
Para a Jovem Marta
Li com muita curiosidade o texto da jovem Marta Ceitil**.
Leiamos, companheiros e camaradas da nossa Tertúlia, com atenção.
A jovem demonstra, como outros jovens que encontrei nas minhas andanças pela Guiné-Bissau depois da guerra, e durante alguns anos, abnegação, coragem, amor, solidariedade, sacrifício. Admiro-os, àqueles que vão em demanda do outro, daqueles que sofrem, mas que sofrem e têm sempre um sorriso de esperança e de gratidão. Vi jovens professores, enfermeiros, psicólogos e outros, caminharem pelas picadas, para Mansoa, Bula, S. Domingos - que sei eu? E no fim-de-semana vinham à capital cheios de canseira, mas sempre com um sorriso nos lábios…e lá estava a D. Berta para os receber como filhos ou netos.


É que me fez lembrar os jovens que comigo calcorrearam as matas e as bolanhas, perdidos numa guerra fratricida, imposta – jovens que gostaríamos de ter ajudado a construir, não a destruir… Ainda que fôssemos generosos, a guerra era terrível…
Marta, já imaginou o que era estar num aquartelamento com algumas dezenas ou centenas de homens que, mal saíam o arame farpado, estavam a levar no corpo, jovens que tinham sangue na guelra e que sofriam… ali num qualquer buraco construído para protecção…
Obrigado pela sua abnegação. Eu sei o que isso representa.
Paulo Salgado
Ex-Alf Mil Op Esp
CCAV 2721
1970-72
__________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 23 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6218: O 6º aniversário do nosso blogue (14): Homenagem ao Blogue e aos Mendes que nos acompanharam (Paulo Salgado)
(*) Vd. último poste de Marta Ceitil de 27 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6260: A Guiné aos olhos das actuais gerações (3): Estou feliz e estou grata por esta oportunidade (Hélder Sousa / Marta Ceitil)
(*) Vd. último poste da série de 28 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6263: Ser solidário (65): Solidariedade não é caridadezinha (Juvenal Amado)
1 comentário:
Olá Paulo,
Obrigada pela sua mensagem.
Por muitos relatos que tenha ouvido, imagens que tenha visto, possa apenas imaginar o que tenha sido viver uma guerra, mas jamais irei verdadeiramente perceber o quanto é doloroso fazer parte dela, porque felizmente nunca tive de passar por isso.
Actualmente moro em Bissau e trabalho nos Médicos del Mundo. Adoro o que faço e nunca foi tão feliz, nem a minha vida nunca me fez tanto sentido como aqui. Trabalhar é um prazer… sinto que recebo e aprendo muito mais do que dou e ensino.
Quanto à D. Berta, ela é Avó de todos nós. Almoço todos os dias na Pensão Central e é uma delícia ouvir as suas histórias. Vou dar-lhe a sua mensagem…ela vai ficar feliz.
Mais uma vez muito obrigada
Enviar um comentário