sábado, 24 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6241: Tabanca Grande (215): Luís F. Camolas, Sold Mec Auto da CCS do BART 733 - Bissau/Farim -, 1964/66

1. No poste P6186 havíamos publicado um apelo do nosso Camarada Luis F. Camolas, Sold Mec Auto da CCS do BART 733 - Bissau/Farim, 1964/66, à procura de notícias dos seus Camaradas da Companhia.

Convidamos então o Camolas a aderir à tertúlia tabanquense, solicitando-lhe as fotos e o texto da praxe. Recebemos de imediato a sua resposta afirmativa, em 19 de Abril de 2010, e assim passamos apresentá-lo:




Camaradas,
Sou o Luís F. Camolas, fui Soldado Mecânico Auto da CCS do Batalhão de Artilharia 733 - Bissau/Farim, 1964/66.

Vivo em Setúbal, trabalhei como engenheiro nos EUA, 43 anos, e encontro-me actualmente na situação de reforma.

Terão de desculpar o meu Português, pois estive ausente muito tempo e esqueci muito o nosso vocabulário.
No entanto farei o possível para reaprender a comunicar na nossa língua, em especial com a boa causa, a de tentar reencontrar os amigos e camaradas dos tempos antigos, quando nas Forcas Armadas, particularmente os da Guiné.
Saudades, muitas!
Fiquei feliz de saber que existe esta organização, para assim poder reviver os momentos, bons e maus, com os amigos e camaradas, dos quais não mais soube mais nada deles.

Parti para a Guiné em 08OUT1964, com o posto militar mais baixo possível - soldado raso Nº 625, mas como dizia o nosso Comandante Glória Alves: "Um bom Soldado é o que tem castigos e louvores, etc."
Foi assim, não quis ter responsabilidades e fui sempre feliz como Soldado Raso.
A minha Companhia, a CCS, foi destacada para Farim, e sempre ficamos lá, até ao fim da comissão.
A minha especialidade era mecânico de manutenção de viaturas e do que fosse preciso.
Também tive algumas saídas nas colunas e outras rotinas habituais numa CCS.

Seria um grande prazer poder reencontrar alguns camaradas e muito amigos, dos quais somente lembro alguns nomes, como os 1º Cabos 689 - José Fernando Moço, 597 Fernando Rodrigues Duarte, 596 Aníbal Pereira Santos, 518 Carlos Araújo (Setúbal), Fur Mil Fernando Gonçalves Carvalho de Oliveira, José Jorge Macedo e… enfim uma lista imensa.

Estou deveras ansioso por participar no almoço do batalhão, dia 15 de Maio, juntamente com a minha esposa.

Vou encontrar alguns camaradas e já sei que vai ser super emocionante.

Já recebi por correio o convite enviado pelo António José, com quem vou entrar em contacto no próximo domingo.

Aproveito para repetir o meu apelo de desejo de encontrar Camaradas e Amigos da minha CCS, que podem contactar-me para:
Telemóvel: 912641039
Telefone: 265 404 143

Além das fotos que agora envio, tenho outras, que enviarei oportunamente.

Um abraco,
Luís Camolas
Sold Mec Auto da CCS do BART 733
_________
Nota de MR:

Vd. último poste da série em:

19 de Abril de 2010 >
Guiné 63/74 - P6189: Tabanca Grande (214): Sílvio Fagundes de Abrantes, de alcunha o Hoss, CCP 121 / BCP 12, 1970

7 comentários:

MANUELMAIA disse...

CARO LUIS CAMOLAS,

UM GRANDE ABRAÇO DE BOAS VINDAS.

REPAREI QUE ÉS JÁ DOS MAIS VELHOS GUINÉUS.
APARECE COM AS TUAS HISTÓRIAS SOBRE FARIM.
ABRAÇO
MANUELMAIA

Anónimo disse...

Caro Luís,

Vai ao Post 6207 o teu Batalhão tem um encontro a 15 de Maio em Cuba no Alentejo. Fala com o João Parreira.

Um abraço do tamanho do Cumbijã,

Mário Fitas

Anónimo disse...

Luis Camolas

Benvinda a "Velhice" a este espaço de recordações e emoções.
Dizia-se a "Velhice" é um posto" e assim eapero que tu mandes muitos Postes.

Um abraço
Luis Faria

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Caro Camolas
Por acaso és familiar de um outro Camolas, que se iniciou no Benfica e depois de senior foi para o Varzim. E que fez a recruta no GACA 3 entre Setembro/Dezembro de 1967 ?
Um abraço do Portojo

Valentim Oliveira disse...

Luis Camolas,
Se não estou enganado julgo que foi o teu Batalhão 733 que foi render o Batalhão de Cav.490 em Farim ao qual eu pertencia.
Um grande Abraço do tamanho da Guiné. Valentim Oliveira.

Unknown disse...

Fui eu o responsável por organizar os dois últimos almoços de confraternização da nosso Batalhão 733, para os quais foi convidado o camarada Camolas. Contudo o mesmo não se mostrou disponível para estar presente. No próximo ano com certeza iremos repetir e quem sabe reencontrar ainda mais ex-camaradas. Um abraço.
O ex-1.cabo explorador observador 550/64