segunda-feira, 23 de abril de 2018

Guiné 61/74 - P18554: 14º aniversário do nosso blogue (2): Os meus parabéns por esta caminhada de 14 anos... Quanto ao XIII Encontro Nacional da Tabanca Grande, eu bem gostaria de estar, fisicamente, convosco, mas tenho infelizmente uma agenda pesadíssima no mês de maio... Ficará para o próximo ano, se Deus quiser (Virgílio Teixeira, Vila do Conde)

1. Mensagem do Virgíllio Teixeira,  ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69); natural do Porto, vive em Vila do Conde, sendo economista, reformado; tem já mais de 45 referências no nosso blogue:

Data: 23 de abril de 2018 às 16:24

Assunto: XIII Encontro Nacional da Tabanca Grande |  Parabéns por estes 14 anos de vida do blogue

Caros amigos e camaradas Luís Graça, Carlos Vinhal e todos os nossos camaradas que passaram pela Guiné:

Com os Votos de Parabéns por esta caminhada de 14 anos à volta do nosso Blogue (*), que ficará na história como ela foi contada por aqueles que a viveram e não por historiadores que pouco sabem ou virão a saber o que foi aquilo.

Desejos sinceros que esta tarefa vá até ao fim, e esse fim será quando todos já 'da lei da morte se foram libertando'. e outros virão que de uma forma ou outra vou continuar a dar a conhecer ao nosso mundo como foi aquela guerra, que muitos teimam em não a compreender, não aceitar, ou simplesmente querem ignorar e apagar tudo, como se isso fosse possível.

A minha mensagem para os que se vão sentar à sombra do Grande Poilão, em Monte Real, no dia 5 de Maio de 2018, eu estarei com todos em pensamento, mas que tenham um dia muito Feliz, com a Família sempre ao seu lado, e acima de tudo com muita Saúde, o bem mais precioso que temos, e com o avançar dos anos cada vez mais precisamos dela.

Para aqueles que tiveram a curiosidade de ver e ler os meus Postes, quero dizer que por vezes me excedo demais em comentários, não consigo avistar à distância as consequências das minhas palavras, isto não é por feitio, mas por defeito. Se tiver dito ou escrito algo que tivesse ferido alguém, prometo pelo menos que de futuro terei mais cuidado, os meus Postes vão saindo à medida que o nosso Editor tiver tempo, pois é uma grande tarefa para ele, só da minha parte são mais de 1000 imagens. Fiz uma grande obra, organizar, digitalizar, numerar, legendar, datar, comentar, sei lá, coisas que nunca teria pensado nisso caso não tivesse a 'Coragem' de entrar nestas redes sociais, dar a cara e contar a sua vida, por muito pouco interesse que tenha para muitos, mas é a minha vida...

Resposta ao teu email, vou separar em 2 assuntos:

1 - Quanto ao tema do XIII Encontro Nacional, vamos ver se consigo explicar as minhas angústias:

- no dia 5/5, é o XIII Encontro Nacional no Palace Hotel de Monte Real, da família da Guiné, no qual gostaria de estar presente;

- mas no dia 6/5, é o dia da Mãe, que anualmente é uma reunião habitual de família a que não posso faltar; já não tenho mãe, mas os meus 3 filhos ainda têm, os meus 4 netos felizmente também, e os conjugues dos meus filhos também todos têm; enfim, tenho de estar disponível;

- e no dia 12/5, é o Almoço anual do meu batalhão, na Mealhada, que não vou para não sobrecarregar o meu corpo, e porque terá este ano pouco interesse, não só porque é a nível apenas de CCS, eu sou sempre o mais graduado que aparece, e o mais velho - 75 anos -, e lá tenho que fazer as honras do Convento e os discursos, coisa que não me é muita agradável, após o repasto. Além disso no ano seguinte faremos o almoço dos 50 anos da chegada a casa, e esse será em Tomar e é a nível de todo o Batalhão. Vou guardar para essa altura.

E depois,  no dia 25 de Maio, é o meu aniversário de casamento - 47 anos - e é costume passar uns dias fora... E ainda, depois tenho que estar presente, ainda em Maio, 'na festa de fim do curso secundário' do meu neto mais velho - 17 anos -, do seu Colégio no Porto, que vai realizar-se nas instalações da Alfândega do Porto.

... E mais o que haverá só neste mês.
Eu acho que já não tenho «arcaboiço» para tanta coisa, terei de dar prioridade a umas coisas com prejuízo de outras.

Por isso é muito improvável que eu possa aparecer no XIII Encontro da Tabanca Grande, que gostaria de fazer parte, de conhecer as pessoas, de partilhar as minhas aventuras e em especial as minhas loucuras, mas se não for este ano, haverá de certeza no próximo ano, desde que não haja tanta coincidência de datas umas em cima das outras;

Lamento mas espero que seja compreendido, eu fico muito stressado com isto tudo, e já não há remédio. Por cada saída ando a recuperar uns dias.

Em relação ao casal de Guilhabreu - Vila do Conde, não conheço. Mas agradeço esse interesse.

[...]

Um abraço para toda a camaradagem.
Virgílio Teixeira

Em 23-04-2018

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Caro Virgílio:

Como eu sempre digo, "family, first", a família em primeiro lugar... Não queremos, de modo algum, que a tua esposa, filhos e netos nos acusem de te estarmos a "desassossegar"...É bom que continues a sentir-te bem, connosco, mantendo todavia a vela acesa à deusa do lar...

Importante para todos nós e a tua solidariedade e camaradagem... Aqui tens a tua explicação, dada com toda a lisura, gentileza e lealdadfe... Todos te irão compreender...

E para o ano haverá mais. E tu continuarás à sombra do nosso "poilão", árvore sagrada, como sabes, na "nossa" Guiné... Tem para nós um grande valor simbólico... Não há tabanca sem poilão...

Aquele abraço, Luís

Anónimo disse...

Caro Luís,

Obrigado pelas tuas palavras. Fiquei mais aliviado e descansado. Andava com isto apertado a pensar numa solução e teve de ser esta. Posso contudo adiantar, que a minha mulher insistiu bastante comigo, para eu fazer esse esforço, que chegávamos a tempo do dia da mãe, aqui o cerne da questão. Mas francamente eu ficaria muito stressado no dia 5, e mais ainda no dia 6. E não tenho idade para este aperto, isso era bom quando ainda andava pelos 60.
Vai tudo correr bem, com ou sem a minha presença. A Tabanca é grande e o poilão também.
Mais um abraço, Virgilio