quarta-feira, 25 de abril de 2018

Guiné 61/74 - P18562: XIII Encontro Nacional da Tabanca Grande (7): Descansar armas e arrebatar momentos de lazer (José Saúde)


1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos a seguinte mensagem.


XIII Encontro Nacional da Tabanca Grande a 5 de maio, sábado, em Monte Real 

Descansar armas e arrebatar momentos de lazer 

As cáusticas sombras do tempo, embora por vezes enganadoras, não perdoam. Estamos na representação cadente de uma alvorada que ainda nos contempla pela presença na vida. Olhamos para o passado e damos por nós numa indelével jornada por terras da Guiné. Mas, tudo foi ontem. Hoje, o tempo que sobra é para recordar e conviver com antigos camaradas. 

Sentimos, obviamente, que a distância do tempo não atraiçoa. Não a contestamos. Aceitamo-la. Ponto final. Porém, guardamos eternas memórias que a perplexidade de instantes inesquecíveis nos fazem, por enquanto, viver e examinar conteúdos que cada um de nós guardará religiosamente na abençoada “mala de cartão”, um instrumento de viagem que utilizámos e teimamos em transportá-la eternamente às costas mas com muita honradez. 

Neste toque a reunir, sabemos que muitos já ficaram, infelizmente, pelo caminho. Camaradas que precocemente partiram para a tal viagem sem regresso. Ainda assim, fica a sua notável imagem e o muito que contribuíram para os nossos inolvidáveis encontros que anualmente persistem. 

O XIII Encontro da Tabanca Grande, a realizar a 5 de maio de 2018, sábado, em Monte Real, aproxima-se. O apelo que se segue vai para o modesto descansar armas e arrebatar momentos de lazer. Cerremos fileiras e embarquemos numa náutica prospeção pela orla de uma qualquer bolanha, ou rio, e encontrar-nos-emos no Palace Hotel à sombra do majestoso “Poilão”. 

Repousemos, metaforicamente, os camuflados e viajemos por entre picadas onde as minas foram atempadamente levantadas e o capim envolvente desbastado, sendo a nossa viagem vincada pela certeza de que nenhum malévolo IN travará a ânsia de uma boa chegada e de uma ótima partida. 

Aliás, não é absurdo nenhum o sofisma deste pressuposto “extraterrestre” - qual ilusionista da saudade! - lançar aos antigos camaradas em solo guineense esta inegável dica a qual proporciona uma peleja amigável agora estritamente subjacente a um território neutro. 

Ali, na biosfera de um mundo pequeno, mas sendo a nossa Tabanca Grande, dissecar-se-ão reencontros de gentes que substancialmente aceleram a pedalada de uma existência que já vai longa, mas por enquanto ainda fértil, visando mirar um camarada para o desafiar de mais dois dedos de conversa. 

No pomposo aquartelamento, agora isento de proteção avançada, mas circundado pelo universo de curiosidades díspares, concentrar-se-ão “mancebos” dos três ramos das forças armadas – Exército, Força Aérea e Marinha – onde o manusear das armas e os seus colaterais efeitos guerreiros coincidem com as muitas especialidades conhecidas em pleno palco de campanha. 

Não importa saber a especialidade que te coube em sorte, o cargo que desempenhaste, se tiveste, ou não, divisas ou galões, ou estrelas, enfim, sabe-se sim que foste literalmente um combatente, um camarada que conheceu os clamores da guerra, que vivestes ápices de extrema dificuldade e que continuas a sonhar com os tumultos que a atroz guerrilha ousou brindar-nos. 

Vamos, com ênfase, enaltecer mais um convívio, explicitando basicamente que no próximo dia 5 de maio de 2018, sábado, Monte Real será o azimute traçado por uma rapaziada vinda do mais equidistante lugar deste território luso e dizendo expressamente PRESENTE, não obstante qualquer maleita que porventura apoquente os nossos já enrugados corpos. 

Luís Graça, que a tua enorme vontade nesta reunião anual de camaradas da Guiné, seja simplesmente um impulso para uma continuidade que certamente perdurará desde que as nossas forças, e naturalmente disponibilidade, assim o permitirem. Força, amigo! 


Um abraço, camaradas 
José Saúde 
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 

Mini-guião de colecção particular: © Carlos Coutinho (2011). Direitos reservados. 
___________ 
Nota de M.R.: 

Vd. último poste desta série em: 

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Zé, belo texto. São palavras de incentivo, para os que vão, os que não vão e os que ainda estão indecisos...

Faz boa viagem até Monte Real, grande herói!... Luís