domingo, 15 de março de 2009

Guiné 63/74 - P4033: De regresso a Mampatá (Zé Manel Lopes) (1): Da Tabanca de Matosinhos ao Cabo Bojador

Matosinhos > 19 de Fevereiro de 2009 > Na garagem do Silvério Lobo, arruma-se resto da tralha que irá no jipe do Nina (ex-Fur Mec Auto, da CART 6250)... Na foto, vê-se em primeiro plano o Carvalho (ex-Fur Mil Enf) e em segundo pplano, o Nina (de costas) e o Lobo (que esteve em Aldeia Formosa).


Coimbra > 20 de Fevereiro de 2009 > Prontos para a grande aventura... 7 viaturas e 22 elementos...

Espanha > 21 de Fevereiro de 2009 > Em Tarifa, onde se apanha o ferry boat que faz a ligação com Tânger...

Fotos: © José Manuel Lopes (2009). Direitos reservados.


1. Início da publicação do diário de bordo do nosso camarada e amigo José Manuel Lopes, ex- Fur Mil, CART 6250, > CART 6250 , Os Unidos de Mampatá (Mampatá 1972/74)


19 de Fevereiro de 2009, 5ª feira:

Sai da Covilhã Francisco José Rebelo Pereira Nina, conduzindo um jipe Ford Maverick, em direcção à Régua onde pelas 17 horas se junta ao José Manuel de Melo Alves Lopes. De seguida partem para Matosinhos onde se juntam ao António Carvalho e Silvério Lobo.

Chegaram por volta das 19 horas e na garagem do Lobo carregam o carro com o material que vão levar até à Guiné. Roupas, sapatos material escolar, etc., que irão distribuir nos locais onde estiveram em 1972-74 .

Percorridos de Covilhã-Matosinhos 300 Kms


20 de Fevereiro de 2009, 6ª feira:

Pelas 6,30 horas seguem 4 carros com 13 elementos da Tabanca de Matosinhos para Coimbra, onde se juntarão a mais 3 viaturas com mais 9 companheiros de viagem, elementos da Associação Humanitária Memórias e Gentes, que organizou esta Expedição Humanitária à Guiné Bissau.

Na frente já seguiu um contentor por via marítima com diverso material. Em Coimbra, após uma conferência de imprensa na Praça da Portagemem, em que estiveram presentes o Governador Civil e o Presidente da Câmara , reinicia-se esta aventura, inédita para alguns, enquanto para outros é mais uma viagem à Guiné, terra que marcou bem fundo na suas almas. Pois não é fácil fazer uma viagem destas.

Saída de Coimbra pelas 11 horas, em Grândola faz-se uma paragem para um ligeiro almoço de leitão, acompanhado com cerveja e vinho branco. Aí vamos nós mais confortados e animados até ao Algarve, a todo o gás, pois era nossa intenção apanhar o barco em Tarifa ainda hoje e dormir já em Marrocos. Chegamos tarde, não foi possível apanhar o Ferry e tivemos de pernoitar em Tarifa, no “Hostal las Margaritas”.

Percorridos 1.058 Kms

Marrocos > 21 de Fevereiro de 2oo9 > Paragem em Kanitra, onde 'pôr combustível'... O Fernando, em segundo plano, de avental...

21 de Fevereiro de 2009, sábado:

Logo pela manha há que partir, pois a jornada vai ser longa de Tanger até Agadir. Pela hora do almoço estávamos em Kanitra, onde o incansável Fernando prepara umas deliciosas fêveras e salsichas com pão, acompanhadas de vinho tinto que o Xico Allen comprou a um amigo do Douro, mas que, cá para nós, não era grande pinga. Bom, bom, era o branco do dia anterior.

Às 15,55 estamos de partida e pelas 16,30 um polícia marroquino manda-nos parar. Segundo ele íamos a 70 Kms/hora e o limite era de 60. São muito rigorosos em Marrocos. Argumentamos que deveria haver uma tolerância e que a nossa velocidade era quase normal , a tolerância é de 10%, ou seja, 66 estava dentro do limite, setenta não, havia que pagar a multa.
- Oh monsieur gendarme... nós vamos numa missão humanitária e estamos com uma certa pressa de o fazer...

O guarda olha para a porta do jipe onde seguia o autocolante da Associação, abre um grande sorriso e deseja-nos boa viagem. Em Ovalidia metemos gasóleo e em passamos em Safi pelas 20,58 horas. Logo depois chegamos a Agadir.

Percorridos 940 Kms.



Marrocos > 22 de Fevereiro de 2009 > Imagens do deserto, para lá de Agadir, já no Saará Ocidental (O fotógrafo não mandou legendas...)

Antes de partir de Agadir, há que atestar os carros, gasóleo a 7,64 Dirhams, asneira pois mais ao sul, apesar do País ser o mesmo, passa a ser a 4,70 Dirham (1 Euro = c. 11 Dirhams). São 8,30 horas iniciamos mais uma etapa, as crianças acenam com simpatia, as pessoas são afáveis e olham curiosas a nossa caravana.

74 Km após a partida um Nissan avaria, mas no grupo vão três experientes mecânicos, o Lobo, o Leça e o Nina, homens da ferrugem aquando da comissão na Guiné. Resolvido o problema, recomeça a viagem. Passamos Tiznit, Tan Tan, e começam os controles do exército, mais um em Layonne, outro no Cabo Bojador onde vamos dormir, depois de um jantar de peixe que estava delicioso, acompanhado de vinho branco.

Percorridos 838 Kms.

(Continua)

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Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 13 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3884: Poemário do José Manuel (26): O regresso a Mampatá, 35 anos depois...

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