sábado, 13 de setembro de 2008

Guiné 63/74 - P3201: O Nosso Livro de Visitas (26): José Paracana, ex-Alf Mil, QG do CTIG, 1971/73

1. Mensagem com data de 6 de Setembro de 2008 do nosso camarada José Paracana, dirigida a Luís Graça

Ex. Luís Graça e camaradas da Guiné B

Por puro acaso encontrei um antigo camarada combatente da Guiné, enquanto estou a banhos no Algarve! E ele falou-me no blogue que já li parcialmente!

Fui alferes miliciano lá, de 4 de Setembro de 1971 a 4 de Setembro de 1973.

Prestei serviço no Quartel General e era Analista de Segurança das Transmissões. Por acaso guardo alguns documentos interessantes desse tempo conturbado. Que estão em minha casa, claro.

Conheço o Prof. Dr. Julião Sousa, é meu colega de naipe no coro dos antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra! É um bom homem, ao que me pareceu já.

Tenho as minhas histórias, como todos, claro. E muitos slides e fotos da Guiné da época.

Quando regressar a casa (Aveiro) contactarei de novo o camarada!

Até lá me despeço com amizade, solidário com a vossa obra de reconstrução de tudo e em prol de todos!

Conte comigo.
José Rafael Coelho Paracana
Aveiro

P.S. Se me quiser dar alguma palavra, fico esperando!

2. Mensagem de CV enviada a José Paracana, no dia 12 de Setembro de 2008

Caro José Paracana
Estamos gratos pelo teu contacto.

Vaidade à parte, o nosso Blogue é já um caso nacional. Agrega um numeroso grupo de ex-combatentes da Guiné, que com alguma regularidade vão colaborando com as suas estórias e fotografias, aumentando assim um espólio que queremos deixar, a quem daqui por uns anos, liberto de ideias deformadas pela falta de informação de que se revestiu, durante anos, a história da nossa Guerra Colonial, possa depaixonadamente escrever algo que perdure para além da nossa memória.

Se quiseres, poderás ser um membro activo do nosso Blogue, bastando para tal que nos envies uma foto do teu tempo de tropa e outra actual, tipo passe de prefência, e nos comeces a contar a tua experiência enquanto elemento do Exército, não operacional, pelos vistos, mas com missão não menos importante.

Terás visto a guerra doutro ângulo e por cá temos falta de estórias que não cheirem a pólvora, falando no sentido figurado.

Consulta o lado esquerdo da nossa página e se estiveres em sintonia com os nossos propósitos, junta-te a nós.

Deixo-te, em nome dos editores e da restante tertúlia, um abraço.
Carlos Vinhal
Co-editor

3. Mensagem de José Paracana, enviada ao nosso Blogue no mesmo dia.

Caro Carlos Vinhal!

Obrigado pelas tuas palavras. Posso dizer-te que já li a margem esquerda e concordo com os enunciados.

Logo que regressar de férias, a 16/17 do corrente, tratarei de enviar as fotos que me pedes. E com gosto participarei no blogue que - de facto - é uma grande morteirada intelectual e histórica no nosso panorama de guerra colonial! Fico contente por isso.

Não peguei em armas quando lá estive (felizmente para mim...); mas de mim dependiam informações/formações para as NT não sofrerem mais flagelos!

Depois contarei a minha comissão!

Um grande abraço do teu camarada
José Paracana

Sem comentários: