domingo, 2 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6301: Convívios (228): Encontro dos Gatos Negros da CCAÇ 5 ocorrido dia 24 de Abril de 2010 (José Corceiro)

1. Mensagem de José Corceiro* (ex-1.º Cabo TRMS, CCaç 5 - Gatos Pretos , Canjadude, 1969/71), com data de 29 de Abril de 2010:

Caros amigos Luís Graça, Carlos Vinhal, J. Magalhães

Venho com estima relatar um pouco sobre o convívio dos Gatos Pretos que se realizou o dia 24 e contar um episódio que me aconteceu em Canjadude em 1970.

Deixo ao vosso critério a publicação, ou não, dos mesmos, assim como a inclusão das fotos.

Um Abraço
José Corceiro


CONVÍVIO DOS GATOS PRETOS

Amigos tertulianos, tenho estado menos presente no nosso Blogue, que me merece estima e dedicação, mas esta minha ausência foi por uma boa causa, de importância crucial para mim. Foi a preparação e organização do Convívio dos GATOS PRETOS.

Os Gatos Pretos realizaram o seu encontro no dia 24 de Abril de 2010.
Participaram, no convívio, mais duma centena de pessoas, que muito nos estimularam. É de realçar a presença, de Cinco ex-Comandantes da CCAÇ 5, num total de Sete que a Companhia teve, durante a sua existência. Estiveram presentes: o Sr. ex-Capitão Sá Barros e Silva, o Sr. Coronel Gaspar Borges, o Sr. Coronel Silveira Costeira, o Sr. Coronel Figueiredo Barros e o Sr. ex-Capitão Silva de Mendonça, presenças que muito honrou os Gatos Pretos.

Não estiveram presentes, o Sr. Coronel Manuel de Oliveira, que infelizmente já faleceu e o Sr. Coronel Pacífico dos Reis, que devido a problemas de logística, não lhe foi possível regressar de Londres, porque o espaço aéreo estava encerrado devido à problemática das cinzas vulcânicas.

Foi uma festa simples, mas linda, carregada com muitas e variadas emoções. Houve animação, convívio salutar, tudo com muita dignidade e elevação, por vezes algumas lágrimas na face e,”assanhadelas” de GATOS quando se encontraram frente a frente.

Tentei no convívio, com projecções de fotos, que se relembrassem os acontecimentos marcantes da CCAÇ 5, enquadrados no período temporal em que existiu, desde 1967 a 1974. Éramos uma Companhia Independente, formada essencialmente por Nativos. Esteve um Nativo Presente e, cujos metropolitanos éramos tão só as chefias e alguns especialistas.

Estive 40 anos sem ter contacto nenhum com Gatos Pretos, que tenham coexistido comigo em Canjadude. Quando em Janeiro passado começo tibiamente e com certa timidez a estabelecer alguns contactos telefónicos, que já existiam numa lista de alguns Gatos Pretos que me foi fornecida pelo nosso amigo José Martins, constato que há um desejo desmedido para que se realize um encontro convívio, dos Gatos Pretos. Exigia-se determinação e aplicação e, à medida que vou descobrindo mais uma morada, ou um telefone, dava-me um gozo de “êxtase,” porque era mais um que apanhava e assim com a conivência de todos, se tem vindo a estruturar uma listagem, com dados de cada um, que já tem uma ninhada de mais de cem Gatos Pretos. Fui ouvindo desabafos e desalentos, de uns e outros, que me diziam frases tais como:

- Todos os Batalhões e Companhias, tem anualmente o seu dia de festa e convívio, não compreendo como é que nós CCAÇ 5, não conseguimos ter essa alegria;

- Era o maior sonho da minha vida e, podê-lo complementar com uma ida a Canjadude, sentir-me-ia realizado;

- Estou a ver que vou morrer sem ver concretizada a realização dum convívio dos Gatos Pretos, se o quiserem fazer em Canjadude desde já podes contar comigo;

- Todos os anos vou assistir, como convidado, ao convívio da Companhia do meu compadre, que também esteve na Guiné e fico-me a roer de inveja, por não poder estar neste convívio em pleno direito, e tão só como convidado, ainda que todos me acarinhem;

- PREOCUPA-TE com o Convívio e despreza a alimentação, cada um que leve uma ração de combate de casa, eu o que quero é rever e conviver com os meus antigos camaradas, Gatos Pretos;

- Eu, todos os anos, vou a um convívio da Companhia que esteve em Angola, dum amigo meu e penso se não haverá um Gato Preto, que tenha a feliz ideia de fazer um convívio da Companhia da CCAÇ 5.

