado a Torres Novas pelo meio-dia.

O almoço estava marcado para as 13h mas àquela hora já à porta do restaurante se encontravam muitos camaradas e seus familiares em amena cavaqueira. Conversavam, não podia deixar de ser sobre o tema do dia e de sempre: Guiné!

Depois de algum tempo na conversa fomos entrando que a fome já se fazia sentir. Enquanto trincávamos alguns aperitivos e a conversa continuava, abordou-me um camarada, por sinal do pelotão do João Rocha, e que me reconheceu. A minha memória não permitiu retribuir essa delicadeza.
- Tu não és o Machado das Daimler? Estás na mesma! - Bondade dele!

Um outro perguntava:
- Tu não eras aquele alferes magrinho das Daimler?

Era de facto muito magrinho. No dizer das bajudas era o alfero fininho.
- Lembras-te quando uma noite fomos a Mansambo buscar um camarada que ficou ferido na explosão de um dilagrama?

Também já não me lembrava.

O tempo ia passando e tocou pró rancho.

Sentamo-nos e à minha direita ficou o camarada António Ourives, da Covilhã. Quando me disse ser da Covilhã arrebitei as orelhas pois sabia que um dos camaradas do meu pelotão mora para esses lados.
Logo lhe perguntei pelo Raposo. Que sim, que conhecia perfeitamente e que moravam a dois passos.
Pedi-lhe que lhe fizesse saber que gostaria imenso de o rever, pois estou a tentar contactar os 14 Furões do Pel Daimler 2046, aos quais perdi o rasto. Prometeu-me que o faria na próxima semana.

A conversa continuou animada, sempre com o mesmo tema em destaque, tendo mesmo o camaradas Ourives (este é o seu apelido) tido a amabilidade de me recordar que na madrugada do célebre ataque a Bambadinca as Daimler foram as primeiras viaturas a sair para a pista de aviação e feito fogo contribuindo assim para que o ataque tivesse cessado mais rapidamente.

Fiquei naturalmente satisfeito por, passados tantos anos, ainda haver quem se lembre destes pormenores.

E desta forma o tempo ia passando, o repasto ia continuando e chegou a hora do organizador o Mourão, dizer algumas palavras de agradecimento aos presentes e votos para que dentro de um ano nos voltemos a encontrar.

A esposa do Mourão acompanhada de outra senhora passaram então a distribuir uma garrafa de licor, em miniatura, pelas outras senhoras presentes e uma caixa com um charuto por todos os camaradas.

Seguiu-se o corte do bolo de aniversário e o rebentar (não de granadas) mas das garrafas de espumoso.

A festa aproximava-se do final, as últimas conversas nunca acabadas, continuarão no próximo ano mas que houve tempo para muitos mais abraços, isso ainda houve.

Depois de tudo isto volto a perguntar, será que ainda vou aguentar muitas mais emoções seguidas? Espero bem que sim.

Jaime Machado
Ex-Pel Daimler 2046

___________________

Nota de CV:

(1) - Vd. poste de 18 de Maio de 2008> Guiné 63/74 - P2854: O nosso III Encontro Nacional, Monte Real, 17 de Maio de 2008 (1): Foi bonita a festa, Joaquim e Carlos: Obrigados!

Sem comentários: