1. Mensagem que o José Brás acaba de mandar ao Vasco da Gama (*):
Achas que posso dizer-te que desde o início das minhas visitas à Tabanca Grande tomei nota do nome de uns escritos de que gostei logo?
Pela qualidade que tens a juntar as palavras para que elas digam o que é importante sem desperdícios, sem rodriguinhos, buscando a verdade sem dela fazer dogma, respeitando-a somente e às regras da construção literária.
Pela raiva que às vezes não és capaz de esconder face a brutalidades e a cinismos baratos.
Sei lá, talvez porque pisámos também o chão comum de Cumbijã, de Colibuia, de Mampatá, de Aldeia Formosa, em tempos diversos, é certo, se isso do tempo tem alguma importância na construção do modo.
Enfim… Mas quero dizer-te que “magnífico” é, apenas, o senhor reitor da universidade, neste caso, de Coimbra.
E também que, a meu ver, apesar de tudo, melhor é que se ergam estas iniciativas do que sentir calada a voz da memória.
Enviei à Dr.ª Cristina uma mensagem a dizer que muito gostaria de lá estar amanhã…mas não posso e que, ainda assim, lhe juntava alguns textos meus que não alcançam o valor para passar na “faculdade” por falta de amparo do talento (**).
Goza um bom dia e não te encolhas. Não se pode passar a vida calado com medo de errar e, por isso, nunca acertando.
Um abraço
José Brás
__________
Notas de L.G.:
(*) Vd. poste de 29 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4097: Dar uma aula, em Coimbra, aos poetas que escrevem sobre (mas não fizeram) a guerra (Vasco da Gama)
(**) Vd. postes de poesia do José Brás:
9 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3858: Blogpoesia (30): Em Cutima, tabanca fula... (José Brás / Mário Fitas)
25 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4078: Blogpoesia (32): João, 20 anos, apto para todo o serviço... (José Brás)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário