1. Mensagem de José Manuel Moreira Cancela, ex-Soldado AM da CCAÇ 2382, Bula, Buba, Aldeia Formosa, Contabane, Mampatá e Chamarra, 1968/70, com data de 28 de Janeiro de 2009:
Caros camaradas editores Luís, Vinhal e Briote
Antes de mais passo a apresentar-me:
Sou o José Manuel Moreira Cancela, fui Soldado A.M. da CCaç 2382 e sou ex-camarada do tertuliano Manuel Traquina
Estive emigrado entre 1970 e 2003 e, em todo esse tempo, e por muito que procurasse, nunca consegui encontrar qualquer camarada de armas, até que um dia recebo um telefonema de Coimbra, do meu amigo Fausto, Enfermeiro, que conseguiu encontrar-me em 2006, através da lista telefonica, tão simples quanto isso.
Claro que fiquei feliz e muito emocionado e logo no ano a seguir fui à minha primeira concentração da nossa Companhia, que se realizou em Coimbra.
Não sei descrever a alegria que senti ao ver aquela malta com quem convivi durante dois anos. Claro que tive de me apresentar, pois à parte o Fausto com quem me tinha encontrado depois do telefonema, não reconheci ninguém, trinta e oito anos mudam-nos, e de que maneira.
Fica-me em especial recordação, aquele abraço do meu amigo Vieira, que me ia partindo todo. Ele ao ver que me apertou demais, volveu-me o seguinte, com aquele sotaque à moda do Porto que eu adoro:
- Desculpa lá, carago, é da imoçom.
Depois de um lauto almoço, fomos revivendo tudo que de bom e de mau passámos na Guiné e recordando as terras por onde palmilhámos. Foram elas: BISSAU, BULA, BUBA, ALDEIA FORMOSA, CONTABANE, MAMPATÁ e CHAMARRA e, em cada uma destas, há uma história para contar, mas fica para a próxima.
Caros editores, desculpem se isto não vai conforme, mas eu sou ainda muito periquito nisto.
Um abraço grande como o mundo, para todos os ex-combatentes e em especial os da Guiné
J.M.M.Cancela
2. Comentário de CV
Caro Cancela,
Quase podeis mandar formar a CCAÇ 2382 na Parada da Tabanca Grande. Ainda bem. Entra e junta-te aos teus camaradas Manuel Traquina e Alberto Sousa e Silva.
Desculpa, mas não percebi qual era a tua Especialidade. Depois esclarece-me.
Não te acanhes pela tua pouca experiência na Informática. Com tempo e persistência ficas mestre. Além disso, nós cá estamos para dar uma ajuda numa ou outra coisita menos bem.
Compreendo a tua alegria ao ver os teus camaradas, (desculpa este aparte, eles ainda são e serão para sempre teus camaradas) porque este ano realizou-se o primeiro encontro da minha Companhia (CART 2732, Mansabá, 1970/72) e senti o mesmo que tu.
Com respeito à piadinha do à moda do Porto, vou ignorar, para não nos zangarmos logo na primeira vez que trocamos impressões. Mas, bem vistas as coisas, os homens do Norte são mesmo assim, carago e o Porto é uma naçom.
Em nome da Tertúlia deixo-te um abraço de boas-vindas.
Carlos Vinhal
__________
Nota de CV:
Vd. último poste da serie de 8 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3854: Tabanca Grande (112): Alberto Sousa e Silva, ex-Soldado de Transmissões da CCAÇ 2382, Buba, 1968/70
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Caro Cancela
Esta semana estou com sorte. Tu, o Traquina e o Carlos Alberto Silva falam-me de nomes de terras por onde tabém passei entre 72 e 74.Passei a comissão em Mampatá mas estive 1 mês em Buba e passei pela Chamarra e Nhala.Vivo em Gondomar e encontro-me com malta da Guiné, semanalmente, à quarta-feira, no restaurante Milho Rei, em Matosinhos. Vai lá se puderes.
Um abraço
António Carvalho
Tlm.919401036
Enviar um comentário