segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3860: Ser solidário (27): Mais de 320 caixas da Ajuda Amiga seguiram ontem para Bissau em contentor da Portline

Página principal do sítio da Ajuda Amiga – Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento, com sede na Rua do Alecrim, 8, 1º Dto, 2770 - 007 Paço de Arcos.

Trata-se de uma Associação sem fins Lucrativos, com o estatuto de ONGD - Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, e sendo uma Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

A Associação tem por objectivo apoiar: a) Projectos humanitários de apoio social às populações mais carenciadas; b) Projectos de desenvolvimento, com destaque para as áreas: agrícola, industrial artesanal, serviços, educação, e cultura.
A sua principal área de actuação é a Guiné-Bissau.

O presidente e fundador da associação é o nosso camarada Carlos Fortunato (aqui na foto, em primeiro plano, sendo o primeiro do lado direito). O presidente da assemleia geral, e também co-fundador, é o nosso amigo Carlos Silva, advogado, membro igualmente da nossa Tabanca Grande (no primeiro plano, ao centro).

Na foto, tirada em 19/4/2008, há mais camaradas de outras companhias que passaram pela Guiné. "Espero em breve escrever um pouco sobre tudo isto no blogue. É uma nova guerra que estamos a combater na Guiné, só que os nossos inimigos são a doença, a fome, a miséria" -. diz-ns o Carlos Fortunato, que foi Fur Mil na
CCAÇ 13 (também conhecida por Leões Negros ou Companhia dos Balantas de Bissorã). (*)


Foto: Cortesia de Ajuda Amiga

1. Mensagem do Carlos Fortunato, com data de 13 de Janeiro último :

Olá, Luís.

É sempre um prazer contactar contigo, mas relativa ao assunto em questão, infelizmente não consigo ajudar o Humberto [,que pretendia 'boleia' para uns caixotes com ajudas destinadas à Guiné-Bissau], neste momento vamos deixar ficar cá cerca de 100 caixas, por falta de espaço no contentor.

Tenho que escrever um nota para o Blogue, para divulgar junto dos camaradas estas nossas inicativas, e alargar o número de sócios da Ajuda Amiga, e a colaboração, mas neste momento estou um pouco absorvido a angariar apoios, e terminar os últimos preparativos para o envio deste contentor.

O contentor [da Portline] parte dia 8/2 e chega a 25/2, eu estarei lá de 25/2 a 12/3.

Nos nossos objectivos temos planeado enviar todos os anos um contentor.

O meu telemóvel é o 935 247 306, mas podes facilmente obter o meu contacto, e de outros camaradas da Ajuda Amiga no nosso site, é 99% camaradas que estiveram na Guiné.

http://ajudaamiga.com.sapo.pt/contactos.html

Neste site no fim de cada mês fazemos um resumo das nossas actividades. (**)

Enviei-te em Dezembro um e-mail, mas não me respondes-te, pelo que aproveito para o apresentar a seguir, apenas pretendia conhecer os contactos que existem ao nível médico, para um eventual pedido de esclarecimento.

Um grande abraço

Carlos Fortunato

2. Mensagem do Carlos Fortunato, com data de 23 de Dezembro último:

Já há bastante tempo que não falamos, espero que tudo esteja a decorrer da melhor maneira contigo.

Queria pedir-te uma ajuda para um camarada africano, de nome Domingos Manfande, que queria trazer a Portugal para ser operado às cataratas, e era necessário contactar alguém na área da saúde, que nos pudesse dar uma ajuda, explicar o que é necessário fazer para se poder tratar da credencial.

Em Portugal já temos um oftalmologista para fazer a operação gratuitamente, só preciso de uma credencial médica, para ter possibilidade de fazer o internamento hospitalar ao abrigo do protocolo existente. No que respeita à viagem esta será paga por um grupo de camaradas.

O Domingos espera há vários anos porta tratamento, e a situação agrava-se cada vez mais. Disseram-lhe que quando colocasse a mão à frente dos olhos e não visse a mão, então estava bom para ser operado, neste momento apenas consegue contar os dedos de uma mão a 2m de um olho e a 1m do outro, e apesar de o ter enviado a vários médicos para ser consultado e tratado, não consigo que problema dele seja resolvido, nem obter um diagnóstico claro.

O Domingos Manfande (imagem à esquerda) era um soldado do meu pelotão, foi um dos meus alunos a quem ensinei a ler e a escrever, conseguiu sobreviver todos estes anos no meio das muitas dificuldades que tu conheces, e neste momento é o meu homem de confiança na Guiné, liderando na zona de Bissorã o movimento que criamos de apoio àquela gente, e em particular aos nosso camaradas.

A Guiné ficou realmente a fazer parte de todos nós, e neste momento vários movimentos de ajuda liderados por antigos combatentes portugueses estão em curso, um deles chama-se Ajuda Amiga, e nele desempenho o papel de Presidente da Direcção.

A Ajuda Amiga é um grupo de camaradas com grande espirito humanitário e de solidariedade, com o qual dá prazer trabalhar, a sua criação teve por objectivo unir os vários camaradas que em acções individuais realizavam visitas onde prestavam apoio aos antigos camaradas e às gentes da região onde tinham estado.

Acabamos por nos organizar por zonas [ Bissau, Bissorã, Farim, Mansabá], e cada grupo tenta na sua zona organizar a logística para conseguir fazer chegar o apoio a quem realmente precisa, nunca esquecendo os nossos camaradas.

O site http://ajudaamiga.com.sapo.pt/ dá-te uma visão do que estamos a fazer. Em Fevereiro de 2009 vamos enviar um contentor para a Guiné, estamos a trabalhar em colaboração com outra associação, a Memória e Gentes, que já publicou algumas coisas no blogue. Assim vão sair 2 contentores para a Guiné na mesma data, um de Coimbra e outro de Lisboa, e ambas as associações vão ter gente am Bissau à espera deles.

Espero em breve escrever um pouco sobre tudo isto no blogue. É uma nova guerra que estamos a combater na Guiné, só que os nossos inimigos são a doença, a fome, a miséria.

Um grande abraço

Carlos Fortunato

3. Comentário de L.G:

Meu caro Carlos: Fico muito orgulhoso de ti, do Carlos Silva e dos demais camaradas que puseram mãos à obra e fundaram a Ajuda Amiga. Vamos pôr o nosso blogue também ao serviço da causa da solidariedade para com o povo da Guiné-Bissau. Há muitas formas de ser solidário. A tua é seguramente a mais nobre. Desejo as melhores felicidades para a Ajuda Amiga e os seus colaboradores.

Quanto ao caso do teu amigo e antigo soldado do teu pelotão, que precisa urgentemente de ser operado às cataratas, posso oferecer-me para te facilitar contactos na Direcção Geral de Saúde ou no Ministério da Saúde. Telefona-me, logo que possas. Entretanto, fica aqui o teu apelo. Pode ser que alguém mais nos possa ajudar.

Entretanto, desejo-te boa viagem e boa estadia na Guiné-Bissau. Vai-nos dando notícias.

__________

Nota de L.G.:

(*) Vd. último poste desta série > 2 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3691: Ser solidário (26): Projecto em Empada dos alunos da Esc Sec Infanta D. Maria de Coimbra (Filipa Pestana)

Sem comentários: