sexta-feira, 3 de abril de 2009

Guiné 63/74 - P4135: Em busca de... (70): Fur Mil Andrade e Cabrita Martins que estiveram em Fajonquito entre 1971/73 (Afonso Sousa)

Em busca de... Furriel Andrade, Fajonquito 1971/73

1. Tudo começou assim:

i. Mensagem de Maria Filomena Silva Correia, uma nossa amiga guineense, de Bissau, que se dirigiu a Luís Graça no dia 30 de Março de 2009:

Boa tarde

Querido amigo

Eu sou Maria Filomena Silva Correia (Tchentcha), filha de falecida Cristina Silva Correia em Fajonquito, tenho irmãs de nome Maria Luísa (Vitorina), Cesina e um irmão mais novo chamado Carlitos.

Hoje, quando vi seu site na internet achei por bem que o senhor me poderia ajudar a encontrar um meu amigo de quando eu era criança, Senhor cujo nome nunca conheci, porque ele era chamado furriel Andrade. Ele era do mesmo batalhão que o furriel Cabrita Martins se não me engano.

O senhor não pode imaginar quanta vezes procurei por esse senhor em Portugal.


ii. Hoje mesmo foi enviada uma mensagem à tertúlia no sentido de encontrar alguém que eventualmente tenha um pista para dar a esta nossa amiga.

Se entre os nossos leitores houver alguém que possa ajudar a encontrar o camarada Andrade ou o camarada Cabrita Martins, por favor façam-nos chegar essa informação ou contactem a Maria Filomena para o endereço filocorreia@yahoo.com.br

O nosso obrigado desde já.
CV


2. Desenvolvimento

i. Mensagem de Afonso Sousa para Maurício Nunes Vieira:

Caro Maurício Nunes Vieira:

Poderá informar-me (caso saiba) qual era a Companhia que estava em Fajonquito, entre 1971 e 1973 ?

Por acaso conhecia (dessa companhia) o ex-Furriel Miliciano de nome Andrade ?

Com os meus cumprimentos
A. Sousa


ii. Mensagem resposta de Maurício Nunes Vieira para Afonso Sousa

Em Fajonquito entre 1971 e 1973 estava a CCaç 3549, do Batalhão 3884, eu pertenci à CCS em Bafatá. Quanto ao ex-furriel Andrade não me lembro já, aliás conhecia bem todos os camaradas da minha Companhia, os outros por não haver tanto contacto era difícil.

Lamento não poder ser mais útil, tente no blog do Luís Graça que decerto haverá quem conheça, sei que todos os anos fazem convívio, conheço e dou-me bem com o capitão dessa Companhia, mora aqui em Sintra perto de mim, é o capitão Sampedro, grato por conhecê-lo, sempre ao dispôr,

um abraço

Nota: Junto lhe envio o emblema da companhia de Fajonquito

3. No dia 2 de Abril chega ao Blogue esta mensagem de Afonso Sousa:

Caro Carlos:

Já consegui localizar o furriel Andrade (e inclusivé já falei com ele).

É caso para dizer: fazemos (o Blog) melhor investigação que os magistrados do processo Freeport !

Ora vamos aos dados:

Fajonquito:

CART 2742 (1970/72) ----> Rendida pela CCAÇ 3549 (1972/74)

- Furriel Constantino Dias Andrade (Fornos - Santa Maria da Feira) - CCAÇ 3549 (contactos omitidos pelo editor)

Carlos,
comunica a essa amiga de Bissau.

Um abraço
Afonso Sousa

Agradecimentos (ex-militares que serviram de pistas para chegar à localização do Andrade):

Aníbal Manuel Oliveira Farraia - Estarreja - CCAÇ 3549
José Cortes - Coimbra - CCAÇ 3549
José Manuel Valente - Santarém - CART 2741 - Furriel Enf
Capitão Manuel Mendes Sampedro - Comandante da CCAÇ 3549
Agostinho Costa - CART 2742
Joaquim Conceição - CART 2742
Furriel Ribeiro - CART 2742 - Albergaria-a-Velha
Furriel (Fernando Francisco) Cabrita Martins - Vaguemestre - BART 2920 - CANEÇAS

(Contactos omitidos pelo editor)


4. Envio das informações recolhidas à peticionária

i. Informação enviada à nossa amiga Maria Filomena, ontem dia 2 de Abril de 2009:

Cara amiga Filomena Correia

Como pode ver, consultando a mensagem abaixo, o meu camarada Afonso Sousa, encontrou o seu velho amigo Andrade, tendo já falado com ele.

Uma vez que tem o contacto do Andrade, faça o favor de o contactar. Por outro lado, gostaríamos de saber, mais tarde, como foi esse reencontro.

Continuamos ao dispôr para o que precisar.

Aceite as nossas saudações
Carlos Vinhal
Co-editor do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné
e
Afonso Sousa
Tertuliano e colaborador do mesmo Blogue


ii. Mensagem de Filomena Correia, recebida hoje mesmo no Blogue:

Bom meu querido Carlos

Agradeço o vosso esforço em encontrar o meu amigo furriel Andrade, ja tentei ligar para ele mas ainda sem successo, logo que conseguir conversar com ele vou informar para vocês como foi o encontro.

Muito obrigada
Filomena (Tchentcha)


5. Comentário de CV:

Mais uma vez resolvemos um caso de busca de pessoas. Se para a maioria das pessoas, este nosso gesto pouco poderá significar, para as pessoas que se nos dirigem é uma hipótese de encontar alguém que lhes lembra até a meninice, como este caso particular.

Não posso deixar de realçar e agradecer a prestimosa colaboração de alguns camaradas sempre atentos, porque mais sensíveis, digo eu, a estes pedidos.

Desta vez o trabalho para encontrar o camarada Andrade deve-se ao nosso companheiro Afonso Sousa a quem agradecemos particularmente.

Ainda a propósito deste assunto, o nosso camarada José Martins desenvolveu um trabalho com as Unidades que passaram por Fajonquito, que publicaremos em poste autónomo.
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 30 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4111: Em busca de... (68): Furs Mils Andrade e Cabrita Martins que estiveram em Fajonquito entre 1971 e 1973 (Maria Filomena Correia)

Vd. último poste da série de 2 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4131: Em busca de... (69): Estêvão, ou Coconut, que era ainda menino, em Prábis, no ano de 1973 (J. Casimiro Carvalho)

1 comentário:

Luís Graça disse...

É uma cadeia de solidariedade muito bonita, e que eu muito prezo. Prestamos um pequeno serviço à comunidade a que pertencemos mas também, como é o caso, aos nossos amigos e amigas da Guiné-Bissau.

Obrigado a todos. Mais uma vez o nosso camarara Afonso Sousa revelou-se um Serlock Holmes de primeira... Ele é um perito a encontrar pessoas. Um verdadeiro pisteiro. Estou-lhe muito grato, em nome de todos nós, pelo tempo dispendido, telefonemas, mails, recolha e tratamento da informação, etc. E tudo isto em tempo recorde.

Espero que a Filomena consiga finalmente "matar saudades" (como dizemos por cá...) do amigo da família, o nosso camarada Andrade...

Um abraço. Luís Graça