1. Mensagem do nosso camarada António Bastos, ex-1.º Cabo do Pel Caç Ind 953, Teixeira Pinto e Farim, 1964/66, com data de 8 de Abril de 2010:
Boa tarde companheiros da tabanca grande.
Não sei quem está de serviço, mas como estive a rever uns vídeos que fiz de uma das minhas idas à Guiné, e reparei nestas fotos, que são referentes um aqueduto feito pela nossa tropa quando da abertura da estrada de Teixeira Pinto-Cacheu, lembrei-me de as enviar.
O pedreiro foi um camarada chamado Amaral que era de Sabrosa e pertencia à CCaç 2791. Era interessante se este colega pudesse ver a sua obra passados estes anos.
Eu filmei isto em 1993, estava na zona de Capó. Voltei lá novamente em 2000 e ainda lá continuava, mas em 2008 já não fui capaz de localizar. Sei que a estrada nalguns sitios mudou de traçado, mas não vi o dito aqueduto.
Será que o Oficial de dia publicava isto no jornal da caserna e aparece alguém da CCaç 2791, e quem sabe até o pedreiro?
Companheiro, se por acaso for inconveniente a publicação, tambem não há problema. Agradecia se davas um jeito ao texto pois não sou muito famoso a escrever.
Muito obrigado e desculpa, sempre ao dispor
Ex-1.º Cabo do Pelotão Caçadores 953
António Paulo Bastos
Comentário de CV:
Quem da CCAÇ 2791 se lembra do camarada Amaral que seria pedreiro na vida civil?
O camarada Amaral é natural do concelho de Sabrosa que fica no Alto Douro Vinhateiro que por sua vez pertence à Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo.
Ao concelho de Sabrosa pertencerá, dizem alguns, Fernão de Magalhães, e com todos de acordo, o poeta Miguel Torga, o General Loureiro dos Santos e a nossa querida camarada Enfermeira Pára-quedista Giselda Antunes Pessoa.
Vamos então encontrar o camarada Amaral algures em Sabrosa.
__________
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 11 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6142: Em busca de... (123): Procuro informações sobre Camaradas da CCAÇ 1612 / BART 1896 (Fernando Manuel Belo)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Olà amigo o camarada Amaral, esteve no convìvio da c cac.2791 em Santa Marta-Penafiel.Em2012 encontra-se neste momento a residir em Hamburgo na Alemanha.Na situacao de aposentado.Vèm a Portugal varias vezes.Eu proprio dei-lheconhecimento de sua obra que deixou na Guinè.Um abraco.
Enviar um comentário