quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3941: Sr. jornalista da Visão, nós todos fomos combatentes, não assassinos (3): Mário Fitas, aliás, Mamadu (CCAÇ 763, Cufar, 1965/66)

1. Do nosso camarada Mário Fitas - de seu nome completo, Mário Vicente Fitas Ralhete -, alentejano danado, natural de Elvas, residente em S. Pedro do Estoril, Cascais, homem de fé e de coragem, homem de sete ofícios e talentos, que foi puto, gandulo, vagabundo e Mamadu na Região de Tombali, Cufar, ex-Fur Mil Op Esp, que pertenceu aos temíveis dos Lassas, a CCAÇ 763, 1965/66...

É autor de dois livros, de fundo autobiográfico, sobre a guerra colonial da Guiné, Putos, Gandulos e Guerra (2000) e Pami Na Dondo, a guerrilheira (2005); criador de uma notável personagem, uma mulher guineense, balanta, exemplo de grande coragem e dignidade, a quem ele deu o nome de Pami Na Dondo.


Caro pessoal da Tabanca Grande

Não há crise?... Uma porra! Há e é de valores!

Andei aqui a rodilhar, para não ultrapassar as 60 palavras. Mas estou preparado, se lhe não agradar, não escrevem.

Mas pelo menos disse ao sr. Luís Martins (*), que tinha pena de ele não me ter acompanhado nas e bolanhas da Guiné, e convidei-o a visitar o blogue LuisGraça& CamaradasdaGuiné - vamos ver é se contam uma palavra - para ver se aprende alguma coisa.

É claro que estou em consonância com toda a Tabanca. E aqui se vê como aquela linda Terra une a malta, independentemente das sensibilidades.

Força, Tabanqueiros! Aqui se escreve e aqui se diz o que estes... ia largar uma morteirada Alentejana, mas... Não vale a pena!

Também morrem! Julgam que ficam cá para semente? És barro e à terra voltarás.

Em frente! Vamos para o milhão!

Hoje ainda mais forte não só do Cumbijã, mas de todos os rios da Guiné o Veterano Abraço,

Mário Fitas
__________

Os Alentejanos são Assim:
Sugestão para encher a caixa de correio da "Visão"

Texto:

Exmo sr. Director da Revista Visão

Favor transmitir, ao Exmo. Sr. "JORNALISTA" Luís Almeida Martins, a tristeza que se apoderou de mim, por o referido Sr. não me ter acompanhado, nas matas, bolanhas, lalas e rios da Guiné.

Com os desejos de grandes reportagens como a efectuada por Luís Almeida Martins.
Com os melhores cumprimentos,

Um turista na Guiné

Mário Fitas

___________

Resposta ao artigo de Luís Almeida Martins, sobre a Guerra (Colonial)

Pena não sermos companheiros nas matas, bolanhas, e rios Sul da Guiné, Cufar, CCAÇ 763! Era comandante do (PAIGC) o actual presidente da GUINÉ-BISSAU! Tivemos (7) mortos (53) feridos em combate.

Deveria ler "Pami na Dondo, a Guerrilheira", comentado por René Pélissier, "Guerres Australes et Guerres Coloniales" . Visite o Blogue LuísGraça&CamaradasdaGuiné, a verdade sobre a Guerra, por aqueles que nela participaram. Mário Fitas (...)

___________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste anterior desta série > 26 de Fevereiro de 2009 >Guiné 63/74 - P3940: Sr. jornalista da Visão, nós todos fomos combatentes, não assassinos (2): J. Mexia Alves, ex-Alf Mil (Xitole, Mato Cão, Mansoa)

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro Camarada e Amigo Mário
Como Piriquito que sou na nossa querida Tabanca, vou conhecendo, espiritualmente falando a categoria da nossa malta.Estou aqui contigo,não para falar do "jornalista", mas para te dizer da alegria que me invadiu ao ler esta expressiva manifestação de solidariedade e este grito de revolta da malta da Guiné.
Soube também da tua obra sobre a guerra colonial. Gostaria que me indicasses a editora, dado o interesse que tenho na sua leitura.
Um grande abraço do tamanho do meu Cumbijã.( Um destes dias temos de "medir" os nossos Cumbijãs:eu entro com a parte sólida e tu com a parte líquida).