segunda-feira, 22 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4562: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (7): Tocámos certinho e dobrámos o Bojador...(David Guimarães)

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > O nosso trio musical: Joaquim Mexia Alves, fadista; Álvaro Basto e David Guimarães, violas.

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > Na hora da partida: o David Guimarães e a esposa, a Lígia (Espinho), o António Pimentel (Porto) e o Hernâni Acácio Figueiredo (Ovar) ...

Fotos: © Luís Graça (2009). Direitos reservados.

Imagem do Saara Ocidental, a caminho da Guiné-Bissau, depois de passar o Cabo Bojador e o Trópico de Câncer... (*)

Foto: © José Manuel Lopes (2009). Direitos reservados.

1. Mensagem do membro nº 3 da nossa Tabanca Grande, David Guimarães, tão antigo como o Luís Graça, o Sousa de Castro, o A. Marques Lopes...


Mais um sinal forte vindo da nossa Tabanca – a unidade na amizade e a quadra que eu lia bem e ouvia bem (mas era diferente) … Ler estava errado, ouvir estava.

Quando as coisas correm bem como que se diz – que bom, e basta, e vamos partir para outra…

É evidente que me quero hoje referir ao último Sábado onde a festa foi maior ainda – efectivamente a Tabanca está cada vez mais cheia e sempre bonita e de porta aberta – que para o ano aquele espaço que se abriu onde mais convivemos com as rações de reserva (Tipo L – L de luxo) seja ocupado por mais tertulianos e acredito mesmo que vai ser...

Foi um dia, como se costuma dizer, em cheio em que, terminada a operação, cada combatente chegou a casa feliz com a missão cumprida – parabéns à Organização que como sempre esteve impecável…

Quer dizer o ex-Furriel tal tal tal que sou eu – estou feliz por Sábado e a todos por aqui quero mandar aquele abraço, um abraço.

E agora…

Bem coube-me a mim a sorte, e ao Álvaro Basto, de ter a honra de acompanhar o fado Guiné – o Fado que é nosso já e que o Mexia Alves fez o favor de o escrever, e bem, a nosso contento. E, se melhor o escreveu, melhor o diz a cantar, ao ritmo do fado Primavera, claro – é o fado da Tabanca…

E agora: quando lá atrás estávamos a ensaiar, a escolher tons, fazer transposições, a acertar com a voz… aí mesmo eu ouvia o que não está aqui escrito no fado nem deveria estar…

Dobrado o Equador,
Ficou para trás o amor
Que então em ti vivia.


Aqui está escrito uma coisa que não foi escrita pelo Mexia Alves e que urge corrigir – e eu lá nos pormenores… É que nenhum de nós para a Guiné teve de fazer esse percurso – o Equador ficava bem mais abaixo, não muito mas um pedaço mesmo – e lendo dá a impressão que o Mexia foi dar essa volta toda – quando ele diz e muito bem e que além de certo é bem diferente claro.

Dobrado o Bojador,

E assim é que fica o Fado Guiné tal qual o autor o fez – é que do Bojador ao Equador vai então mais um pedaço que da Guiné lá mesmo também… E o que tenho receio é que alguém se acredite que passámos mesmo o Equador.

Vamos lá emendar a letrinha que o Mexia escreveu bem e cantou sempre bem, e quem o transcreve continua a passar mal o dito verso Dobrado o Equador que deve ser Dobrado o Bojador.

Desta vez estive mesmo atento – é que por norma quando tocamos queremos saber o tom e a música e estar com atenção ao andamento e aquele momento em que o fadista faz sinal que vai acabar….

E desculpem qualquer coisinha mas duas violas afinadas, uma em si e outra em lá (Álvaro Basto e eu) a acompanhar o Mexia que se tentava fazer ouvir e o coral das vozes à mistura – até esteve tudo muito certinho e acabou certo…

E quando é o Quinto Encontro?

Um abraço

David Guimarães

2. Comentário de L.G.:

Meu caro David:

Também dei conta do erro (de palmatória), mas não o corrigi logo... Não há dúvida que o J. Mexia Alves diz taxativamente BOJADOR, mas na letra do Fado da Guiné consta, de facto erradamente, o termo EQUADOR...

É um erro grosseiro, sistemático, resultante destas facilidades do Copy & Paste... Obrigado por estares atento, obrigado pela tua prestação musical (tua e do Álvaro), obrigado pelos teus comentários, obrigado pelo teu optimismo...

Perguntas-me pelo V Encontro... Ainda não fizemos o balanço do IV, mas posso dar-te a minha opinião: o mês de Abril é provavelmente o mais indicado para a realização do nosso evento... A partir de Maio, há inúmeros convívios do pessoal de unidades que passaram pela Guiné... De qualquer modo, ainda é cedo para tomar uma decisão... Vamos consultar a Tabanca Grande. Espero que para o ano tenhamos já a dimensão de um batalhão (500/600)...e possamos atingir a cifra dos dois milhões de páginas visitadas... Megalomania ? Não, estamos só a criar resiliência contra a crise...

Até lá, muita saúde e longa vida, mesmo se Deus não nos dá tudo...LG

_______________

Notas de L.G.:

(*) Vd. postes de:

15 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4033: De regresso a Mampatá (Zé Manel Lopes) (1): Da Tabanca de Matosinhos ao Cabo Bojador

15 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4034: De regresso a Mampatá (Zé Manel Lopes) (2): Do Trópico de Câncer à Mauritânia

(...) Continuação da publicação do diário de bordo do nosso camarada e amigo José Manuel Lopes, ex- Fur Mil, CART 6250, > CART 6250 , Os Unidos de Mampatá (Mampatá 1972/74)

(...) 23 de Fevereiro de 2009, domingo:

Partida pela manhã, após visita ao Cabo Bojador, pois quem o quiser passar terá de o fazer para além da dor. Não foi o caso e a viagem prosseguia com agrado de todos. E lá seguimos numa estrada paralela ao Atlântico, do outro lado o deserto, aqui e ali com muitos camelos. Uma vegetação muito pobre, que comem as cabras e bois que vimos pelo caminho? Um aspecto muito negativo, a quantidade de lixo que se encontra nas bermas da estrada.Passamos Dakla e em seguida cruzamos o Trópico de Câncer, justamente quando passavamos ao lado de Elargoub. Por aí o almoço, atum, enchidos e queijo. (...)


O Cabo Bojador, no Saara Ocidental, foi dobrado, pela primeira vez, pelo navegador português, em 1434, e por um grupo de 15 valentes marinheiros portugueses que assim desfizeram o mito do Cabo Não ou do Medo.

A Guiné-Bissau fica no hemisfério norte, portanto a norte da linha do equador...

(**) Vd. último poste de 22 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4560: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (6): De São Miguel, Açores, com emoção e amizade (Tomás Carneiro, CCAÇ 4745, 1973/74)

1 comentário:

Joaquim Mexia Alves disse...

caros David e Luís

Têm os dois razão!

Explico:

Quando escrevia letra quis dar uma "forma literária" a puxar à epopeia, daí o "dobrar" o cabo.
Só que nem sempre a escrita acompanha o raciocinio e então escrevi efectivamente "dobrado o Equador", quando queria escrever "dobrado o Bojador".

A coisa passou e alguém, não me lembro quem, chamou-me a atenção e a partir daí, passei a cantar "dobrado o Bojador" para que não me chamassem burro com fracos conhecimentos de geografia, e da história dos Descobrimentos.

É portanto preciso emendar a letra, pois o canto já foi emendado...

Infere-se assim que o erro é meu e só meu...o seu a seu dono!!!

Abraço camarigo e obrigado pela pronta atenção do david e do Luís.