terça-feira, 31 de março de 2009

Guiné 63/74 - P4117: A tragédia do Quirafo: 37 anos para fazer o luto pelo António Ferreira (Paulo Santiago / Cátia Félix)

Cópia do Bilhete de Identidade Militar do malogrado António Ferreira, ex-1º Cabo de Trms da CCAÇ 3490 (Saltinho, 1972/74), do BCAÇ 3872 (Galomaro, 1972/74), morto na emboscada da picada do Quirafo, em 17 de Abril de 1972.

Foto: © Cátia Félix / Paulo Santiago (2009). Direitos reservados.


Guiné-Bissau > REgião de Bafatá > Saltinho > Novembro de 2000 > Restos de uma pedra onde se lê a seguinte inscrição, gravada: ... cozinheiros da 3490. A esta unidade, a CCAÇ 3490 (Saltinho, 1972/74) , do Batalhão 3872 (com sede em Galomaro), pertenceu o António Ferreira, um dos mortos da emboscada do Quirafo. O nosso camarada Albano Costa, de Guifões, Matosinhos, visitou o Saltinho em Novembro de 2000.

Foto: © Albano Costa (2005). Direitos reservados

Maia > Moreira > Cemitério local > Foto do Jornal de Notícias, edição de 18 de Setembro de 1974, mostrando o soldado António da Silva Batista, a visitar a sua própria campa. A notícia do jornal era: "Morto-vivo depôs flores na sua campa". Na lápide pode ler-se: Em memória de António da Silva Batista. Falecido em combate na província da Guiné em 17-4-1972".

A foto, de má qualidade, foi feita pelo nosso camarada Álvaro Basto, com o seu telemóvel, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, e remetida ao Paulo Santiago. O Álvaro Basto, ex-FurMil Enf da CART 3492 (Xitole, 1971/74) constatou, pessoalmente, no Saltinho, a impossibilidade de reconhcer os cadáveres dos nossos camaradas, da CCAÇ 3490, que morreram na emboscada do Quirafo, inckuindo o Antonio Ferreira, . O Batista, dado como morto, foi afinal o único desaparecido: foi feito prisioneiro pelo PAIGC e só libertado em Setembro de 1974.

Foto: © Álvaro Basto (2007). Direitos reservados.


1. Mensagem do Paulo Santiago:

Camarada Vinhal:

Após ter estado no Sábado, juntamente com o Santos Oliveira, com a Cidália, viúva do 1º Cabo Radiotelegrafista António Ferreira, e com a Cátia, pensei em escrever um post mais ou menos longo. Hoje, recebido o mail que reencaminho, acho que terei muito poucas palavras a dizer. O mail da Cátia tem lá tudo.

Em todo o caso, tenho algo que deverá ser dito agora. Começo pela Cátia, que nos encantou, a mim e ao Santos Oliveira. Esta jovem, também bonita, dá uma lição de Solidariedade que fascina. Ela não tem ligações familiares com a Guerra Colonial, não é uma estudante de História ( frequenta Ciências Farmacêuticas ) que tivesse vindo ao nosso blogue para se documentar para os seus estudos, não, ela vem ao blogue porque está Solidária connosco, ex-combatentes na Guiné, vive as nossas angústias e também as nossas alegrias. Ela tem uma relação fraternal com a Cidália e foi ela que desencadeou toda esta acção em que nos envolvemos.

A Cidália, uma pessoa sofrida, mas serena, ouviu-nos, deixou-nos falar TUDO sobre o Quirafo, viu as fotos da GMC, no fim da conversa disse-nos:
- Este ano o dia 17/04 vai ser diferente, agora tenho CERTEZAS.

E no dia 17 lá estarei com outros camaradas, e o António Ferreira, lá onde estiver, gostará de nos ver.

Paulo Santiago

P.S. – Em anexo a foto do Ferreira, poderás publicar outras se quiseres (Saltinho, GMC, por ex)


2. Mensagem da Cátia Félix:


Caro Paulo Santiago e Santos Oliveira

Como prometido junto envio em anexo a foto do Ferreira (à esquerda).

Mais uma vez o nosso muito obrigado por toda a dedicação e principalmente amizade que tiveram em toda esta história.

Foi muito importante terem esclarecido a dúvida de 37 anos da Cidália, ela está muito grata por isso (*).

Possivelmente no dia 17 de Abril vai realizar-se uma missa em honra do António Ferreira, e onde teríamos todo o gosto de vos ter presente. Era para ser no Mosteiro de Águas Santas mas este encontra-se em obras, por isso será numa outra igreja a combinar. Caso queiram estar presentes depois dou mais pormenores.

O luto começou a ser feito passado todos estes anos e a muito se deve a vocês. Vejo que a Cidália está determinada em fazê-lo e, como não poderia deixar de ser, com atitudes muito nobres que tanto a caracterizam.

Espero receber notícias vossas em breve, pois estarão sempre no meu coração "jovem".

Cumprimentos

Cátia Félix
___________

Nota de L.G.:

(*) Vd. postes de:

19 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4050: (Ex)citações (21): A esperança de que o António Ferreira ainda esteja vivo...(Cátia Félix)

18 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4046: Ainda a atroz dúvida da Cidália, 37 anos depois: O meu marido morreu mesmo na emboscada do Quirafo ? (Paulo Santiago)

3 comentários:

Anónimo disse...

Sem Palavras!
Obrigado Paulo! Obrigado Fernando!

A Cidália sentirá a amizade destes amigos combatentes ultrajados.

O abraço! Já não falo em Cumbijã porque fui BANDO, imcompetente e estive na Guiné antes de 1968.

Mário Fitas

Julio Vilar pereira Pinto disse...

Extraordinária lição de solidariadade.
Não consigo dizer mais nada, pois também já senti essa solidariadade quando me ajudaram a saber como tinha desaparecido o meu amigo Furriel Milº Júlio Lemos da Ccaç 797.

Luís Graça disse...

Acho que a Cátia faz falta no nosso blogue, na Tabanca Grande... Convido-a a juntar-se, formalmente a nós. Ela é um elo de ligação ao António e à Cidália... Ela consegui um pequeno milagre, ajudou - com o apoio do Paulo, do Santos Oliveira e do nosso blogue - a ultrapassar o difícil processo de luto patológico da Cidália...

Imaginem, amigos e camaradas, o sofrimento de 37 anos, devido à dúvida (atroz) que perseguia a Cidália...
- Serei eu viúva ? O meu António ainda estará vivo ?

A somatização deste sofrimento pode ter consequências brutais na saúde física e mental de qualquer pessoa. Se puderes, Paulo, e tu, Santos Oliveira, se puderem vão à missa do dia 17 de Abril. Em nome de todos os amigos e camaradas da Guiné.

Um Alfa Bravo, a todos vós, Cidália, Cátia, Paulo, Oliveira. Que o Antómnio descanse finalmente em paz.

LG