domingo, 12 de janeiro de 2020

Guiné 61/74 - P20551: Questões politicamente (in)corretas (49): no 1º ano do consulado de Spínola, ainda havia ou não indícios da prática de trabalho forçado (, extinto por decreto, em 1961), por parte da administração e até do exército ?


Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca( > Mansambo > CART 2339 > Março / Maio de 1969 > Op Cabeça Rapada > Concentração de pessoal e viaturas no quartel de Mansambo. Foto do álbum de Torcato Mendonça (ex-alf mil, CART 2339, Mansambo, 1968/69)

Foto (e legenda): © Torcato Mendonça (2007). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complemementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca( > Mansambo > CART 2339> Março / Maio de 1969 > Op Cabeça Rapada- Foto do álbum do Albano Gomes, que vive em Chaves, e que foi 1º cabo op cripto, CART 2339 (Mansambo, 1968/69).

Foto (e legenda): © Albano Gomes (2008). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complemementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

I. Seleção de comentários ao poste P20541 (*)

1. Fernando Gouveia:

Em março/abril de 69 estive de férias e não me recordo destas operações de desmatamento, no entanto assisti várias vezes a pequenas capinagens organizadas pelo Administrador da altura. As coisas eram sempre feitas da mesma forma: o Administrador recrutava à força, sem violência, os nativos de que precisava e levava-os para os locais a capinar, como junto à pista de Bafata e onde precisava.

Sempre foi do meu conhecimento, disso lembro-me bem, que pagava a cada elemento 15 escudos por dia, o que me faz pensar que alguns não gostariam da situação mas outros sim.

 2. Luís Graça:

Fernando, esse elemento informativo é importante:

"o Administrador recrutava à força, sem violência, os nativos de que precisava e levava-os para os locais a capinar, como junto à pista de Bafata e onde precisava. Sempre foi do meu conhecimento, disso lembro-me bem, que pagava a cada elemento 15 escudos por dia."

Neste caso foi um operação que envolveu quase toda a população masculina, válida, do regulado de Badora... Estamos a falar 7 mil homens, só na Op Cabeça Rapada I...

Aqui foi preciso seguramente a colaboração ativa do régulo de Badora, o poderoso Mamadu Bonco Sanhá, tenente de 2ª linha, comandante da companhia de milícia do Cuor.Vogal do conselho logístico da Província (, ao lado, por exemplo, de outro grande aliado dos portugueses, o régulo manjaco Joaquim Baticã Ferreira.)

Talvez o Torcato Mendonça, da CART 2339 (Mansambo, 1968/69)., que não tem dado, há muito, "sinais de vida", nos pudesse explicar algo mais sobre o planeamento e a execução da Op Cabeça Rapada...

3. Valdemar Queiroz:

Da minha CART11 'Os Lacraus' esteve um Pelotão (revezando-se),  destacado na segurança da construção de várias pequenas pontes na estrada/picada entre Nova Lamego-Cabuca, que em vários locais do percurso ficava intransponível no tempo das chuvas. 

Os pedreiros e ajudantes, talvez um total de cinco, eram todos indígenas contratados em Nova Lamego. Não me lembro se os próprios pedreiros eram os 'arquitectos a olho' ou traziam algum croqui de como deveriam fazer as pontes.

4. António J. Pereira da Costa:

Quanto à operação, parece-me que seria necessária para negar ao IN locais onde se acoitar.

Aqui põe-se a questão de saber se a Pop. estava ou não do lado das NT. Se assim fosse não se poria a questão de se saber se se tratava de "voluntários da corda" ou de trabalhadores indígenas assalariados gratuitamente.

Se não estavam francamente do lado das NT iriam voluntariamente obrigados, o que é difícil de provar. Uns iriam outros não, como sempre sucede em casos idênticos. Os que não quisessem ir, se fossem poucos, não poderiam manifestar-se; se fossem muitos, já estaríamos na 5.ª fase da subversão ou próximo dela...

Sei que houve múltiplas operações deste tipo, visando criar espaços para as passagens das estradas, criando "espaços de segurança" que impedissem o In de se aproximar a curta distância das colunas.

As desmatações para os trabalhos agrícolas eram levadas a cabo pela Pop e normalmente com a respectiva protecção.

5. Cherno Baldé:

Sobre este tema de trabalhos forçados, porque é disto mesmo que se trata, eu desafio ao Fernando Gouveia, a mostrar provas ou evidências que os trabalhadores recrutados a força e com violência sim, porque havia a violência psicológica e o medo, as pessoas eram coagidas e ninguém o fazia de livre vontade. De pagamentos nunca ouvi falar, talvez aos Régulos, não sei, não posso confirmar. O território de alto Casamansa que era quase despovoado até principios do séc. XIX, acabou por ser povoado por populações que fugiam em massa dos trabalhos forçados da parte portuguesa. Ainda hoje aquelas populações se identificam como fulas e mandingas de Gabu (Gaabunkés).

E nesses recrutamentos forçados feitos junto das familias, nem as crianças escapavam, pois cada familia tinha que indicar uma ou duas pessoas conforme o numero solicitado pelas autoridades coloniais. Uma vez, aconteceu comigo, entre 1973/74 no tempo da CCaç.3549, ser listado para a limpeza da estrada que ligava Fajonquito a Canhamina (3km), por falta de adultos disponíveis na familia, teria 13/14 anos. Já sabia da violência dos trabalhos de genero e recusei-me a ir e fui esconder-me no quartel junto dos meus amigos condutores. Depois, o Agente (Sipaio), foi lá a minha procura, tentando mostrar autoridade, mas foi corrido quase a pontapé pelo Dias o mais agressivo dos meus patrões e nunca mais me chateou. A partir desse acontecimento eu percebi que os soldados portugueses, obrigados a fazer a guerra na Guiné, não conheciam e não colaboravam com o sistema colonial de opressão contra as nossas populações o que por si constituia um grande paradoxo, pois em condições normais deveria ser ao contrário pelo facto de que estariam ali para defender o sistema de dominação colonial de Portugal sobre as populações nativas.

Das poucas vezes que conseguiram arrastar-me, por indicação do meu pai que não tinha outra alternativa, nem água, nem comida e muito menos dinheiro. No entanto muitos estavam convencidos que os brancos davam dinheiro para o efeito, mas que o Régulo e seu séquito se apropriavam do mesmo, facto que não posso confirmar em virtude da minha idade, na altura.

PS: Uma observação que gostaria de fazer relativamente a observação do José Nascimento é que a flora da região Sul da Guiné é muito diferente em relação ao resto do país pois devido a fertilidade do solo os arbustos e suas ramificações têm um ritmo de crescimento espantoso que em poucos dias atingem vários metros de comprimento. Quem viajou pelas estradas da zona sul, incluindo o triangulo Bambadinca-Xime-Xitole sabe do que estou falando.

6. António Rosinha:

Nunca se devia colonizar as pessoas, aliás os europeus em 1880 na Conferência de Berlim só pensavam nas riquezas do subsolo...mas uma coisa leva a outra.
Como é que um colonialista europeu, na África subsaariana, conseguiria convencer um "indígena" a trabalhar às suas ordens? Quando o indígena não sentia nem motivação social, política ou económica? Quando para a sua subsistência (alimentar, habitação, educação, saúde, desporto, vestuário...) estava tudo adquirido há séculos?

Digo eu que devia ser muito difícil convencer aquela sociedade pôr-se ao serviço de qualquer europeu. Claro que havia uma maneira, que era "a mal", outra maneira que era "a bem". Com ou sem dinheiro, só poderia ser a bem ou a mal.

Hoje após 50 anos livres dos europeus, os dirigentes africanos continuam a recorrer a "capatazes" europeus...e a investidores chineses, e de toda a ordem. Se não for a bem, vai a mal.

Sorte tiveram os Zulus que ficou lá muito ouro em cofre, todos os outros os cofres ficaram vazios.

7. Luís Graça:

Fernando e Cherno: 15 escudos na época (anos sessanta) era dinheiro... Os meus soldados da CCAÇ 12 ganhavam 20 escudos por dia (600 escudos ou pesos por mês)... tanto quanto um trabalhador rural indiferenciado no interior de Portugal (, e este só ganhava "à jorna", ou seja, nos dias em que trabalhasse...)

Os meus soldados tinham, além disso, mais 24$50, para comer, tal como eu: eles eram "desarranjados", recebiam em dinheiro; eu recebia, em "géneros", tinha direito a comer na messe... ou uma ração de combate (quando em operações)...

24$50 era igual para todos... do soldado ao general!

É evidente que se eu fosse um jovem fula da região de Bafatá ou da região de Gabu também queria ir para a tropa, que era "manga de ronco", e deixava de estar sujeito às pequenas prepotências dos chefes de posto, dos administradores, dos régulos e dos cipaios...

Isto não me impede de reconhecer que para a população de Badora era importante ter as estradas (Xime-Bambadinca-Bafatá e Bambadinca- Mansambo-Xitole- Saltinho) "capinadas"... Por elas circulavam não apenas os "tugas" mas também os fulas, os mandingas, os balantas, os comerciantes (europeus, libaneses, cabo-verdianos...).

Sei, de experiência própria, quanto nos custou, a todos, no setor L1, "reabriu", em setembro de 1969, grande parte do troço da estrada Bambadinca - Mansambo - Xitole - Saltinho, que estava interdito desde o último trimestre de 1968...

8. Cherno Baldé:

Hoje, mais lúcidos e libertos da propaganda dos Paigecistas, podemos reconhecer a importância das vias abertas no periodo colonial, mesmo com trabalho forçado, porque são as únicas que ainda existem. Mas, devemos dar as coisas o seu nome. Aqueles trabalhos de limpeza das estradas eram feitos por "voluntários" à força, recrutados com a ajuda ou imposição dos Régulos e seus agentes de repressão.
Se os trabalhos fossem pagos a 15 pesos, não seria preciso implicar as autoridades gentílicas, pois os innteressados seriam aos milhares e podiam até vir de outras regiões, porque os rendimentos que tiravam da terra e outros trabalhos eram muito inferiores. Se não, comparem os preços praticados na compra do amendoim que era o principal produto de renda na zona Leste, e o custo de produção para a obtenção de uma tonelada ou saco de 100 Kg.

9. Virgílio Teixeira:

Sobre a capinagem, também tivemos pessoal do recrutamento local a capinar as margens das pistas de aviação, quer em Nova Lamego, quer em S. Domingos, após as chuvas, Eram bastantes, talvez 20, não sei. Também faziam o arranjo, juntamente com as NT, do piso, que ficava todo esburacado, tenho fotos de uma operação destas.

Não me lembro se era trabalho forçado, nem sei quanto lhes pagávamos, não era da minha lavra este problema. Mas não era grátis, de certeza.

Agora um aparte meu, se o território era dos guineenses e por nós também utilizado, as pistas e estradas eram benéficas para todos, tropa e para a população toda, por isso também lhes competia trabalhar nas suas terras, penso eu!

10. Fernando Gouveia:

Para o Cherno e não só:

Concordo que havia violência psicológica e intimidação mas não violência física. Muitas vezes vi camionetas carregadas de africanos, a mando do administrador [de Bafatá] para executar trabalhos necessários, aos quais pagavam os tais 15 escudos (ou pesos, como se queira). Efetivamente quando lá no Comando do Agrupamento [2957, Baftá, 1968/70] precisavam de pessoal para esses trabalhos era só pedir ao Administrador e rapidamente aparecia uma camioneta cheia de gente.

Reafirmo que se alguns iam contrariados outros agradava-lhe irem ganhar os tais 15 pesos.(ponto final).

11. Luís Graça:

Cherno, nas tabancas, fulas, por onde passava e onde ficava uma semana ou mais, de cada vez, em reforço do sistema de autodefesa, a minha secção ou o meu grupo de combate, da CCAÇ 12 (BambadincA, 1969/71)M, era costume comprar, mesmo a custo, galinhas e frangos, a sete pesos e meio por bico (o equivalente hoje 2,22 €)...

Em 1969, recordo-me que os soldados da CCAÇ 12 (que eram praças de 2ª classe, oriundos do recrutamento local), recebiam de pré 600 pesos/mês (, equivalente, a preços de hoje, a 177, 51 €), além de mais uma diária de 24$50 (=7,25€) por serem desarranchados.

600 pesos deviam dar para comprar duas sacas de arroz de 100 kg cada... O arroz, que era a bse da alimentação dos guineenses, custava então 3 escudos /pesos o quilo...

15 escudos por um dia de trabalho (árduo), ao serviço da administração do concelho de Bafatá, dava para comprar 5 kg...

A questão que se pode pôr é: quem ficava com a massa ? Na Op Cabeça Rapada I, 7 mil capinadores durante 2 dias custariam à administração 210 mil escudos...Muita massa!... Havia cabimento orçamental ?

12. Valdemar Queiroz:

Lembro-me do 1º. Sarg. Ferreira Júnior, quando fomos para Paunca, devido a não haver instalações militares para a nossa CART 11, ter de requisitar casas civis para instalar a nossa tropa, dado que nos abrigos existentes já estavam ocupados pela tropa da outra Companhia e neles apenas reforçávamos a segurança de noite durante umas horas.

Falou-me da requisição ser feita ao abrigo de… (não fixei o nome do diploma) em situações de guerra. E assim foi feito e passamos a 'viver' na tabanca em moranças requisitadas à população.
Na situação da capinagem teria funcionado, também, com esta 'requisição do tempo de guerra' ??

Sete mil (capinadores) a 15 pesos pro dia era muito patacão.

