quarta-feira, 14 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6153: Parabéns a você (106): Luís Faria, minhoto, portista, ex-Fur Mil Inf, MA, CCAÇ 2791 (Bula e Teixeira Pinto, 1970/72)



Guiné > Bula > CCAÇ 2791 (1970/72) > O Luís Faria no quarto... em dias de calmaria.


Cabo Verde > Ilha de São Vicente > Mindelo > No cais, com o Monte Cara ao fundo, a caminho da Guiné... Escala  do Carvalho Araújo


Guiné > Bolama > CCAÇ 2791 (1970/72) > Outubro de 1970 > Luís Faria, à civil, na marginal... Em Bolama ia-se fazer a IAO (Instrução de Aperfeiçoamento Operacional)...




Guiné > Bula > CCAÇ 2791 (1970/72) > O Luís Faria com o Fur Mil Enf Urbano, na rua principal de Bula.









Guiné > Bula > CCAÇ 2791 (1970/72) > O operacional, na Ponta Matar


Fotos: © Luís Faria (2009). Direitos reservados.




1. O nosso camarada Luís Faria apresentou-se, no dia 22 de Outubro de 2008, à  "porta de armas" da Tabanca Grande, do seguinte modo:

(i) Sou Luis Miguel C Sampaio Faria, Furriel Miliciano, CCaç 2791;

(ii) Estive na Guiné de Outubro 1970 a Setembro 1972 (embarque a 19 de Setembro,  no Carvalho Araújo);

(iii) Cumprimentos e parabéns pelo Blogue que de há uns tempos para cá tenho visitado com agrado;
(iv) Quem me deu a dica foi o Jorge Fontinha, meu grande amigo e camarada de armas na mesma CCAÇ 2791 (Força);

(v) Vi também que o Júlio César, meu amigo, também camarada de armas e conterrâneo, faz parte da Tabanca, o que é óptimo;

(vi)  Apresento-me na esperança de poder fazer parte da Tertúlia e assim contribuir modestamente com episódios/estórias que poderão ajudar a recordar a História, um pouco esquecida, dos ex-combatentes da Guiné.

A partir daí, ele tornou-se autor (profícuo e regular) da série Viagem à volta das minhas memórias que já vão a caminho das três dezenas de postes (**), em geral muito bem acolhidos e melhor comentados.  Ele é um exímio contador de histórias e, além disso, é dotado de uma fabulosa memória.

2. O Luís, que já é membro do Clube dos Sexas, faz hoje anos. Mais exactamente 62. Ainda trabalha, mas nem por isso vai deixar de comemorar, hoje, a feliz efeméride. Com "uma rojoada e um verdasco" (sic). Ou não fosse ele um minhoto dos quatro costados, natural de Felgueiras, com casa no Porto, "perto do Glorioso".  Tm:  919 212 661.

De manhã, já tive ocasião de lhe mandar os nossos votos de parabéns, meus, dos demais editores e dos restantes camaradas e amigos que integram a nossa Tabanca Grande.

Sei que hoje é o teu dia de festa. E, pela primeira vez, vamos cantar-te os parabéns na Tabanca Grande. O "mestre de cerimónias", Carlos Vinhal, está de férias, no Funchal, deve regressar amanhã. Ele é, da equipa de editores, o responsável por esta série, o homem do protocolo e o que gere (e muito bem) a agenda social....

Mais logo, depois do almoço, espero, eu próprio, poder publicar-te o tradicional poste com os Parabéns a Você. (...) Até lá lá dou conhecimento deste feliz evento aos camaradas e amigos do blogue, atrvaés da nossa rede interna (em Bcc).

Reforço os meus e nossos desejos de muita saúde e longevidade para o Luís. E agradeço-lhe, em meu nome e dos demais camaradas da Guiné,  os excelentes textos e fotos com que nos tens brindado.  Espero/esperamos poder estar com ele, o mais tardar, no dia 26 de Junho de 2010, no V Encontro Nacional da Tabanca Grande.

