sábado, 20 de janeiro de 2024

Guiné 61/74 - P25090: Por onde andam os nossos fotógrafos? (17): António Murta, ex-alf mil inf MA, 2ª C/BCAÇ 4513 (Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973/74) - Parte III: A caminho de Nhala: em 28 de abril de 1973, viagem de Bolama a Buba


Foto nº 9
 

Foto nº 10


Foto nº 11


Foto nº 12


Foto nº 13


Foto nº 14


Foto onº 15

Guiné > Região de Quínara > Buba  > 1972

Fotos (e legendas): © António Murta (2014). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


1. Estamos a recuperar e a selecionar algumas das melhores fotos do António Murta ex-alf mil inf  MA,  2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513 (Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973/74). (*)

Nasceu em Cantanhede, em 8 de janeiro de 1951, vive atualmente na Figueira da Foz. Está reformado há mais de 10 anos. Passou a integrar a Tabanca Grande em 12 de novembro de 2014.

Tem já cerca de 110 referências no nosso blogue, é  autor de uma notável série, "Caderno de Memórias de António Murta"...  de que se publicaram mais de 4 dezenas de postes.

Só comçou a fazer fotos a cores ("slides") quando comprou,  vindo de férias, uma Olympus compacta: "Digitalizados com um scanner normal, são uma triste amostra dos originais. Com muito deles optei por fotografar a projecção em suportes variáveis, com os inconvenientes que também isso acarreta." . 

 Fotos nºs, de 10 a 15:


A caminho de Nhala  > Viagem Bolama - Buba  28 de Abril de 1973 (sábado)

(...) Partimos para o interior sul da Guiné, destinados ao Sector S-2, com sede em Aldeia Formosa. (...) 

A viagem, por rio até Buba, fez-se em lanchas da Marinha, LDG ou LDM, já não recordo. Depois de amontoar o pessoal, bagagens e equipamentos, a lancha entra Rio Grande de Buba acima. Fico desconcertado com o estuário do rio, desmesurado, parece que ainda estamos no oceano. 

Mais adiante, as margens do rio, longínquas, entram com a sua vegetação densa e assustadora água adentro. Ou é o rio que se agiganta floresta dentro em ambas as margens? Começam a aparecer os primeiros afluentes, qual deles o mais grandioso. 

Para quem, como eu, ignora tudo de navegação, fica admirado de o piloto ir tão seguro, no meio do rio, sem embicar por engano num daqueles afluentes. Começa a anoitecer. A lancha, que até aí avançava a toda a potência, de repente, apaga todas as luzes e passa a seguir de mansinho, com os motores a ronronar em surdina, num som cavo e profundo. Daí a pouco não se vê nada e perde-se a noção da trajectória do barco. É como se vogássemos no breu, sobre o silêncio sepulcral do rio e da floresta. Demora até que os olhos se habituem à escuridão e comecem a distinguir a massa escura das margens. 

O pessoal, como sempre muito expedito, acomoda-se como pode, a monte, e prepara-se para passar a noite na paz possível do momento. Nota-se uma certa apreensão com aquelas margens. Nunca se sabe quando dali pode surgir um ataque. Eu, sempre inapto para me acomodar de qualquer maneira, vagueio nas zonas menos apinhadas mas acabo por me sentar de encontro à cabine da lancha numa espécie de arca de chapa que, afinal, é a blindagem de um motor eléctrico. Sinto por baixo de mim a vibração do motor e uma zoada contínua e incomodativa. Daí que estivesse livre o lugar, penso. Fico virado para a amurada de bombordo e para a margem negra onde julgo ver duendes e afins que correm no escuro acompanhando a lancha. Mas o cansaço e as emoções vencem-me e adormeço beneficiando da lassidão que me dá o ronronar da lancha.

De repente acordo ao som de tiros, estremeço, abro os olhos e é dia. Ferido pela luz, semicerro os olhos, levanto-me e tento perceber o que está a acontecer à minha volta. Os tiros - de G3 - continuam, mas como todos estão serenos em redor, alguns ainda dormindo e outros cavaqueando entre risadas, sento-me de novo tentando aquecer e endireitar o pescoço que está afectado pela posição em que dormi. Mais tiros. Percebo que é à proa e, irritado, levanto-me para ver o que passa. 

Espantoso! Um marujo munido de garrafas vazias vai-as atirando com força lá para a frente e outro, de G3 em punho, tenta acertar-lhes na água enquanto não se afundam. Fiquei furioso. Apeteceu-me abordá-los e perguntar-lhes se a barca não tinha patrão... Mas contive-me, não fossem atirar-me borda fora. 

Por outro lado - há sempre um outro lado -, comecei a ficar mais tranquilo em relação à segurança da viagem: se estavam naquela galhofa em pleno dia, deviam saber que o podiam fazer. Era porque estávamos a chegar e o perigo tinha ficado para trás. E não me enganei. A lancha parecia seguir a toda a potência mas, subitamente, abranda e vira um pouco à direita. Descobre-se um cais e os primeiros edifícios de Buba, até aí encobertos pela densa vegetação da margem. O rio, tão dentro já do território, continua ainda imponente.

Estamos, enfim, em Buba, a dois passos de Nhala. O espectáculo que vislumbro da amurada, virado para a ponte-cais e a rampa de terra vermelha que leva aos primeiros edifícios do aquartelamento – que por serem num ponto alto ocultam a tabanca e o resto -, deixa-me, nesse instante, uma imagem tão amável de África, tão marcante, que nunca mais esqueci. Mas tanto pode ser a “porta” de entrada para o Éden, como para o inferno. Só o tempo revelará.

Bem no cimo, à esquerda, um edifício de tipo colonial e uma enorme árvore florida de vermelho - jacarandá (?) -, chamam a atenção ainda antes do desembarque. Do lado direito, junto de uma árvore de porte e altura descomunais, percebe-se um dos edifícios do aquartelamento.

(Continua)

(Seleção, revisão/fixação de texto, negritos, edição de fotos: LG)

Legendas:

Foto nº 9 > O rio Grande de Buba (1974)

Foto nº 10 > Buba: a ponte-cais, com uma LDG a partir, aproveitandpo a maré-cheia (1974)

Foto nº 11 > Buba, 1973 – Vista a partir da rampa que vem do rio. Slide feito muito depois do dia da chegada, a partir de um ângulo oblíquo em relação à primeira visão e num dia sem esplendor. 

Foto nº 12 > Buba, 1973 – Vista parcial do aquartelamento, lado direito, obtida de costas para o rio. 

Foto nº 13 > Buba, 1973 – Ao cimo da rampa com o Rio Buba ao fundo. A árvore florida é uma acácia (e não uma jacarandá, planta que dá flor azul, e é nativa da América do Sul).

Foto nº 14 > Buba, 1973 – Fotografia da praxe para impressionar a namorada e a família. Eu, sobre o obus 14.

Foto nº 15 > Buba, 1973 – Fotografia da praxe para impressionar os amigos. Bajudas e mulheres de Buba.

9 de janeiro de 2024 > Guiné 61/74 - P25051: Por onde andam os nossos fotógrafos? (16): António Murta, ex-alf mil inf MA, 2ª C/BCAÇ 4513 (Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973/74) - Parte I:

2 comentários:

Eduardo Estrela disse...

O jacarandá dá efectivamente flores de côr azul.
A acácia dá flores de côr amarela.
A árvore não será uma olaia??
Abraço
Eduardo Estrela

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Boa pergunta, Eduardo
. O jacarandá, que enche Lisboa de azul lilás em junho, é uma árvore nativa da América Latina...