segunda-feira, 16 de março de 2009

Guiné 63/74 - P4040: Quando o apreço se transforma em apresso, por causa das pressas (Luís Faria)

1. Mensagem de Luís Faria(*), ex-Fur Mil Inf MA da CCAÇ 2791, Bula e Teixeira Pinto, 1970/72, com data de 11 de Março de 2009:

Amigo Vinhal

Mais um pouco de trabalho para que te mantenhas em forma!

Era para ser um comentário a um comentário, mas resolvi mandar-to para publicação, se assim o achares.

Um abraço
Luis Faria

PS: - Se puder ser publicado hoje, fica em sintonia com o Poste comentado. Obrigado


CONSIDERAÇõES
Relendo agora, o meu comentário ao Poste 4007(**), reparo que escrevi APRESSO e não APREÇO, como devia no caso.

“Se entra lixo... sai lixo”, diz o Luís Graça e bem, no comentário a esse mesmo Poste.

Também acho que devemos ter um pouco mais de cuidado com os pequenos grandes "lixos" que possamos enviar (os "lixos" de que fala), contribuindo um pouco para a poupança de tempo e de cabeça dos nossos incansáveis Timoneiros a quem não damos descanso.

Um abraço e um obrigado ao LUIS, VINHAL e BRIOTE

A grande parte de "lixo maior" também é reciclável, mas como já constatámos, a Tabanca encarrega-se de o reciclar, “rapidamente e em força”.

Também há o não reciclável e esse tem de ser, a meu ver incinerado à nascença (antes de contaminar), pelos Timoneiros desta BARCA-TABANCA se por eles detectados, como também já tem acontecido.

Caso consigam passar o crivo, cada vez e ainda bem, há mais remadores e “Olheiros” atentos que se encarregam de à pazada e à gadanhada o meter no incinerador, como também já aconteceu.

Não quero acabar sem deixar também um abraço de apreço aos vários e assíduos COMENTADORES - J. Picado, Mexia, M. Fitas - e o seu grande Cumbijã -, J.Dinis, A. Pinto, A.H. Matos, António G. Matos, T. Mendonça , M. Ribeiro, H. Sousa e tantos outros que com a sua atitude interventiva contribuem e em muito para a vivacidade do nosso Blogue, para além de incentivarem também as participações no mesmo, em especial àqueles que possam pensar que, por não receberem comentários, os seus dizeres têm pouco ou nenhum interesse para os restantes Tertulianos e daí se coibirem de expressar as suas estórias, que a meu ver têm sempre interesse, já que são vivências pessoais/colectivas que ajudam a compor o “puzzle” intrincado desses anos de guerra na Guiné.

Não me levem a mal os Editores o apelar também ao Pessoal da Marinha, F. Aérea que alarguem e aumentem os vôos e milhas náuticas, recrutem mais pessoal, trazendo-nos mais e novos contributos que fazem falta à consolidação do dito “puzzle”.

Já vai longo o texto, era para ser um comentário ao segundo comentário do Luís Graça no dito Poste 4007 (já 4007 postes!!). Não sei porquê, mando-o para o Vinhal para publicar, se achar.

A todos, um outro Abraço e desculpem a intromissão.
Luís Faria


2. Comentário de CV

Peço-te desculpa Luís Faria por só hoje publicar este teu comentário, mas só agora reparei que pretendias que isto fosse para o ar no próprio dia 11.

Na verdade atravessei duas semanas em que a minha vida particular me afastou do Blogue. Já pedi desculpa ao Luís Graça. Agora estendo o mesmo pedido ao resto da tertúlia, principalmente aos meus clientes, que viram os seus trabalhos publicados com algum atraso.

Como disse em outras ocasiões, uma das nossas funções, ao editar, é filtrar uma ou outra gralha, quando as detectamos, pois nós próprios também damos os nossos pontapés na gramática. Não se diz que a língua portuguesa é muito traiçoeira?

Claro que os comentários ficam à responsabilidade de quem os faz, tanto na ortografia como no sentido que dão ao texto.

Luís, tens razão quanto à necessidade de pluridade dos interventores no Blogue. Temos muita tropa macaca, mas precisamos de muita Força Aérea e muita Marinha. Esta última Arma não estará muito representada, neste momento, mas da FA temos já uns quantos tertulianos activos e, cereja no bolo, tivemos há pouco tempo a adesão da nossa querida camarada Giselda, representante daquela classe tão pequenina, mas tão importante, que é a das nossas Enfermeiras Pára-quedistas.

Portanto, camaradas da Marinha, Força Aérea e do Exército, apareçam e venham conversar connosco para ajudarem a construír o puzzle da guerra da Guiné.
__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 14 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4031: As abelhinhas nossas amigas (4): Desculpem qualquer coisinha (Luís Faria)

(**) Vd. poste de 10 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4007: Blogoterapia (95): Há mais vida no alfabeto da guerra, para lá dos G: Guileje, Gadamael, Gandembel, Guidaje... (António Matos)

11 comentários:

António Matos disse...

