terça-feira, 16 de novembro de 2021

Guiné 61/74 - P22722: A nossa guerra em números (5): o Vera Cruz, o Niassa e o Uíge foram, de um frota de 15 navios, requisitados à marinha mercante, os que asseguraram o transporte de 3/4, da tropa mobilizada para o Ultramar

 

Lourinhã > Zambujeira e Serra do Calvo > 25 de fevereiro de 2018 > "Homenagem da Zambuejira e Serra do Calvo aos seus combantentes"... Monumento inaugurado em 5 de outubro de 2013, numa iniciativa do Clube Desportivo, Cultural e Recreativo da Zambujeira de Serra Local.

Desconhece-se o autor do painel de azulejos que representa a partida, no T/T Niassa, no Cais da Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa, de um contingente militar que parte para África. Ao canto inferior esquerdo a quadra: "Adeus, terras da Metrópole / Que eu vou pró Ultramar /, Não me chorem, mas alegrem [-me], / Que eu hei-de regressar"... No chão, em calçada portuguesa, lê-se: "Em defesa da Pátria". Abaixo do painel, há um livro metálico com os nomes de todos os nossos camaradas, naturais das duas povoações, que combateram no Ultramar.

Foto (e legenda): © Luís Graça (2018). Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

Lisboa > Cais da Rocha Conde de Óbidos > N/M Niassa > 24 de maio de 1969 > O cruzeiro das nossas vidas... Uma imagem repetida até à exaustão ao longo da guerra colonial; o transporte de tropas era feito em navios mistos, de carga e passageiros, adaptados... As condições a bordo eram inumanas... Neste caso foram transportadas 13 companhias independentes. num total de 1735 homens. As praças eram acomodadas em beliche, nos porões, como animais. Com capacidade para 3 centenas de passageiros, além de cerca de 130 tripulantes, o N/M Niassa, de 10 mil toneladas de arqueação bruta, a caminho do TO da Guiné aumentava a "carga humana" 5,4 vezes mais (!)...

O Niassa era um dos navios da marinha mercante que foram requisitados para transporte de tropas para a guerra de África, e em especial para o TO da Guiné. Foi o navio, com o Uíge,  que mais viagens fez para a Guiné. Os grandes paquetes, como o Vera Cruz (com capacidade para transportar mais de 2000 passageiros), não podiam operar no Porto de Bissau. O T/T Vera Cruz fazia viagens para Angola e Moçambique.

Foto do livro "Histórias da CCAÇ 2533" [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



N/M  Carvalho Araújo a caminho da Guiné. A 26 de abril de 1970, avistámos à ré o N/M  Vera Cruz (a caminho de Angola ou Moçambique, presumivelmente).

Foto (e legenda): © António Tavares (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

  1. E se tivessem ido ao fundo, por acidente, ataque  ou sabotagem, estes três navios que eram a espinha dorsal da frota de navios requisitados à Marinha Mercante para o transporte de tropas durante a guerra do ultramar / guerra de África / guerra colonial?

Recorro, mais uma vez,  ao nosso "enciclopédico" Pedro Marquês de Sousa, "Os números da Guerra de África" (Lisboa, Guerra & Paz Editores, 2021, pp. 3906 e ss.), que tem informação preciosa sobre esta matéria no seu capítulo IV (As despesas da guerra).(*)

Escreveu ele: "Estes três navios que asseguraram 75% das viagens de ligação de Lisboa para África realizaram 146 viagens para Angola, 50 para a Guiné e 30 para Moçambique" (pag. 306). 

Analisando o período entre 1965 e 1970 (seis anos), o autor apurou que o número médio anual de viagens foi 18, 8 e 5, para Angola, Guiné e Moçambique, respetivamente (pág. 307).  A média de militares transportados (ida e volta), por ano foi a 70 mil: mínimo, 54 mil em 1966, máximo, 74,9 mil em 1969.

Discriminam-se a seguir os navios que transportaram tropas enter 1961 e 1975, por ordem descrescente do nº de viagens, com destaque para o Vera Cruz, o Niassa, o Uíge e o Ana Mafalda, com mais de duas dezenas de viagens:

Vera Cruz: 85;
Niassa: 66;
Uíge: 47; 
Ana Mafalda: 22;
Índia: 13;
Cuanza: 11;
Império: 9;
Pátria:7;
Carvalho Araújo: 5;
Total=265.

Estes nove  seriam os principais navios afetos ao transporte de tropas... Mas o autor fala num frota de 15... Há outros que fizeram viagens esporádicas: Arraiolos (em 1961, para Angola, e depois em 1974, para a Guiné); Sofala (em 1963, para a Guiné)...Cita ainda o Timor: 2 viagens para a Guiné em 1967;  outra, em 1969, para a Guiné; em 1970, para Angola; em 1971, outra para Angola e Moçambique,

Mas há mais: em 1974, os navios Bragança, Cabo Bojador e Alcobaça, fizeram uma viagem para a Guiné; e em 1975 realizaram uma viagem a Angola e Moçambique os navios Lendas, Beiras, Amarante,  Infante D. Henrique, e o Serpa Pinto. E ainda em 1975, mas só para Angola, viajaram o Papacostas, o Panarrange (duas viagens), o Lobito, o Novo Redondo e o Leixões (pág. 309), nomes de navios de que nunca tinha ouvido falar...

Mas, no caso de transportes de tropa para a Guiné (e da Guiné), há omissões, não sendo referidos o N/M Angra do Heroísmo, o N/M Rita Maria e o N/M Alenquer. O N/M Lima não sei se alguma vez foi à Guiné. Mas há ainda o N/M Alfredo da Silva (que viajava para a Guiné, era da SG / CUF)... e se calhar outros que não nos vêm à memória.

Vejam-se aqui as referências todas que temos no blogue aos navios N/M (, às vezes designados por T/T no texto), por ordem decrescente de referências:

N/M Uíge (54)

Segundo a fonte que  temos vindo a citar (Sousa, 2021, pág. 309),  o Uíge (com lotação de 571 passageiros e 139 tripulantes)  fez mais viagens (28) para a Guiné do que o Niassa (22). O Ana Malfada também fez muitas viagens para a Guiné, "sobrelotado com unidades dos Açores e da Madeira, chegando a levar duas companhia (cerca de 300 homens), apesar de a sua lotação ser apenas de 52 passageiros e 47 tripulantes".

O N/M Funchal nunca transportou tropas que eu saiba, era um navio de cruzeiro... Transportou, sim, em fevereiro de 1968,  o alm Américo Tomás, e sua comitiva na visita presidencial à Guiné, ainda no tempo do gen Schulz. Daí ter uma referência no nosso blogue.

Nunca, ao longo da nossa história secular, recrutámos, mobilizámos e transportámos tantos combatentes, para teatros de operações,  distantes, em milhares de quilómetros, em África, como durante o período de 1961/74. Basta recordar que nos três teatros de operações (Angola, Guiné e Moçambique) estiveram empenhados cerca de 800 mil militares portugueses: cerca de 70% provenientes da metrópole, e sendo os restantes do recrutamemto local (pág. 199).

Nessa época Portugal tinha uma belíssima  frota da marinha mercante, à qual podia requisitar navios para transporte de tropas, material de guerra e outros meios logísticos. Em 1971, o país aumentaria a sua capacidade de transporte por via áerea, com a aquisição de dois aviões Boeing 707, por parte dos TAM - Transportes Aéreos Militares. Começaram a operar na ligação Lisboa-Luanda, trajeto que faziam em 10 horas (, enquanto o Vera Cruz demorava 10 dias). 

