domingo, 22 de abril de 2018

Guiné 61/74 - P18550: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte XXVIII-A: As minhas viagens por terras do Cacheu em 1968

Foto nº 1 >  Cacheu, 1968 > Monumento


Foto nº 2  > Cacheu, 1968 > Casas novas


Foto nº 3 > Cacheu, 1968 > Vista do mato


Foto nº 4  > Cacheu, 1968 > Eu, na autometralhadora Daimer, ME-90-72


Foto nº 5 > Cacheu, 1968 > Vista do rio Cacheu


Foto nº 6 > Cacheu, 1968 > Vista di quartel de Cacheu


Foto nº 7 > Cacheu, 1968 > Picada do Cacheu


Guiné > Região de Cacheu > Cacheu > CCS/BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69).

Fotos (e legenda): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem, de 23 de março último, de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69); natural do Porto, vive em Vila do Conde, sendo economista, reformado; tem mais de 4 dezenas de referências no nosso blogue:


Olá, Luís e demais camaradas,

Hoje lembrei-me de mandar mais umas fotos.

Estas são algumas de muitas sobre as diversas viagens que fazia no tal barco da Engenharia, o Sintex, com 2 motores fora de borda, entre São Domingos e Cacheu. Umas vezes em serviço, e outras nem por isso, mais desenfiado e para 'desopilar' daquele local que chamei de 'Campo de concentração de S. Domingos'.

Normalmente íamos todos bem, 4 pessoas apenas, depois na vinda já vinha tudo com a cabeça à volta. Ia com o Alferes Gatinho, da CART 1744, ele era um prato, e passávamos bons momentos.
Fica para a história desta passagem por aquelas terras.

Cacheu era de longe muito mais importante que São Domingos, aliás era a região que dava o nome a Sao Domingos.

O pessoal de lá recebia-me muito bem, não faltava nada.

Um Bom Domingo para todos, com este vento frio que não para de soprar.

Virgílio Teixeira
____________

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Virgílio Teixeira,
Foto 7 seria a picada Bachile/Cacheu? Será possível eslarecer? Desde já os meus agradecimentos
José Câmara

Anónimo disse...

Caro José Câmara:
Infelizmente não posso esclarecer essa dúvida.
Como se pode ver nestes Postes, eu apenas ia de S. Domingos para Cacheu, no Barco da Engenharia 'Sintex' por razões de serviço e/ou de sair do mesmo sitio, apanhar ar, mudar de vistas, tudo menos ficar entre o arame farpado, tantos meses.
Fui meia duzia de vezes ao Cacheu, tirei umas fotos a vários cenários, e ainda tenho algumas para mais tarde. Mas não conheço nada, a não ser o Quartel, o Forte, o Porto, algumas tabancas e um pouco de arredores, mas de nomes nada sei. Apenas me resta a saudade daquele magnifico Rio Cacheu, e a sua foz que considero muito superior ao Tejo.
O nome Bachile não me é estranho, mas francamente não sei, são fotos ao acaso, e como eram de slides, não ficou escrito na hora e depois esqueceu.
Mas gostei muito do Cacheu, e dizem pessoas que já lá foram recentemente, que está bem agradável hoje em dia.

Lamento só agora responder, mas vi hoje esta mensagem.

Um Ab,

Virgilio Teixeira