Navio T/T Carvalho Araújo
1. Mensagem do nosso camarada António Tavares (ex-Fur Mil SAM da CCS/BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72), datada de 24 de Abril de 2018:
Camarigos,
Esta fotografia faz hoje (24.Abril.2018) precisamente 48 anos. Nela, vemos militares do BCaç 2912 que estavam no Cais Marítimo de Alcântara a aguardar a hora de embarque.
Chegámos pelas 06H30 ao cais. Aí tomámos o pequeno-almoço junto ao navio. Depois das cerimónias de despedida subimos o portaló da embarcação. O almoço foi servido a bordo.
António Tavares
Cozinha de campanha
Embarque do BCAÇ 2912 - Lisboa, 24 de Abril de 1970
O CARVALHO ARAUJO zarpou às 12H00, certas, de Lisboa, rumo ao cais de Pindjiguitti. Para trás ficavam os acenos e gritos lancinantes dos familiares dos militares que se deslocaram ao cais. Algumas famílias viram partir os seus queridos familiares e nunca mais os viram vivos ou mortos. Eu parti só, naturalmente com o pensamento na minha família. Do convés do navio via a Tapada da Ajuda, onde viviam alguns meus familiares. Retenho a imagem de uma cabina telefónica no cais. Interroguei-me se telefonava ou não, a despedir-me. Não telefonei e de bordo enviei um telegrama com os dizeres tipo “chapa” em que somente mudava o nome do militar emitente da comunicação transmitida.
No dia 26 de Abril avistámos à nossa ré o navio VERA CRUZ. Enquanto os dois navios navegavam lado a lado as tropas saudaram-se mutuamente assim como os navios com os apitos da praxe. O Vera Cruz depressa nos ultrapassou devido à maior potência dos seus motores e velocidade de cruzeiro. Os Teatros de Operações do CTIGuiné e de Moçambique aguardavam os três batalhões e os militares individuais que seguiam nos dois barcos.
O Carvalho Araújo fica para trás do Vera Cruz (ao longe)
Após horas e horas de navegação e em alto mar tivemos a companhia de peixes voadores, alguns dos quais morreram na coberta do navio. À ré do CARVALHO ARAÚJO os golfinhos saudavam os militares e estes presenteavam os golfinhos com restos de comida. A cor azul e por vezes esverdeada das águas do mar e do céu fizeram-nos companhia durante muitas milhas náuticas. Experiências e vivências inesquecíveis para cada um dos militares.
Quando entrámos e navegávamos nas águas territoriais do TO do CTIGuiné tivemos a escolta da Lancha de Fiscalização Grande NRP 361, de nome “Lira”. No início da noite de 30 de Abril o navio T/T Carvalho Araújo terminava mais uma das muitas viagens de Lisboa - Guiné - Lisboa.
A Lancha Lira a navegar em águas territoriais do CTIGuiné
Um constante vaivém de navios entre estas duas cidades desde 1963 a 1974. Os militares transportados no CARVALHO ARAÚJO desembarcaram no cais de Pindjiguitti na manhã do dia 01 de Maio de 1970. A terra vermelha, e de clima tropical, caracteristicamente quente e húmido, recebia mais um contingente de tropas. Os guinéus cantavam e dançavam, dizendo: “periquito” vai no mato...
Em Portugal, o Dia da Liberdade viria após quatro anos transcorridos.
Cumprimentos,
António Tavares
Foz do Douro, Terça-feira 24 de Abril de 2018
____________
Nota do editor
Último poste da série de 25 de Abril de 2018 > Guiné 61/74 - P18558: Efemérides (275): O 25 de Abril de 1974... visto de Bissau, através de aerogramas enviados por Jorge Gameiro ( REP / ACAP / QG / CC) à sua esposa Ana Paula Gameiro e ao seu filhinho Nuno Gameiro... Documentação comprada no OLX, há 5 ou 6 anos (Carlos Mota Ribeiro, Maia) - Parte II
3 comentários:
Extraordinária efeméride, extraordinária salve seja, apenas coincidente na data, de ter sido quatro anos antes destes embarques acabarem.
Quatro anos depois acabaram estes embarques para a guerra.
VIVA O 25 ABRIL
Valdemar Queiroz
Obrigado, Tavares, pelas fotos e pelo texto.. Mas confirma-me: a partida foi mesmo do cais de Alcântara ou Cais da Rocha Conde Óbidos ?... Abraço, até Monte Real. Luis
Curioso! Esta é a viagem Lisboa-Bissau. Na viagem inversa (Bissau-Lisboa), estava lá eu. Partida: início de maio e chegada ao cais de Alcânta a 13 de maio. Foi neste navio e nesta viagem que vieram as 4 urnas com os 3 majores e 1 alferes (Massacre do Chão Manjaco em 20 de abril/70). Atenção que o "Carvalho Araújo" fez esta viagem ligeiramente inclinado para um dos seus lados. Seria o sintoma de que esta seria uma das suas últimas viagens?
Enviar um comentário