É bom recordar aqui a demora média das viagens para os três teatros de operações, por via marítima:  9/10 dias, Lisboa-Luanda; 5/6 dias, Lisboa-Bissau; 19/22 dias, Lisboa-Moçambique (dependendo do porto de desembarque) (pág. 307). 

Vinheta de propaganda da ARA,
referente à sabotagem do navio
de mercadorias Cunene, Lisboa,
em 26 de outubro de 1970.

Mas, fazendo aqui um parêntesis: felizmente que nunca ocorreu nenhum acidente, ataque ou sabotagem
aos navios de transporte de tropas, entre 1961 e 1975... O que podia perfeitamente ter ocorrido, dada as enormes distâncias, a percorrer, nos oceanos Atlântico e Índico, entre Lisboa, Guiné, Angola e Moçambique, a par do contexto geopolítico hostil a Portugal durante esse período.

O único navio que foi alvo de sabotagem, quando atracado no porto Lisboa, foi o Cunene, em 26 de outubro de 1970. Mas o alvo inicial, ao que parece,  seria o Vera Cruz, atracado ao lado.  O Cunene sofreu um rombo, no costado, atrasando a sua partida por alguns dias. Não era um navio de transporte de tropas, era um navio de carga, de 16 mil toneladas, construído na Polónia, e que se preparava para partir para África, com material de guerra e outros meios logísticos, Era considerado o mais moderno cargueiro das linhas de África, e pertencia à SG - Sociedade Geral, do grupo CUF.

Houve ainda, por parte da ARA,  duas ações,  contra navios, o Muxima e o Niassa, que transportariam também material de guerra para a África. Mas as cargas explosivas foram detonadas no sítio errado.  

Entretanto, a sabotagem, com maior impacto, mediático e político (, pela ousadia e os avultados prejuízos materiais) foi a levada a efeito pela ARA contra a Base Aérea nº 3, em Tancos, em 8 de março de 1971. Não afetou, porém, a capacidade de transporte aéreo entre Portugal e os territórios ultramarinos. 

A Acção tinha como nome de código "Aguia Real". Resultados: num total de 28 aeronaves atingidas, 12 ficaram totalmente destruídas: dois helicópteros Puma (SA-330) e outros quatro Alouettes III; e seis aviões de vários modelos (quatro Cub, um Auster e três Dornier DO-27); um outro aparelho ficou “irrecuperável”, havendo mais 15 atingidos, ainda que recuperáveis, segundo balanço feito, no dia seguinte, por um relatório secreto da Secretaria de Estado da Aeronáutica,

Há ainda notícia de uma acção das Brigadas Revolucionárias (BR), a  9 de Abril de 1974, contra o navio Niassa, que se preparava para sair de Lisboa com tropas para a Guiné. "A bomba foi colocada no porão adaptado a dormitório dos soldados e estava preparada para explodir às 18 horas. Uma hora e quinze minutos antes, as Brigadas telefonaram para o Porto de Lisboa a reivindicar a colocação da bomba e a alertar para o navio ser evacuado, o que permitiu que não houvesse acidentes maiores ou danos mortais. Os danos acabaram por ser apenas materiais e depois de reparado o rombo provocado, o navio partiu para a Guiné. Poucos dias depois dá-se o 25 de Abril." (Fonte: Ana Sofia Matos Ferreira, "Luta Armada em Portugal (1970-1974)", Tese de doutoramento em História Contemporânea. Lisboa: Universidade NOVA de Lisboa, 2015, pág. 300).

2. Excerto extraído da página CD25A / UC - Centro de Documentação 25 de Abril, Universidade de Coimbra, relativamente aos transportes de tropas, marítimos e aéreos, durante da guerra colonial (com a devida vénia...) (P1299)(**)

(...) As guerras de África implicaram a manutenção da maior força armada no exterior, que Portugal alguma vez formou ao longo dos seus oito séculos de história. (...) O seu simples transporte e apoio logístico era problema de grande envergadura para um país das dimensões de Portugal e com os seus recursos, mas sem esse problema ser resolvido não podia haver guerras de África.

Podemos dizer que a solução começou a ser pensada logo após a Segunda Guerra Mundial. Em 1939-45, tornou-se evidente que um dos pontos que criavam maiores dependências do país em relação ao exterior, em alturas de crise, era a falta de uma marinha mercante e de ligações regulares com o império. Durante a guerra, por exemplo, os produtos de Angola apodreciam nos portos e, embora fosse possível comprar petróleo, não se conseguia assegurar o seu transporte.

O Governo decidiu dar prioridade à resolução desse problema. Logo em 1945 foram aprovadas duas medidas que implicaram vultosos investimentos nesse sentido. A primeira foi o despacho de 10 de Agosto do ministro da Marinha, onde se previa a ampla renovação da marinha mercante nacional por meio da construção de 70 navios, com apoio do Estado, entre os quais nove grandes paquetes. A segunda foi a decisão de criar uma companhia aérea do Estado (a TAP), com a prioridade de iniciar as operações da chamada linha imperial, de ligação regular com Angola e Moçambique.

Em finais dos anos 50, depois de investimentos públicos de grande envergadura, a marinha mercante portuguesa teve o seu desenvolvimento máximo. Contava, nomeadamente, com 22 paquetes, no total de 167 000 toneladas. Entre eles estavam os quatro gigantes: Santa Maria, Vera Cruz, Príncipe Perfeito e Infante D. Henrique, com cerca de 30 000 toneladas cada, capazes de transportar mais de 1000 passageiros ou mais de 2000 soldados.

Muitos destes paquetes foram requisitados em diversas ocasiões para transporte de tropas, muito especialmente na fase inicial da guerra, e as restantes unidades da marinha mercante seriam essenciais para manter o esforço em África. Os paquetes mais requisitados na ligação a África foram o Vera Cruz, o Niassa, o Lima, o Império e o Uíge.

O Niassa foi o primeiro paquete afretado como transporte de tropas e de material de guerra, por portaria de 4 de Março de 1961, mas seria o Vera Cruz a fazer mais viagens, chegando a realizar 13 num ano. Em 1961, efectuaram-se 19 travessias por nove paquetes em missão militar e o ritmo aumentou à medida que a força expedicionária em África crescia (...).

Até 1974, o mar era a grande via de ligação ao império, tendo mais de 90 por cento da carga e de 80 por cento do pessoal metropolitano empenhado na guerra sido transportado em navios.

A linha aérea imperial começou a funcionar em 1947, mantida inicialmente pelos velhos Dakotas da TAP, que asseguravam a ligação a Luanda e a Lourenço Marques (5). Em 1948, os bimotores foram substituídos pelos quadrimotores DC-4 Skymaster, com os quais se conseguiu, pela primeira vez, a ligação semanal regular com o império.

Mais tarde, os DC-4 foram substituídos pelos Constellation e, desde, 1955, pelos Super Constellation, que transportavam 83 passageiros para Luanda em menos de 24 horas. Só em 1965 estes aparelhos foram substituídos na TAP pelos Boeing 707, os primeiros aviões a jacto de longo curso usados por Portugal.

O esforço de guerra não podia ser mantido só com a linha da TAP e assim a Força Aérea, desde muito cedo, tentou desenvolver os transportes aéreos estratégicos, missão entregue aos TAM (Transportes Aéreos Militares), que começaram a operar na primeira metade dos anos 50 a partir do AB1, em Lisboa, para o que usaram dois C-54 (o equivalente do Skymaster), cedidos pelos americanos para uso nos Açores. Em 1955, os TAM contavam já com uma frota de 11 C-54 ou DC-4, mas todos antiquados.

