domingo, 21 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4557: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (3): Um dia caloroso, em que fizemos novos amigos (Joaquim e Margarida Peixoto)

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > O Joaquim Peixoto, assinalado com um círculo a vermelho, na segunda fila, entre o Manuel Amaro, à esquerda, e o Manuel Traquina à direita... O Joaquim Peixoto (que esteve em Sare Bacar, na zona leste, junto à fronteira com o Senegal (carta de Paunca), vive em Penafiel, é casado com a Margarida, que também veio ao nosso encontro... Ambos são professores do 1º ciclo do ensino básico...

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > A Alice Carneiro, esposa do Luís Graça, em animada conversa com a sua nova amiga Margarida Peixoto, esposa do nosso camarada Joaquim Peixoto... A Alice veio a saber que a Margarida, em 1972, fora professora primário em Passinhos, na freguesia de Paredes de Viadores, concelho do Marco de Canaveses... A Alice nasceu em Candoz, Paredes de Viadores... É caso para dizer: O mundo é pequeno e o nosso blogue... é grande.


1. Mensagem de Joaquim Peixoto (ex-Fur Mil, CCAÇ 3414, Sare Bacar, Cumeré, Brá, Julho de 1971/ Setembro de 1973, uma companhia açoriana, comandada pelo Cap Inf Manuel José Marques Ribeiro de Faria; Unidade mobilizadora, BII 17) (*)


20 DE JUNHO DE 2009, Quinta de Paúl, Monte Real, Leiria

Dia inesquecível para mim!

Foi a primeira vez que partilhei um convívio com antigos camaradas da Guinè. Tive imensa pena de não encontrar camaradas da minha CCAÇ 3414.

As lembranças, boas e más, de uma guerra já passada vieram ao de cima e acordaram um turbilhar de ideias que pairavam na minha cabeça.

O mau, vivido num clima de medo a uma temperatura quase em ebulição, onde um rebelde e intruso mosquito teimava em picar as nossa peles ainda tão tenras, quase de meninos... Um barulho estranho, no sussuro da noite, despertava-nos dos nossos sonhos quase infantis. Um numero infinito de vivências e emoções estão guardadas na caixa negra do nosso ego.

Esse mau deu lugar a uma alegria imensa, onde pude recordar os bons momentos (que também os houve) e partilhar com os camaradas as experiências vividas hàá mais de 30 anos.

Foi um emaranhado de emoções, foi um recordar de situações, foi um convívio magnífico cheio de calor humano.

As conversas convergiam no mesmo sentido: A GUINÉ. Outros assuntos não tinham aqui lugar.

De longe a longe, parecia que o cheiro a terra barrenta nos entrava pelas narinas e recordava o cheiro inegualável de Bissau, Bafatá, Sare Bacar e tantas outras....

Cerrando os olhos, por breves momentos, as formas perfeitas das bajudas apareciam como num ecrã virtual.

Foi bom. Foi perfeito. Espero voltar.

Obrigado a ti, Luis Graça. Obrigado ao Carlos Vinhal, ao Virgínio Briote, ao Magalhães Ribeiro e ao Mexia Alves.

Obrigado a todos que trabalharam e organizaram este convívio.

Obrigado a todos os camaradas presentes. Obrigado a todos quantos ainda hoje recordam os momentos passados em agonia.

Joaquim Peixoto

2. Mensagem da Margarida Peixoto:

QUINTA DE PAÚL

Bajuda não sou, mas não me importo de ser confundida como tal. Sou a mulher de Joaquim Peixoto, e para mim foi um dia especial, esse que passei com os camaradas do meu marido e respectivas esposas...

Foi um sentir de calor humano, foi a partilha de algo que nunca vivi, mas que, por uma ou outra razão, vai tomando forma na nossa mente, situações que mesmo não vividas por nós, estão vivas nos nossos maridos acabando por fazer parte de nós próprias.

Agradeço a todos quanto trabalharam para este convívio, agradeço a todos os presentes a oportunidade que tive em partilhar um pouquinho das vossas emoções.

Mas tenho de dizer um especial obrigado ao Luís Graça por me ter apresentado à sua esposa, Alice, com quem mantive um diálogo, que por várias e variadas razões foi muitas vezes interrompido, mas tenho a certeza deixou uma marca que irá crescendo com o tempo.

Poucos minutos após nos termos conhecido, parecíamos amigas de longa data e eu, um pouco reservada por natureza, soltei sem preconceitos o que me ia na alma.

"Agarra um verdadeiro amigo com ambas as mãos". Foi um provébio que li algures, há muito tempo, mas que quero acreditar seja verdadeiro, para poder contar com a amizade que iniciei ontem.

Obrigado, Alice, pela sua simpatia, pela sua frontalidade e pela maneira tão franca de se relacionar com as pessoas.

Obrigada pela companhia que me fez. Espero ter correspondido à sua delicadeza e desejo sinceramente que este tenha sido o primeiro de muitos encontros que haveremos de ter, tanto a nível de convívios ligados a ex-combatentes, como a nível pessoal.

Em breve mandarei o nome de alguns dos meus ex-alunos, como foi combinado. Espero, eu e o meu marido, recebê-los em nossa casa o mais rápido possível.

Os laços que nos une e os amigos comuns irão concerteza alargar-se a nós.

Um bem haja pelo dia tão caloroso e um abraço com muita ternura.

Margarida Peixoto

3. Comentário de L.G.:

Agradeço ao Joaquim e à Margarida as amáveis palavras que dirigem à comissão organizadora do nosso encontro: ao Carlos Vinhal, Joaquim Mexia Alves e Miguel Pessoa deve-se o mérito principal deste encontro de convívio dos membros da nossa Tabanca Grande.

Depois, em meu nome pessoal e da Alice, quero retribuir a gentileza e a simpatia com que vocês nos tratam nos vossos mails...Afinal, somos vizinhos e de certo que nos iremos encontrar, mais vezes, em Penafiel ou no Marco de Canavezes.

Por razões que devem compreender, não me foi possível estar mais tempo com vocês. Tinha mais 130 pessoas, entre camaradas, bajudas e mulheres grandes (sic), que estiveram presentes no nosso Encontro.... Fico feliz por saber que a Alice e a Margarida descobriram que tinham memórias em comum... Um Alfa Bravo (abraço) para o meu camarada Joaquim, um beijinho para sua mulher grande, Margarida. L.G.
___________

Nota de L.G.:

(*) V. postes de:

16 de Março de 2009 >Guiné 63/74 - P4039: O Prémio: Sirvam , em nome da Pátria, uma bica quente a estes rapazes!, dizia o Gen Spínola... (Joaquim Peixoto)

22 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1774: A morte do Fernando Ribeiro: eu ia nessa fatídica coluna e era seu amigo (Joaquim Peixoto, CCAÇ 3414)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Joaquim Peixoto,
Haja saúde por estes lados. Daqui do outro lado do oceano tudo está bem. Passando olhos pelo Blogue reparei que servistes na CCAç 3314.
Hoje, 5 de Julho de 2009, estive com um soldado da tua companhia. O Henrique Silveira das Bandeiras do Pico mora em Tiverton, R I.
Um abraço do
J Câmara