sábado, 17 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6174: In Memoriam (39): Baixa na CCS/BCAÇ 2845 - morreu no dia 21 de Março de 2010 o ex-1.º Cabo Cardoso (Albino Silva)

1. Mensagem de Albino Silva* (ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845, Teixeira Pinto, 1968/70), com data de 8 de Abril de 2010:

Carlos Vinhal
Agradeço que coloques na Nossa Tabanca este trabalho que te envio, e que a grande custo o fiz, pois era um excelente camarada afinal.

Obrigado e abraços para toda a Tabanca.
AS


BAIXA NA COMPANHIA

Informação à C.C.S.

Faleceu no dia 21 de Março o CARDOSO


José Manuel Taveira Cardoso, 1.º Cabo NM 058732/67.
Atirador de Infantaria, era Quarteleiro em Teixeira Pinto, onde era assim conhecido por todos.

Para quem com o passar do tempo já não se lembra bem, o TAVEIRA CARDOSO, era aquele militar que andava sempre a tirar fotografias (malditas) , e que ele próprio depois revelava, e das quais tu mesmo ainda guardarás alguma, já que toda a CCS foi fotografada por ele.

É em forma de Homenagem que lhe presto, ao mesmo tempo que te vou avivando a memória .
O Cardoso chegou a ter pequenos problemas por dedicar mais tempo às fotos de que à sua própria Especialidade, mas era um excelente camarada que nunca causou problemas a ninguém.

Como te deves recordar, ou talvez não, o Cardoso era o único militar que tinha lá a esposa com ele, pois era casado, bem como o Tenente Paulo Dias e o Dr. Maymon Martins.

Recordo-te que o BCaç 2845 deixou Teixeira Pinto e a Guiné, mas o Cardoso que tinha
passado à disponibilidade, portanto civil, ficou com a mulher em Bissau, com o intuito de trabalhar por conta própria como fotógrafo, e daí o seu grande azar e pouca sorte, porque enquanto militar nunca teve nada, e depois como civil foi com uma Companhia operacional para o mato para tirar umas fotos aos militares e fez accionar uma mina.

Houve mortos dessa Companhia, e o Cardoso ficou com as duas pernas amputadas, seja com a perna direita pela virilha, e a esquerda pelo joelho.

Poucos souberam , porque o Taveira Cardoso apenas com uma pequena bengala, não dava a perceber aquilo de que realmente padecia.

Foi no primeiro convívio da CCS que ele próprio organizou em Almeirim, que ele me contou o seu passado, o qual até hoje guardei.

Quis falar disto, mas presto eentida homenagem ao Cardoso, que durante alguns anos compareceu em todos os encontros da CCS, tendo ele mesmo organizado alguns, e sempre se preocupou em procurar camaradas.

Todos aqueles que participaram em diversos convívios se lembram bem dele, embora saiba que há muitos camaradas da Companhia espalhados por todos os cantos do mundo, que através da Internet vão vendo aquilo que vou escrevendo sobre o nosso Batalhão e Companhia, e muitos me contactam para saberem notícias da CCS , porque tal como eu também adoram saber onde param camaradas do tempo do camuflado e de armas.

É pois para eles em especial que tristemente dou esta notícia, lembrando que no funeral foi chamado o nome do Cardoso, dissemos presente, e assinamos o livro, em nome da CCS e BCaç 2845.

Agora onde quer que esteja será sempre camarada. Paz à sua alma

Albino Silva,
Sold. Maq. 011004/67


Comentário de CV:
É sempre com tristeza que vemos partir um dos nossos camaradas, tivesse sido ele nosso companheiro de Unidade ou não.

Caro Albino, esta tua singela, mas sentida homenagem, é digna de alguém com sensibilidade que nunca esquece os velhos camaradas, apesar de volvidos este anos todos, e já vão sendo muitos.

O teu camarada, companheiro e amigo Cardoso encontrou finalmente a paz. Para ele acabou um sofrimento de uma vida durante a qual carregou os sinais do infortúnio e da má sorte. Repito-te: Paz à sua alma.
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 20 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P6029: Memória dos lugares (72): Prestei o meu serviço na Guiné (Albino Silva)

Vd. último poste da série de 7 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P5945: In Memoriam (38): Agradecimentos (Ana Duarte)

2 comentários:

lili disse...

Só agora vi este testo,
Sou sobrinha do José Manuel Taveira Cardoso, era o meu tio favorito.. Quando era mais nova os meus avós contaram-me como o meu tia tinha perdido as duas pernas...para que todos os que se lembram dele, saibam que até há sua morta a máquina fotográfica foi uma das suas companhias preferidas. E por estranho que pareça, continuava a tirara fotos malvada.

lili disse...

Só agora vi este testo,
Sou sobrinha do José Manuel Taveira Cardoso, era o meu tio favorito.. Quando era mais nova os meus avós contaram-me como o meu tia tinha perdido as duas pernas...para que todos os que se lembram dele, saibam que até há sua morta a máquina fotográfica foi uma das suas companhias preferidas. E por estranho que pareça, continuava a tirara fotos malvada.