Quando a luta armada rebentou em Angola, os Constellation da TAP foram requisitados e fizeram viagens como transportes de tropas, enquanto os C-54 dos TAM tentaram manter a ligação regular com Luanda, em voos que demoravam 22 horas. As dificuldades eram muitas para os velhos aviões e quatro deles perderam-se em acidentes. (...)

Fonte: Centro de Documentação 25 de Abril, Universidade de Coimbra (2006)



Ministério do Eército > Direção do Serviço de Transportes > Ordem de Transporte nº 20, de Lisboa para o CTIG... Total de militares: 1735. Cópia de documento gentilmente cedida pelo nosso camarada Manuel Lema Santos, 1º ten RN 1965/72, Guiné, NRP Orion, 1966/68.



3. Diz o ten cor (na reserva), doutorado em história e ex-professor da Academia Militar, Padro Marquês de Sousa, no livro supracitado, que no transporte de militares,  "era sempre excedida a lotação de passageiros dos navios" (pág. 306), o que todos nós sabemos pro dura experiência própria... 

E dá, como exemplos o Vera Cruz e o Niasssa. Este, com lotação de 322 passageiros e 132 tripulantes). "chegou a transportar oito companhias e outras unidades mais pequenas, o que implicava cerca de 1500 homens"... 

Na realidade, em 24 de maio de 1969 partiram de Lisboa, com destino a Bissau, 1538 militares, conforme relação  da Companhia Nacional de Navegação (, referente à viagem nº 101), que a seguir se transcreve... Mas, no Funchal, no dia 26, de manhã, embarcou mais um companhia, a CCAÇ 2529 / BII 19, ou seja, mais 158 homens, como aliás estava previsto na Ordem de Transporte nº 20, já atrás reproduzida. (**)

Em resumo, a "lata de sardinhas" viu aumentada em 5,4 vezes mais a sua "lotação", passando dos habituais 322 passageiros para os 1739 (!).(***)

E lá fomos nós, "cantando e rindo", com partida de Lisboa, do Cais da Rocha, no dia 24 de maio de 1969, às 11h05, e chegada da a Bissau a 29, às 22h50... O navio esteve fundeado nessa noite e só atracou no dia seguinte, às 8 da manhã...

Garante-nos o Manuel Lema Santos que  T/T Niassa foi escoltado na ida (e na volta), entre Bissau e o Farol do Caió, pela LFG Cassiopeia.




Companhia Nacional de Navegação > N/M "Niassa > Viagem nº 101 > Relação dos militares embarcados em Lisboa, com destino a Bissau > Cópia de documento gentilmente cedida pelo nosso camarada Manuel Lema Santos, 1º ten RN 1965/72, Guiné, NRP Orion, 1966/68. (**)



Alguns dos nossos T/T... Cortesia de Carlos Pinheiro (2012) /  Sítio Navios da Marinha (que não já existe, alojado no Sapo).

Ver aqui o Álbum dos Navios da Marinha Mercante Portuguesa
Publicado pela Junta Nacional da Marinha Mercante em Junho de 1958


(...) No final da década de 60 do século XX a Marinha Marcante Nacional atingia o seu apogeu, quer em número de navios existentes (mais de 100), em construção e em compra a outras marinhas e/ou estaleiros, quer em transporte de passageiros (com uma capacidade superior a 8.000) quer ainda de carga (com uma arqueação total superior a 1 milhão de T.A.B) o que fazia dela, Marinha Mercante, mas apenas de per si, uma das melhores da Europa e das mais reconhecidas, quer pelas qualidades dos seus profissionais, quer pela apresentação e qualidade dos seus navios.

Logo no início da década de 70 do século passado, o crescimento abrupto, inesperado, mas eficiente e ultra rápido do transporte aéreo de passageiros, com a ocorrência dos motores a jacto, tornaram o transporte marítimo de passageiros rapidamente obsoleto, quer em tempo (7 dias de Lisboa a Luanda via marítima contra 7 horas via aérea) quer em preço, conseguindo as companhias aéreas oferecer valores de transporte aéreo inferiores aos do marítimo. 

Assim e de uma assentada, ainda antes da fracturante data de 1974, praticamente todos os paquetes foram vendidos (“Santa Maria”, “Vera Cruz”, “Pátria”, “Império”, “Uíge”, “Angola”, “Moçambique” “Índia “, “Timor”, Angra do Heroísmo”, “Amélia de Melo”, ficando a agonizar os “flâmulas” “Infante FDom Henrique”, “Príncipe Perfeito” e “Funchal” (este o último e único existente, mas de duvidoso futuro…) (...).

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(**) 21 de novembro de  2006 > Guiné 63/74 - P1299: Antologia (54): Transporte de tropas, por via marítima e aérea (CD25A / UC)

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Guiné 61/74 - P22721: Notas de leitura (1393): "História da África Contemporânea, da Segunda Guerra Mundial aos nossos dias", por Marianne Cornevin, I Volume; Edições Sociais, 1979 (2) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 12 de Novembro de 2018:

Queridos amigos,
Pode não ser o que se chama uma lança em África, um olhar refrescado sobre tudo o que aconteceu das vésperas da II Guerra Mundial até o continente africano ter ficado praticamente independente, com exceção de algumas poderosas parcelas da África Austral; mas é um documento de trabalho muito útil que permite ao leitor olhar a evolução do continente passo a passo desde o início da descolonização até ao seu termo, entender o contexto internacional completamente alterado depois da vitória dos Aliados, depois da criação das Nações Unidas e de soprarem os ventos anticoloniais, sobre o comando das superpotências. Temos aqui essa marcha imparável com todas as suas etapas após a independência da Índia e a Conferência de Bandung. Um documento que assegura ao leitor os porquês de uma cavalgada da História onde a exceção esteve nas renitências do Estado Novo e no regime do Apartheid.

Um abraço do
Mário



O continente africano no limiar da II Guerra Mundial e depois (2)

Beja Santos

A obra de Marianne Cornevin foi no seu tempo uma iniciativa singular, pela quantidade de informação oferecida sobre a situação política no continente africano antes da II Guerra Mundial, as operações militares que aqui decorreram, as repercussões económicas que o conflito acarretou, os acontecimentos imediatos a que não faltou o grande impulso da independência da Índia e da África inglesa, a marcha para a independência desde a década de 1950 até junho de 1977, dia da independência de Djibuti. Trata-se de uma informação rigorosa que contextualiza o que de primordial ocorreu e que veio justificar a onda descolonizadora: “História da África Contemporânea, da Segunda Guerra Mundial aos nossos dias”, por Marianne Cornevin, I Volume, Edições Sociais, 1979.

Já se aludiu à situação política no continente nas vésperas da II Guerra Mundial, viu-se como África pesou nas operações militares que levaram às perdas do Eixo e prepararam o assalto ao sul de Itália, muitos africanos combateram em diferentes teatros de operações, não só a sua vida mudou como descobriram que tinham direitos à liberdade, à autodeterminação, e daí o conjunto de movimentações no imediato pós-guerra que a autora regista. A segunda parte deste volume vai da independência da Índia e da Conferência de Bandung até às mudanças que se operaram na África Austral, com as independências de Moçambique e Angola.