Se o apreço te apressou, então também me apresso com todo o apreço a desmentir a pluridade que devia tomar forma de pluralidade ! ahahahah
António

Anónimo disse...

E já agora vou ganhar fôlego para incinerar o folgo!
Deixa lá,gralhas tambem são aves!

Abraço
Luis Faria

António Matos disse...

Grande Luís, abriste um tema espectacular para que todos sejam mais criteriosos no que escrevem e como escrevem mas atenção que isto pode abrir uma verdadeira caixa de pandora de novos linguistas e correctores ortográficos, de semântica e de sintax.
Eu serei uma das principais vítimas uma vez que, não usando dicionário, nem sempre uma 2ª leitura é suficiente na detecção das gralhas ( às vezes "gralha" é uma maneira elegante de justificar verdadeiros assassinatos gramaticais ! ) e vai daí, pimba ! sai bacorada.
Com esta introdução, escusado será dizer que vou ter que fazer uma pequena observação/correcção para que os menos prevenidos não caiam em dúvidas existenciais.
Dizias tu :
" Não me levem a mal os Editores o apelar também ao Pessoal da Marinha, F. Aérea que alarguem e aumentem os vôos e milhas náuticas..."
Ora, como a F.Aérea não alarga as suas milhas náuticas nem a Marinha os seus vôos, aqui fica uma reflexão profunda nesta manhã primaveril a pedir .... praia.
Um abraço,
António

Anónimo disse...

OS MENINOS (SEXA...OS)Á VOLTA DO TECLADO BRINCAM E ATIRAM PALAVRAS UNS AOS OUTROS...
ABRAÇOS PARA TODOS,
CARLOS VINHAL QUE O AFASTAMENTO TENHA SIDO NATURAL E TUDO DE BOM AGORA.

AB do Torcato

Anónimo disse...

Concordando com o António! É necessário ter cuidado em determinadas situações, quando não temos uma morteirada em cima de nós.
Por vezes sai mesmo assim! É quando se vivem os verdadeiros momentos.
Já Pessoa dizia:"É ter coragem para ouvir um (não)" - "É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta."

Força Luís Faria!

Do tamanho do Cumbijã o Jovem Abraço,

Mário Fitas

Anónimo disse...

Eu axo caté nem tenhu excrito muitas erros masjàs vejes acontexe.

Vou tere maix cuidade.

Braço camarigo
Esquim mexialves

Claro que concordo com o post, mas puxou-me para o humor, digamos assim!

Anónimo disse...

E já agora talvez mais lixo.
Na verdade, ao fazer comentários... amando-os... sem os voltar a ler e mais tarde fico todo lixado quando vejo certos erros que escrevi.
Mas não sou muito hábil no teclado e depois, desculpem uma confidência, vi-me grego (sem nunca ter tido esta disciplina) para nos meus estudos liceais lançar ao mar as disciplinas linguísticas, incluindo o português. Foi um quando me matriculei no antigo 6.º ano de ciências...ah, ah, ah. Mas o maldito do português nunca mais me largou depois de terminar o curso!
Foi só para animar a malta.
Um abraço do Mansoa ao Cacheu.
Jorge Picado.

Anónimo disse...

Porra
Lá faltou... ALÍVIO...quando me matriculei ni 6.º ano.
J.Picado

António Matos disse...

Os comentários servem exactamente para isto ou seja, sem desvirtuar o lema do blogue ( contar estórias e histórias da nossa vivência na Guiné )podermos divagar e amenizar as conversas num tu-cá-tu-lá mais intimista falando de erros ortográficos sem que daí venha mal ao mundo....
E um comentário dá ou pode dar origem a divagações colaterais continuando, mesmo assim, a não ferir os intentos dos editores, não é verdade ?
Vou abrir mais uma brecha desta vez para institucionalizar as despedidas agora que "do abraço do tamanho do Cumbijã" se passou para "o abraço do Mansoa ao Cacheu" e eu fiquei desarmado pois esgotei aí o conhecimento pessoal dos rios guineenses ( à excepção do Geba mas que o deixo para quem o quiser aproveitar )pelo que vou ter que arranjar o meu slogan.
Tenho estado a pensar e acho que arranjei um abraço suficientemente grande ( ainda que muito poluído ) que abrangerá esta malta boa aquando das despedidas.
Começo, então por me despedir e endereçar-vos um abraço da Amadora até ao Colombo ( ida e volta ), com passagem pela Casa do Artista, circundando as obras da CRIL !
António

Anónimo disse...

António,

Embora concordando dou-te uma melhor sugestão. Para o abraço ser maior e mais apertadinho!
Aí vai:

Um abraço do tamanho do IC 19 em hora de Ponta! É claro juntando o Cumbijã.

Mário Fitas

Anónimo disse...

Oh Matos e Mário

Desculpem lá,mas acham que há maior abraço do que... um Abraço do cara...?!

Um dia destes mando-vos um texto sobre o assunto
Luis Faria