sexta-feira, 26 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4582: Os Nossos Camaradas Guineenses (11): Ernesto… procuro saber algo sobre este meu Amigo guineense (António Matos)

APELO

Camaradas,

O nosso Camarada António Matos, pede-nos que publiquemos a repetição de um apelo que já tinha feito, no seu poste Nº 3473, em Novembro de 2008, na tentativa de localizar um Amigo seu guineense, que muito gostava de rever e do qual apenas se lembra dos seguintes dados.


- O seu nome é Ernesto;
- Esteve integrado na CCAÇ 2790 em Bula;
- Fazia parte do seu grupo de combate (4º);
- Período de amizade 1970/72;
- Etnia balanta;
- Não tinha qualquer graduação militar;
- Tem uma foto que se apresenta a seguir.

Dizia então o António no mencionado poste:

Um blogue com a concepção deste nosso cumprirá a sua missão se, paralelamente ao acervo que possibilita a gerações futuras, entenderem esta temática da guerra do ultramar (1961-1974), conseguir também ser um verdadeiro ponto de encontro de camaradas cujo rasto se perdeu pelas vicissitudes da vida.

O Ernesto.

Dos meus tempos de Guiné recordo este jovem negro, o Ernesto, que acompanhou muita da minha actividade em chão Balanta. Era um dos meus lançadores de roquetes.

A sua simpatia e o seu espírito colaborador angariaram-lhe a afeição generalizada.

Hoje desconheço de todo se é vivo, se morreu, se andará pela Guiné, se, quiçá, por Portugal, se é um pé rapado ou algum senhor bem colocado na vida, enfim, perdi-lhe o rasto mas gostava de saber dele.

Se alguém o conheceu, ou saiba algo sobre o seu paradeiro por favor diga-me!

Se nas digressões à Guiné encetadas por vários camaradas alguém o vir ou conseguir saber alguma coisa (nomeadamente em Bula), informe-me!

Seria, para mim, um momento memorável que daria direito a celebração especial.

Um abraço,
António Matos
___________

Nota de M.R.:

Vd. último poste da série em:


2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
António Matos disse...

Caro Vasco da Gama, comentaste um post num local errado mas daí não vem mal nenhum ao mundo ainda que te informe pois gostarias, com certeza de o alocares ao sítio certo.

Caro Cherno Baldé, a ti em particular te dirijo a pergunta de qual a hipótese de tu enquanto guinéu na Guiné teres acesso a qualquer fonte de informação que possibilite notícias do Ernesto ?
Um abraço e obrigado
António Matos