13. Manuel Carvalho:

A propósito das populações serem obrigadas a trabalhar a mando das autoridades, é verdade, se não fossem a bem iam a mal e não precisavam de andar a bater todos os dias porque as pessoas tinham medo e umas vezes receberiam alguma coisa, outras alguém recebia por eles.

E não era só na África, aqui há muitas estradas nacionais, não estou a falar de caminhos, que no tempo dos nossos pais foram construidas com a colaboração das populações por onde elas passavam mais ou menos da mesma forma. Ou seja as autoridades das aldeias reuniam com a população e cada família tinha de dar uns tantos dias por semana de trabalho ou aqueles que tinham mais possibilidades forneciam animais, carros e até criados para transportar coisas.

E nós também não íamos para lá obrigados [, para a guerra do Ultramar,] e depois de mortos os nossos pais, se quisessem cá o corpo para fazer o funeral, tinham de pagar cerca de 15 contos, pelo menos até 68 foi assim.

Diziam eles que aquilo era nosso, mas eu nunca tive lá nada.

14. Cherno Baldé:

A tropa em geral, sobretudo no consulado do Gen Spinola, cumpria e era correcta nas suas relações com as populações onde estavam estacionadas e não só. Temos que saber separar a tropa (que foi obrigada a fazer a guerra) e a administração colonial que era do sistema e funcionava em conformidade. Eu tenho sérias dúvidas sobre os pagamentos feitos às populações recrutadas para trabalhos obrigatórios.

O mais provável é que seriam requisições, como refere o Valdemar Silva (O Régulo de Gabu), cuja opinião é ainda reforçada pelas observações do Manuel Carvalho. Pois o regime do Estado Novo era o mesmo em toda a parte, e a sua mesquinhez também, obviamente.

O Luis pagava as galinhas porque não tinha espirito colonialista, senão era só requisitar às autoridades gentílicas. que terias o suficiente para um banquete durante a semana, como faziam muitos.

15. Manuel Luís Lomba:


No tempo dos pré-Portugueses, o exército ocupante romano construía estradas para serventia militar (a via Antonino, etc.) e aplicava às populações servidas o ónus anual da "geira" - dois dias de trabalho gracioso, como cantoneiros, pela sua conservação.

Em 1965 e 1966 desempenhei-me um ano como "patrão" da APSICO em Buruntuma e pagava a capinadores, carregadores, etc o mesmo pré dos soldados, na base de 430 pesos/mês, abonados pelo Exército.

16. Luís Graça:

Só a Op Lança Afiada, de 11 dias, de 8 a 19 de março de 1969, em que se bateu todo o triângulo Bambadinca - Xime - Xitole, expulsando da margem direita do Rio Corubal o PAIGC e as populações sob o seu controlo (calculadas na época em 5 mil, entre balantas e biafadas), envolveu 375 carregadores.

Se eles fossem pagos a 15 pesos por dia, o exército terá desembolsado cerca de 60 mil pesos (60 contos), o que não era nada em termos de custo da máquina de guerra: um helicóptero custava só a módica quantia de 15 contos por hora, mais do que ganhavam, por mês, dois alferes...
Esta operação, tal como a primeira Op Cabeça Rapada, foi em março de 1969, e eu só cheguei à Guiné em finais de maio de 1969... Mas nunca mais, no meu tempo e no setor L1 (Bambadinca), se realizaram operações com esta envergadura e sobretudo duração... O conceito foi abandonado e, por outro lado, em nome da política da "Guiné Melhor", Spínola reprimiu muitos dos abusos ainda em vigor, quer da administração e da políicia administrativa, quer da PIDE ou do exército...

Faltam-nos testemunhos dos nossos 1ºs sargentos, encarregues da "contabilidade criativa" das nossas companhias... Eles é que podiam "abrir o livro"... Não me parecem que o tenham feito np devido tempo, nem que ainda o queiram fazer... Muitos deles já morreram... Eram todos mais velhos do que nós uns 15 anos...

De qualquer modo, suspeito que havia indícios da persistência do "trabalho forçado ou obrigatório" no 1º ano do consulado do Spínola, época em que se realizaram operações de envergadiura, mobilizando grande quantidade de civis como capinadores ou carregadores: caso da Op Cabeça Rapada I, II, III e IV e Op Lança Afiada...

Quanto ao PAIGC, foi useiro e vezeiro no recurso ao "trabalho forçado ou obrigatório": a população sobre a bandeira do PAIGC não só alimentava a guerrilha (trabalhando nas bolanhas...) como fazia o transporte de armas, equipamentos e mantimentos... É uma assunto pouco falado... Fica aqui o desafio ao Jorge Araújo, o nosso especialista da "guerra do outro lado"...

