quarta-feira, 30 de maio de 2007

Guiné 63/74 - P1801: In Memoriam: Capitão José Neto (CART 1613, Guileje, 1967/68), a última batalha

1. Mensagem da Leonor [Léo Neto], neta do Zé Neto, com data de hoje, enviada às 7h29. Assunto: Notícias tristes.

Caros amigos: É com enorme dor que vos escrevo para comunicar o falecimento do meu querido avô, Zé Neto. Ainda não sei grandes pormenores, pois soube ontem por volta das 23.45h e a minha mãe foi de seguida para casa da minha avó e passou lá a noite. Não sei se me será possível comunicar-vos via e-mail outros detalhes como o velório e funeral, sendo assim deixo-vos o meu contacto telefónico que estará à vossa inteira disposição: 937317762.Um abraço, Leonor.

2. Mensagem do editor do blogue (que acaba de circular pela nossa tertúlia, por e-mail):

Amigos e camaradas:

O camarada Zé Neto faleceu esta noite, no Hospital Militar. Enfrentou com coragem este difícil período da sua vida mas perdeu a sua última batalha, a mais terrível de todos que enfrentou, a batalha contra o cancro do pulmão... A sua neta, Leonor, deu-me a notícía, a mim e a mais alguns camaradas, logo de manhã... Ela tem 17 anos e está desolada... Tinha uma belíssima relação com o avô. Mas aos 17 anos é difícil perceber e aceitar a morte de um ente querido.

O Zé estava em grande sofrimento. Foram quatro meses de luta, desigual. A viúva acaba também de me telefonar. Esteve com ele até cerca das 23h. O Zé morrreu às 23.45h, em pleno sono. O corpo vai ser cremado, possivelmente amanhã. O velório é na Igreja de São João de Deus, à Praça de Londres. Espero lá poder ir, logo à noite.

Façamos um minuto de silêncio à memória do primeiro membro da nossa tertúlia que nos deixa, pelas leis imperativas da vida. O Zé era o nosso patriarca. Estive com ele apenas uma vez, na minha escola. Almoçámos juntos, eu, o Nuno Rubim e o Pepito (O PIpo, como ele carinhosamente o chamava). De resto, contactámos-nos durante um ano por e-amail e por telefone. A Guiné aproximou-nos e tornou-nos amigos...

E o seu contributo, em termos de blogue, foi reconhecidamente importante para o trabalho de reconstituição da memória de Guileje que está a ser feito pelo Pepito, pelo Nuno Rubim e por outros camaradas, também com a nossa participação. Os seus escritos e as fotos começaram por dar visibilidade a Guileje. Ele também tinha muito apreço pelo Pepito e pelo projecto de Guileje. É também uma notícia triste, esta, para os nossos amigos da Guiné-Bissau.

Em jeito de pequena homenagem, irei republicar as suas memórias de Guileje, originamente publicadas na anterior versão, menos amigável, do nosso blogue, entre 10 de Janeiro e 25 de Fevereiro de 2006 (num total de 10 posts) (1)... Vou aproveitar para divulgar mais fotos do seu álbum de Guileje, a partir dos seus slides (graças às diligências do nosso Albano Costa, foi melhorada a qualidade destas fotos, que inicialmente ficaram muito azuladas).

O Zé era um homem que se integrava muito bem, no seio das comunidades em que vivia. E Guileje foi um exemplo disso: ele também achava que havia mais vida para além da tropa, da burocracia e da guerra... Era, além disso, um homem com grande sentido de humor, com sentido de justiça e com coragem, física e moral...

Como muitos homens da sua geração e da sua classe socioprofissional, fumava muito... Não sei quantas comissões de serviço terá feito no Ultramar... Sei que esteve em Macau, de que falava com saudade...

Quando conseguiu deixar de fumar, começaram a surgir os seus problemas de saúde... Andava irritado, como qualquer ex-fumador... Mas conseguiu, com a sua enorme força de vontae, deixar o cigarro de vez... Infelizmente, tarde de mais... Recordo-me da penúltima vez que lhe falei, ao telefone, já numa fase mais avançada da doença:
- Então, Zé, como vai isso ?
- Olha, entregue aos médicos, que agora me querem tirar um pulmão... Estão aqui reunidos em junta médica...
- Tu és forte e ainda vais vencer essa batalha.
- Eu quero é viver, mesmo com um pulmão a menos...
- Pois...
- Sabes, fui estúpido...Quando era novo, vendia saúde... Lembras-me da minha fotografia no Saltinho ? Eu era um atleta... Mas cheguei a fumar cinco maços!... A gente pensa que a doença só acontece aos outros... – rematava ele, sem mágoa, com lucidez, com coragem, e ainda com esperança.

Grande Zé, até sempre! Privei pouco tempo contigo, mas gostei de te conhecer. Vamos ter saudades tuas. Mas não te esqueceremos, na blogosfera e fora dela... Tens uma neta fantástica que vai pôr em ordem os teus escritos e cultivar a tua memória.


Luís Graça & Camararadas da Guiné


PS – Leonor: Um beijinho muito grande dos camaradas do teu querido avô. Um abraço também para o teu primo Afonso. Tens o nosso blogue para escrever, se te apetecer. Ou para publicar outras coisas do teu avô... Tu podes continuar a representá-lo, na nossa tertúlia, colmatando de algum modo o tremendo e difícil vazio que fica sempre com a morte de alguém que nos é querido... Dá também um beijinho nosso à tua mãe, e às tuas duas tias, bem como à tua avó que muito sofreu nestes últimos quatro meses...

Com os melhores cumprimentos, Leonor Neto.



Guiné > Região de Tombali > Guileje > CART 1613 (1967/68) > O 2º sargento Neto, que fazia as funções de 1º sargento da companhia, fotogrado junto a um abrigo e à viatura blindada Fox.

Foto: © Zé Neto / AD - Acção para o Desenvolvimento (2007). Direitos reservados .


4. Resposta à Leonor, por e-mail de 14 de Maio último:


Leonor: O seu avô é o mais velho de todos nós, membros desta caserna virtual, tertúlia ou tabanca grande, como queira... Formamos um grupo de amigos e camaradas que hoje já são, também, velhos amigos e conhecidos...



Guiné > Região de Tombali > Guileje > CART 1613 (1967/68) > O Zé Neto fotografado entre os putos da tabanca.

Foto: © Zé Neto / AD - Acção para o Desenvolvimento (2007). Direitos reservados .


Todos apreciámos, muito, o contributo do seu avô para a preservação da memória de Guileje... Publicámos o seu diário, divertimo-nos com os seus apontamentos bem humorados sobre as misérias e grandezas dos seus camaradas de armas, admirámos a sua frontalidade, invejámos a sua juventude de espírito... Com os melhores cumprimentos, Leonor Neto.

Falo do passado, por que ele há meses que já não escreve para o blogue... Conheci-o depois, pessoalmente. Teve a gentileza de visitar-me ao meu local de trabalho, no verão passado, juntamente com o coronel Nuno Rubim e o Eng. Carlos Schwarz (Pepito), todos irmanados no mesmo entusiasmo, o Projecto Guileje.

E de vez em quando eu telefonava-lhe. Apoiei-o bastante quando decidiu deixar de fumar... Infelizmente demasiado tarde. Aqui ficam alguns excertos de mensagens que trocámos (em dois deles, fala dos netos com ternura, incluindo a Leonor). A última vez que lhe falei disse:

- Zé, travaste muitas batalhas, não serás desta que te vais deixar ir abaixo...

Senti-o bem agarrado à vida... Quero ver se o visito no Hospital Militar... Infelizmente esta semana vou estar fora, na Madeira, em trabalho... Leonor: Vá estando em contacto comigo/connosco...

Um beijinho grande para si, força para a sua mãe, tias, avó e primos. Luís Graça



5. Excertos de e-mails do e para o Zé Neto (selecção de L.G.)


Zé Neto > 8/1/06 > Memórias de Guilege >
"Meu caro Luis: Depois de muito meditar cheguei à conclusão de que, pelo menos tu, mereces a minha confiança para partillhar contigo uma parte muito significativa das memórias da minha vida militar.


"São trinta e três páginas retiradas (e ampliadas) das 265 que fui escrevendo ao correr da pena para responder a milhentas perguntas que o meu neto Afonso, um jovem de 17 anos, que pensava que o avô materno andou em África só a matar pretos enquanto que o paterno, médico branco de Angola, matava leões sentado numa esplanada de Nova Lisboa (Huambo). Coisas de família...

"Já cedi este modesto trabalho à AD do Pepito e conto não o fazer mais, por enquanto. É, como já te disse, uma perspectiva um tanto diferente dos relatos do blogue, mas é assim que sei contar as minhas angústias e sucessos. Diz qualquer coisa. Até breve. Um abraço do patriarca Zé Neto”.


Guiné > Região de Tombali > Guileje > CART 1613 (1967/68) > Um aspecto do interior da tabanca.

Foto: © Zé Neto / AD - Acção para o Desenvolvimento (2007). Direitos reservados .



Luís Graça > 8/1/06 > Memórias de Guilege >

“Já recebi o teu texto, acabo de fazer uma primeira leitura em diagonal, fiquei entusiasmo... Peço autorização de divulgá-lo no nosso blogue para que os meus netos, quando os tiver, também possam ter o privilégio, como os teus, de conhecer o grande homem e militar que tu és, bem como as misérias e as grandezas dos tugas e dos turras em terras da Gioné...

"É um magnífico documento que deves partilhar com os teus ex-camaradas e amigos da Guiné... Dás-me autorização para publicar isto, em quatro ou cinco partes ? Um grande abraço. Luís”.

Zé Neto > 9/1/06 > Memórias de Guilege

“Meu caro Luis: Concordo com a tua sugestão. Não quero ofender o homenzinho Santana. Mesmo se tiveres de fazer arranjos, confio na tua técnica avançada para a coisa sair decente. Avança !!!

“Acabei de ler a odisseia do Pepito a contar-nos as prepotências dos novos sobas de S. Domingos. O Pepito, com quem conversei demoradamente quando fomos apresentados pelo seu colega, conterrâneo e condiscípulo Estácio, tem um espírito puro de mais para enfrentar os viciados que nós, portugueses, lá deixamos, infelizmente. Isto a brincar... Aos ingénuos africanos basta pendurar-lhes no peito e nos ombros uns emblemas dourados, bem polidos, para termos um ditador em potência. Era a nossa técnica!

“Vou a seguir consolar o nosso Pepito. Até breve. Zé Neto”.


Luís Graça > 10/1/06 > Memórias de Guileje >
“Zé, obrigado, pela tua confiança em mim... Vou fazer o melhor que sei, fica descansado, que vais ficar bem na fotografia...

"Quanto à Guiné-Bissau e o que lá se passa hoje: não devemos interferir nos assuntos internos dos guineenses, mas também não podemos deixar passar em claro tudo o que tiver a ver com violação de direitos e garantias dos cidadãos... A Guiné-Bissau vai conquistar o deu direito a ser um país respeitado no concerto das Nações, mas para isso o Estado, o poder político, vai ter que garantir o respeito pelos direitos humanos dos guineenses... Este assunto ultrapassa a esfera do nosso blogue: se nos pusermnos a discutir política (a nossa e a dos outros...), a tertúlia desfaz-se... O que não quer dizer que não possamos exercer alguma influência, individualmente, como cidadãos e amigos da Guiné. Um abraço. Luís”.


Zé Neto > 12/1/06 > As malditas formigas pretas do José Teixeira >
“Luis: A minha intenção era ficar aqui caladinho no meu canto para não entupir a formidável sequência de factos das campanhas da Guiné. (Creio que estamos a construir um monumento histórico e inédito). Mas o José Teixeira tem o condão de me despertar recordações dispersas, pois fala de sítios por onde andei. Admiro-o muito” (…).

Zé Neto > 10/1/06 > Envio de foto >
“Luís: Falaste em eu não ficar mal na fotografia e lembrei-me que ainda nbinguém, no blogue, conhece a minha cara. Do tempo da Guiné não tenho, por enquanto, porque, como já disse, estão todas em Leiria [ na Escola Supetrior de Educação de Leiria,]para digitalizar. Das recentes tenho para aqui umas, mais engravatado, menos retocado, mas escolhi esta que é mais retrato do que foto que a minha neta Leonor captou e usa no ecrã do telelé. Guarda aí até virem as outras. Um abraço do Zé Neto”


Luís > 10/1/06 > Envio de foto >

“Zé: Estás todo janota... Já percebi que és um sortudo, tens uns netos amorosos... Comecei hoje a publicar as tuas memórias de Guileje (eu escrevo Guileje e não Guilege, como tu, ou Guiledje, como o Pepito; Guileje de acordo com a grafia usada pelos Serviços Cartográficos do Exército” (...).


Zé Neto > 14/1/06 > Gato escondido com o rabo de fora >

“Luís: Estive agora a ver a segunda parte das minhas memórias de Guilege e... falhou o nosso compromisso. Estava combinado que não apareceria o nome do Santana, mas sim S., porém deixaste escapar a verdade no parágrafo : O Santana lá foi vendendo uns quilos de de farinha... Emenda lá isso por favor. Um abraço do Zé Neto”.

Guiné > Região de Tombali > Guileje > CART 1613 (1967/68) > A Maria de Guileje,a lavadeira... (Luís: E a propósito vou meter uma cunha para meteres a minha lavadeira, Maria (não é o nome dela, mas eu baptizava todas as minhas lavadeiras com este nome por comodidade de comunicação e elas gostavam. A de Colibuia já não queria ser tratada de outra maneira). A Maria de Guileje é a que está rigorosamente vestida com trajo local e com um guarda-sol verde que eu lhe ofereci. Pode ser?"... Zé: Eu acho que troquei as tuas Marias e nunca cheguei a colocar no blogue a foto da verdadeira Maria de Guileje, toda vaidosa com o o seu chapéu verde, oferecido pelo senhor sargento da companhia... Desculpa o lapso. Aqui fica a Maria para a história"... (Luís:

Foto: © Zé Neto / AD - Acção para o Desenvolvimento (2007). Direitos reservados .




Zé Neto > 14/2/06 > Notícias >

“Meu caro Luís: Amanhã às 10h00 vou estar com o Pepito no Instituto Marquês Valle Flôr, Rua de S. Nicolau, 105, para uma sessão de trabalho com o arquitecto que está a colaborar na reconstituição do Quartel e Tabanca de Guileje. Entretanto espero combinar com o Pepito um encontro entre nós os três, ou quatro, ou cinco. Quem aparecer é benvindo.

“Estou a gostar da tua inserção dos meus slides no blogue. E a propósito vou meter uma cunha para meteres a minha lavadeira, Maria (não é o nome dela, mas eu baptizava todas as minhas lavadeiras com este nome por comodidade de comunicação e elas gostavam. A de Colibuia já não queria ser tratada de outra maneira). A Maria de Guileje é a que está rigorosamente vestida com trajo local e com um guarda-sol verde que eu lhe ofereci. Pode ser? Um abração e até breve. Zé Neto”

Zé Neto > 10/4/06 > Mudança de e-mail >

"Luís: O meu Endereço mudou porque passei para a Clix o mês passado. Julgava que tinhas recebido a mensagem que enviei a todos os meus correspondentes. Falhou... Mas não foi só a tua. Ando muito chocho com a falta dos cigarros e não tenho cabeça para nada. Mas hei-de conseguir!!! Um abraço do Zé Neto".

Zé Neto > 11/4/06 > Apelo do Pipo >

“Por agora é tudo, não esquecendo o meu agradecimento pelas muitas mensagens de força Zé, resiste ao cigarro que tu, Luis, desencadeaste na malta do blogue. Abraça-vos o velho Zé Neto”.


Zé Neto > 22/5/06 > Gandembel >

“Meu caro Luís: Não. Não desapareci. Apenas hibernei para vencer o tabágico vício. E estou a conseguir. Vou a caminho do quarto mês sem cigarro. Mas o assunto é a chegada do Idálio Reis ao blogue” (...).

_________


Notas de L.G.:

(1) Vd. posts de:

10 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDXXXVII: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto) (1): Prelúdio(s)

13 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDXLVII: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto) (2): Ordem de marcha

21 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDLXVII: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto) (3): Dauda, o Viegas

23 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDLXXIII: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto)(4): os azares dos sargentos

3 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDXCVII: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto)(5): ecumenismo e festa do fanado

8 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DVII: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto)(6): dos Lordes e das bestas

11 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DXXI: Memórias de Guileje (Zé Neto, 1967/68) (7): Francesinho e Cavaco, o belo e o monstro

14 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DXXXIV: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto) (8): Gazela com chouriço à moda do Celestino

16 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DXLIV: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto) (9): a Operação Bola de Fogo

25 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DLXXXV: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto) (Fim): o descanso em Buba

Sem comentários: