quarta-feira, 1 de julho de 2009

Guiné 63/74 - P4621: Memórias e histórias minhas (José da Câmara) (4): A viagem até à Guiné

1. Mensagem de José da Câmara, ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Guiné, 1971/73 (*), com data de 29 de Junho de 2009:

Olá Carlos,
Junto encontrarás mais um bocadinho da história. Faz com ela o que nuito bem entenderes.

Com votos de muita saúde e um abraço amigo
José Câmara


A Viagem até à Guiné

Enquanto o Paquete Angra do Heroísmo sulcava os mares encapelados do Atlântico, resolvi passar pelos porões. Para mim, era uma forma simples de humanizar o meu dever: estar ao lado daqueles que mais precisavam de ajuda, fosse ela física ou emocional. Sabia por experiência própria que, em ocasiões como esta, uma palavra anímica é como bálsamo para a alma.

Infelizmente, deparei com os primeiros enjoos. Os soldados mais afoitos e dados ao mar ajudavam como podiam aqueles que mais necessitavam. Perante tal visão, o meu pobre estômago resolveu dar o primeiro sinal de alerta, e obrigou-me a recolher ao meu camarote. Embalado pelas ondas alterosas afundei-me, cada vez mais, nos delírios da mareação. Perdi, na neblina da memória, o tempo passado nesse estado horroroso de nada poder e nada querer. Assim foi, até que alguém descortinou terra. Eram as ilhas Canárias!

A partir daí, o mar como que envergonhado do que nos fizera sofrer, amansou os seus capelos e, como cordeiro manso, resolveu deixar-nos em paz. Já não era sem tempo.

Navio "Angra do Heroísmo".
Foto retirada do site
Navios no Sapo, com a devida vénia

O Angra do Heroísmo, esse sim, continuava a sua viagem, indiferente ao que se passava à sua volta e à carga que transportava. Mais uma noite e um dia, e ainda outra noite, mas que importa isso?! – pois chegaríamos a bom porto.

Até que…

Lá longe, muito longe, no pego, era possível ver-se uma linha azulada que confundia o mar e o espaço. De repente, sem saber de onde, apareceu uma fragata navegando majestosamente entre o Angra e a tal nuvem que, agora, bem podia ver-se - era terra Africana, de seu nome Guiné.

Em alto mar ainda, vindos de terra, subiram a bordo, o piloto do porto e ainda alguns fuzileiros navais. Era o primeiro contacto com homens da Guerra. Jamais poderei esquecer a visão dos seus camuflados, as G3 e as cartucheiras. Ali, à minha frente, estava a realidade daquilo que seria a minha vida nos próximos dois anos.

Finalmente, o Angra do Heroísmo, talvez cansado da viagem, lançou ferro no Porto de Bissau. Era então o dia 26 de Janeiro de 1971. Por incrível que pareça, pernoitaríamos mais uma noite a bordo. O quartel de Adidos em Brá não estava minimamente preparado para receber as tropas que agora chegavam ao teatro da Guerra.

Esta última noite, a bordo do Angra do Heroísmo, foi diferente. De longe, dali e dacolá, chegavam os sons de tiros de artilharia e de explosões. O rio Geba, indeferente ao que se passava à sua volta, parecia dormir profundamente. Melhor dizendo, a sua calma profunda parecia gozar com o espírito receoso dos periquitos que tentavam desvendar os mistérios da noite guineeense para além da escuridão.

No dia seguinte, ao desembarcar, olhei o Angra uma vez mais. Com alguma emoção. Estava longe de imaginar que seria a última que o via

A CCaç 3327 era, principescamente, instalada em tendas de campanha no aquartelamento de Adidos em Brá.

José Câmara

As tendas de campanha em Brá, onde a CCaç 3327 ficou alojada.
José Câmara é o quinto a partir da direita na linha de trás.

__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 25 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4577: O mundo é pequeno e o nosso Blogue... é grande (13): Encontro de dois atabancados em terras da América (José da Câmara)

Vd. último poste da série de 8 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4480: Memórias e histórias minhas (José da Câmara) (3): Partida para a Guiné

Sem comentários: