quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3873: Histórias da Guerra: o soldado e a jornalista (V. Briote)


Op "Ostra Amarga"

área de Bula. 16 de Outubro de 1969.

Depois de desembarcar dos Allouettes, uma patrulha das NT composta por dois GrComb, acompanhada por jornalistas franceses da ORTF e do Paris-Match, interna-se no mato.

Uma operação de rotina, como tantas outras.

Um grupo da guerrilha, acidentalmente na zona, apercebe-se da presença da tropa. Rapidamente monta uma emboscada.

A patrulha é subitamente atacada com foguetes e rajadas de tiros. Dois soldados são atingidos por uma roquetada. Um fica despedaçado, o outro perde uma perna e esvai-se em sangue perante a impotência dos camaradas que pouco podem fazer.

Um outro ferido teve mais sorte. O capitão J. Sentieiro, comandante da patrulha pede evacuação. Os helis chegam, as macas metem o morto, o ferido grave e o ligeiro e partem para Bissau, rumo ao HM241.

No trajecto, o ferido grave não resiste e morre.

Spínola, acompanhado pelo ajudante de campo, Maj Almeida Bruno, chega de heli à zona. Inteirado da situação pelo Ten Cor Alves Morgado, que acompanhava a patrulha, regressa a Bissau enquanto a patrulha recolhe a Bula.



À noite, com os ânimos mais recompostos, os militares convidam os jornalistas para o jantar. Entre estes, uma linda parisiense, de pouco mais de 20 anos, ainda não recomposta do susto brutal.

Depois de banho tomado, a mademoiselle terá envergado um vestido simples e leve, de acordo com os calores da Guiné. Quando o soldado com a travessa a servia, primeiro que todos, terá reparado que a linda francesa ainda era mais linda sem soutien. Não aguentou a travessa. Na altura pesou-lhe demais, entornou-a na mesa e no vestido.

As imagens do jantar não estão aqui. Estão outras desse dia. Uma pequena homenagem àqueles homens.

__________

Notas de vb:

Sobre a Operação Ostra Amarga, vd. postes de:

13 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2261: Vídeos da guerra (5): Nos bastidores da Op Paris Match: as (in)confidências de Marcelo Caetano (Manuel Domingues)

2 comentários:

Anónimo disse...

E merecem...e merecem...uma mais que justa homenagem. Ainda não vi o filme. Quando regressar ainda devo vir a tempo...imagina meu Caro, um jovem, porque não um menos jovem com a minha idade, a servir ou a ver uma Mademoisille trés trés trés...et...oh lá lá mom dieu...um tipo que estava meses sem ver...pois a travessa caiu e, se eu lá estivesse, e outros não?...de pronto saltaria de pano na mão a limpar o vestido de Mademoiselle...oh mon dieu...
Quando regressar verei então...
Um Abraço meu Caro VB ou Gil Duarte? Como não sei estende-os, os abraços aos Editores e a todos os homens do mato...

Anónimo disse...

Com as pressas cometi um erro. Já ia no carro e lembrei-me, não assinaste!
Cheguei agora e rapidamente fui ver. Não assinei. Não vou ver já o filme e ler os outros postes de hoje. Tenho que terminar um trabalho e já entramos na noite. Depois irei ver e ler, se tudo decorrer bem. As noitadas...as noitadas.
O autor confesso do comentário acima é o TM.
Abraços meu Caro V Briote, Editores e todos os que estão, como eu, a entrar na noite, calmamente...
Abraços do Torcato