sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3882: Tabanca Grande (117): Gumerzindo Caetano da Silva, ex-Soldado Condutor da CART 3331 (Cuntima, 1970/72), que nos lê na Alemanha

1. Mensagem de Gumerzindo Caetano da Silva, ex-Soldado Condutor da CART 3331, Cuntima(*), 1970/72, com data de 7 de Fevereiro de 2009:

Meus caros Luís Graça, Carlos Vinhal e Virgínio Briote:

No último almoço que a minha Companhia (CART 3331) realizou em Peso da Régua em Junho de 2008, tive conhecimento deste grande e interessante Blogue e logo decidi que um dia viria também a enviar as duas fotos e falar um pouco de mim.

Encontro-me na Alemanha desde Abril de 1973, para onde emigrei passados 5 meses após a minha chegada da Guiné.

Com a minha simples 4.ª classe não podem esperar muito deste modesto Soldado Condutor, de nome Gumerzindo Caetano da Silva, natural de Albarrol, freguesia de Pousaflores, Concelho de Ansião.

Embarquei no Uíge no dia 6 de Março de 1971 e cheguei a Bissau no dia 11 à tarde. Depois de alguns dias no Cumeré e nos Adidos, embarquei num batelão civil, Cacheu acima, até Farim. Ali, esperei que uma coluna viesse de Cuntima para me levar até lá. Cheguei a Cuntima no dia 27 de Março de 1971 e ali permaneci até 19 de Novembro de 1972.

Passei por bons e maus bocados como todos quantos por lá passaram.

Um alfa bravo ao Virgínio, porque conhece muitíssimo bem Cuntima.

Fui recompletar a 3331 que já permanecia, desde Dezembro de 1970, na Guiné. Tive a sorte de voltar à então Metrópole com menos 3 meses que os meus camaradas.

Devo dizer que sou um assíduo leitor deste nosso Blogue desde que o conheci. Pena é que se fale pouco do nosso Sector (Farim). Em contrapartida temos do outro lado o Carlos Silva, incansável pelo trabalho que nos vai proporcionando com as histórias daqueles que por ali deambularam. Um bem haja.

Por hoje nada mais já que vos roubei imenso tempo.

Um abraço deste que silenciosamente vai dando conta de tudo.


Vista panorâmica de Cuntima. Uma povoação com gentes de várias origens (não faltavam os comerciantes libaneses).

Foto: © Vítor Silva (2008). Direitos reservados.



2. Comentário de CV

Caro camarada Gumerzindo Silva, bem-vindo à nossa Tabanca Grande. És mais um dos tertulianos que nos acompanha na diáspora. Sentimo-nos recompensados por chegarmos aos camaradas emigrados nos mais diversos pontos do Globo, graças a este mundo maravilhoso da Internete.

Nesta tua apresentação, ficamos a saber muito de ti, mas como te queixas de que neste Blogue se fala pouco do Sector de Farim, tens a oportunidade de tu próprio resolveres a situação. Não te importes com a tua simples 4.ª classe, utilizando as tuas palavras, e manda os teus textos e fotos que tenhas por aí.

Aproveito para te pedir que escrevas o que queres mandar para nós directamente no corpo da mensagem ou que mandes os anexos em formato Word (texto) para facilitar o Copy/paste. Desta vez, deste-me algum trabalho a copiar o teu texto à mão, para depois poder editar, uma vez que o mandaste em formato JPEG, destinado essencialmente a fotografias.

Entretanto podes ver um trabalho do teu camarada Vitor Silva, (ex-1º Cabo da CART 3331), para o que basta clicares em cima do endereço que indico em rodapé

Recebe um abraço da Tertúlia.
__________

Notas de CV:

(*) Vd poste de 17 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2657: Cuntima nos tempos da CART 3331 (1970/72) (Vítor Silva)

Vd. último poste da série de 12 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3876: Tabanca Grande (116): José F. Moreira, ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 2789/BCAÇ 2928 (Bula, 1970/72)

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá amigo e camarada Gumerzindo.
Não te esqueças que o nosso próximo convívio anual da CARTª 3331, se realiza este ano em V.N.Famalicão ! Como SEMPRE no 1º sábado do mês de Junho como ficou decidido desde o nosso 1º Convívio ! E o próximo será o 29º dos TIGRES DE CUNTIMA !!!
Um abraço.
Vítor Silva

Anónimo disse...

Viva amigo Gumerzindo!

Quero apenas saudá-lo, e enviar-lhe lembranças da nossa terra.
Tantos anos de estranja!..o que também leva a crer, que se sentirá bem: oxalá assim seja, porque isto por cá também não está nada famoso.
Um abraço para si e sua família,da amiga desconhecida mas sincera,

Felismina Costa

Vitor Silva disse...

GUMERZINDO, o nosso convívio anual será no próximo dia 2 de Junho de 2012 ! O 32ª !!! Ficaste de o organizar, mas a verdade é que até hoje ainda não recebi a carta !
Um abraço.
Vítor Silva