Essa década de 1950 traz independências em África e aproximam este continente da Ásia, houvera a emancipação do Sudeste Asiático e a proclamação da República Popular da China, a Grã-Bretanha concedeu independência ao Império das Índias, ou seja, quatro quintos da população do Império Britânico; a mesma década vai trazer calafrios à política francesa por causa da Indochina, como observa a autora, um salto terrível: “Os números oficiais indicam 15 mil africanos mortos na Indochina, ao lado de 11 600 legionários, 26 mil e 600 franceses da metrópole, 26 mil indochineses do exército francês, 17 mil e 600 soldados dos estados associados”. Uma década em que houve mudanças na Palestina e no Egito e a Conferência de Bandung (1950) não foi meramente simbólica. As superpotências, já em confronto, deram conta de que os países afro-asiáticos tinham querer. Depois da Conferência espalhou-se no mundo que a África colonizada iria fatalmente seguir o destino da Ásia. Aos olhos de muitos autores, Bandung apareceu como o pendente exato do Congresso de Berlim, em 1885, a África fora colonizada porque era colonizável, em 1955 a África iria ser descolonizada porque se tornara descolonizável. Como aconteceu: Líbia, Egito e Sudão; os combates sanguinários na Argélia que levarão à sua independência em 1962; a emergência de uma literatura negra sobretudo de expressão francesa e inglesa; Nkrumah é quase visto como um Messias, ele lança ideias de federação e de unidade entre Estados, uma fórmula de exponenciar potencialidades dos recursos; haverá mudanças no Togo, na Costa do Marfim, nos Camarões, no Senegal, no Quénia, no Uganda.

E a autora escreve:
“Os dez anos que se seguem à Conferência de Bandung vão assistir a um refazer total do mapa político da África. De quatro em 1955 (Egipto, Etiópia, Libéria, Líbia) e cinco se contarmos com a União Sul-Africana, o número de Estados soberanos passará a 36 em 1965, 38 se contarmos com a República da África do Sul e a Rodésia. Dos quatro grandes conjuntos coloniais africanos em 1955, apenas restará em 1965 o português. A África belga já não existira, da África francesa restarão os minúsculos territórios de Djibuti e das Comores; da África inglesa apenas subsistirão os três territórios do Lesotho, Botswana e Suazilândia”.
A previsão dos novos ventos da História concretizou-se, com muitas dores de renúncia, como a Argélia, com atribulações sangrentas, como o Congo e com os holofotes apontados aos resquícios do colonialismo, nomeadamente a África austral. O trabalho de Marianne Cornevin discreteia sobre as independências proclamadas antes de 1960 e as posteriores: as catorze independências da África francesa, o Congo belga, a Somália; mas também outras independências como a Nigéria, a Serra Leoa, o Tanganica, Ruanda e Burundi, Argélia, Uganda, Quénia, Zanzibar, Niassalândia-Malawi, Rodésia do Norte – Zâmbia, Gâmbia, Rodésia do Sul – Rodésia.

Inevitavelmente, o termo da obra foca-se na África a sul do Zambeze até à independência de Moçambique e de Angola, dando atenção aos acontecimentos da África do Sul, da Namíbia, do Lesotho, Botswana, Suazilândia, o que se passou na Rodésia entre 1965 e 1975.

Falando de Moçambique e dos dez anos de guerra, a autora observa que não foi nada de surpreendente a guerra de libertação se ter iniciado quinze dias após a independência do Malawi, como nada tem de espantoso o facto de ser essencialmente entre os Macondes que a guerra se tenha desenvolvido. Depois do morticínio de 1960, os Macondes tinham passado em massa o rio Rovuma e juntaram-se na Tanzânia, a Frelimo era produto da união de vários movimentos e tinha como líder Eduardo Mondlane assassinado em 1969. O 25 de abril de 1974 coincide com um período de intensa atividade da Frelimo, atacando as vias férreas que partem da Beira para a Rodésia e para o Malawi. Ao contrário de Moçambique, onde foi a Frelimo que combateu sem nenhum outro apoio interno, e que se apresentava como o partido “único, supratribal e nacional”, a questão angolana foi mais complexa pelo facto de existirem três movimentos que se guerreavam entre si, tendo havido a habilidade das autoridades portuguesas em explorar tais dissensões. A autora enumera os acontecimentos a partir de 4 de fevereiro de 1961, quem era quem no MPLA, na FNLA e na UNITA. E tece o seguinte comentário: “Do ponto de vista militar, é incontestavelmente o FNLA que apresenta em 1974 as perspetivas mais favoráveis. O FNLA dispõe de três campos de treino situados no Zaire que pertencem, na sua quase totalidade, à etnia Kongo. A UNITA é certamente o mais fraco dos três movimentos. Os efetivos do exército do MPLA ou FAPLA são nitidamente inferiores aos do FNLA”. Refere igualmente o espetacular desenvolvimento de Angola no final do período colonial, graças ao petróleo, a riquíssima jazida de minério de ferro de Cassinga e os diamantes. O livro termina com a II Guerra em Angola em 1976, com a vitória do MPLA, a sua admissão como membro da OUA e o seu reconhecimento a partir de 17 de fevereiro pela CEE e Portugal.

Mapa político de África depois da descolonização.
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Nota do editor

Último poste da série de 8 DE NOVEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22697: Notas de leitura (1392): "História da África Contemporânea, da Segunda Guerra Mundial aos nossos dias", por Marianne Cornevin, I Volume; Edições Sociais, 1979 (1) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P22720: In Memoriam: Cadetes da Escola do Exército e da Escola de Guerra (actual Academia Militar), mortos em combate na 1ª Guerra Mundial (França, Angola e Moçambique, 1914-1918) (cor art ref António Carlos Morais Silva) - Parte XVII: Francisco de Sousa Silva e Frias, cap inf (Santarém, 1887 - França, CEP, 1928)

 

Francisco de Sousa Silva e Frias (1887-1918)


Nome:  Francisco de Sousa Silva e Frias

Posto; Capitão de Infantaria

Naturalidade: Santarém

Data de nascimento: 14 de Novembro de 1887

Incorporação: 1908 na Escola do Exército (nº 151 do Corpo de Alunos)

Unidade:  4º Grupo de Metralhadoras, Estado-Maior de Infantaria

Condecorações

TO da morte em combate; França (CEP)

Data de Embarque: 25 de Julho de 1917

Data da morte:  9 de Abril de 1918

Sepultura França:  Cemitério de Richebourg l'Avoué

Circunstâncias da morte:  Ferido mortalmente no combate de 9 de Abril de 1918 foi inicialmente dado como desaparecido e posteriormente identificado e sepultado no cemitério militar de Laventie.

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António Carlos Morais da Silva, hoje e ontem


1. Continuação da publicação da série respeitante à biografia (breve) de cada um oficiais oriundos da Escola do Exército e da Escola de Guerra que morreram em combate, na I Guerra Mundial, nos teatros de operações de Angola, Moçambique e França (*).

Trabalho de pesquisa do cor art ref António Carlos Morais da Silva, cadete-aluno nº 45/63 do Corpo de Alunos da Academia Militar e depois professor da AM, durante cerca de 3 décadas; é membro da nossa

Tabanca Grande, tendo sido, no CTIG, instrutor da 1ª CCmds Africanos, em Fá Mandinga, adjunto do COP 6, em Mansabá, e comandante da CCAÇ 2796, em Gadamael, entre 1970 e 1972.

