sexta-feira, 23 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6222: O 6º aniversário do nosso blogue (17): Quem disse que hoje não havia rancho melhorado ? (Torcato Mendonça)


Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca) > Mansambo (uma das mais paradísiacas estâncias de turismo militar)  > CART 2339 (1968/69) > Hoje há leitão.. balanta!...
                                                      


Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca) > Mansambo >CART 2339 (1968/69) > Quem disse... Rancho Melhorado ?!



Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca) > Mansambo > CART 2339 (1968/69) > "É, pá, vocês não comam tudo!"...


Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca) > Mansambo > CART 2339 (1968/69) > "Day after": o leitão estava estragado ou foi da "borrachera" ?

Do famoso e fabuloso álbum Fotos Falantes II.  Fotos: Foto: © Torcato Mendonça  (2006). Direitos reservados

[ Revisão/ fixação do texto / título do poste / selecção, edição e legendas das fotos: L.G.]

1. Mensagem do Torcato Mendonça (Fundão):

Data: 23 de Abril de 2010 10:41

Assunto: O SEXTO (*)

Caros Editores e Camaradas: Dizem-me ser o sexto aniversário do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, e eu folgo com isso. Mas questiono-me: O  que é o blogue? Quem faz anos?

O blogue de sexto aniversário é o do Luís. Então faz ele anos e mando-lhe um abraço e uns eteceteras; se o blogue é este espaço, espaço com quatro centenas de pessoas, milhares de escritos onde, porque fica gravado, vêm ler e saber de assuntos ou novas centenas de milhar de visitantes. Ainda por este espaço ser global e as gentes, quer as que a ele pertencem quer as que o visitam, espalham-se mundo fora. Espaço de afectos, espaço de discussão plural, espaço de controvérsia ou só espaço de terapia colectiva de uns quantos. Ou todos?

Penso que é isso tudo. Mais, penso ser um espaço a contribuir para o tratamento futuro da nossa memória colectiva. Da memória de outros Povos que connosco conviveram por séculos.

Os de Bilege? Também porque só prova a necessidade de nos conhecermos melhor como Povo.

Trabalho para historiadores, não para cronistas do reino...

Mas então para quem são os parabéns? Eu escrevi uma ou outra vez, comentei aqui e acolá...e vou dar parabéns a mim? Eu, além disso,  só para aqui vim em Maio de 2006 e fiquei.

Penso que os parabéns são para o fundador, para os editores, para todos os que pertencem e se identificam e acreditam na validade deste projecto.

Mas, se me o permitem envio os meus PARABÉNS e os meus agradecimentos aos Editores pelo excelente trabalho. São muitas horas roubadas sabe-se lá a quê e a quem...

Meus Camaradas e Amigos, para vocês o meu bem hajam e, através de vós,  felicito toda esta Tertúlia de homens e mulheres de cá, do nosso País, ou da Guiné e os da Diáspora,  mundo fora como é sina nossa....partilhando o Mundo...não dando novos...já lá estava....

Abraços T M
____________

Nota de L.G.:

(*) Vd. último poste da série > 23 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6220: O 6º aniversário do nosso blogue (16): Um Blogue? Sei lá o que é isso! (Paulo Santiago)

6 comentários:

Anónimo disse...

Aproveito a boleia e a frase

publicitária--Se podia viver

sem o Blogue?Podia,mas não era

a mesma coisa...

Abraço o Luís,mas também todos.

Jorge Cabral

Anónimo disse...

Joreg: Sempre surpreendente, sobretudo conciso, muitas vezes claro e raramente impreciso... Só tu, para pôr numa curta frase mil e uma ideias, mil e uma noites, mil e um dias... Obrigado, em nome da Tabanca Grande. Luís Graça

Luís Graça disse...

Essa do pessoal de Bilege, tem piada... O jornalista da Visão percebeu mal... Trata-se, obviamente, de Guileje... Ninguém mais sabe de geografia da Guiné-Bissau a não ser nós (...e os traficantes de coca que já me mandarem perguntar: Então, camarada, quando é que metes "on line" as prometidas cartas das ilhas, que é p'ra gente actualizar o GPS ?)...

Em duas horas de entrevista (com o jornalista da Visão), processam-se muitos "baites"... Todos cometemos erros destes, por óbvias limitações cognitivas...

Que os deuses, José, sejam benevolentes connosco, seres mortais e limitados!

admor disse...

Já que estamos numa de aproveitar boleias e porque gostei do texto e dos comentários e como a minha colaboração se tem limitado a uma dúzia de "bitaites" mal ou bem alinhavados, vou-me ficar por aqui dando vivas ao Blogue!

Um grande abraço para todos,

Adriano Moreira - Cart. 2412 "SEMPRE DIFERENTES"

Torcato Mendonca disse...

Eu não esperava a publicação meu caro LG. Fui lendo - o poema "bateu-me" e já o li e reli e reli.
Mas,dizia eu, descia e lia... de repente o cozinheiro e o porco, aí que eu já vi isto e zás,era o email e o porco assado de Fá.
O Bilege é gralha ou falta de conhecimento.Um ou outro são falhas.Já leste a biografia Spínola? Vê o Mapa - pag 653.
Claro que necessitamos de quem nos mostre, com o menor número de falhas, a nossa História como Povo de quase novecentos anos. O cronista nada tem a ver com a entrevista. Não. As crónicas do reino sabes bem como eram.
Deixemos isso e congratulemo-nos com este blog, a tua criação e o trabalho de formiga do Vinhal, pelo 6º aniversário. Digamos como o J. Cabral: se podia viver sem o Blog...podia, mas não era a mesma coisa...e há duas pessoas que, se lerem isto, se vão rir.
Ah e os deuses. os Deuses, são sempre benevolentes para homens como eu, mortal,limitado e cheio de defeitos...até leio a juntar letras e escrevo aflito...
Camarada amigo um abração

Anónimo disse...

O leitao estava mesmo estragado ou foi da "borrachera"?...Escreves-te. A pergunta ficou "no ar",e os teus leitores atentos (como eu!),acham-se com o direito a saber se a fantástica "alimária" a sair do forno ,na foto, estaria mesmo estragada,ou se os amigos Balantas te venderam um dos seus porcos velhos,raquíticos e doentes,para tuga- mastigar? Um abraco de tamanho BI-CONTINENTAL!