quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Guiné 61/74 - P25086: Casos: a verdade sobre... (42): Rescaldo da Op Gema Opalina, Caboiana, 25 de setembro de 1973: lembro-me de termos resgatado vários militares da 3ª CCmds Africanos do tarrafo e do Cacheu (Zeca Macedo, ex-2º tenente fuzileiro especial, DFE 21, Cacheu e Bolama, 1973/74)


1. Comentário  (*) do nosso amigo e camarada José Macedo (ou Zeca Macedo), um cabo-verdiano da diáspora, que foi FZE [Fuzileiro Especial] no DFE 21 na Guiné em 1973/74, e que hoje é advogado nos States, para onde emigrou em 1977: tem dupla nacionalidade, cabo-verdiana e americana; é membro da nossa Tabanca Grande desde 13 de Fevereiro de 2008:

Lembro-me da presença no campo de aviação de vila Caheu de vários helis, oficiais,  comandos e enfermeiras, entre as quais a Eugénia (Cabo-verdeana). 

As 3 companhias de Comandos foram transportadas até à Mata da Coboiana / Caboiana. Na mata, destruiram varios celeiros de arroz e outros mantimentos pertencentes ao PAIGC. 

Os comandos retiraram, depois de pequenos confrontos, ficou no terreno a 3ª Companhia, sob o comando do tenente Jalibá. Passado pouco tempo, cairam numa forte emboscada em que a força do PAIGC era de mais de uma centena. (versão que me foi contada por um dos membros da 3ª Companhia).

Os Comandos sofreram vária baixas,  entre mortos e feridos,  e tiveram  vários elementos, entre eles o tenente Jalib "apanhados a mão.  Com o PAIGC em perseguição, a 3ª Companhia, sem comandante, correu em direção ao Rio Cacheu, fortemente pressionada pelo PAIGC.  

O DFE 21 recebeu uma comunicação da base dessa operação, pedindo-nos para ir a uma determinada área do tarrafo no Rio Cacheu para retirar os elementos dos comandos em retirada (debandada?). Assim fizemos com 5 zebros, retirando do rio e do tarrafo os Comandos da 3ª Companhia. Eu, pessoalmente, retirei do rio vários soldados, entre eles um furriel, cujo nome não recordo, que me ofereceu meses mais tarde uma foto dele fardado.

O DFE 21, estacionado em vila Cacheu, tinha por missão patrulhar o Rio Cacheu de modo a impedir "cambanças" do Senegal para o interior da Guiné, principalmente na zona da Coboiana/Caboiana. Várias canoas foram destruidas, contudo, era extemamente dificil apanhar uma "cambança". 

Para esclarecimento, o DFE 21 não era um Destacamento de Fuzileiros Navais. Era um Destacamento de Fuzileiros ESPECIAIS, como eram (são) os Comandos e os Paraquedistas. 

Sobre a existencia (ou não) da Marinha do PAIGC, para além da provas citadas por um dos comentadores, é bom lembrar que um dos principais objectivos de Operação Mar Verde era a destruicao das vedetas do PAIGC.

Um abraco amigo
José / "Zeca" Macedo
DFE 21-Cacheu-Bolama-Guine Bissau-1973-74
____________


(**) Último poste da série > 17 de janeiro de  2024 > Guiné 61/74 - P25079: Casos: a verdade sobre... (41): "Canquelifá era o seu nome" - Uma batalha de há 50 anos (José Peixoto, ex-1º cabo radiotelegrafista, CCAÇ 3545 / BCAÇ 3883, 1972/74) - IV (e última) Parte: O nosso batismo de fogo, na bolanha do Macaco-Cão, em 29 de agosto de 1973

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zeca, és sempre bem vindo ao nosso blogue!

Joaquim Luis Fernandes disse...

Considero muito importante este "depoimento" do camarada Zeca Macedo, que agradeço.

A falta do relatório oficial sobre esta operação, "Gema Opalina", deixa-nos com as informações publicadas, nem sempre coincidentes, incompletas, mesmo que complementares, insuficientes para uma boa compreensão daquela que terá sido a última operação das NT à Base do PAIGC na Caboiana.

O que diriam sobre ela, o Comandante e 2º comandante do Batalhão de Comandos da Guiné, os então, Major Raul Folques e Capitão Carlos Matos Gomes, ainda entre nós, hoje na reserva com a patente de Coronéis?

Tenho visto publicado que esta operação "Gema Opalina" teria sido realizada pela 3ª Companhia de Comandos Africanos. Mas pelos vistos, nela participaram as 3 Companhias de Comandos Africanos. Qual a informação que corresponde ao que verdadeiramente se passou?

Atentamente
JLFernandes

Joaquim Luis Fernandes disse...

Já expliquei em comentário a Post anterior porque esta Op. Gema Opalina "mexe" comigo.
Gostaria de compreender melhor o enquadramento da Base do PAIGC na Caboiana, as localizações dos seus abrigos e efetivos, que ladeavam e partilhavam nas suas ações, as matas que patrulhei, de Abril a Setembro de 1973.

O camarada Zeca Macedo, que estava em Cacheu a esse tempo e que patrulhava com os Zebros o rio Cacheu e muito provavelmente os seus afluentes locais, rio Pequeno de S.Domingos ma margem direita, os rios Caboi e Caboiana, na margem esquerda e outros, e pela sua especialização de Fuzileiro Especial, detém saberes que desconheço e estará em boa posição para tirar dúvidas que tenho, sobre estes assuntos, nomeadamente sobre esta operação.

Posso fazer perguntas e obter respostas?

Agradeço desde já a atenção dispensada:

Atentamente
JLFernandes