E muitos, muitos mais desabafos e incentivos, me foram transmitidos para que começasse a ganhar forma e, se pudesse organizar o convívio.

Foto 1 – Bolo da festa dos Gatos Pretos, que foi partido em simultâneo pelos 5 Comandantes da CCAÇ 5, que estavam presentes.

Foto 2 - Preparação para partir o bolo ao som do Violino do ex-Alf Mil Anibal de Sousa, que já era trovador na CCAÇ 5, e tem continuado ligado à música ao longo dos anos.

Foto 3 - Ao prepararem-se para partir o bolo, os nossos Comandantes estão a planear um “Golpe de Mão”.

Eu, perante a responsabilidade de me sentir portador de tantos incentivos e confidências, consciencializei-me de que não podia mais recuar, ou decepcionar a esperança e desejo, daqueles que estavam a depositar em mim a possibilidade da organização do convívio, pois também eu os começava a recordar, a cada um com saudade. Sou periquito nestas áreas de organizar eventos, mas foi desafiante e lá fui estruturando ideias para a elaboração dum programa simples, mas integrado, onde todos se sentissem envolvidos, embora todos os dias fosse surpreendido e ultrapassado pelos acontecimentos com novas possibilidades, ao serem-me enviadas fotos e mais fotos, que eu pedia. Provavelmente, algo poderia ter corrido melhor, mas já passou…

Porventura quer a Sociologia, quer a Psicologia terão muitas teorias, para explicar estes sentimentos efervescentes que levam o comportamento humano a desejar realizar estes convívios de antigos camaradas de armas, mas isto fica para os estudiosos do fenómeno.

Idealizei um programa que consistia essencialmente na projecção de imagens das fotos recebidas, onde cada um se revia à época, em diferentes contextos, com musicalidade um pouco nostálgica da década dos anos 60 e 70, segundo a minha sensibilidade.

Assim, consegui juntar cerca de um milhar de fotos, que organizei cronologicamente desde 67 a 74, juntando-as por temas distintos, de acontecimentos da CCAÇ 5, tais como:

Guerra, Operações no Mato, Colunas de Abastecimento, Rebentamentos de Minas, Lazer, População Civil, Lavadeiras, Noitadas de Copos, Simulações Teatrais, Noites de Nostalgia, Futebóis, Ordenamento, Rituais Indígenas, Comemorações de Natal e passagem de Ano e muitos outros…

Foto 4 - Tive o prazer de reunir no convívio, 10 amigos da Secção de Transmissões que coexistiram comigo em Canjadude. Nesta foto em último plano de pé, lado esquerdo está o Silva, no meio estou eu e do lado esquerdo o Viriato; sentado à minha frente está o Alex, e lado direito sentado, o ex Furriel de Transmissões Alberto Antunes com a esposa. Tudo atento às projecções que estavam a passar.

FOTO 5 - O Sr. Coronel Silveira Costeira a dirigir o coro que entoava, para a assistência, o Hino dos Gatos Pretos, ladeado pelos ex-Furriéis José Martins, Caetano, Penha, Alves, Carvalho, Felizardo e tantos outros…


Foto 6 - Gatos Pretos a assistir à projecção.

Para todos os tertulianos, muita saúde e um abraço.
José Corceiro
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 19 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6188: José Corceiro na CCAÇ 5 (9): Resposta a comentário ou eu e os meus registos

Vd. último poste da série de2 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6298: Convívios (141): Encontro da "Magnífica" Tabanca da Linha (Mário Fitas/José Dinis)

Sem comentários: