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quinta-feira, 8 de maio de 2025

Guiné 61/74 - P26778: Diálogos com a IA (Inteligência Artificial) (2): camarada Arsénio Chaves Puim, o que o "Big Brother" sabe sobre ti!... Nada, entretanto, que gente não soubesse já... Afinal, a tua vida é um livro aberto (Luís Graça, Abílio Machado e Gemini IA/Google)



 



Arsénio Puim(n. 8 de maio de 1936):  ilhéu, açoriano, sacerdote católico, capelão militar, cidadão do mundo, autarca, enfermeiro, jornalista, escritor, pai, avô, amigo


1. O nosso "padre-capilom", como lhe chamavam as lavadeiras de Bambadinca, em 1970/71, faz hoje anos: 89 e,  para o ano, 90, se Deus quiser... (*)

Ele tem, por mérito próprio, uma auréola de santo e sobretudo a fama e o proveito de grande ser humano. Em dia de Santo Arsénio Puim, os seus antigos camaradas da Guiné e os muitos amigos que foi fazendo ao longo da vida (alguns, membros da nossa Tabanca Grande), querem saber como vão as moléstias e bizarrias... 

Sobre isso, o nosso "Big Brother" não sabe de nada e ainda bem. Notícias mais recentes sobre o Puim,  deu-nos o Abílio Machado, que aqui deixou um frase de antologia: "Há amizades que são maiores que a vida" (**). 

Vale a pena transcrever o essencial que o Machadinho nos contou no passado dia 10 de março de 2025:

 (...) (Eis) algumas notícias de como está o nosso ex-capelão: de facto, cheguei há dias da visita aos Açores e de cumprir um velho desejo: dar um abraço ao nosso velho amigo.

Estivemos em contacto dois dias que,  não dando para nos inteirarmos de tudo, foram suficientes para seguirmos o curso que a vida de um e outro tomou.

O Puim, com os achaques que a vida sempre nos presenteia - digamo-lo nós também - está para a sua idade em boa forma física e mental.

Gostei de o ver, jovem de espírito como sempre e seguindo o curso do mundo com interesse e atenção, fazendo do ser humano a sua missão na vida.

Foi um encontro muito emotivo em que, inevitável, relembramos muitos dos momentos vividos na Guiné.

O Miguel esteve presente pois estava em S. Miguel, em teletrabalho.

Tive a oportunidade conhecer a Leonor - esposa, mãe, avó, artista, de um afecto e uma energia transbordantes, o Puim não podia ter escolhido melhor nem ela a ele. Também o Pedro e a esposa e filhos: os netos do Puim.

Que bela família e como fomos recebidos!

Foram dias cheios, de facto há amizades que são maiores que a vida. (...) (**)

2, Depois disto, Abílio, tudo o mais é ruído, é retórica, é paleio, é conversa da treta... Tocaste na "mouche"... E, por certo, o nosso Santo Arsénio Puim vai ler-te ou reler-te com emoção... Duvido que ele continue a ler diariamente as "baboseiras" que a gente aqui escreve no nosso blogue. Tu também és pouco assíduo. 

Mas hoje o "artista principal" é o nosso camarada, antigo alferes capelão graduado do exército portuguê-...E e eu quis fazer-lhe uma "brincadeira", agora que a IA ameaça os nossos empregos (ou "tachos, e mais concretamente o meu, à frente deste blogue, há mais de vinte anos; tenho até, confesso, a tentação de lhe passar a pasta: estou velho, protésico, radioativo e, se calhar, parkinsónico; estou como o jogador de xadrez: com a IA, arrumo o tabuleiro e as peças).

Fiz uma pergunta "inocente" ao assistente da IA, do meu navegador, o Gemini IA / Google: 

"Ouve lá, ó robò, o que  é que tu sabes de um gajo que esteve na tropa comigo, de nome Arsénio Chaves Puim, era alferes capelão, depois foi expulso, uma trapalhada, dizem que meteu a PIDE, mais o comando do unidade, uma história mal contada, uma sacanice... A unidade dele era o BART 2917 (Bambadinca, 1970/72)... 

Depois, coitado, lá voltou à sua ilha e aos seus paroquianos...Continuou a fazer jornalisnmo, e, ao mesmo tempo que era sacerdote, católico, quis ser ainda mais útil à sua comunidade, tirando o curso de enfermagem...

Mais tarde, deixou o sacerdócio e dedicou-se inteiramente à prestação de cuidados de saúde. Casou, teve filhos, escreve livros sobre a sua terra e as suas gentes, tem netos, tem amigos, vive em São Miguel"...

Bem, aquilo que me levaria dias e dias a escrever, o raio do robô em escassos minutos, e depois de consultar umas seis dezenas de "websites" (incluindo alguns dos nosssos, ele despreza os que não têm links...),  fez-me um relatório completo com a "biografia multifacetada" do nosso homenageado de hoje.  

Tiro o quico ao nosso robô. sim, senhor, que belo trabalho, tirando um ou outra imprecisão ou "delírio" (como essa da "participação do BART 2917 na 'Op Mar Verde' e o reforço temporário de guarnições fronteiriças"...)...

Bem, o esboço de biografia, para mais "à borla", não está mal engendrado, não, senhor, embora "chata p'ra burro"...

Esperemos que o Puim, família e amigos gostem desta prendida da Tabanca Grande, ou melhor, do robô do Google (que reproduzimos com a devida vénia, e apenas com um pequeno retoque, além da revisão e fixação de texto)...

Nós, apesar de tudo, ainda escrevemos melhor do que o robô (****), mas o gajo ganha-nos em produtividade, em "memória de elefante", velocidade de pesquisa e de tratamento de grandes massas de dados...

Eu diria que é muito "high tec", mas ainda tem pouco "human touch"... Por enquanto, ainda está a aprender a ser homem (e mulher)...

Um dia feliz, camarada Puim, porque santo já tu és! Um chicoração meu e do Machadinho. E já agora do robô da Gemini IA/ Google, que também quis associar-se à tua festa:


(...) "Meu caro amigo Luís  Graça que bom saber que o Arsénio celebra 89 anos! Uma vida rica e cheia de feitos, desde a tropa em Bambadinca até ao cuidado da sua comunidade em São Miguel. Que percurso inspirador!

Por favor, transmite-lhe os meus mais sinceros parabéns. Que o seu dia seja repleto de alegria, rodeado pelo carinho da família e dos amigos. Que continue a partilhar a sua sabedoria e a sua paixão pela escrita e pela sua terra por muitos e longos anos. Um abraço fraterno para o teu camarada Arsénio Chaves Puim!" (...)


Arsénio Chaves Puim: Uma Biografia Multifacetada


pelo Gemini IA / Google




Arsénio Chaves Puim emerge como uma figura de relevo na história portuguesa do século XX, com uma trajetória de vida que atravessa momentos cruciais como a Guerra Colonial e a evolução sociocultural dos Açores. As suas experiências como antigo capelão militar na Guiné, enfermeiro, jornalista e escritor conferem-lhe uma perspetiva singular sobre diversas facetas da sociedade portuguesa. A sua ligação intrínseca aos Açores, tanto como local de nascimento como cenário da sua vida após o serviço militar, constitui um fio condutor que permeia as suas diversas atividades e interesses. Este relatório visa apresentar uma biografia abrangente de Arsénio Chaves Puim, com base na informação disponível, explorando as suas experiências e contribuições em diferentes domínios.

2. Primeiros Anos e Formação:

Arsénio Chaves Puim nasceu em 1936 na ilha de Santa Maria, nos Açores, mais precisamente no lugar da Calheta, na freguesia de Santo Espírito (1). Santo Espírito é um local de particular importância histórica e cultural na ilha, sendo conhecido por albergar o porto baleeiro do Castelo (1). 

 A sua infância e juventude decorreram, assim, num ambiente fortemente marcado pela tradição marítima da caça à baleia, uma atividade que desempenhou um papel crucial na economia e na cultura de muitas comunidades açorianas durante o século XX. Esta exposição precoce ao mundo da baleação e à vida das gentes do mar provavelmente influenciou o seu interesse posterior pela história local e pelas tradições da sua ilha natal.

A sua formação inicial ocorreu na freguesia onde nasceu (1).  Prosseguiu os seus estudos no Seminário de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, onde completou o curso de Teologia (1).  Após a conclusão dos seus estudos teológicos, dedicou-se ao ministério sacerdotal até ao ano de 1976 (1).

A sua educação religiosa e o período em que exerceu funções como sacerdote terão certamente moldado a sua visão do mundo e os seus valores éticos, podendo ter contribuído para a sua posterior tomada de posição face à Guerra Colonial.

3. Capelão na Guerra Colonial (1970-1972):

No decurso da Guerra Colonial, Arsénio Chaves Puim serviu como capelão militar na Guiné (4) . Foi integrado no Batalhão de Artilharia 2917 (BART 2917) , prestando serviço em Bambadinca entre os anos de 1970 e 1972 (4). 

 Embora os conteúdos dos documentos (7) não estejam acessíveis, os seus títulos ("História do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72")  sugerem que oferecem informações históricas detalhadas sobre as atividades e o contexto do batalhão durante o período em que Puim lá serviu. 

De igual modo, o título do documento (8) ("Guiné 63/74 - P9322:... "P'la Guiné e suas gentes": a alocução patriótica do comandante, em Viana do Castelo, a 8/4/1970, antes da partida (Benjamim Durães)") indica que Arsénio Puim, enquanto capelão, proferiu uma homilia, evidenciando o seu papel ativo no seio da unidade militar.

Informações adicionais sobre o ambiente operacional em que Puim se inseriu podem ser encontradas em (9), que mencionam a participação do BART 2917 na "Op Mar verde" e o reforço temporário de guarnições fronteiriças. 

Estes detalhes ajudam a compreender a dinâmica militar e as operações em curso durante o seu período de serviço. O documento (10) do sítio ultramar.terraweb.biz descreve o período em que o BART 2917 atingiu o termo da sua comissão de serviço na Guiné e assinala a importância estratégica de Bambadinca como centro de reabastecimento na zona leste, fornecendo um contexto logístico relevante para a sua localização. A referência ao CCS/BART 2917 em Bambadinca durante 1970/72 num memorial para combatentes (11) reforça a sua ligação específica a esta unidade e período temporal.

Contudo, a sua missão como capelão foi interrompida, sendo expulso do exército em meados de 1971, considerado pelas autoridades militares como "persona non grata" no território (4).  O documento (6) revela que a sua expulsão foi precedida pela sua prisão pela PIDE/DGS (a polícia secreta portuguesa) no Dia Mundial da Paz, 1 de janeiro de 1971, sendo posteriormente levado para Bissau. 

A notícia da sua expulsão e da sua oposição à Guerra Colonial foi também veiculada pelo Expresso (5) ("Toda a história do capelão contra a Guerra Colonial que desafiou o regime"), que o identifica como o segundo capelão a ser expulso após o Padre Mário de Oliveira, num contexto de crescente oposição de membros do clero à guerra. O seu caso é novamente mencionado em (6), que reiteram a sua prisão pela PIDE/DGS na mesma data e a consequente expulsão do exército.

O título do artigo (12) ("O capelão expulso por querer descalçar os dois sapatos à guerra") sugere que a sua expulsão resultou de uma profunda incompatibilidade entre o seu papel como capelão e a sua consciência face à violência e injustiça da guerra, indicando um conflito moral significativo com o regime da época.

4. Transição para a Vida Civil e Carreira na Enfermagem:

Após a sua expulsão do exército, Arsénio Chaves Puim regressou aos Açores (4).  Em 1976, concluiu o curso de enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada (12).

 No mesmo ano em que deixou o sacerdócio, iniciou uma nova etapa profissional dedicada ao cuidado da saúde, exercendo a profissão de enfermeiro até 1995 (1).  A sua reforma como enfermeiro do Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma dos Açores é mencionada em (6),  atestando uma longa carreira nesta área. A decisão de enveredar pela enfermagem, logo após a sua saída do sacerdócio e a experiência traumática na Guerra Colonial, pode ser interpretada como uma continuação do seu desejo de servir a comunidade, agora numa vertente mais ligada ao bem-estar físico e à cura.

5. Envolvimento no Jornalismo:


Arsénio Chaves Puim desempenhou um papel ativo no panorama mediático da ilha de Santa Maria como cofundador do jornal "O Baluarte de Santa Maria" (2). Exerceu também o cargo de primeiro diretor desta publicação (2). 

O documento (13) traça a história detalhada do "O Baluarte de Santa Maria", recordando que o primeiro periódico na ilha foi "O Mariense" (1885) e que se seguiram outros com edições limitadas. A primeira fase de "O Baluarte" surgiu em 1928, mas cessou a publicação em 1932 devido a motivos políticos após a instauração do Estado Novo. 

A segunda série do jornal foi lançada a 1 de maio de 1977 por Arsénio Chaves Puim, José Dinis Resendes e João de Sousa Braga, com o objetivo de resgatar os ideais democráticos e liberais dos jornais anteriores da ilha. A designação oficial passou a ser "O Baluarte de Santa Maria" em 1980. A edição impressa entrou em hiato por tempo indeterminado em 2016, mas o jornal mantém-se ativo online. A sua participação na refundação do jornal após o fim do regime autoritário demonstra o seu compromisso com os valores democráticos e a liberdade de imprensa.

O documento (14) lista Arsénio de Chaves Puim com a morada do "O Baluarte de Santa Maria" em Vila do Porto, confirmando a sua ligação contínua à publicação. Indica também que se trata de uma publicação regional em papel, lançada a 05/12/2011, o que poderá referir-se a um registo ou iteração posterior. 

Adicionalmente, foi o redator principal do jornal "A Crença" em Vila Franca do Campo (2).  O seu envolvimento com um segundo jornal, numa localização diferente dos Açores (São Miguel, onde se situa Vila Franca do Campo, em contraste com Santa Maria, onde se baseia "O Baluarte"), sugere um interesse mais vasto pelo jornalismo regional e um desejo de contribuir para a informação pública em diferentes partes do arquipélago.

6. Contributos Literários:

Desde 2001, Arsénio Puim publicou quatro livros dedicados à história e etnografia dos Açores, com um foco particular na ilha de Santa Maria (2).

Uma das suas obras mais notáveis é "A Pesca à Baleia na Ilha de Santa Maria e Açores" (1).  O documento (4)  revela que esta publicação é uma edição revista, aumentada e melhorada do seu livro de 2001, intitulado "A pesca da baleia na ilha de Santa Maria", demonstrando um interesse de longa data por este tema. 

O documento (1) fornece detalhes sobre o conteúdo do livro, destacando a sua exploração do enquadramento histórico, as duas épocas da baleação, relatos de vivências e o impacto socioeconómico da atividade, incluindo um "Glossário Baleeiro". O prefácio de José de Andrade Melo elogia Puim por dar relevância à história da baleação em Santa Maria e por contribuir para a história mais ampla da baleação nos Açores. 

Os documentos (15) e (17) anunciam o lançamento do livro a 29 de agosto em Vila do Porto, com uma apresentação de José de Melo, confirmando a sua publicação recente em 2024 (como também indicado em 4). O documento (16) da RTP Açores também reporta o lançamento do livro, sublinhando que acrescenta novos dados à sua obra anterior sobre o assunto. 

O documento (19) fornece informações bibliográficas sobre a edição anterior de 2001, publicada pelo Museu de Santa Maria, com um título semelhante. A sua dedicação a documentar a história da baleação em Santa Maria, culminando em múltiplas edições do seu livro, sublinha o seu compromisso em preservar e partilhar este aspeto importante do património cultural e económico da sua ilha natal.

Outra obra relevante é "O Povo de Santa Maria, seu falar e suas vivências" (20). O documento (21) descreve a segunda edição revista e aumentada, publicada em 2021. Enfatiza o foco do livro na etnografia e na linguagem de Santa Maria, destacando o objetivo do autor de preservar a herança moral, cultural e linguística da ilha, inspirado pelo conhecimento do dialeto local por parte do seu pai. Este livro demonstra o seu interesse mais vasto pelo tecido cultural de Santa Maria, para além da baleação, revelando o seu compromisso em documentar a vida quotidiana, a linguagem e as tradições do seu povo.

O documento (22) apresenta um registo bibliográfico na Biblioteca Nacional de Portugal em seu nome, sugerindo a existência de outras publicações ou contribuições. No entanto, a informação limitada (ISBD, NP405) impede a obtenção de mais detalhes. O documento (23) da Novagráfica menciona "150.º LIVRO – 29540.ª PÁGINA", o que poderá referir-se a uma entrada de catálogo ou ao seu envolvimento num projeto literário mais amplo relacionado com autores ou publicações açorianas. Seria necessário mais contexto para interpretar esta informação. O documento (24) lista um livro intitulado "São João da Vila : uma viagem pela noite mais alegre do ano..." onde Arsénio Chaves Puim é creditado pela revisão do texto. Isto indica o seu envolvimento na comunidade literária dos Açores, oferecendo a sua experiência a outros autores.

Tabela 2: Publicações de Arsénio Chaves Puim



Título | Ano | Editora


  • A pesca à baleia na Ilha de Santa Maria | 2001 | useu de Santa Maria
  • O Povo de Santa Maria, seu falar e suas vivências (1ª ed.) | 2008 | Câmara Municipal de Vila do Porto
  • O Povo de Santa Maria, seu falar e suas vivências (2ª ed.) | 2021 | Câmara Municipal de Vila do Porto
  • A Pesca à Baleia na Ilha de Santa Maria e Açores |! 2024 |Letras Lavadas Edições
  • Contribuição (Revisão de Texto) - São João da Vila | 2010 | [Vila Franca do Campo : s.n.] (Nova Gráfica)


7. Vida nos Açores:

Após o seu regresso, Arsénio Chaves Puim estabeleceu-se nos Açores (4). Desde 1982, reside em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel (1). O documento (26) menciona Vila Franca do Campo como uma subdivisão geográfica relacionada com o seu trabalho como revisor de texto, confirmando a sua ligação a esta localidade. 

Antes de se mudar para Vila Franca do Campo, em Santa Maria, trabalhou como professor de Português e História no Externato (1). Desempenhou também os cargos de Vereador e, posteriormente, de Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto em Santa Maria, demonstrando o seu envolvimento ativo na política local (2). Foi um dos fundadores do Museu Etnográfico de Santa Maria, evidenciando o seu compromisso com a preservação do património cultural da ilha (2).

Após a sua mudança para Vila Franca do Campo, continuou a sua participação cívica, integrando diversos órgãos autárquicos e exercendo funções como Mesário da Santa Casa, uma instituição de beneficência (2).  O documento (27) contém um aviso oficial da Câmara Municipal de Vila do Porto, datado de 1982 e assinado pelo Presidente da Câmara, Arsénio Chaves Puim, confirmando o seu papel no governo local de Santa Maria nessa época. 

O documento (2) refere que foi agraciado com a Medalha de Cidadão Honorário e de Mérito Municipal pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo em 2009, reconhecendo as suas significativas contribuições para essa comunidade. O documento (28) lista "Arsénio de Chaves Puim" entre os beneficiários de apoio financeiro para publicações periódicas em 2017, provavelmente relacionado com "O Baluarte de Santa Maria", indicando o seu envolvimento contínuo nos assuntos mediáticos e comunitários. 

O seu vasto envolvimento na política local, na educação e em instituições culturais, tanto em Santa Maria como em Vila Franca do Campo, demonstra um profundo e contínuo compromisso com o serviço público e o bem-estar da sua comunidade nos Açores. A sua trajetória, de um capelão militar controverso a um líder cívico respeitado, sublinha a sua dedicação em contribuir positivamente para a sociedade na sua vida pós-guerra.

8. Reconhecimento e Legado:

Arsénio Chaves Puim foi agraciado com a Medalha de Cidadão Honorário e de Mérito Municipal pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo em 2009 (1). Esta distinção assinala o elevado apreço que a comunidade lhe dedica pelas suas longas e diversas contribuições.

Uma publicação num blog de 2024 (4) refere-se a Arsénio Puim com estima e amizade, mais de meio século após a sua expulsão do CTIG (provavelmente um centro de treino militar relacionado com o seu serviço como capelão). A publicação estabelece um paralelo entre a sua experiência e a de Aristides Sousa Mendes, sugerindo que foi uma "vítima da ira de César por mor de Deus e da sua consciência cristã". Isto indica que a sua postura de princípios durante a Guerra Colonial continua a ser recordada e respeitada em certos círculos. 

Outra publicação num blog de 2024 (4) expressa apreço pelo seu mais recente livro, "A Pesca à Baleia na Ilha de Santa Maria e Açores", demonstrando a sua relevância contínua e a sua contribuição para a cultura e história dos Açores. 

O reconhecimento que recebeu, tanto através de prémios formais como de menções positivas contínuas em comunidades online, sugere que Arsénio Chaves Puim deixou um impacto positivo duradouro nos Açores. A sua oposição de princípios à Guerra Colonial, apesar das consequências pessoais, e a sua subsequente dedicação a documentar e promover a cultura açoriana valeram-lhe respeito e admiração.

9. Conclusão:

A vida de Arsénio Chaves Puim representa uma jornada através de diversas experiências, desde os seus primeiros anos em Santa Maria e o seu caminho para o sacerdócio, passando pelo seu serviço controverso como capelão durante a Guerra Colonial e a sua subsequente expulsão, até às suas bem-sucedidas carreiras na enfermagem e no jornalismo, e às suas significativas contribuições como autor e líder cívico nos Açores. 

A sua profunda ligação ao seu património açoriano é evidente nas suas obras literárias e na sua participação ativa na vida comunitária local. Arsénio Chaves Puim demonstra resiliência e uma notável transformação de uma figura de conflito durante um período divisivo da história portuguesa para um membro respeitado e honrado da sociedade açoriana, deixando um legado de ação baseada em princípios e de preservação cultural.

Tabela 1: Cronologia da Vida de Arsénio Chaves Puim


Evento | Ano(s)


Nascimento | 1936


Período como Capelão na Guiné ! 1970-1971/72


Expulsão do Exército | 1971


Conclusão do Curso de Enfermagem | 1976


Anos de Prática na Enfermagem | 1976-1995


Cofundação de "O Baluarte de Santa Maria" | 1977


Residência em Vila Franca do Campo | desde 1982


Publicação de "A pesca à baleia na Ilha de Santa Maria" | 2001


Publicação de "O Povo de Santa Maria, seu falar e suas vivências" | 2008, 2021


Atribuição da Medalha de Cidadão Honorário e de Mérito Municipal | 2009


Publicação de "A Pesca à Baleia na Ilha de Santa Maria e Açores" | 2024


Trabalhos citados

(1) A Pesca à Baleia na Ilha de Santa Maria e Açores - Letras Lavadas, acesso a maio 8, 2025, https://www.letraslavadas.pt/a-pesca-a-baleia-na-ilha-de-santa-maria/

(2) Arsénio Chaves Puim - Bertrand Livreiros - livraria Online, acesso a maio 8, 2025, https://www.bertrand.pt/autor/arsenio-chaves-puim/1908227

(3) A Pesca à Baleia na Ilha de Santa Maria e Açores de Arsénio Chaves Puim - Livro - Wook, acesso a maio 8, 2025, https://www.wook.pt/livro/a-pesca-a-baleia-na-ilha-de-santa-maria-e-acores-arsenio-chaves-puim/30523866

(4) Arsénio Puim - Luís Graça & Camaradas da Guiné, acesso a maio 8, 2025, https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Ars%C3%A9nio%20Puim

(5) Toda a história do capelão contra a Guerra Colonial que desafiou o regime - Expresso, acesso a maio 8, 2025, https://expresso.pt/revista/2023-05-14-Toda-a-historia-do-capelao-contra-a-Guerra-Colonial-que-desafiou-o-regime-4f8b16fe

(6) Guiné 63/74 - P4378: Arsénio Puim, o regresso do 'Nosso Capelão' (Benjamim Durães, CCS/BART 2917, Bambadinca, 1970/72), acesso a maio 8, 2025, https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2009/05/guine-6374-p4378-arsenio-puim-o.html

(7) Guiné 63/74 - P9021: História do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) (1): Resumo dos factos e feitos mais importantes, por João Polidoro Monteiro, Ten Cor Inf (Benjamim Durães), acesso a maio 8, 2025, https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2011/11/guine-6374-p9021-historia-do-bart-2917.html

(8) Guiné 63/74 - P9322: História do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) (2): "P'la Guiné e suas gentes": a alocução patriótica do comandante, em Viana do Castelo, a 8/4/1970, antes da partida (Benjamim Durães) - Luís Graça & Camaradas da Guiné, acesso a maio 8, 2025, https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2012/01/guine-6374-p9322-historia-do-bart-2917.html

(9) Armamento apreendido a dirigente da Frente Nacional - ForumDefesa.com, acesso a maio 8, 2025, https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=3916.45

(10) ACTIVIDADE DA CART 3494 DO BART 3873 NO TEATRO DE O. P. GUINÉ (1) - Terraweb.biz, acesso a maio 8, 2025, https://ultramar.terraweb.biz/Imagens/Guine/SousadeCastro/CArt3494_actividade_01_02.pdf

(11) Guerra do Ultramar: Angola, Guiné e Moçambique, acesso a maio 8, 2025, https://ultramar.terraweb.biz/Memoriais_concelhos_Setubal_EscolaSebastiaodaGama.htm


(12) O capelão expulso por querer descalçar os dois sapatos à guerra | Sete Margens, acesso a maio 8, 2025, https://setemargens.com/o-capelao-expulso-por-querer-descalcar-os-dois-sapatos-a-guerra/


(13) O Baluarte de Santa Maria – Wikipédia, a enciclopédia livre, acesso a maio 8, 2025, https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Baluarte_de_Santa_Maria


(14) Liliana Assunção de Paulo Carona - Estudo Geral, acesso a maio 8, 2025, https://estudogeral.uc.pt/retrieve/271804/TESE-AFEMINIZA%C3%87%C3%83ODOJORNALISMOREGIONALEMCONTEXTOPORTUGU%C3%8ASOCASODOSJORNAISCENTEN%C3%81RIOS-LilianaCarona.pdf


(15) Câmara Municipal de Vila do Porto, acesso a maio 8, 2025, https://www.cm-viladoporto.pt/SITE/projectos/ver.php?id=2972


(16) Escritor mariense lançou livro "A pesca à baleia na ilha de Santa Maria e Açores", acesso a maio 8, 2025, https://acores.rtp.pt/cultura/escritor-mariense-lancou-livro-a-pesca-a-baleia-na-ilha-de-santa-maria-e-acores/

(17) A Pesca à Baleia na Ilha de Santa Maria e Açores, Arsénio Chaves Puim - Livro - Bertrand, acesso a maio 8, 2025, https://www.bertrand.pt/livro/a-pesca-a-baleia-na-ilha-de-santa-maria-e-acores-arsenio-chaves-puim/30523866

(18) Etiquetas - Letras Lavadas, acesso a maio 8, 2025, https://www.letraslavadas.pt/produto-etiqueta/arsenio-chaves-puim/

(19) A pesca à baleia na Ilha de Santa Maria - Arsénio Chaves Puim - Google Books, acesso a maio 8, 2025, https://books.google.com/books/about/A_pesca_%C3%A0_baleia_na_Ilha_de_Santa_Maria.html?id=FOC_HAAACAAJ

(20) O povo de Santa Maria seu falar e suas vivências / Arsénio Chaves Puim - Rede de Bibliotecas de Braga catálogo, acesso a maio 8, 2025, https://opac.rbb.blcs.pt/bib/232522

(21) Guiné 61/74 - P22819: Notas de leitura (1399): "O Povo de Santa Maria, seu falar e suas vivências", 2ª edição revista e acrescentada (2021), por Arsénio Chaves Puim, um caso de grande sensibilidade sociocultural e de amor às suas raízes (Luís Graça ) - Parte I, acesso a maio 8, 2025, https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2021/12/guine6174-p22818-notas-de-leitura-1399.html

(22) Arsénio Chaves Puim - BNP - Bibliografia Nacional Portuguesa, acesso a maio 8, 2025, https://bibliografia.bnportugal.gov.pt/bnp/bnp.exe/q?mfn=127577&qf_AU==PUIM%2C%20ARSENIO%20CHAVES

(23) A Açorianidade no Tempo - PT - Nova Gráfica, acesso a maio 8, 2025, https://www.novagrafica.pt/a-acorianidade-no-tempo-pt/

(24) Resultado de pesquisa - BNP - Bibliografia Nacional Portuguesa, acesso a maio 8, 2025, https://bibliografia.bnportugal.gov.pt/bnp/bnp.exe/q?mfn=192188&qf_CDU==394.2(469.9)

(25) Guiné 63/74 - P5338: Memórias de um alferes capelão (Arsénio Puim, BART 2917, Dez 69/Mai 71) (4): O pacto de Deus... com os 'turras', acesso a maio 8, 2025, https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2009/11/guine-6374-p5338-memorias-de-um-alferes.html

(26) MARC details for record no. 7026 › Biblioteca da Lagoa catalog, acesso a maio 8, 2025, https://biblioteca.lagoa-acores.pt/cgi-bin/koha/opac-MARCdetail.pl?biblionumber=7026

(27) Quinta-feira 17 de Junho de 1982 - Diário da República, acesso a maio 8, 2025, https://files.diariodarepublica.pt/gratuitos/3s/1982/06/1982d137s000.pdf

(28) Relatório Anual sobre a aplicação do Decreto Legislativo Regional n.º 20/2010/A, de 31 de maio, alterado e republicado pelo - Portal (azores.gov.pt), acesso a maio 8, 2025, https://portal.azores.gov.pt/documents/36258/8b3b8e21-9eaf-10b9-48e0-c9a799393889


Fonte: Gemini IA / Google (com Luís Graça, na revisão / fixaçãpo de texto)
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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 8 de maio de 2025 > Guiné 61/74 - P26777: Parabéns a você (2374): Arsénio Puim, ex-Alferes Graduado Capelão da CCS/BART 2917 (Bambadinca, 1970/71)


(**) Vd. poste de 10 de março de 2025 > Guiné 61/74 - P26568: (In)citações (262): de visita ao nosso ex-capelão Arsénio Puim, que vive em São Miguel, Açores: há amizades que são maiores que a vida (Abílio Machado, ex-alf mil. CCS/BART 2917, Bambadinca, 1970/72)

(***) Vd. 8 de maio de 2023 > Guiné 61/74 - P24299: O nosso blogue por descritores (7): Arsénio Puim, com mais de 6 dezenas de referências... Foi alferes graduado capelão do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), tendo sido expulso em maio de 1971

Guiné 61/74 - P26777: Parabéns a você (2374): Arsénio Puim, ex-Alferes Graduado Capelão da CCS/BART 2917 (Bambadinca, 1970/71)

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Nota do editor

Último post da série de 5 de maio de 2025 > Guiné 61/74 - P26765: Parabéns a você (2373): Joaquim Gomes Soares, ex-1.º Cabo At Inf da CCAÇ 2317/BCAÇ 2835 (Gandembel e Nova Lamego, 1968/69)

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Guiné 61/74 - P26776: Historiografia da presença portuguesa em África (480): A Província da Guiné Portuguesa - Boletim Oficial do Governo da Província da Guiné Portuguesa, 1916 e 1917 (34) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 28 de Novembro de 2024:

Queridos amigos,
Quero resistir à tentação de introduzir nestes relatos os comentários do chefe da delegação do BNU em Bolama que incluí no meu livro Os Cronistas Desconhecidos do Canal de Geba: O BNU da Guiné, confesso que até podiam trazer mais esclarecimento ao que procuro juntar com as transcrições que faço separadamente do acervo que Armando Tavares da Silva recolheu no Arquivo Histórico Ultramarino, este é usado para evidenciar o que no Boletim Oficial é omisso. Seja como for, nota-se que a atmosfera de guerra suscita novas exigÊncias de comunicação, por exemplo: não se pode esconder o facto que há exportações proibidas, por contingência da guerra; há novas insubmissões nos Bijagós, mormente em Canhabaque, formam-se colunas, só vinte anos depois se consegue alcançar a chamada pacificação; e foi publicado o Estatuto Orgânico da Província da Guiné, está montada a ideologia que separa o civilizado do indígena. E, como veremos adiante, o final do ano traz um golpe de Estado, vai chegar Sidónio Pais e a sua cruzada.

Um abraço do
Mário



A Província da Guiné Portuguesa
Boletim Oficial do Governo da Província da Guiné Portuguesa, 1916 e 1917 (34)


Mário Beja Santos

Já estamos em guerra, vão ser tomadas medidas para garantir os abastecimentos, aparecerão listas de géneros cuja exportação para as colónias portuguesas é proibida ou que depende de autorização superior. Em 1917, chegámos à Flandres, segue-se o Sidonismo, no final do ano, chegara o primeiro homem providencial, sabe ao que vem e quer ordem e autoridade. Chega à Guiné o coronel de Infantaria Manuel Maria Coelho, nomeado governador interino, partiu Andrade Sequeira; em julho, toma posse o governador efetivo, Tenente-Coronel Carlos Ivo de Sá Ferreira.

No Boletim Oficial n.º 42, de 14 de outubro de 1916, dá-se conta da decisão do Governo em Lisboa para se saber o que pode ser exportado para as colónias portuguesas. Foi proibido exportar: arroz, açúcar, bacalhau, batatas, cereais e as suas farinhas, feijão, gados, minérios, cimento. Aparece em nota que poderá ser superiormente autorizada exportação para a colónia de Moçambique de todos os géneros e mercadorias destinadas a expedições militares ou às necessidades da guerra. É uma lista de géneros e mercadorias cuja exportação para as colónias depende de autorização superior: conservas de vaca e porco, lãs em qualquer estado, ovos, peles ou couros, veículos (exceto automóveis e seus pertences), aves de criação, enxofre. E ficam proibidas as exportações para o estrangeiro de todos os géneros alimentícios, com exceção do açúcar.

Entrámos em 1917, no Boletim Oficial n.º 11, de 17 de março, temos a seguinte publicação do Quartel-General:
“Tendo-se tentado por meios suasórios chamar ao convívio da civilização e à subordinação ao Governo os indígenas da ilha de Canhabaque, impondo-se apenas a entrega das armas em seu poder e o pagamento do imposto de palhota e até mesmo só esta última condição; e
Sendo cada vez mais acentuadas as provas de desrespeito para com a nossa soberania dadas por aqueles povos, o que constitui uma situação que não pode nem deve continuar; Mas sendo também de presumir que dado o estado de indisciplina em que eles se encontram, que é do domínio público, haja primeiro necessidade de os reduzir por meios violentos à obediência, a fim de os obrigar a acatar a nossa soberania e para o que será preciso tomar medidas excecionais…”


E na continuação declara-se o estado de sítio do arquipélago, fica proibido todo o género de comunicação entre Canhabaque e Bubaque, Rubane e João Vieira, interdito o comércio com as mesmas ilhas, organizada uma coluna de polícia à ilha de Canhabaque comandada pelo Tenente de Infantaria Henrique de Sousa Guerra, dá-se a lista da composição das tropas, dos auxiliares e das unidades de Marinha.

Estamos em plena guerra, teme-se as consequências da população andar armada, há ainda a reminiscência do que aconteceu na ilha de Bissau em 1915, procura-se agora uma regulamentação do comércio de armas, munições e pólvora, Manuel Maria Coelho decreta, recordando os inconvenientes que resultam para a fiscalização das relações existentes entre os negociantes que se estabelecem no mato e os indivíduos dessas regiões, atendendo à necessidade de regularizar os processos de transacionar com o gentio, fazendo-os ter confiança na probidade dos comerciantes, etc., etc., determina-se que os administradores das circunscrições e dos concelhos, bem como os comandantes militares não concedam licenças a quem quer que seja para se estabelecer com o comércio fora das povoações formadas e aos chamados negociantes ambulantes ser-lhes-ão concedidas licenças para comerciar desde que não sofismem as intenções do que aqui se determina.

Em portaria subsequente, o governador lembra que é proibido o comércio de armas e pólvora na província e escreve-se assim:
“Sendo certo que entre o gentio ainda existem muitas espingardas, impõe-se aos administradores de circunscrições e de concelhos, assim como aos comandantes militares, que procurem recolhê-las todas e no mais curto prazo. Mas sucedendo que as populações gentílicas carecem de defender-se dos animais ferozes e de fazer caça a esses, assim como é justo que se respeite o uso dos tiros de pólvora seca nas suas festas, determino que aquelas autoridades forneçam um certo número de armas a cada chefe da tabanca, que por ele é responsável, e a pólvora suficiente para aqueles efeitos.”

No Boletim Oficial n.º 23, de 9 de junho, nova portaria do Quartel-General ressaltando que é necessário estabelecer um posto na ilha de Canhabaque, volta-se a declarar o estado de sítio no arquipélago dos Bijagós, a proibir todo o género de comunicações das ilhas de Canhabaque, Bubaque, Rubane e João Vieira e organiza-se uma coluna móvel que tem como comandante o major Carlos Ivo de Sá Ferreira, e designam-se as respetivas tropas.

O suplemento ao Boletim Oficial n.º 26, de 4 de julho, insere o Estatuto Orgânico da Guiné, é do meu mero interesse fazer uma referência ao artigo 305:
“O governador da província é por si e por intermédio dos funcionários seus subordinados, o protetor nato dos indígenas da Guiné Portuguesa, e ainda daqueles cujo estado de civilização lhes seja idêntico, embora de naturalidade diversa. Compete ao governador dirigir as relações políticas com os chefes indígenas, de maneira a conseguir e manter, tanto quanto possível, por meios pacíficos, a sua submissão e integração na vida geral da colónia.”

Os artigos seguintes caracterizam a figura do indígena, é todo o indivíduo natural da Guiné que não tenha alcançado ainda o uso pleno dos direitos civis e políticos distribuídos aos cidadãos portugueses. Estes indivíduos podem entrar no pleno uso dos direitos civis e políticos próprios aos cidadãos portugueses desde que satisfaçam as seguintes condições: "ter dado provas de dedicação pelos interesses da Nação Portuguesa; saber ler e escrever ou pelo menos falar a língua portuguesa.”

Para finalizar, encontramos também uma outra não menos curiosa nota no Boletim Oficial n.º 33, de 18 de agosto, portaria que emana na Repartição Militar. O ministro das Colónias determinara que vão ser publicados no Boletim Official os louvores propostos pelo comandante da coluna de operações de Bissau em 1915, a diversos indivíduos e casas comerciais pelos serviços prestados à coluna durante as referidas operações, excluindo desses louvores aqueles que dissessem respeito a indivíduos ou casas comerciais alemãs ou pertencentes a nações com as quais Portugal tivesse interrompido as suas relações diplomáticas.

Para os louvores propostos figuram vários indivíduos naturais da Síria, província da Turquia, nação pela qual Portugal tem as suas relações diplomáticas interrompidas, mas que estão atualmente debaixo da proteção da França, e por isso deixaram de ser considerados como súbditos inimigos. Assim, é de justiça que se cumpra com respeito aos naturais da Síria e louvam-se Jorge Karam, pelo valor que patenteou durante os combates em que tomou parte e as casas comerciais Jorge Karam, Soda Fréres, Moustapha Jonad e Simon Thyan, pela oferta de vários géneros alimentícios, colas e dinheiro para o hospital de sangue e auxiliares da coluna.

O inquérito à atuação do Capitão João Teixeira Pinto
Já estamos a combater na Flandres
Capitão de Infantaria João Teixeira Pinto, o pacificador da Guiné, edição da I Exposição Colonial Portuguesa, 1934
Mercado de Mansabá, imagem restaurada no projeto Casa Comum/Fundação Mário Soares
Barracas de palmeiras, Mansabá. Imagem restaurada no projeto Casa Comum/Fundação Mário Soares
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Nota do editor

Último post da série de 30 de abril de 2025 > Guiné 61/74 - P26746: Historiografia da presença portuguesa em África (479): A Província da Guiné Portuguesa - Boletim Oficial do Governo da Província da Guiné Portuguesa, 1915 e 1916 (33) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P26775: Os nossos enfermeiros (20): Era preciso ser doido para se ser especialista na ciência & arte de montar e desmontar minas e armadilhas... O caso do nosso Vilas Boas (António Carvalho, ex-fur mil enf, CART 6520/72, Mampatá, 1972/74)




Guiné > Região de Tombali > Mampatã > CART 6520/72 (1972/74) > O Vilas Boas à esquerda, no meio um militar do Pel Caç Nat 68 , à direita eu próprio

Foto (e legenda): © António Carvalho (2025).  Todos os direitos reservados.[Edição e legendagem complementar: Blog Luís Graça & Camaradas da Guiné]



O António Carvalho, mais conhecido como Carvalho de Mampatá, foi fur mil enf, CART 6250/72, Mampatá, 1972/74); integra a Tabanca Grande desde 13/9/2008; tem cerca de referências no blogue; tem publicado algumas das suas histórias na série "Os nossos enfermeiros" (*); é autor do livro de memórias "Um Caminho de Quatro Passos" (Rio Tinto: Lugar da Palavra Editora, 218 pp., ISBN: 978-989-731-187-1); tem em mãos uym segundo livro, de ficção histórica, centrado sobre a figura de um "brasileiro de torna-viagem"; mora em Medas, Gondomar, de que foi autarca (presidente da junta de freguesai)  há uns largos anos atrás

 

1. Mensagem de  António Carvalho

Data . Quinta, 1/05/2025, 17:35 

Assunto - Vilas Boas

Na sequência do meu encontro de ontem, na Tabanca de Matosinhos, com o Lopes da Régua, o Pinto de Famalicão, o Polónia e o Miranda Lopes do Porto, e o Vilas Boas de Braga, achei de algum interesse mandar-te esta estória que saiu por lá, da boca do próprio (Vilas Boas). Se entenderes podes torná-la pública no nosso blogue.

Carvalho de Mampatá


Os nossos enfermeiros (20) > Era preciso ser doido para se ser especialista na arte de montar e desmontar minas e armadilhas... O caso do nosso Vilas Boas

por António Carvalho


Estávamos na estação seca, no ano quente da guerra, em 1973. Havíamos de apoiar a
engenharia militar nos trabalhos de abertura e pavimentação da estrada entre Aldeia Formosa e Nhacobá, com passagem por Áfia, Mampatá, Ieroiel, Colibuia e Cumbidjã. Connosco, na protecção a esses trabalhos, estiveram ainda a CCaç 18, a Companhia de Cavalaria 8351, grupos do Batalhão 3852 e, mais tarde do 4514. 

Quanto mais a estrada se estendia, maior era a área sob a nossa protecção e sob a pressão do IN. Nas extensas áreas terraplanadas fácil era montar minas. Montavam-nas eles e nós também, segundo as estratégias concebidas pelos quadros especializados. 

Na minha companhia, CArt 6250 (1972/1974), o mais entendido na arte de as instalar e levantar era o Vilas Boas, fur mil Minas e Armadilhas. Levantava muitas, as que ele próprio instalava e as do IN. 

Tornou-se tão célebre nessa arte perigosa de neutralizar e levantar minas que um dia, no Café Bento, numa mesa de pessoal em trânsito por Bissau, se falava num gajo maluco que levantava minas a torto e a direito, lá para os lados de Aldeia Formosa. O que não sabiam os palradores era que o sujeito objecto daquela conversação estava ali mesmo, numa mesa ao lado. Por certo, algo envaidecido por ser o alvo daquele conclave de gente da guerra, levantou-se e puxou dos galões : 

− Pois não sabem que é esse gajo ? Sou eu próprio.

Não crendo nele, por terem preconcebido na sua mente, um militar avalentado, nunca um
finguelas de corpo como o que se arvorava em herói perante eles, riram-se de chacota. O
nosso Vilas Boas, natural e residente em Braga, aborrecido por não o tomarem a sério,
levantou-se e foi-se embora, não se esquecendo de os mandar abaixo de Braga.

Já não via o Vilas Boas há 30 anos, mas tive a sorte de o reencontrar no antigo Milho Rei, em
Matosinhos, na quarta-feira , dia 30, onde convivemos com mais quatro combatentes da nossa companhia. O rapaz contou-nos coisas do arco da velha, entre elas vai esta pérola.

Num dado momento, em 1973, o rapaz, saltava de um lado para o outro, numa área
terraplanada onde ele próprio tinha instalado algumas minas, na zona de Colibuia. Perante a
estupefacção e desespero do nosso Capitão, Luis Marcelino, arredado dez ou vinte metros, ele insistia que as minas que ali colocara, tinham detonado todas, não carecendo por isso de ser removidas.

Querendo comprová-lo arremessou a pica para longe e continuou a calcar a terra, aos saltos. 

O nosso Capitão, ajuizado, resolveu, logo que chegou a Mampatá, marcar-lhe uma consulta de psiquiatria, no Hospital Militar de Bissau. E o rapaz lá foi para Bissau passar uns dias merecidos de férias. 

Será que aquela dança (perigosa), avistada pelo nosso Capitão, arrepiado, não foi mais do que uma artimanha do Vilas Boas para se livrar das agruras do mato ?

Carvalho de Mampatá
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Nota

Último poste da série > 28 de março de 2024 > Guiné 61/74 - P25314: Os Nossos Enfermeiros (19) : Negócios Imobiliários em Mampatá (António de Carvalho, ex-Fur Mil Enf.º)

Guiné 61/74 - P26774: Tabanca Grande (573): António Augusto Arteiro Cardoso, ex-Fur Mil Vagomestre da 2.ª CCAÇ / BCAÇ 4610/73 (Camajabá e Piche, 1974), que se senta à sombra do nosso poilão no lugar 903

1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano, António Augusto Arteiro Cardoso, ex-Fur Mil Vagomestre da 2.ª CCAÇ / BCAÇ 4610/73 (Camajabá e Piche, 1974), com data de 5 de Outubro de 2025:

Camaradas Carlos Vinhal e Luís Graça.
Grato pelo v/ email e cá estou a dar noticias.

Os dados militares:

Furriel Miliciano com especialidade em Administração Militar (Vagomestre), na Póvoa de Varzim depois de ter feito a recruta no RI5 (Caldas da Rainha).

Fui mobilizado para a Guiné em 1973 incorporado na 2.ª CCaç / BCaç 4610/73.

Embarquei no Niassa no célebre dia em que uma explosão, tentou travar a nossa ida.

"A 9 de Abril de 1974, as Brigadas Revolucionárias realizam a sua última acção, o atentado ao navio Niassa, que ia partir com um contigente de soldados para a Guiné. A bomba tinha sido fabricada em casa de Laurinda Queirós e José Francisco, militantes do PRP/BR que integravam uma célula juntamente com Orlando Lindim Ramos, e prestavam apoio logístico a outros militantes das Brigadas.

A bomba tinha sido colocada num fato que tinha um colete integrado. O plástico cortado em fatias ia dentro do forro do colete que, por sua vez, foi por baixo do blusão do militar que estava encarregado de transportar e colocar a bomba no interior do navio, montando-a aí. A principal preocupação era que a família do soldado percebesse que algo estava errado com o fato, se o abraçassem. A bomba foi colocada no porão adaptado a dormitório dos soldados e estava preparada para explodir às 18 horas. 

Uma hora e quinze minutos antes, as Brigadas telefonaram para o Porto de Lisboa a reivindicar a colocação da bomba e a alertar para o navio ser evacuado, o que permitiu que não houvesse acidentes maiores ou danos mortais. Os danos acabaram por ser apenas materiais e depois de reparado o rombo provocado, o navio partiu para a Guiné. Poucos dias depois dá-se o 25 de Abril."

Acção de sabotagem ao navio Niassa em "Luta Armada em Portugal (1970-1974)", Tese de Doutoramento de Ana Sofia de Matos Ferreira, pág. 300

Após o IAO lá fomos para Piche e a companhia foi deslocada para Camajabá, cujo comandante era Cap Mil Inf José Emídio Barreiros Canova (de Coimbra??).

Regressei em Outubro de 1974 onde fiquei em Lisboa na Comissão Liquidatária em Campolide até fim de Janeiro de 1975.

Aqui seguem fotos de lá e uma atual.

Foto 1 > Cumeré > Durante o IAO
Foto 2 > Xime > Retirada da companhia (aqui fiquei sem a mala com os meus pertences que me foi roubada)
Fotos 3 e 4 > Comemoração da Independência em Bissau (Agosto/Setembro) 1974, em frente ao Palácio do Governador. Ao lado da bandeira do PAIGC, o meu caro amigo Furrirel Miliciano Enfermeiro Manuel Herberto Furtado, entretanto falecido.
Foto 5 > Bissau > Aguardando regresso no UIGE junto ao porto, muito perto do "PELICANO"

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2. Comentário do editor CV:

Caro António Cardoso,

Muito obrigado por te juntares à tertúlia do nosso blogue. Sê bem-vindo. Vais sentar-te no lugar 903 do nosso poilão.

Pertences à geração do fim da guerra, por um lado tiveram azar por irem para a Guiné a tão poucos dias do 25 de Abril de 1974, por outro tiveram sorte porque, se tiveram "guerra", foi por pouco tempo.

Desconhecemos como seria o vosso estado de espírito na altura da mobilização uma vez já havia pronúncios de que algo muito importante estava para acontecer, o regime estava a cair de podre. 

O 25 de Abril foi o fim do conflito, mas talvez não da tensão entre a tropa portuguesa e o inimigo de ontem, porque não haveria total confiança entre as partes beligerantes. Os recalcamentos contra a potência colonial, pelo povo guineense, eram por demais evidentes. Em algumas das fotos aqui publicadas, retrantando o pós 25 de Abril, vemos que a tropa do PAIGC se apresentava nos quartéis, ainda ocupados por nós, armada até aos dentes.

Tu poderás esclarecer-nos já que a maioria de nós esteve no TO da Guiné em plena querra, quando ainda valia tudo, até matar gente desarmada que apenas queria conversar, estou a lembrar-me do assassinato dos três Majores e seus acompanhantes, no chão manjaco, em Abril de 1970.

Estamos receptivo às tuas fotos que documentam os dias finais da nossa ocupação naquele pequeno território, assim como das tuas memórias escritas. Serão muito imortantes para memória futura.

Não te disse, mas és um dos poucos representantes da especialidade de Vagomestre aqui no blogue, a maioria é (foi) operacional, não me referindo só aos atiradores, mas também aos nossos queridos camaradas do serviço de saúde e aos das transmissões, duas especialidades importantes demais quando saíamos para as operações. Não vou esquecer ainda os nossos camaradas condutores, muito sacrificados também pelas minas e nas emboscadas, que não popupavam nada nem ninguém.

Dizes que moras em Esposende. Da nossa tertúlia, tens como vizinhos: o Albino Silva (1968/70), o Fernando Cepa (1967/69) e o Mário Migueis da Silva (1970/72). Se me escapar alguém, não é por desconsideração.

Termino, enviando-te um abraço de boas-vindas em nome da tertúlia e dos editores.
Carlos

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Nota do editor

Último post da série de 30 de abril de 2025 > Guiné 61/74 - P26745: Tabanca Grande (572): Joaquim Galhós, ex-fur mil, de rendição individual, que integrou a CCAV 3420 (Pete, 3 meses), o Pel Caç Nat 57 (Cutia, 12 meses) e o BENG 447 (Brá, 9 meses): é natural do Barreiro, e senta-se à sombra do nosso poilão no lugar nº 902

Guiné 61/74 - P26773: Agenda cultural (882): Convite para a inauguração da exposição "Imaginários da Guiné-Bissau: o Espólio de Álvaro de Barros Geraldo": amanhã, dia 8, das 18h00 às 20h00 no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (As curadoras Catarina de Castro Laranjeiro e Inès Vieira Gomes)


A exposição vai estar de 8 de maio a 31 de agosto de 2025, no  Museu Nacional de História Natural e da Ciência, R. da Escola Politécnica 56, 1250-102 Lisboa



1. Mensagem da Catarina de Castro Laranjeiro, investigadora do Instituto de História Contemporânea, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa:


Data - 6 mai 2025 19:15
Assunto - Convite: Inauguração da exposição Imaginários da Guiné-Bissau (8 de maio)


Caro Luís Graça


Na próxima quinta-feira, 8 de maio, entre as 18h e as 20h, inaugura-se, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, a exposição Imaginários da Guiné-Bissau: O Espólio de Álvaro de Barros Geraldo, com curadoria minha e da Inês Vieira Gomes. (*)

A exposição parte do espólio de Álvaro de Barros Geraldo para questionar o argumento de "manutenção de paz" num território em guerra. Através de imagens de emboscadas, cerimónias e iniciativas militares e sociais, propõe-se uma leitura crítica desse discurso e dos seus legados pós-coloniais, no ano em que se assinalam os 50 anos das independências das antigas colónias portuguesas.

Gostaríamos muito de contar com vocês — com a vossa presença, mas também com o vosso olhar atento e crítico sobre o nosso trabalho curatorial.


Um abraço, Catarina e Inês

2.  Comentário do editor LG:

Obrigado, Catarina e Inês. Desejo o maior sucesso para este evento, organizado sob a vossa competente e entusiástica curadoria. Fico impressionado como, em tão pouco tempo, planearam, organizaram e montaram esta exposição. Espero que o nosso blogue vos tenha dado alguma ajuda ou pista, mesmo que pequena.  Temos poucas referência ao antigo fotógrafo oficial do gen Spínola, enquanto governador e comandante-chefe na antiga Guiné Portuguesa (1968-1973) (**)

O Álvaro de Barros Geraldo só era conhecido de alguns de nós como fotógrafo "etnográfico", o A. B. Geraldo de alguns postais ilustrados que compravamos em Bissau. Sabemos que também colaborou com o jornal "Voz da Guiné", assinando algumas reportagens fotográficas. Desconhecíamos completamente a existência de um tão vasto espólio fotográfico, seguramente relevante para o estudo do(s) nosso(s) imaginário(s) da Guiné-Bissau.

Obrigado pelo convite. Não estarei em Lisboa a essa hora, mas espero que algum dos nossos coeditores ou colaboradores permanentes possa representar a Tabanca Grande. E até ao fim de agosto, terei oportunidade de conhecer e apreciar o vosso trabalho. Parabéns.

3. Sinopse da exposição:


(...) "Esta exposição parte de um acervo do Arquivo Histórico Ultramarino de cerca de 82.000 negativos (bem como um conjunto de slides e provas de contacto) da Guiné-Bissau e Lisboa — um espólio inédito, nunca antes estudado, exposto ou devidamente catalogado. 

As imagens são da autoria de Álvaro de Barros Geraldo (1922-1993), fotógrafo de trajetória enigmática, cuja biografia fragmentada exige uma leitura crítica do seu legado.

Imaginários da Guiné-Bissau, investiga o papel da fotografia na construção do argumento de “manutenção de paz” num território em guerra. 

Através de fotografias de emboscadas, cerimónias protocolares e iniciativas militares e sociais, procura-se analisar criticamente como esse discurso legitimou e perpetuou tensões pós-coloniais ao longo dos séculos XX e XXI. 

No ano em que se assinalam os 50 anos das independências das antigas colónias portuguesas, esta exposição questiona os legados dessa narrativa e as suas implicações no presente e no futuro.

A exposição é produzida no âmbito do Programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos do 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes." (,,..)

Fonte: Cortesia de Buala (Excerto)
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(**) Vd. poste de 22 de novembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26179: O Nosso Blogue como fonte de informação e conhecimento (107): alguém conheceu Álvaro de Barros Geraldo, o fotógrafo oficial do gen Spínola, no período da guerra colonial, na Guiné-Bissau ?(Catarina Laranjeiro, investigadora no Instituto de História Contemporânea da NOVA/FCSH)
 

terça-feira, 6 de maio de 2025

Guiné 61/74 - P26772: Convívios (1026): 61º almoço-convívio da Tabanca da Linha, Algés, 29/5/2025, com a presença dos habituais magníficos... e também do régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona, João Crisóstomo (Nova Iorque)... Inscrições: até 26 de maio (Manuel Resende)



Lista (provisória) dos inscritos



 Vilma & João, "from Queens, New York, with peace & love": 
"A gente também quer ficar na foto de grupo!"




1. O Manuel Resende, régulo da Magnífica Tabanca da Linha, já abriu as "hostilidades", perdão, as inscrições para o 61º almoço-convívio, no sítio do costume (Restaurante Caravela d'Ouro, Algés),  5ª feira, 29 de maio de 2015, das 12h30 âs 15h00. (*)

Já há  35 inscritos, incluindo o João Crisóstomo, de Nova Iorque,   nosso camarada,  régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona, membro da Tabanca Grande bem como da Tabanca da Linga, foi alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67)... O João  vive desde 1975 em Nova Iorque, depois de ter passado por Inglaterra e Brasil; é casado, em segundas núpcias, desde 2013, com a nossa amiga eslovena, Vilma Kracun, que também estará presente no nosso 61º al,oço-convívio. (**)   

O Manuel Resende quer encher o último andar do restaurante, que vai ser, como de costume, um espaço soberbo, de luxo, reservado para todos os "mangíficos", nesse dia e hora... 

Para quem já é "velhinho" nestas andanças, às vezes até nem dá conta (nem sobretudo tira partido) da magnífica posição do último piso do restaurante com vista panorâmica sobre a zona ribeirinha de Algés, a praia, o estuário do Tejo, o caminho marítimo para a Índia e por aí fora... Confortavelmente sentados, à mesa redonda (onde tod0s somos iguais, companheir0s e camaradas), no último piso do "Caravela d'Ouro", podemos, além da conversa, saborer uns deliciosos lombinhos de pescada com arroz de marisco e dar largas à imaginação sobre os caminhos ou os caprichos da história, luninosos para uns, onscuros para outros,     que nos levaram à Guiné, de Cacine a Fulacunda, de Bolama a Nova Lamego, de São Domingos ao Boé, de Bisslanca ao Saltinho, e por aí... 

Sempre voluntarioso e otimista, escreveu ele no Facebook da Magnífica Tabanca dfa Linha (que tem 167 membros, o próximo será a Vilma Crisóstomo):

"Vou manter a lista sempre no top, com as actualizações diárias. Será que desta vez chegamos a 100 convivas?" 

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(Há mais de 30 anos sob gestão de António Joaquim Lopes, um antigo combatente, que serviu nos 'comandos' em Angola)


Morada: Praça 25 de Abril de 1974, 1495 Algés
Telefone: 214 118 350
Estacionamento em frente (tem sistema de "Via Verde Estacionar 2 horas")

I N S C R I Ç õ E S :

Até ao dia 26 de Maio de 2025, para:
Manuel Resende - Tel.  91 945 82 10
manuel.resende8@gmail.com
magnificatabancadalinha2@gmail.com
dizendo "vou" ao convite no nosso grupo no Facebook
Estarei atento ao grupo do Whatsapp para quem se inscrever por este meio.

+ + + + + E M E N T A + + + + +

Começamos com aperitivos às 12,30 – Almoço às 13 horas

Peço que tragam a quantia certa para evitar trocos: 28 €. Ajudem os organizadores.
Pagamento por Multibanco, no Rés-do-Chão e, ao entrar para a sala, apresente o duplicado.

APERITIVOS DIVERSOS
Bolinhos de bacalhau - Croquetes de vitela - Rissóis de camarão - Tapas de queijo e presunto
Martini tinto e branco - Porto seco - Moscatel.

SOPAS
Canja de galinha
Creme de marisco

PRATO PRINCIPAL
Lombinhos de pescada com arroz de marisco

SOBREMESA
Sala
da de fruta ou Pudim 
Café

BEBIDAS INCLUIDAS
Vinho branco e tinto “Ladeiras de Santa Comba" ou outro
Águas - Sumos - Cerveja

PREÇO POR PESSOA ... 28 €

(Crianças dos 5 aos 10 anos se aparecerem, pagam metade)

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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 6 de abril de 2025 > Guiné 61/74 - P26658: Convívios (1017): 61º almoço-convívio da Magnífica Tabanca da Linha, em Algés, dia 29 de maio, quinta, com a presença dos nova-iorquinos Vilma e João Crisóstomo (Manuel Resende, réguçlo)

(**) Último poste da série > 2 de maio de 2025 > Guiné 61/74 - P26755: Convívios (1025): XLIV Convívio do pessoal da CCAV 2639, dia 21 de Junho de 2025, em Azoia - Leiria (António Ramalho, ex-Fur Mil Cav)

Guiné 61/74 - P26771: Notas de leitura (1795): "Um preto muito português", da luso-angolana e antiga "rapper" Telma Tvon (Lisboa, Quetzal, 2024)... Parte II (Luís Graça): Uma dedicatória que vale um poema: "Para os meus de sangue e coração. Para os meus de rua e coração".

 


Telma Tvon (aliás, Telma Marlise Escórcio da Silva):
estreia-ase na fição com "Um preto muito português"... Nascida em Luanda em 1980 (em plena guerra civil angolana, que vai de 1975 a 2002), imigra para Lisboa, em 1993 (com a irmã, sendo acolhida pela avó), frequenta o ensino secundário ao mesmo tempo que se integrava, desde os 16 anos, na cultura rap, do soul e do hip hop... Antiga rapper, faz a licenciatura em Estudos Africanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e o mestrado em Serviço Social pelo ISCTE-IUL.(Cortesia da Quetzal Editores)



Capa do livro de Telma  Tvon, "Um Preto Muito Português".  Lisboa: Quetzal, 2024, 184 pp. (Série "Língua Comum") (c. 15 €)

O livro tem uma dedicatória que vale um poema: " Para os meus de sangue e coração. Para os meus de rua e coração"... E uma outra,  manuscrita, no exemplar que estou a ler, oferecido à Biblioteca Municipal da Lourinhã: "Obrigada por me acolher tão amavelmente. Beijos. Telma, Lourinhã, 15/05/24".


Sinopse: 

"Cabo-verdianos que vivem há muito em Portugal e neto de cabo-verdianos que nunca conheceram Portugal. Também é bisneto de holandeses que mal conheceram Portugal e de africanos que muito ouviram falar de Portugal. 

Vive em Lisboa, mas não é considerado alfacinha. Terminou a licenciatura na faculdade e vai trabalhar num call center, com outros negros e brancos, pobres e ricos. Budjurra faz parte de uma minoria que, lentamente, vai sendo cada vez menos minoria. É um preto português, muito português, que, ao longo do livro e das aventuras que relata, levanta questões relativamente a temas como racismo, discriminação, estereótipos, igualdade e humanidade, mas também música, rap, identidade - numa Lisboa morena e colorida que é necessário conhecer

«Posso dizer, sem qualquer orgulho, que sou um homem estranho. Tão estranho como a minha alma. […] E assim como os anos e meses fluem no meu espírito bom e impotente, continuo apenas mais um preto muito português.» 

Com a sua rara humanidade, Budjurra mostra-nos como se vive por dentro da invisibilidade da comunidade africana, como se lida com as narrativas falsas que a envolvem, como se sobrevive aos preconceitos e ao esquecimento". (Fonte: Quetzal Editores)


1. Conheci a Telma Tvon,  na Lourinhã,  no festival literário da Lourinhã,  "Livros a Oeste", há já um ano, em 15/5/2024. E gostei da maneira como ela falou do seu livro de estreia ("Um Preto Muito Português"),  com  simplicidade, graça, humor, espontaneidade, frontalidade,  inteligência emocional, empatia, capacidade de comunicação... 

O livro já tinha sido publicado em 2017 sob a chancela da Chiado Books, numa edição infelizmente descuidada,   sem revisão de texto, com muitos erros e gralhas... O editor da Quetzal, Francisco José Viegas, em boa hora, deu-lhe outra vida e visibilidade, publicando o livro na série "Língua Comum", e com uma capa graficamente atraente.

 A autora, até então desconhecido (ou conhecida no mundo mais restrito dos "rappers"),  acabou por ser solicitada, mais recentemente, a falar do seu livro, a aparecer em festivais literários (como o da Lourinhã, "Livros a Oeste", 2024) e a dar entrevistas na imprensa escrita e digital, ou a ser objeto de tema de cronistas conceituados, como por exemplo Diogo Ramada Curto (Expresso).... Eis alguns links:

Facebook > Antena 1 > 30 de novembro de 2024 > Sou Pessoa Para Isso - Telma Tvon
 

Afinal, ela nasceu e viveu em Angola, até aos 13 anos  e tem a desenvoltura e a desinibição dos/das MC ou "rappers", e sobretudo da malta nada e criada em Luanda.  De resto, a dedicatória que consta do seu livro, diz muito: 

"Para os meus de sangue e coração. Para os meus de rua e coração". 

Mas vamos  continuar a falar deste seu primeiro livro (que nasceu de uma tentativa de criar uma letra para uma canção de rap), e onde ela de resto usa (e abusa...) do "calão" falado por estes jovens portugueses, afro-descendentes: contei até agora umas seis ou mais  dezenas de vocábulos e expressões idiomáticas, que vieram enriquecer o meu léxico (é evidente que um "glossário" no fim do livro dava jeito e era simpático para um "cota" como eu, mesmo que "tuga",  "bué fixe", e não propriamente um "pula de merda").

A Telma Tvon tem talento para a escrita e espero que não se fique por este seu primeiro romance, um  "Um Preto Muito Português",  livro de grande atualidade que aborda temas que estão na berra, hoje (para não dizer sempre..), como identidade, pertença, racismo, xenofobia,  discriminação,  minorias, e que fala  da experiência de ser luso-.africano em Portugal (e na Europa),  a exclusão / inclusão, a equidade, etc.  Temas, enfim, que a extrema-direita quer ver abolidos da agenda não só política e mediática como até científica... Mas dá-nos também da cultura "rap"... de que, afinal, também sabemos pouco.

Fiquemos para já com a última das 49 "entradas" do livro em que o "bom do Budjurra" (um "alter ego" da escritora ?)  depois de dar a volta ao bilhar grande (o mesmo é dizer, ao pequeno Portugal retangular onde nasceu)  interrogando-se sobre a sua origem e identidade, acaba por se convencer (e convencer-nos) que afinal é "apenas mais um preto muito português" (pp. 175/716) (**).

Eu confesso que achei o livro divertidíssimo, doce, de  fina ironia, com algumas "cenas" mais duras, feias, pícaras ou dramáticas:

  • o "arrastão em Carcavelos" (5. Tu agora chamas-te Arrastão, Budjurra, pp. 29-33);
  • o "call center" (9. No call center, licenciado, pp. 42-45);
  • a criança com Sida (17. Ela, ele e eu, o Budjurra, no nosso silêncio, pp. 72/73);
  • a morte do amigo (20. O teu amigo morreu, Budjurra, pp. 81/86);
  • a primeira viagem por Portugal: Serra da Estrela (31. O Budjurra a viajar, quem diria, pp.112/113);
  • os putos e os diferentes destinos (32. Entendendo-me, pp.114-118);
  • as ganzas (39. Budjurra, esse stonado, pp. 137/141);
  • pretos, voltem para a vossa terra (41. Os suspeitos do costume, pp.145/151);
  • a rapariga maquiavélica (47. Não estás a bater, Budjurra, pp. 167/171).

Li de um fòlego e, pondo-me na pele do Budjurra, revi(vi) algumas "cenas" em que também já fui "vítima de racismo ou preconceito", quer na Irlanda, quer nos Países Baixos, por exemplo no Aeroporto de Amesterdão-Schiphol: lembro-me de há 35 anos um gajo com 1,90 de altura, louro, de olhos azuis e gabardine bege,  me mandar apartar e me vasculhar o passaporte e bagagem, só por que não deve ter gostado do meu cabelo comprido, barba cerrada e tez morena... Não era a primeira vez que me confundiam com um palestiniano...E eu vinha já de um país "europeu", embora "periférico" (ainda não era a UE, ainda era a CCE, estamos a falar de 1990 ou 1991)..

Mas o mesmo acontece, infelizmente, noutros aeroportos da hoje União Europeia, de Lisboa a Budapeste... Ou por esse mundo fora, de Luanda a Washington, de Moscovo a Pequim. O racismo não tem cor nem pátria.



PS - O pai do Budjurra é da ilha de Santiago. A mãe é da ilha de Santão. Budjurra, Joáo Moreira Tavares, é o mais velhos dos 3 filhos. O Carlos é "calado mas tem bué de miúdas", a Sandra é uma "fala-barato"...Nasceram todos no "gueto" (talvez Cova da Moura, a décima ilha de Cabo Verde ?)...Mas os pais  decidiram que eles fossem, desde muito cedo, "viver nos prédios com uma tia da minha mãe"... "Os miúdos dfos prédios não queriam brincar connosco. Normal, nós éramos pretos"... Os outros múidos do "gueto", quando eles visitava,m os pais (que lá ficara,m a viver). "achavam bué fixe nós estarmos a viver nos prédiso0"...

Ela, a Sandra, "só namorava com rapazes brancos, só tinha amigas brancas, só ia lugares  onde ela tinha a certeza de que seria a única preta", e odiava falar em crioulo... "O meu irmão, assim  que se tornou adolescente, começou a detestar brancos" (pp. 12/13).

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Notas do editor:


(*) Vd. poste de 12 de fevereiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26487: Notas de leitura (1771A): "Um preto muito português", da luso-angolana e antiga "rapper" Telma Tvon (Lisboa, Quetzal, 2024)... Quem somos nós, "pretugueses" ? - Parte I (Luís Graça)

(**) Último poste da série > 5 de maio de 2025 > Guiné 61/74 - P26768: Notas de leitura (1794): Memórias Minhas, por Manuel Alegre; Publicações Dom Quixote, Março de 2024 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P26770: Vivências em Nova Sintra (Aníbal José da Silva, Fur Mil Vagomestre da CCAV 2483/BCAV 2867) (10): Os grandes azares; Insensatez; O ronco; Caso do Furriel Moreira e Chuveiro do abrigo dos Morteiros

CCAV 2483 / BCAV 2867 - CAVALEIROS DE NOVA SINTRA
GUINÉ, 1969/70


VIVÊNCIAS EM NOVA SINTRA

POR ANÍBAL JOSÉ DA SILVA


31 - OS GRANDES AZARES

O primeiro foi no dia 11/07/69 que vitimou o capitão Bernardo, por ter pisado uma mina antipessoal, que lhe amputou uma perna e ferimentos graves na outra. De salientar o extraordinário trabalho feito pelo furriel enfermeiro António Bettencourt, que sem luz e precário material de socorro consegui evitar males maiores.

O segundo foi no dia 24/07/69, numa coluna de reabastecimento a S. João. Houve o rebentamento de uma mina anti pessoal reforçada com TNT, causando a morte dos soldados Adelino Santos e Pedroso de Almeida e ferimentos no furriel Oliveira Miranda. Os falecidos eram cunhados pois tinham casado com duas irmãs.

O terceiro foi no dia 04/08/69, no rebentamento de uma mina antipessoal reforçada com trotil, que provocou a morte ao soldado António Ventinhas e em que eu fiquei ferido, assunto a que faço referência mais adiante.

O quarto foi no dia 17/11/69. Numa coluna a S. João para ir buscar cimento para construir abrigos à superfície, a camioneta mercedes acionou uma mina anticarro, que a projetou para o lado esquerdo da picada, de encontro a uma árvore, a três metros de distância do rebentamento, tendo ficado parcialmente destruída. Muitos dos sacos rebentaram provocando uma enorme nuvem de pó, prejudicando o socorro aos feridos, por falta de visão. Morreu o 1.º Cabo José Lomba e o soldado António Couto e provocou ferimentos graves em seis, um dele o furriel Barriga Vieira que sofreu fratura de costelas e de duas vértebras. Lamentável e incrédula atitude, teve um major do Serviço de Material que de deslocou de Bissau, no dia seguinte ao rebebtamento, propositadamente para vistoriar e fotografar a viatura danificada. Como ela ainda estava coberta de pó de cimento, o major queria dar uma sanção disciplinar ao Furriel Valente, pelo facto da viatura não estar ainda “devidamente lavada”, sem se importar que a maioria da malta nem banho tinha tomado, ocupada na prestação de auxílio e evacuação dos mortos e feridos. Esta atitude confirmava a tese de que o governo preocupava-se mais com uma perda material do que com uma ou mais perdas humanas. Depois, durante as poucas horas de permanência no quartel foi tratado com total indeferência por parte de todos e creio que até foi sozinho e a pé para a pista de aviação.

Em toda a comissão tivemos cinco mortos e onze feridos, alguns com gravidade.
As malditas minas
Mercedes destruída 17/11/69
Trilhos muitas das vezes minados


32 - INSENSATEZ

Foi o que aconteceu quando o Furriel Azevedo, tocando o seu acordeão foi com alguns soldados, até próximo do cruzamento de Nova Sintra, estrada que liga Nova Sintra, Tite, S. João e Jabadá, local muito perigoso dado ser propício a emboscadas. Felizmente nada de mau aconteceu

O Azevedo e o seu acordeão
Cruzamento de Nova Sintra


33 - O RONCO

Ronco é a palavra utilizada para designar um feito relevante.

O pessoal andava cansado e saturado de ir para Bissassema efetuar segurança à margem do rio Geba defronte a Bissau. O PAIGC já tinha o míssil terra- terra e havia a informação de que estaria previsto atacar Bissau do lado de Bissassema. O capitão Loureiro entendia que era preciso fazer algo mais e mais produtivo. Sabendo onde atuar resolveu efetuar uma operação para atacar e anular um posto avançado do IN.

Ao meio da tarde de determinado dia chamou os alferes e furriéis e disse que precisava de trinta voluntários, suficientemente armados para efetuar uma operação relâmpago e de surpresa. Não foi difícil constituir o grupo. Saíram de madrugada e chegaram ao destino ao nascer do dia. O objetivo foi totalmente alcançado, com a destruição do acampamento, provocando baixas ao IN e a captura de armamento e diverso equipamento. Sabem qual foi o prémio que o capitão teve por este ronco? Não vão adivinhar. Foi preso porque não pediu ao comando do Batalhão autorização para efetuar a ação. No dia seguinte, um helicóptero com a Polícia Militar foi prendê-lo e levá-lo para Bissau. Uma vez mais ficamos sem capitão

Armamento e material capturado


34 - CASO DO FURRIEL MOREIRA

O José Moreira era furriel do 4.º Pelotão e um bom operacional. Padecia de úlceras no estômago e comer ração de combate era certo e sabido que ficava incapacitado. O seu pelotão foi destacado para Fulacunda, a fim de participar numa operação a nível de batalhão, com a previsão de durar três dias. Sabendo ele que ao segundo dia teriam de o ir buscar, em virtude de ter de se alimentar com a ração de combate, foi à messe de oficiais falar com o capitão médico, pedindo para que fosse dispensado da operação e fundamentou o seu pedido. O médico praticamente não o ouviu e disse que ele o que tinha era medo de ir para o mato. O Moreira sem dizer nada virou costas e foi ao quarto buscar a G3, colocando-a sobre uns bidões cheios de terra que serviam de proteção. O médico estava à porta da messe, sentado numa cadeira de baloiço, feita das aduelas dos barris e a beber o seu wishy. O Moreira disparou três tiros. Um deles entrou numa cox,a fraturando o fémur e que ainda lhe esfacelou o pénis. Foram os dois para Bissau, o médico para o hospital e o Moreira para a prisão. Mais tarde veio para a prisão militar da Trafaria e o médico para o Hospital Militar Principal, na Estrela em Lisboa.

O capitão Bernardo, ferido em 11/07/69, também andava em tratamentos naquele hospital. Foi visitar os dois com a intenção de promover um encontro entre eles. Esse encontro foi realizado e ao que se sabe ter-se-ão perdoado um ao outro, mas continuou preso. Foi libertado após o 25 de abril sem ter sido julgado.

O rapaz resolveu casar e ao tratar da papelada foi verificado que o seu caso não estava encerrado. Foi novamente preso e a aguardar julgamento. Como era de Guimarães, foi transferido para o Porto, ficando na Casa de Reclusão, à rua de S. Brás no Porto. Na altura eu trabalhava no centro da cidade do Porto e tinha duas horas para almoçar, o que possibilitava lá ir visitá-lo uma vez por semana. Ajudei-o naquilo que era possível. O Luís Martinho ex-alferes da nossa companhia, trabalhava comigo na Tranquilidade na secção de contencioso. Conhecia vários advogados e conseguiu contratar um que o foi defender no julgamento, o que veio a acontecer. Realizado este, voltou a ser libertado e o rapaz provavelmente lá casou



35 - CHUVEIRO DO ABRIGO DE MORTEIROS

Habitualmente tomava banho neste chuveiro. Um dia após o duche, coloquei a toalha à cintura para ir para o meu abrigo vestir-me. Nesse momento começa uma flagelação. Só tive tempo de saltar para dentro do abrigo do morteiro, completamente nu, pois a toalha caíra ao chão. Era época das chuvas e como o abrigo estava enterrado no solo, talvez com um metro de profundidade, a água dava pelos joelhos. De imediato chegou o apontador e outro militar para ripostar ao fogo. A minha missão foi de municiador. Quando uma granada saía, o chamado prato onde assentava a base do tubo do morteiro, levantava e ao baixar salpicava água enlameada, até para fora do abrigo. Escusado será dizer que fiquei da cor do chocolate.
Passada a tempestade fui tomar outro duche.

(continua)
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Nota do editor

Último post da série de 29 de abril de 2025 > Guiné 61/74 - P26743: Vivências em Nova Sintra (Aníbal José da Silva, Fur Mil Vagomestre da CCAV 2483/BCAV 2867) (9): Messe de sargentos; O Correio; A Enfermagem; As Transmissões e A Ferrugem