domingo, 18 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6175: O povo e o município de Moura homenagearam, no passado dia 10, os seus 29 mortos na guerra colonial (Parte I) (Luís Graça / Francisco Godinho)




Moura > Largo de São Francisco > 10 de Abril de 2010 > Concentração junto ao monumento aos mortos da guerra do Ultramar. A pedido da Comissão Organizadora, coube à nossa camararada Giselda Pessoa efectuar a deposição de um ramo de flores na base do monumento. Foram lidos os nomes dos nossos 29 camaradas mortos nas três frentes da guerra colonial (Angola, Guiné e Moçambique). Respeitou-se depois um minuto de silêncio à sua memória.



Moura > Largo de São Francisco > 10 de Abril de 2010 > Singelo monumento de "homenagem aos jovens do concelho de Moura que perderam a vida na guerra colonial", num total de 29. O monumento, iniciativa do Município, data de Junho de 2008. A lista está organizada por freguesias (entre parêntesis, os respectivos naturais): Amareleja (7), Estrela (1), Moura (11), Póvoa de S. Miguel (1), Safara (3), Sobral (4), Santo Aleixo da Restauração (1), Santo Amaro (1). Por teatro de operação, a contabilidade dos mortos é a seguinte: Angola (16), Moçambique (7), Guiné (6).



Moura > Rua Henrique José Pinto > 10 de Abril de 2010 > Natural da freguesia de Santo Agostinho, o 1º Cabo At Henrique José Pinto, da CCav 487 / BCav 490, morreu em combate 24 de Janeiro de 1964, repousando os seus restos mortais no cemitério de Bissau.


Moura > Cine Teatro Caridade > 10 de Abril de 2010 > Aspecto parcial da assistência (primeiras filas, lado esquerdo) ao colóquio sobre a guerra colonial. Na primeira fila, quatro dos cinco elementos da Comissão Organizadora, todos eles ex-combatentes.



Moura > Cine Teatro Caridade > 10 de Abril de 2010 > Aspecto parcial da assistência (primeiras filas, lado direito) ao colóquio sobre a guerra colonial



1. Realizou-se em Moura, cidade do Baixo Alentejo, no passado dia 10, uma condigna homenagem aos ex-combatentes, naturais do concelho, mortos durante a guerra do Ultramar / guerra colonial (*)
Às 10h30, teve lugar, no Cine teatro local, um colóquio subordinado ao tema da guerra colonial, o 25 de Abril e a descolonização, com a participação de cerca de 80 pessoas, incluindo diversos autarcas.

Intervieram os seguintes oradores:

(i) José Joaquim das Esteves, ex-Fu Mil, Polícia Militar, Guiné, 1966/68, em nome da Comissão Organizadora;

(ii) Pedro Lauret, comandante da Marinha de Guerra Portuguesa, Cap de Mar e Guerra na Reserva, Militar de Abril, membro da Direcção da Associação 25 de Abril, membro do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, ex-combatente, Guiné 1971/73.

(iii) José Brás, autor do romance "Vindimas no Capim" (Editora Europa-América), galardoado com o Prémio Revelação de Ficção 1986 da Associação Portuguesa de Escritores e do Instituto Português do Livro e da Leitura; .ex-combatente, Guiné, 1966/68.

(iv) Luís Graça, sociólogo (Escola Nacional de Saúde Pública / Universidade Nova de Lisboa); fundador, administrador e editor principal do Blogue "Luís Graça&Camaradas da Guiné"; ex-combatente, Guiné, 1969/71.

(v) Miguel Pessoa, Cor Pilav Ref, membro do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, ex-combatente, Guiné 1972/74.

Por razões de ordem pessoal e imprevistas, o Mário Beja Santos comunicou na véspera a impossibilidade da sua participação no colóquio.

Intervieram no final o Major General Manuel Monge e o vice-presidente da edilidade.



Moura > Cine-teatro Caridade > 10 de Abril de 2010 > Intervenção do Major General na Reserva Manuel Monge, Governador Civil do Distrito de Beja, ex-combatente em Angola (duas comissões) e na Guiné (duas comissões), membro do MFA, natural do vizinho concelho de Serpa. Na mesa, da direita para a esquerda: Vice-presidente da CM Moura, Santiago Augusto Ferreira Macias; e os nossos camaradas Pedro Lauret, Miguel e Giselda Pessoa.


Finda a sessão, os participantes dirigiram-se para o Largo de S. Francisco, onde por volta das 12h45 foi depositada, pela nossa camarada Giselda Pessoa, uma coroa de flores junto à lápide evocativa aos 29 ex-combatentes mortos ao serviço da Pátria durante a guerra colonail. Após a leitura dos respectivos nomes foi guardado um minuto de silêncio em sua memória.

As 13h00 houve um belíssimo almoço-convívio no Restaurante O Celeiro, junto ao Pavilhão de Exposições e Depósito de Água, mais exactamente sito na Rua Henrique José Pinto (ex-combatente morto em combate na Guiné, em 1964).

A Animação musical esteve a cargo de 2 grupos: (i) Grupo Coral e Etnográfico do Ateneu Mourense; (ii) Grupo Vá de Modas.


Moura > Restaurante O Celeiro > 10 de Abril de 2010 > A Giselda e o Miguel Pessoa, cuja história militar e pessoal tocou os participantes locais no colóquio... Foram apresentados por Luís Graça como "o casal de militares mais strelado do mundo"...




Moura > Restaurante O Celeiro > 10 de Abril de 2010 > O Pedro Lauret e a esposa



Moura > Restaurante O Celeiro > 10 de Abril de 2010 > O nosso camarada José Brás, que pertenceu ao pessoal de voo da TAP e de cujo sindicato foi dirigente nacional, fez uma emocinante e emocionada intervenção no âmbito do colóquio, e de que esperamos poder apresentar, em vídeo, um excerto.


Moura > 10 de Abril de 2010> Aqui ficam a saudação especial à Comissão Organizadora: Francisco Diogo Candeias Godinho (Telem. 93 343 47 24), membro do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, ex-combatente na Guiné (primeiro à esquerda); José Mira Borralho Infante; José Manuel Ramos Lérias; José Joaquim das Estevas (que esteve na Guiné, tal como o Godinho);  António Fernando Canudo Capa.

(Continua)

Fotos: © Luís Graça (2010). Direitos reservados

____________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 13 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P5989: Agenda Cultural (66): Homenagem aos ex-combatentes da Guerra Colonial do Concelho de Moura, dia 10 de Abril (Francisco Godinho)

Sem comentários: