sexta-feira, 16 de abril de 2010

Guiné 63/74 – P6161: Banco do Afecto contra a Solidão (7): Um grande capitão da Guiné - Eurico de Deus Corvacho - CART 1613, Últimas Notícias


1. Este poste destina-se a informar todos os Homens que serviram sob as ordens do então Capitão Eurico de Deus Corvacho, que dele guardam as melhores recordações, e a todos os restantes Camaradas que se solidarizam em acompanhar a evolução das notícias, que vamos recolhendo, sobre o seu melindroso estado de saúde.

2. Em 9 de Abril surgiu um novo comentário, da autoria de Américo Carvalho, no poste “Guiné 63/74 - DLXXVI: O meu capitão, o capitão Cor....”, com o seguinte teor:

Finalmente, e graças ao seu filho mais velho, visitei o meu Coronel em Oeiras, no IASFA, aonde está tipo armazenado. Este Homem extraordinário que é, para mim, um Herói de Abril. Sinceramente nunca me passou pela cabeça que teria de vê-lo amarrado a uma cama no verdadeiro sentido, amarrado pelos pulsos. Até para beber água, com garrafas junto a ele, tem que pedir para lha darem pois ele não pode autonomamente bebê-la, dado estar preso aos beirais (guardas laterais da cama). Eu não sei se será necessário tal prisão, mas, enfim, foi um dia que fiquei triste, por ver o que vi, e pedia a todos, que com ele conviveram, para lhe darem um pouco de calor Humano com a sua presença. A sua morada é IASFA, cama 108 em Oeiras, junto á antiga Fundição de Oeiras. Sem mais agradecia do coração que fizessem uma visita a este Homem que eu conheci bem e me ficou no coração.

3. O nosso Camarada Luís Graça, em 12 de Abril, reenviou ao filho do Coronel (com o mesmo nome do pai - Eurico Corvacho), o mencionado comentário, para seu conhecimento:

Meu caro Eurico: Pelo que vejo, as notícias sobre o seu pai, nosso camarada, continuam a não ser as melhores. Dou-lhe conhecimento deste comentário. Julgo que o Américo Carvalho seja alguém da companhia comandada pelo seu pai em Guileje. Gostava de confirmar, antes de dar o devido destaque ao comentário. Se o comentário for de pessoa idónea (como eu espero), gostaria de ter mais informação sobre a situação do seu pai, local onde está, horário de visitas, etc. Saudações. Luís Graça

4. No mesmo dia, poucas horas depois, veio uma esclarecedora resposta do filho:

Meu caro Luís Graça e todos os camaradas de armas do meu pai,
É com muita satisfação que vou tomando conhecimento da preocupação e das mensagens de solidariedade que tenho recebido destes homens que tiveram a oportunidade de privar com o meu pai.
Efectivamente ele tem uma doença, Corea de Huntington, do foro neurológico, degenerativa e sem tratamento. Um dos sintomas tem a ver com a descoordenação dos movimentos, o que faz que os doentes em fase avançada tenham que ser, com equipamento especial, amarrados á cama no sentido de não se magoarem involuntariamente. Não é efectivamente bonito de ser ver, mas um mal necessário.
Mais, quero frisar e louvar todo o corpo de médico e de enfermagem do IASFA, que tem sido impecável no seu acompanhamento.
O quadro dele é estável, tendo resistido a vários episódios clínicos complicados.
Penso que tem momentos de lucidez e por vezes reconhece as pessoas, fica contente com as visitas que vai tendo.
O IASFA fica junto á estação de caminhos-de-ferro de Oeiras e o horário das visitas vai das 13 às 19 horas, todos os dias.
IASFA/ Assistência na Doença a Militares
Rua Piedade Franco Rodrigues, 1
2780-383 OEIRAS
Vou mantendo informado de qualquer alteração deste cenário.
Saudações,
Eurico Corvacho

5. Mais uma vez agradecemos ao Sr. Eurico C. Corvacho, as notícias que nos foram prestadas, registando aqui um sempre renovado e sincero desejo das melhoras do seu estado de saúde.

Emblema do IASFA: © (2009). Direitos reservados.
__________
Nota de M.R.:

Vd. poste anterior desta série em:

25 de Setembro de 2009 >
Guiné 63/74 – P5007: Banco do Afecto contra a Solidão (6): Um grande capitão da Guiné - Eurico de Deus Corvacho - CART 1613, Últimas Notícias

Sem comentários: