quinta-feira, 22 de março de 2007

Guiné 63/74 - P1621: Questões politicamente (in)correctas (28): Salazar, um dos últimos reis de Portugal (David Guimarães / João Tunes)


1. Mensagem do David Guimarães (Xitole, 1970/72):


João Tunes (1)...

Remetendo-nos aos escritos da época, é natural que àquela zona ainda não tivesse chegado a informação de que Portugal já era República e há bom tempo – nunca se sabe...

Estes dias ouvi na RTP1 alguém que perguntava a um jovem universitário:
- O amigo sabe quem era Salazar ? – Ele olhou, pensou e disse:
- Ele foi um dos últimos reis de Portugal, não foi ? – E não disse a brincar...

Remetendo-me ao que lemos e tu leste com atenção e à noção histórica deste estudante (eu ouvi!), bem, até nós fomos monárquicos no reinado dos generais Schulz (2), Spínola e Bettencourt Rodrigues... Mais ano, menos ano...

Um abraço – e ainda bem que existem destas gralhas e se lêem. É sinal que todos estamos atentos e vivos na caserna ... Ainda bem!

David Guimarães

2. Resposta do João Tunes (Pelundo/Teixeira Pinto e Catió, 1969/71):

Camarada David:

Só te posso agradecer esta tua reacção jovial. E julgo que dela precisamos bem para animar a malta (perdão: a blogo-caserna). Ao fim e ao cabo, se bem nos lembrarmos, era assim, foi assim, transformando o insólito de estarmos na guerra, pela chacota fraternal (uns com os outros, cada qual com a situação), numa forma lúdica de sobrevivência, quantas vezes levada ao absurdo, para nos sentirmos vivos e jovens. E não terá sido essa jovialidade curtida de humor espontâneo, forma de sobrevivência de uma juventude transformada em carne para canhão sem recuo, que nos fez mais fraternos e tão generosos que, por regra, contava menos a nossa pessoalíssima contabilidade dialéctica entre a vida e a morte que o apelo imperativo de acudir, onde necessário, quando necessário, contra o necessário, para safar um camarada que, ali, nunca era menos que um irmão?

E terás toda a razão. O Capitão Canchungo (adoptando a nomenclatura actual), sem jornais, nem TSF, nem telenovelas, nem internet, nem blogues, metido em brios de torre e espada a subordinar balantas (pobres balantas que, além de se subordinarem aos fulas, sem contar com os mandigas, ainda tiveram que se subordinar aos portugueses), devia ter regressado da Guiné sem saber que a Carbonária espetara, há anos, uns balázios no Dom Carlos. E se o distinto militar Canchungo amava a pátria, encharcado nas bolanhas a enfiar balázios em pretos reguilas, como poderia imaginar que, por cá, na sede do reino, se andava aos tiros aos coroados, a mudar de bandeira e a fazer a vida difícil aos curas de sotaina que, lá, lhe abençoavam os feitos?

Já menos desculpa terá, pelo erro, o prof familiar do Canchungo e lhe usa o apelido que entrou tão abespinhado por causa de um mapa em que notou falta do viço da reverência para com os nossos antepassados e, depois, troca as mãos pelos pés ao situar historicamente a época das façanhas colonizadoras do seu antepassado. Mas, se foi erro por revivalismo monárquico, por mim está desculpado. Ou pelo que seja (pressa panegírica, por exemplo).

Grande abraço, camarada David. E, mais os necessários, para os restantes que alimentam esta tertúlia aberta à memória e à alegria de continuarmos vivos.

João Tunes

_________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 22 de Março de 2007 >
Guiné 63/74 - P1619: Questões politicamente (in)correctas (27): Teixeira Pinto, a Coroa e a República (João Tunes)


(2) Shultz ou Schultz ? Eu costumo escrever Schultz... Ora, não é uma coisa nem outra. Na página da Fundação Portugal-África, Universidade de Aveiro > Memória de África, encontrei as seguintes referências bibliográficas relacionadas com o antigo Governador da Guiné (1965-1968):

[58735] SCHULZ, Arnaldo
A cavalaria na Guiné / Arnaldo Schulz
In: Revista da cavalaria. - (1965), p. 7-12
Cota: 1204BIBEx.

[37947] Deputados à assembleia nacional visitaram a província da Guiné
Deputados à assembleia nacional visitaram a província da Guiné / (colab.) Arnaldo Schulz ...[et al.]
In: Boletim geral do Ultramar.- vol. 42, nº 489 (Mar. 1966), p. 31- 49
Cota: 89ISCSP.

[56695] Governador da Guiné
Governador da Guiné. - Visita do general Arnaldo Schulz (governador da Guiné) à Metrópole
In: Boletim geral do ultramar.- Ano 44, nº 514 (Abril 1968), p. 131- 135
Cota: G/A 1008ISEG.

[37988] CORREIA, Peixoto
Novo governador da província da Guiné / Peixoto Correia, Arnaldo Schulz
In: Boletim geral do Ultramar.- vol .40, nos 467- 468 (Maio- Jun. 1964), p. 85- 96 (il.)
Cota: 89ISCSP.

[152631]SCHULZ, Arnaldo
Todos Juntos, vamos continuar Portugal / Arnaldo Schulz. - Bissau : Centro de Informação e Turismo, 1965. - 29 p. ; 22 cm
Cota: 325.3(469:665.7-5)"1965"BPINEP.

Sem comentários: