terça-feira, 23 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4564: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (8): Gente de Norte a Sul (Luís Graça)

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > (*) O casal Vinhal, Carlos e Dina (Leça da Palmeira / Matosinhos) numa pose descontraída... O Carlos, bem como o Joaquim e o Miguel, da Comissão Organizadora, estão de parabéns, por que tudo correu sobre rodas, e a comida este ano melhorou, em termos de diversidade e qualidade, relativamente ao ano anterior (dizem os críticos, que eu pouco comi, atarefado como estive em fotografar e interagir com os participantes do evento)...

O António Baptista (o eterno morto-vivo do Quirafo) veio de Matosinhos... O Valentim Oliveira e a sua linda neta, de 16 anos, vieram de Viseu...( O Valentim estava felicíssimo, agora que recuperou do seu problema de saúde).

O Jorge Picado (Ílhavo) e o Idálio Reis (Cantanhede)... Dois engenheiros agrónomos, de profissão...

O Amadu Djaló (Lisboa), o Coutinho e Lima (Lisboa), o Virgínio Briote (Lisboa) e, de costas, o António Carvalho (que veio de Gondomar, com a sua Maria de Fátima.

O Álvaro Basto (Leça do Balio / Matosinhos) que veio de férias, do Algarve com a sua Fernanda, aqui à conversa com o Artur Soares (Figueira da Foz)... Ambos pertenceram à mesma companhia (CART 3492, Xitole, 1972/74)... O Álvaro é, além disso, o régulo da Tabanca de Matosinhos e, nas horas vagas, toca viola.
O Fernando Gouveia (ex-arquitecto na Câmara Municipal do Porto) e a esposa, Regina (Porto)... Desafiei a Regina, que viveu em Bafatá (1968/70) a escrever, para o nosso blogue, histórias desse tempo... O Fernando foi Alf Mil Pel Rec Inf, em Bafatá (1968/70).

O João Seabra (advogado em Lisboa, ex-Pirata de Guileje, 1972/74) em briefing com o tenente general na reserva António Martins de Matos (Lisboa)... (Se não erro, o António é algarvio, e esteve na mesma altura, na Guiné, Bisslanca, BA 12, 1972/74; prometeu voltar para o ano).

Dois homens do mesmo curso da Academia Militar, o Miguel Pessoa (Lisboa) e o Pereira da Costa (Mem Martins / Sintra)... Um foi para a Força Aérea, outro foi para o Exército... O Perereira da Costa, amigo do meu amigo Tony Levezinho, tem-se interessado pelo caso do nosso António Baptista, cujo processo de pensionista está encalhado agora no Ministério das Finanças, ao que me diz o Álvaro Basto, "pai e mãe do Baptista" (sic).

O António Dâmaso, o único representante, no nosso convívio, do prestigiado Batalhão de Caçadores Pára-quedistas, BCP 12... É um alentejano de Odemira... Infelizmente, mal tive tempo de falar com ele... Aproveito para o convidar a aderir, formalmente, ao nosso blogue, com o envio de uma foto de antigamente + 1 história, como mandam as regras...


Fotos (e legendas): © Luís Graça (2009). Direitos reservados
__________

Nota de L.G.:

(*) Vd. último poste da série > 22 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4562: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (7): Tocámos certinho e dobrámos o Bojador...(David Guimarães)

3 comentários:

Fernando Gouveia disse...

Luis:
Comportámo-nos como um perfeito casal de periquitos, mais presisamente na hora de chegada. Desconheciamos que a foto de família era antes e não depois.

Por esse facto ficamos tristes, porém soubeste colmatar essa nossa falha e aí estamos nós no almoço onde tudo superou as nossas expectativas.

Até à próxima.
Um abraço.
Fernando Gouveia

Anónimo disse...

Fui ver o "poste" de cima já com 15 comentários.Safa.Antes de abrir vi a 1ª foto deste.
É um Hino á Alegria;à boa disposição,à felicidade. É um exemplo a ser seguido num afasta azedumes. O Carlos dá o exemplo e a sua Dina corrobora.Este Editor e os outros parecem ter sido escolhidos a dedo pelo Editor- Mor.Exemplos...que os Ajudantes de ocasião igualam...
O Carlos, sabendo eu ter dito: só ponho ao meu peito a Bandeira do meu País, (o Miguel pessoa enviou os "crchats", agradeci e mandei fazer.Coloquei o meu na Ortigosa)-
já no decorrer do almoço aparece o Carlos Vinhal junto de mim e diz: como só colocas ao peito a nossa Bandeira mas gostas da Guiné, trouxe-te este novo "crachat":- Igual ao anterior só que a bandeira da Guiné fora substituida pelo mapa daquele País. Está guardado junto das recordações agradáveis como o fruto de um Amigo que trata a Vida com amor, alegria e solidariedade.De bem com ela.
É com este espirito que o Blogue tem que continuar.Se um fulano se azeda,olha para a foto do Vinhal que o Luis Graça tirou, pensa na idade de uma das Senhoras que acompanhava o V.Briote ou a boa disposição do MR e, com exemplos destes eu digo:- Obrigado Camaradas, companheiros que um dia estiveram na Guiné e um dia um de vós- o Luís Graça- fundou um blogue, outros o seguiram e geraram um espaço onde o calor humano, a amizade têm lugar, além dos eteceteras que só os Homens, certos homens, conhecem...o menos bom bate na parede com o efeito do Lion Brand da indiferença e estrebucha até se finar...Obrigado a Vocês e um abraço do Torcato.

Luís Graça disse...

Fernando e Regina:

Houve muito mais gente que não apareceu na "chapa" de família... Àquela hora, com aquele calor, com a excitação dos encontros e reencontros, era difícil juntar todos/as os/as magníicos/as 130...

Periquitos (ou melhor, nabos) somos nós, o ano passado, que nem sequer juntámos o pessoal, antes de irmos para o restaurante, para tirar a foto da praxe...

O mais importante foi vocês terem vindo do Porto... E, mais importante, foi eu ter conseguido convencer a Regina a escrever no nosso blogue...

Com tudo issto, ganhamós mais uma "Mulher Grande" para a nossa Tabanca Grande. Sê bem vinda, Regina... Mantenhas!

Luís