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Nota do editor:

Último poste da série > 5 de novembro de  2021 > Guiné 61/74 - P22688: In Memoriam: Cadetes da Escola do Exército e da Escola de Guerra (actual Academia Militar), mortos em combate na 1ª Guerra Mundial (França, Angola e Moçambique, 1914-1918) (cor art ref António Carlos Morais Silva) - Parte XVI: Aurélio de Mendonça e Pinho, ten art (Celorico da Beira, 1891 - França, CEP, 1918)

domingo, 14 de novembro de 2021

Guiné 61/74 - P22719: Blogpoesia (760): Operações e Missões, e dos nomes que lhes davam (7) (Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845)

1. Em mensagem de 4 de Novembro de 2021, o nosso camarada Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845 (Teixeira Pinto, 1968/70) mandou-nos um trabalho em quadras onde refere os nomes das Operações em que o seu Batalhão participou. Publica-se hoje o sétimo e último poste da série. Lembremos a sua mensagem:

Bom dia Carlos
Em primeiro lugar obrigado por me ires aturando.
Hoje, envio mais coisas minhas pois, lembrei-me das Operações e Missões e dos nomes que lhe davam.
Um Abraço para todos, em especial para os Chefes de Tabanca
Albino Silva



OPERAÇÕES E MISSÕES

Batalhão de Caçadores 2845


Em Convívios da CCS
Por em Chaves ter estado
Vi que outras companhias
Por lá já tinham passado.

E o que é que nós sentimos
Naquele Quartel ao entrar
Ouvir o seu Comandante
A nossa história contar.

Até ganhamos vaidade
Sempre que lá entramos
Com muitos anos depois
Parece que na tropa andamos.

Parece que já disse tudo
Camaradas do Batalhão
Não querendo magoar alguém
Se o fiz peço perdão.

Estamos ficando velhos
Bem depressa aqui chegamos
Com saudades daquele tempo
O qual agora nós recordamos.

O nosso passado eu conto
Enquanto tiver memória
Por isso quis escrever
Para nós a nossa história.

História do meu Batalhão
Companhia a Companhia
Camaradas da Guiné
Que eu me lembro dia a dia.

Agradeço às Entidades
Que me ajudaram e são
Primeiro Manuel Mestre
E Comandante do Batalhão.

Entre outros Comandantes
Que a todos digo obrigado
Ao Cor. Aristides Pinheiro
Por me ter ajudado.

Depois do meu Batalhão
Para vós que também é
Ex Militar destemido
Que lutaste na Guiné.

Viva o meu Batalhão
A minha CCS e até
Todas as Companhias
Na campanha da Guiné.

A Guiné já não é nossa
Mas parece que ainda é
Pois todos gostamos saber
Notícias lá da Guiné.

A Guiné hoje é diferente
Já nada mais é igual
A Guiné era Guiné
Quando era Portugal.

Adeus Guiné nós dissemos
E prometemos voltar
Para ver por onde andamos
Nos tempos de Militar.

Por tudo quanto sofremos
O teu bem nós desejamos
Estando contigo Guiné
Porque ainda te amamos.

Esta escrita terminou
O Maqueiro escreveu assim
Adeus Guiné e Camaradas
Pois deixo aqui o FIM.

Albino Silva
Ex-Soldado Maqueiro
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Notas do editor

Último poste de Alnino Silva de 13 DE NOVEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22716: Blogpoesia (758): Operações e Missões, e dos nomes que lhes davam (6) (Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845)

Último poste da série de 14 DE NOVEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22718: Blogpoesia (759): "Ilusão da eternidade"; "Ideias embrulhadas"; "Insolência" e "Nem só as vacas mugem", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

Guiné 61/74 - P22718: Blogpoesia (759): "Ilusão da eternidade"; "Ideias embrulhadas"; "Insolência" e "Nem só as vacas mugem", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

1. Publicação de poesia da autoria do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728, CachilCatió e Bissau, 1964/66):


Ilusão da eternidade

Caminhamos nesta vida na ilusão de que é eterna.
Temos a sensação que a criança tem na sua infância.
Nunca mais passam as aulas da primária e da catequese.
Pelo contrário, o recreio passa vertiginoso.
Quando se podia colher a melhor fruta na horta fechada da vizinhança sem problemas.
E que sabor!...
Toda a gente o fazia na sua infância.
Aquelas uvas gordas.
Que doçura a dos morangos e das cerejas.
As amoras bravias dos silvados.
Eram de toda a gente.
Cresciam livres ao sol aberto.
Nunca mais as coisas foram assim docinhas!...

Berlim, 2 de Novembro de 2021
11h15m
Jlmg


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Ideias embrulhadas

Embrulho minhas ideias em palavras.
As remeto depois pelo correio.
Registadas com aviso de recepção.
Quero que cheguem bem ao seu destino.
As mando para meus amigos com saudade.
Das horas mais alegres da nossa infância.
Na escola e na catequese dos dos velhos tempos.
As mais felizes que nós temos.
Fico à espera das respostas.
Oxalá boas como sempre.
Quero lê-las nas horas mais tristes
Que a todos surpreendem.


Berlim, 3 de Novembro de 2021.
17h10m
Jlmg


********************

Insolência

Não é preciso insolência para viver em paz.
A vida tece-se de boas acções.
Cada um dá as suas.
O meu contributo hoje é dar as boas vindas aos que hoje vieram ao mundo.
Saborear o privilégio de viver.
Viver tem seus problemas, mas se tudo calhasse bem, seria insípida.
Perderia todo o sentido.
Ela é breve. Aproveita-a bem...


Berlim, 9 de Novembro de 2021
11h53m
Jlmg


********************

Nem só as vacas mugem

Nem só as vacas mugem. Também os bois.
Quem teve a dita de ir a África e calcorrear as florestas
Ouviu rugidos de estontear e meter medo.
As aves gigantescas. Os leões da selva.
O matraquear dos tambores nas cubatas, para afugentar as feras,
na noite negra e transmitir mensagens.
Não havia celulares.
Perdurarão para sempre na minha memória de oficial militar
Que teve a dita de regressar à metrópole, vivo e em bom estado.
Que será feito dos soldados do meu pelotão?...


Berlim, 10 de Novembro de 2021
20h5m
Jlmg

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Notas do editor

Último poste de Joaquim Luís Mendes Gomes de 31 DE OUTUBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22673: Blogpoesia (752): "A força da rotina"; "Piano dos sabores"; "De novo nos motocas" e "Janela da alma", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

Último poste da série de 13 DE NOVEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22716: Blogpoesia (758): Operações e Missões, e dos nomes que lhes davam (6) (Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845)

Guiné 61/74 - P22717: Parabéns a você (2004): César Dias, ex-Fur Mil Sapador Inf da CCS/BCAÇ 2885 (Mansoa e Mansabá, 1969/71); Jacinto Cristina, ex-Soldado At Inf da CCAÇ 3546/BCAÇ 3883 (Piche e Camajabá, 1972/74) e Maria Arminda Santos, Ex-Tenente Enfermeira Paraquedista (1961/1970)

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Nota do editor

Último poste da série de 13 de Novembro de 2021 > Guiné 61/74 - P22714: Parabéns a você (2003): José Manuel Lopes, ex-Fur Mil Art da CART 6250/72 (Mampatá e Colibuia, 1972/74)

sábado, 13 de novembro de 2021

Guiné 61/74 - P22716: Blogpoesia (758): Operações e Missões, e dos nomes que lhes davam (6) (Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845)

1. Em mensagem de 4 de Novembro de 2021, o nosso camarada Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845 (Teixeira Pinto, 1968/70) mandou-nos um trabalho em quadras onde refere os nomes das Operações em que o seu Batalhão participou. Publica-se hoje o sexto poste da série. Lembremos a sua mensagem:

Bom dia Carlos
Em primeiro lugar obrigado por me ires aturando.
Hoje, envio mais coisas minhas pois, lembrei-me das Operações e Missões e dos nomes que lhe davam.
Um Abraço para todos, em especial para os Chefes de Tabanca
Albino Silva



OPERAÇÕES E MISSÕES

Batalhão de Caçadores 2845


Eu às vezes conversando
Recordando o passado
Passa um camarada e pára
Por na Guiné ter estado.