7 comentários:

Valdemar Silva disse...

A repulsa dos soldados africanos, da minha CART11, em trabalhos de 'pá e pica' a abrir ou restaurar as valas de segurança, seria pela lembrança de trabalho forçado?
Talvez, mas de facto era sempre uma grande chatice para eles fazerem esse trabalho.
A 'porrada' que o ex-Fur. mil. Renato Monteiro levou em Piche, deveu-se, por tabela, ao arranjo das valas.

Valdemar Queiroz

p.s. Cherno Baldé, se eu fosse Régulo de Gabu teria três ou quatro esposas a tratarem de mim, que agora bem preciso. ah!ah!ah! nem que fosse só um encostãozinho. Ab.

João Fernandes disse...

Tanta contradição... E confusão de sentimentos, pouco esclarecidos também. (A libertação é difícil)
Um abraço,
JS

Tabanca Grande Luís Graça disse...

A questão do pagamento do trabalho é acessória: havia pagamento aos civis, dinheiro e em géneros... Não sei os pormenores: realizámos várias operações, no setor L1 (Bambadinca, 1969/71), com recurso a "carregadores" (que transportavam jericãs de água, granadas de bazuca e de mortieor 81...). A minha companhia era africana, composta na sua grande maioria por fulas da região de Badora e do Cossé... Nunca me apercebi de nenhum conflito com os carregadores civis. Não sei como se fazia a "requisição", se através do régulo, Mamadu Bonco Sanhã, comandante de uma companhia de milícias, ou se através do chefe de posto de Bambadinca...

Por outro lado, não posso pôr em causa, pelo contrário, a lealdade dos fulas da região de Bafatá, em geral, e sobretudo do regulado de Badora e também do Corubal (, este reduzido a meia dúzia de tabancas...).

A falar-se de "trabalho forçado" temos que ter a certeza de estes milhares de homens não irem de "livre vontade" quer como capinadores (Op Cabeça Rapada) quer carregadores (Op Lança Afiada)... Em relação aos fulas de Badora, não tenho dúvidas que eram "colaborantes" e "leais"... Sobre os mandingas tenho dúvidas... Sobre os balantas (Nhabijões, Santa Helena, Mero, Fá Balanta...), não tenho dúvidas que nesta altura iriam "contrariados"...

O "trabalho forçado" era incompatível com a política da "Guiné Melhor"...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

É bom que se diga o seguinte: a maior parte de nós, lidava pouco ou nada com a administração do território. Com a guerra, o Exército passou a assumir muitas outras funções, para além da segurança e da defesa... No meu caso pessoal, confesso que não sei quem era o chefe de posto de Bambadinca, nunca o vi ou se o vi, esporadicamnente, não lhe fixei nem a cara nem o nome... O mesmo se passava com a "polícia administrativa", os "cipaios"...

Só os camaradas que estiveram mais ligados à contabilidade e tesouraria dos batalhões e das companhias, é que nos poderiam dar pormenores sobre a requisição e o pagamento dos civis... Ao fim destes anos, a nossa ignorância ainda é muita... Falta documentação, testemunhos, etc.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Atenção: quase todas as unidades tinham "civis assalariados", a começar pelos guias e picadores... Não sei como eram pagos... Direta ou indiretamente, a tropa era o principal "empregador"... Já a administração civil era outra coisa... E sobre ela sabemos pouco ou quase nada...Não se tem falado no blogue... Até porque a guerra "eclipsou" ou "canibalizou" a administração... LG

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

O Luís lembra-se do Malan Djai Quité e do Makaman Biai que eram guias-picadores (pagos para tal) da companhia do Xime.
Em Cacine o Sirifo Baldé era o hortelão (pago) da companhia. Era o adjunto do "15", um soldado panteísta que cuidava da horta entre a primeira e a segunda fiadas de arame farpado.

Um Ab.
António J. P. Costa

Manuel Luís Lomba disse...

O trabalho forçado é sucedâneo, é o pós-escravatura - ambos tão antigos quanto a espécie humana.
Evoco o nosso sábio Agostinho da Silva: - O homem nasceu para gozar a vida, não para trabalhar. Os que gozam pelo trabalho, têm direito a trabalhar muito; os que não gozam pelo trabalho, têm direito a mandriar - os que "descansam de dia e a dormem de noite", sarcasmo popular.
Uma felicidade particular aos africanos, pela prodigalidade da natureza africana: o clima, a caça, a bananeira e a sua sombra, que "colonialismo" foi extinguir...
Há um culpado: a Economia (não, não é provocação ao Virgílio Teixeira).
Abr.
Manuel Luís Lomba