Luís Graça

____________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 22 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3343: O Nosso Livro de Visitas (39): Luís Faria, ex-Fur Mil da CCAÇ 2791, Bula e Teixeira Pinto, 1970/72

Vd. também: 31 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3388: Tabanca Grande (94): Luís Sampaio Faria, ex-Fur Mil da CCAÇ 2791, Bula e Teixeira Pinto (1970/72)

(**) Vd.  último poste da série > 2 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6091: Viagem à volta das minhas memórias (Luís Faria) (27): Teixeira Pinto - o dia-a-dia

28 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís Faria.

Um grande abraço de parabéns, passa um dia muito feliz na companhia de familiares e amigos, e que este dia se repita por muitos mais com muita saúde.

Manuel Marinho

Anónimo disse...

Amigo Luís Faria
É com muita alegria que te saúdo por mais um ano que passou, mas um novo começa na tua vida.

A esta hora já brindaste naturalmente com a família, mas mesmo assim levanta mais uma vez a taça com o teu tintol verdasco do bom, para mais um brinde que daqui te faço.

Contemporâneos em Teixeira Pinto, só no fim de tantos passados nos viemos a conhecer, através desta Tabanca Grande, onde tens um lugar previligiado com a narração das tuas aventuras de então e de que sou admirador.
Mais admiração tenho por ti e os outros teus camaradas, pois graças a vocês é que eu podia circular, no desempenho das minhas tarefas, desde T.Pinto a Calequisse ou então até Caió e Caiomete, ir ao Bachile, Pelundo, Có, passando por todas aquelas povoações dessa área, sem qualquer arma na mão. Para isso lá estava o vosso suor derramado, o vosso cansaço no corpo e os vossos medos refreados.
Daí a minha gratidão.

Muitoa parabéns, muitas felicidades e muita saúde para ti e todos os teus são os meus sinceros desejos

Um forte Abraço
Jorge Picado

Miguel disse...

Caro Luís Faria
Nesta data importante para ti aqui vai o meu abraço de parabéns pelos teus 62 anos, que inclui naturalmente um beijinho da Giselda.
Suponho que irás comemorar com um verde tinto, como habitualmente, portanto cá vai... À tua saúde!
Um abraço amigo
Giselda e Miguel Pessoa

João Carlos Silva disse...

Caro Luis Faria,
Um abraço de Parabéns pelo aniversário e votos de que contes muitos mais, felizes e na companhia de quem mais desejares.
À tua saúde ergo a minha malga de verde tinto.
Saudações Especiais,
João Carlos Silva

António Matos disse...

Caro Luís e compadre,
Acabo de chegar de uma pequena ausência por terras do Alentejo e não fora as verdadeiras trombas de água que hoje caíram durante a viagem, e teria, com certeza, tido a oportunidade de sair do carro e ter comprado um postal ilustrado a condizer mas tal tornou-se missão impossível sob pena de me afogar ou mesmo de partir a cabeça com os "ovos" que vinham "lá de cima" ....
Uma vez que já cá estou, pois então aproveito para me ir juntando ao grupo dos que te cantarem os parabéns e mesmo desafinado como sou, cantarolar os habituais versos ao ritmo sincopado dos goles de champanhe que não se dispensam nesta altura !
Tu podes pegar no teu tinto felgueiral mas não me levas nessa pomada !
Mais logo te telefonarei mas por agora aqui te deixo um abraço com votos de saúde e dinheiro para gastos !!!
Um beijo a todos os teus e até à próxima !

Cesar Dias disse...

Salvé Luis Faria

Parabens pelo dia de hoje, felicidades para o futuro e que seja com muita saúde.Saca mais umas histórias do baú, são sempre bem vindas.
Bem Hajas
César Dias

Jorge Fontinha disse...

Aí vai mais um brinde, que ao longo de 40 anos,os primeiros mais perto, nos últimos 38 mais à distância, tenho tido a oportunidade e a honra de compartilhar contigo: Desta vez não é com o meu cálice "Porto Velho", mas com o teu velho e bom verde tintol.Um beijo à Aida e com ela, filhos e netos, um feliz aniversário.
Aquele abraço.

JORGE FONTINHA

Anónimo disse...

PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O MENINO LUÍS FARIA
UMA GRANDE SALVA DE PALMAS.
AMIGO LUÍS QUE ESTE DIA SEJA DE GRANDE FELICIDADE E ALEGRIA PARA TI E TEUS FAMILIARES E AMIGOS E QUE ELE SE REPITA POR MUITOS E MUITOS ANOS E SE DEUS QUISER DAQUI A UM ANO ESTAREI TE ENVIANDO MAIS UMA MENSAGEM DE MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MIL. MECÂNICO AUTO DA 1ª. COMPª. DO BCAV 8323. BAJOCUNDA 73/74

Anónimo disse...

Caro Luis Faria,

Recebe o meu abraço de parabéns e o desejo que este dia se repita por muitos e bons anos.

Já bebi um copo à nossa saúde, de todos.

Um abraço,
BSardinha

Luís Graça disse...

Luís: Naturalmente que nos votos de parabéns que te mandei, está incluido o "quinhão" do Carlos Vinhal, que está fora, no Funchal, e sem acesso muito provavelmente ao nosso blogue. Bem como a parte que cabe aos restantes co-editores, Eduardo e Virgínio.

De nós os quatro, julgo que só conheces pessoalmente o Carlos. Mais uma razão para nos encontrarmo-nos todos no próximo dia 26 de Junho.

Manuel Reis disse...

Caro Luis Faria:

Parabéns pelo teu aniversário e que a data se repita por muitos anos.

Um abraço amigo.

Manuel Reis

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro Luis Faria

Desejo-te com amizade e simpatia um feliz aniversário, com um enorme abraço de parabens


Mário Pinto

Anónimo disse...

Caro Luís Faria,
Já te deram com o tintol verdasco, o "porto" já fez das suas, e até gemadas te deram.
Se as aventuras te dão prazer, tenho ali uma Chivas Regal ainda com o selo original de 1955 (e não é mentira).
Podemos aproveitar os sons da tua guitarra para na curva do Capó cantarmos às velhas do Balengarez e da Caboiana. Sim, porque essas já não nos ouvem.
Enquanto espero pela resposta, aqui fica o meu abraço de parabéns, e que tenhas muita saúde para poderes continuar a gozar a companhia dos teus familiares e amigos.
Dos States, um abraço imenso.
José Câmara

Anónimo disse...

Caro Luís, o dia de anos devia ser
como outro dia qualquer, sem estas mensagens que nos apertam o coração, que nos empurram para o choro disfardado, para a meninice que já não volta, para as lembranças que mais nos agradam,...
É uma porra.Á dias passei pelo mesmo. Aguenta-te .Além de tudo passou mais um ano, e isso é que importa. Para o ano espero atormentar-te mais um pouco.
Abraço
Jorge Félix

Joaquim Mexia Alves disse...

caro camarigo Luís Faria

Primeiro és um homem de bom gosto por duas, pelo menos, razões:
Fazes anos em Abril e és do FCP!!!

Segunda, deixar-te aqui o meu forte e camarigo abraço de parabéns pelo teu aniversário

admor disse...

Caro Luís Faria,

Faço votos para que tenhas um dia de feliz aniversário, com tudo de bom.

Muita saúde!

Um grande abraço do camarada e amigo,

Adriano Moreira - Cart.2412 "SEMPRE DIFERENTES" Bigene, Binta, Guidage e Barro. 1968/70.

paulo santiago disse...

Caro Luís

Agora está aqui um gaijo da tua
idade,também ainda não reformado,
também chegou à Guiné em Out/70,
também fez escala em S.Vicente...
só não fui no Carvalho Araújo,vim
embora em Ago/72, e além de S.Vicente também fiz escala em
S.Tiago(Praia).Na Guiné nunca
nos encontrámos,só aqui nesta
Tabanca virtual.
Mas o paleio já vai longo para
quem só queria enviar-te um...
ABRAÇO DE PARABÉNS

P.Santiago

Anónimo disse...

Camarada Luís Faria

Reveste-se de singular importância o dia do nosso aniversário, eu quero associar-me ao coro dos que, amistosamente neste dia, te vêm desejar tudo de bom na vida, alegria, tranquilidade saúde e muita paz.
Muita FELICIDADE, PARABÉNS

José Corceiro

Torcato Mendonca disse...

Caro Luís Faria
Os meus Parabéns, um abraço forte e que passes o dia, muitos dias como o de hoje por muitos anos.
Evidentemente com quem gostas, com boa saúde e óptima disposição.
Um abraço do Torcato

ps:diz no poste que moras no Porto perto do glorioso? Então o meu Benfica "abalou" para aí? Nah...ainda ontem o vi a dar dois aos vizinhos...deve haver confusão...
Abraço Camarada amigo e boa saúde

Anónimo disse...

Caro e amigo camarada um grande abraço de parabens pelo teu aniversário e que passes um dia felix na conpanhia de toda a família, são os votos sinceros do sempre amigo.

um abraço

Fernando Chapouto

Anónimo disse...

Caro Luís,
Também não quero deixar passar esta data sem te enviar um grande, grande abraço de parabéns!
Trata de ser feliz, com todos os teus familiares e por muitos anos.
Como não posso fazer-te pessoalmente um brinde, esta noite vou beber um copo à tua saúde!
Tchim, tchim.
Juvenal Candeias

Anónimo disse...

Lima Fox, aqui Mike Romio comunicando... IN pelos 62... pode ser emboscada perigosa...
Papa, Alfa, Romio, Alfa, Bravo, Echo, November, Sierra...
diga se entendido passo à escuta!
Amigo Faria agora deu-me para isto, por isso não ligues.
Grande AB do Amigo Pira de Mansoa... MR = Mike Romio = Magalhães Ribeiro

MANUELMAIA disse...

CARO LUIS,

PARA UM HOMEM DO NORTE,PORTUGUÊS DOS QUATRO COSTADOS,VAI UM ABRAÇO DE PARABÉNS DE OUTRO NORTENHO DE ANTES QUEBRAR QUE TORCER...

PASSA UM DIA COM MUITA SAÚDE E ALEGRIA JUNTOS DOS TEUS.

MANUEL MAIA

Anónimo disse...

Caro Luis Faria

Parabéns pelo teu aniversário,e que o repitas por muitos anos,junto da Familia, e Amigos,com saúde.

Um abraço

António Marques

Anónimo disse...

Caríssimo Luís Faria:
Com os meus votos de um Feliz Aniversário e uma Longa Vida, aproveito para te agradecer os momentos de leitura interessada que as "viagens à volta das tuas memórias" me tem proporcionado. E, já agora, que estou a olhar de canto para umas grossas letras acastanhadas no canto superior esquerdo do monitor, faz o favor de me esclarecer: os naturais de Felgueiras, Distrito do Porto, não são minhotos, pois não?!... É que os verdadeiros minhotos optam normalmente por outras côres para as camisolas preferenciais. Pelas várias referências que aqui vi à tua pinga, acabei por ficar com a garganta seca e a lembrar-me de que, certo dia, fui à Lixa, aí à tua porta, propositadamente para degustar umas tijelas de bom verde tinto com os amigos, enquanto se jogava e cantava o "birimbau", que parece ser coisa característica da tua região.
Um grande abraço,
Mário Migueis

Juvenal Amado disse...

Meu caro Luis Faria

Alguns problemas com o comput. impediram que eu me associá-se ao abraço colectivo no dia dos teus anos.
Ultrapassado que foi o problema, cá estou a desejar-te muitas felicidades, muitos anos de vida junto dos teus familiares.

Um abraço


Juvenal Amado

Hélder Valério disse...

Caro Luís Faria

Embora com atraso, aqui quero deixar registado o meu abraço de parabéns!
Hélder S.

Anónimo disse...

Sabe sempre bem receber os parabéns por mais uma batalha de anos ganha.
A Alma fica-nos mais cheia e o corpo amolece deixando escapar -me o pensamento para "cerimónias" dessa estirpe, em tempos que já lá vão.
A guerra da vida continua e com a ajuda de Deus e dos votos formulados pelos Amigos,as batalhas dessa guerra na certa irei ganhando, ano a ano.
O meu SINCERO e COMOVIDO obrigado a todos os Tertulianos que manifestaram a sua solidariedade e cumplicidade neste meu dia de anos, por comentário, mail e telefone.
Bem hajam
Um abraço
Luís Faria