1. Mensagem de João Bénard Garcia, jornalista do Jornal 24 Horas, com data de 18 de Março de 2008:
Boa noite Luís,
Estive a pesquisar o seu blogue à procura de um ex-combatente na Guiné e não consegui encontrá-lo. Creio que me poderá ajudar embora me faltem alguns dados para o localizar.
Chamo-me João Bénard Garcia e sou jornalista do 24horas.
Falei há umas semanas com o senhor Celestino Júlio Coelho Monteiro, que tem agora 66 anos (teria na altura 26/27 anos) e que me disse ter estado na Guiné entre 1969 e 1970 e que saiu de lá quando chegou o Marechal Spínola. Ele não me disse em que companhia combateu, apenas que esteve no interior da Guiné onde, usando palavras suas, “a guerra era do piorio”.
Desde a altura em que falei com ele nunca mais consegui que me voltasse a atender o telefone. Tenho necessidade urgente em contactá-lo ou falar com camaradas da companhia que se reunam em convívios.
Decidi recorrer a si depois de ter dado voltas e mais voltas na internet e depois de ter contactado a Liga dos Combatentes e a Associação de Veteranos de Guerra. Devo ter tido azar mas ninguém atendeu o telefone.
Se acha que me pode ajudar, por favor envie-me um e-mail com os seus contactos que responderei de volta.
Despeço-me, agradecendo desde já a atenção,
Cumprimentos,
João Bénard Garcia
213306411
914991383
joao.a.garcia@24horas.com.pt
jobegarcia@gmail.com
2. Hoje mesmo foi enviado este mail à Tertúlia pedindo ajuda para encontar este nosso camarada:
Camaradas e Amigos Tertulianos
Contactou-nos João Bénard Garcia, Jornalista do Jornal 24 Horas, pedindo ajuda para encontrar um camarada nosso de nome Celestino Júlio Coelho Monteiro, que deve ter estado na Guiné nos anos de 1969/70.
Peço a todos e especialmente aos suspeitos do costume uma pista para encontrar este nosso camarada.
Um abraço e votos de bom fim de semana.
Carlos Vinhal
__________
Nota de CV
Vd. último poste da série de 12 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3877: Em busca de... (66): Sérgio Nuno procura camaradas de seu pai, da CCAÇ 1686/BCAÇ 1912, Guiné 1967/69
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Para o camarada Carlos Vinhal:
Convinha esclarecer/averiguar qual o interesse que o jornalista tem no nosso camarada Celestino Monteiro, porque pelos vistos o Celestino Monteiro nâo tem interesse nenhum no jornalista, pelo menos foi essa a impressão com que fiquei quando contactei o camarada em causa.
cumprim/jteix veterano de guerra
ex-Furriel Milº Art
CART2412 68/70 Bigene-Guidage-Barro
Enviar um comentário