Por vezes passámos tempo
Com saudades a conversar
Aparece um em que diz
À Guiné hei-de voltar.

Hoje só em convívios
É que se pode falar
Antes matando inimigo
Agora saudades matar.

O tempo passa depressa
Como eu também estás cansado
E no dia a dia sofrendo
As maleitas do passado.

Hoje contamos aos netos
Aos filhos já foi contado
Horrores da guerra que nós
Da Guiné nosso passado.

Foi em um ou dois convívios
Em que foi alegria então
Quando juntos fraternizamos
A nível do Batalhão.

Os Convívios continuam
Ano a ano ninguém esquece
Primeiro sábado de Maio
É o nosso da CCS.

E é lindo muito lindo
Camaradas encontrar
Com um abraço bem forte
Tanta saudade matar.

Hoje recordar a Guiné
Ainda fortes e capazes
Com as saudades do tempo
Em que nós fomos rapazes.

Nós falamos de saudades
Falamos de quando em vez
Sem usar camuflado
Muito menos a G3.

Falamos de camaradas
E de lutas sem igual
Combatentes na Guiné
Nós heróis de Portugal.

Falamos de um passado
Tempo que jamais voltou
Jovens naquela idade
E que na Guiné lutou.

Recordamos o nosso tempo
Falamos daquela terra
Dos aerogramas recebidos
De tantas Madrinhas de Guerra.

Recordamos o Batalhão
Santa Margarida e Niassa
Recordamos os vinte anos
Com que partimos prá caça.

Lembramo-nos de camaradas
Dos quais não vamos esquecer
Mesmo dos que já partiram
E que deixaram de combater.

Excelentes e Valorosos
Era o nosso Batalhão
Que hoje é para nós
Uma grande recordação.

Era o BC 10 de Chaves
Hoje não sendo ainda é
O Batalhão de Caçadores
Que nos mandou para a Guiné.

Em Chaves e no Quartel
Em convívios que lá fizemos
Tão bem recebidos que fomos
Honras Militares tivemos.
(continua)
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Nota do editor

Último poste da série de 12 DE NOVEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22713: Blogpoesia (757): Operações e Missões, e dos nomes que lhes davam (5) (Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845)

Guiné 61/74 - P22715: Os nossos seres, saberes e lazeres (476): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (24): Museu Nacional do Traje: muita indumentária, chapéus e leques, adereços icónicos (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 18 de Outubro de 2021:

Queridos amigos,
Gosto muito de palmilhar toda a estrada que atravessa o Paço do Lumiar, é uma ida e volta agradável, depois é uma questão de apanhar um metro e regressar a penates. O Parque do Monteiro-Mor é também visita frequente, não encontro razão por esta falta de comparência há uns bons anos não entrando neste belo museu, irrepreensivelmente mantido no seu interior e de uma museologia e museografia tão cativantes, imagino que qualquer professor gostará de trazer aqui os seus alunos para abrir horizontes ao estudo das mentalidades do século XVIII para cá. Vim atraído por uma exposição de chapéus e leques, este último adereço há muito que anda comigo e ocupa espaço nas minhas paredes domésticas. Mas aproveitei o ensejo para começar no século XVIII e confirmar que o interior do Palácio Angeja-Palmela continua a merecer desvelo e talento de quem dele se ocupa.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (24):
Museu Nacional do Traje: muita indumentária, chapéus e leques, adereços icónicos

Mário Beja Santos

Li a notícia de uma exposição sobre chapéus e leques no Museu Nacional do Traje, onde não entrava há um ror de tempo. Graças a uma tia, cedo despertei para o prazer de ver e de viver acompanhado de leques: japoneses ou chineses, românticos ou novecentistas. Esta minha tia tinha como um dos seus passatempos adquirir leques por vezes muito deteriorados e proceder a restauros, dando-me a satisfação de poder acompanhar o seu trabalho, a substituir tecidos, a reparar varetas, a colar as guardas, a reforçar os reversos, nessas tardes pude pasmar com a delicadeza do trabalho de ver peças deterioradas ganharem vida, ainda que, para gozo da sua contemplação, houvesse necessidade de os emoldurar, um processo de esconder mazelas e outros subtis artifícios do restauro, esta minha tia parecia praticar cirurgia com as varetas, substituindo-as, fossem de madrepérola ou madeira canforada. Enquanto as suas mãos se moviam numa prancheta, por vezes empunhando uma tesoura ou pegando em pinças, esta minha tia falavam-me sobre a história dos leques, muito provavelmente a sua origem oriental, o irrecusável papel que desempenhou nas civilizações, o seu apogeu no mundo ocidental, sobretudo graças aos franceses que usaram madeiras pintadas e lacadas, e fui tomando conta de que no século XIX era uma das grandes exportações chinesas, tivessem ou não varetas em bambu ou madeira lacada, panos pintados, tal como os franceses usavam leques com varetas em marfim, tecidos delicados, panos em papel pintado a guache, pano em cabritilha. Chega de comentários pessoais, embora confesse que gosto muito de falar dos meus leques a quem deles aprecia.

Para se saber um pouco deste Palácio Angeja-Palmela, vale a pena reproduzir um texto elucidativo que se dispõe à entrada:
"O Museu Nacional do Traje encontra-se instalado no Palácio Angeja-Palmela, assim denominado por ter sido propriedade destas duas famílias.
O Palácio foi mandado construir pelo 3.º Marquês de Angeja (século XVIII), após o terramoto de 1755. Tem traça pombalina, caraterizada pelo seu sistema estrutural antissísmico e pelas suas formas austeras, contudo desconhece-se o seu autor.
Adquirido em 1840 pelo 2.º Duque de Palmela, o Palácio continuou a servir como segunda residência e foi objeto de diversas campanhas de requalificação dos seus interiores, como a introdução de pinturas parietais ao gosto da época, as quais se juntaram aos estuques e aos azulejos já existentes.
Em 1975, o Estado Português adquiriu o Palácio, conjuntamente com o Parque Botânico do Monteiro-Mor que lhe está agregado, para instalação do Museu Nacional do Traje, que abriu as suas portas ao público em julho de 1977”.


Qual o seu acervo? Guarda uma coleção de indumentária de traje nacional e estrangeiro, desde o século XVIII à atualidade, a par de um conjunto relevante de acessórios destas diferentes épocas, como vamos ver.

Duas imagens do Palácio Angeja-Palmela, sede do Museu Nacional do Traje

Impressiona o estado de conservação no interior do museu, as melhores práticas de museologia e museografia, o didatismo que a exposição permite, veja-se a beleza dos estuques, a conservação dos lambris de azulejos, o estado da indumentária, estamos em pleno século XVIII, é por aqui que a exposição começa, trajes que ajudam a compreender mentalidades, um sentimento de classe, a atmosfera de uma época, e este espaço interior assenta que nem uma luva, aqui e acolá temos pintura alusiva, ajuda a enfatizar, tal como os adereços, tão sugestivos que põe o visitante a bisbilhotá-los com cuidado… Ou não houvesse para ali leques...
O estilo império faz aqui obrigatoriamente presença, ali perto um quase adolescente comentava à mãe que já tinha visto tal vestuário numa série televisiva, julgava ser pura invenção, a mãe revelou-se esclarecedora, e pus-me de orelha à escuta, olha filho vê a cintura pronunciada, o vestido a cair pregueado, introduziu uma enorme simplicidade no traje feminino, nada de anquinhas ou excessos de saiotes, olha para a fatiota dos homens, irá dar origem àquele tipo de casaca a vestuário que os homens vão usar nas academias ou até na diplomacia, durante muito tempo. E, como verás adiante, devido talvez à industrialização e à prosperidade, irá sofisticar-se, vais ver. Aproveitei para andar ali atrás, a meter o bedelho onde não era chamado.
Leques e outros acessórios distintivos – para quê mais comentários? Aquele do meio, se não fizer falta ao museu, fica em minha casa em regime de comodato…
Do estilo império passou-se para o romantismo, a atração greco-romana diluiu-se, arredondaram-se as saias, se necessário recorria-se a enchumaços, há o tufado das mangas. A mãe do jovem falava nos tempos de Camilo Castelo Branco e lembrou-lhe o filme de Jane Eyre, ele disse prontamente que sim. Apeteceu-me tirar uma imagem para contrastar os dois estilos de moda, é capaz de surtir efeito.
Não me canso de louvar o estado de conservação desta casa, miro as paredes de alto a baixo, contemplo os estuques, não são motivo para ficar embasbacado, mas ao menos fica-se satisfeito de ver tudo bem mantido, os vidros da bandeira por cima desta porta dão sinal de velhice, bons tempos em que se usavam estes espelhados, é melhor deixá-los assim.

Importa não esquecer que este museu já foi palácio, vamos prosseguir a viagem indo até à capela, depois até ao século XX, então sim, saímos até ao pátio para ver uma interessante mostra do uso da cobertura na cabeça consoante o estatuto social e o papel ocupado pelos leques nos últimos séculos. Tudo feito sem alarde, mas com rigor e segurança dos comentários expostos.

Gostei e recomendo.

(continua)
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Nota do editor

Último poste da série de 6 DE NOVEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22694: Os nossos seres, saberes e lazeres (475): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (16) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P22714: Parabéns a você (2003): José Manuel Lopes, ex-Fur Mil Art da CART 6250/72 (Mampatá e Colibuia, 1972/74)

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Nota do editor

Último poste da série de 10 de Novembro de 2021 > Guiné 61/74 - P22703: Parabéns a você (2002): Jorge Araújo, ex-Fur Mil Op Especiais da CART 3494/BART 3873 (Xime e Mansambo, 1972/74)

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Guiné 61/74 - P22713: Blogpoesia (757): Operações e Missões, e dos nomes que lhes davam (5) (Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845)

1. Em mensagem de 4 de Novembro de 2021, o nosso camarada Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845 (Teixeira Pinto, 1968/70) mandou-nos um trabalho em quadras onde refere os nomes das Operações em que o seu Batalhão participou. Publica-se hoje o quinto poste da série. Lembremos a sua mensagem:

Bom dia Carlos
Em primeiro lugar obrigado por me ires aturando.
Hoje, envio mais coisas minhas pois, lembrei-me das Operações e Missões e dos nomes que lhe davam.
Um Abraço para todos, em especial para os Chefes de Tabanca
Albino Silva



OPERAÇÕES E MISSÕES

Batalhão de Caçadores 2845


Vinte e três sessenta e sete
Que também foi massacrada
Com Honras do Batalhão
Que bem mereceu ser Honrada.

Vinte e três sessenta e oito
De valentia e coragem
Muito bem no Batalhão
Era também sua imagem.

Com pelotões destacados
Onde estava o inimigo
Com desprezo pela vida
Iam enfrentando o perigo.

E se havia feridos
Naquela guerra à caça
Fossem brancos ou negros
Era igual a raça.

O Batalhão sempre atento
Registando dia a dia
Também deu o seu louvor
Para esta companhia.

O Comandante Territorial
Compreendeu bem e então
Para além das Companhia
Deu Louvor ao Batalhão.

Um Batalhão competente
Em medo e em tantos dias
Representado tão bem
Pelas nossas companhias.

O Comandante vaidoso
Um Tenente Coronel
Homem de bem e amigo
Fora e dentro do quartel.

Se todos se lembram bem
Do Comandante porreiro
Do Tenente Coronel
Que era o Aristides Pinheiro.

Companhias operacionais
Companhias de caçadores
Companhias de valentes
Para todos um Louvor.

Nós todos que fizemos
Na Guiné a comissão
O nome ficou gravado
Lá no nosso Batalhão.

Todos nós fomos louvados
Nenhum foi posto de lado
Porque todos nós usámos
Na Guiné camuflado.

Fomos nós os corajosos
Numa terra que tremia
E cada um lutou bem
E sempre com valentia.

Se uns mais e outros menos
O fizemos com coragem
Pró Batalhão ser louvado
Nós éramos a sua imagem.

1968, 69 e70
Foram anos que marcaram
E uns contam aos outros
Aquilo que por lá passámos.

O tempo já vai distante
Já prontos a abandonar
Com nós entrando no Barco
Ficava a Guiné a chorar.

A nossa grande alegria
Foi sem dúvida o regresso
Há tantos anos que foi
Mas a Guiné não esqueço.

Sei que há mais como eu
Da Guiné não esquecer
Por me lembrar tanto dela
Estou por ela a escrever.
(continua)
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Nota do editor

Último poste da série de 11 DE NOVEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22708: Blogpoesia (756): Operações e Missões, e dos nomes que lhes davam (4) (Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845)

Guiné 61/74 - P22712: Esboços para um romance - II (Mário Beja Santos): Rua do Eclipse (78): A funda que arremessa para o fundo da memória

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 27 de Outubro de 2021

Queridos amigos,
É num ambiente de perplexidade, e num lapso de dias, que Paulo Guilherme é novamente confrontado com manifestações de racismo, em proporções violentas. Demorará muitos anos a perceber qual o fermento daquele ódio escondido, de que ninguém ali fala, na Guiné a ferro e fogo, ouve as mensagens veementes do governador e comandante-chefe que diz que a Guiné é para os guinéus, aqui e acolá apercebe-se que há hostilidades contidas, sabe Deus a que custo. São dois episódios inesperados que aqui se narram, o segundo ficará atamancado até ao jovem oficial partir. Espera-se que tenha sido uma decisão assisada, a História veio alertar, aí por novembro de 1980, que o azeite não se mistura com a água, que há ressentimentos seculares que não se apagam só porque se encontrou um slogan de conveniência para usar como bandeira a unidade Guiné-Cabo Verde. A guerra de Paulo Guilherme está prestes a findar, ele regressará com esta inquietação, e persistiu em estudar o que escondia a cortina de silêncio a tanto rancor camuflado, até lhe descobrir a essência de agruras que demoram muito tempo a sarar.

Um abraço do
Mário



Rua do Eclipse (78): A funda que arremessa para o fundo da memória

Mário Beja Santos

Paulo mon adoré, estou ansiosa que venhas, pairo num torvelinho de saudades, não me sai da mente a ideia de que tu vens trabalhar para Bruxelas, não sendo prejudicado no tempo de reforma e de modo algum lesado no montante dos teus rendimentos, compreendo perfeitamente a tua preocupação em ajudar os teus filhos, sobretudo aqueles dois que têm trabalho precário. Percebi ontem, na nossa longa conversação telefónica, que aguardas a marcação da entrevista com o dirigente da Confederação Europeia dos Sindicatos, muito surpreendida fiquei quando ele te anunciou que o acompanharás numa conferência internacional a realizar em Estocolmo sobre os desafios do sindicalismo na vida quotidiana no quadro do alargamento comunitário.

É neste ambiente de expetativa que ao contrário de Penélope vou rendilhando os últimos tempos da tua comissão. Estamos, pois, num dia de chuva diluviana, convidaste o engenheiro da TECNIL para um repasto na messe dos oficiais, o mesmo é dizer em Bambadinca. Até agora, já vão algumas semanas, são conversas rápidas, cumprimentos formais, hostilidade zero, são duas peças na construção de uma estrada que se vai revelar extremamente importante, será um piso alcatroado que unirá uma área significativa do Leste da Guiné, tu garantes a segurança e ele manifesta-se pela sua competência na persecução das obras, não há laivos de intimidade. Quando me enviaste os apontamentos rabiscados do teor da conversa havida enquanto comiam fora de horas um bife com ovo estrelado acompanhado por um bom Vinho do Dão, tudo parecia estar a correr bem, lá fora chovia que Deus dava, até comentaste que nos baixos de Bambadinca já devia estar tudo inundado, descobriram os dois que tinham frequentado os mesmos cineclubes, tertúlias afins e quando chegaram às leituras teceram comentários a diferentes livros que tinham lido, tudo numa atmosfera de aprazimento, o cenário da guerra ficara noutra latitude e longitude.

E pediste para os dois cafés e uísque, estavam ambos nitidamente estimulados por interesses comuns desde os escritores existencialistas, passando pelo teatro de Tennessee Williams, inevitavelmente o cinema de Louis Malle, Visconti, Fellini, David Lean. De supetão, o confrade engenheiro dá guinadas na conversa e pergunta-te com um total descaro se tu tens consciência de que a guerra ainda não foi ganha devido a um conjunto de interesses que lesam a Pátria. Ficaste aturdido, parecias ter recebido uma picada que te impedia o raciocínio, mas lá voltaste ao diálogo lembrando que por uso e costume os militares não apreciavam com os civis os temas da guerra, daí não poderes responder. Ele continua a espicaçar-te, que tivesses à vontade, não havia ali ninguém com o ouvido à escuta, o tom de voz dele acalorava-se, o olhar era penetrante e então, de modo perentório, deu-te a saber que existia uma solução militar para acabar rapidamente com o conflito, os guerrilheiros apercebiam-se da nossa indecisão e carregavam com mais força. Foi a tua vez de redigires, recordando àquele senhor que não medias meças com aqueles que procuravam combater, os teus soldados guineenses eram inequivocamente valorosos. O senhor engenheiro perdeu as estribeiras, os portugueses brancos e estes pretos incapazes da Guiné não tinham fibra, o terrorismo alimenta-se dessa incapacidade, essa falta de vontade para vencer. Procuraste pôr termo à conversa, ele continuou a perorar, e é nisto que te atirou com um argumento que parecia um ferro em brasa, bastavam seis companhias de cabo-verdianos e em escassos meses a peste seria erradicada.

Paulo, meu adorado amor, eu posso imaginar o que te custou escreveres este pedaço das tuas memórias, pedindo-me para pôr em letra de forma, sem tirar uma vírgula, o senhor engenheiro, quando lhe perguntaste como era possível um efetivo de seis companhias bater todo aquele território e afugentar para todo o sempre a guerrilha, ele parecia de cabeça perdida, gesticulava de pé que para todos aqueles guerrilheiros se tinha que adotar uma solução final, tudo morto, fosse qual fosse a idade, com lança-chamas, à granada, com faca de mato, regando com petróleo, ninguém ficaria para contar a história.

Tomei nota do que escreveste no fim do teu texto, estavas hirto, bailava-te no pensamento todos os outros momentos em que viras escancarado um racismo que te era incompreensível, demoraste muitos anos a perceber que a presença cabo-verdiana agudizara o relacionamento, quem chegava vinha para mandar, vigiar e punir, eram parte firme da classe dirigente local, mandantes dos colonos que, regra geral, não possuíam saúde e até cultura como aquela gente do arquipélago. E também só muitos anos mais tarde é que te foi dado perceber como aquela unidade Guiné-Cabo Verde, sempre matraqueada pelo pai fundador do PAIGC, era pouco mais do que uma bola de sabão embora um excelente argumento para atrair cabo-verdianos revolucionários numa guerrilha onde havia bons combatentes, mas falta de quadros. Mas como tu dizes, ainda faltava um último teste, que chegou dias depois, quando, regressado de mais uma coluna ao Xitole, alguém avançou para ti em alvoroço, dizendo-te que tinhas no teu quarto o substituto, pois bem, mais sentado que deitado numa cama estava um jovem cabo-verdiano que te recebeu com um sorriso jovial, por sorte não revelaste o teu estonteamento, conversaram amenamente, pediste licença para te banhar e mudar de roupa, e depois iriam dar uma volta para se conhecerem melhor. É neste entretanto que um dos teus soldados apareceu esbaforido a dizer que o pelotão exigia um encontro urgente com o nosso alfero, era assunto muito sério que não podia ser postergado, enquanto lavavas o corpo ias deitando contas à vida dos graúdos problemas que se avizinhavam.

Como aconteceu, mudaste de farda, lá foste ao encontro dos teus homens, por detrás da escola encontraste gente furibunda, ouviste das boas, tinhas muita prosápia quando falavas no amor àquela terra e àquelas gentes e fazias-te agora substituir por um cabo-verdiano, em toda a Bambadinca já se sabia que tinha chegado mais um encarregado dos colonos brancos para lhes dar porrada, vai falar com o comandante, nem te passe pela cabeça que vais para a tua terra e ficamos entregues a alguém que sempre nos tratou a chicote.

Enquanto eu escrevia estas notas que tu alinhavaste, procurava entender o pesadelo que representava a chegada do teu substituto, como seria possível descalçar a bota. São estes os apontamentos que nestas noites de vigília, enquanto aguardo a chegada do homem mais amado do mundo que muito provavelmente vem tomar conta da minha vida na Rua do Eclipse, vou redigindo, mas sempre com a perceção que esta comissão que tiveste na Guiné se prolongou como um fogo adormecido. Vamos ver adiante se tenho ou não tenho razão. Bisous milles enquanto aguardo o telefonema a anunciar a tua chegada, Annette.

(continua)


Coluna auto deslocando-se de Bambadinca para o Xime, nas proximidades de Ponta Coli, imagem do blogue
Trabalhos de construção da estrada Xime-Bambadinca, com a sede do batalhão ao fundo, imagem do blogue
Imagem da messe dos oficiais em Bambadinca, ao tempo em que se deu o almoço mirabolante em que se começou na nostalgia das incursões culturais lisboetas e se acabou numa cena de ódio
A messe de Bambadinca depois da independência, imagem do blogue
O último jantar em Bambadinca, agosto de 1970
A LDG Alfange, nela se viajará até Bissau, a partir do Xime, ficou a mágoa da despedida a toda aquela fidelidade inquebrantável
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Nota do editor

Último poste da série de 5 DE NOVEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22689: Esboços para um romance - II (Mário Beja Santos): Rua do Eclipse (77): A funda que arremessa para o fundo da memória