quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Guiné 61/74 - P25082: Em busca de... (323): Susana Coelho procura camaradas de seu pai, falecido em 2007, Afonso Henriques Maia Coelho, 1.º Cabo(?) Radiomontador da CCS / BCAÇ 513 (Buba, Cacine, Aldeia Formosa, Gadamael, Sangonhá e Guileje, 1963/65)

Buba - Janeiro de 1964 - 1.º Cabo(?) Radiomontador Afonso Henriques Maia Coelho da CCS / BCAÇ 513


1. Mensagem de Susana Coelho, filha do nosso camarada Afonso Henriques Maia Coelho, ex-1.º Cabo(?) Radiomontador da CCS/BCAÇ 513, com data de 16 de Janeiro de 2024:

Bom dia Sr. Luís Graça
Sou a Susana e o meu pai esteve na Guiné de 1963 a 1965 no Batalhão 513.
O meu pai faleceu em Janeiro de 2007.
Ontem estive a reler umas memórias que ele escreveu onde fala na guerra colonial e na Guiné e depois comecei a pesquisar e encontrei o seu blog e um livro que eu desconhecia "História do Batalhão 513".
Por acaso conhece alguém deste Batalhão e que se recorde do meu pai Afonso Henriques Maia Coelho da Figueira da Foz?
Muito obrigada e parabéns pelo vosso blog.

Com os melhores cumprimentos
Susana Coelho


********************

2. No mesmo dia foi enviada mensagem resposta à nossa nova amiga Susana

Cara Susana, muito boa tarde
Incumbiu-me o editor Luís Graça de a contactar no sentido de a podermos ajudar.
Se possível diga-nos qual era o Posto e a especialidade do pai. Envie-nos também uma ou duas fotos dele, fardado, do tempo da Guiné, para que possa ser mais rapidamente reconhecido.
Como o Batalhão 513 foi para a Guiné só com a Companhia de Comando e Serviços (CCS), isto é, sem Companhias operacionais, ele pertenceria à CCS. Confirme se souber.
Informo já que será muito difícil encontrar alguém do tempo do pai uma vez que a idade não perdoa e a lei da vida, ou da morte, vai fazendo a sua selecção, mas tudo aquilo que me puder arranjar será útil.
Depois de termos em posse os elementos que lhe pedimos, faremos uma publicação no Blogue, da qual será informada em devido tempo.
Muito obrigado pelo seu contacto e pela curiosidade saudável de saber do passado militar do senhor seu pai.

Creia-nos ao seu dispor
Carlos Vinhal
Co-editor


********************

3. Nova mensagem da Susana ainda no mesmo dia:

Boa tarde Sr. Carlos Vinhal
Sim. O meu pai pertencia à CCS.
Aqui na minha casa não tenho fotografias do meu pai da Guiné.
Só encontrei uma e vou enviar.
O meu pai trabalhava nas comunicações e era rádio montador mas também combatia e contou-nos muito do que passou em Buba, Cacine, Gadamael Cacoca, Sangonhã e Guileje.
Foi para lá em Setembro de 1963 e voltou no navio Niassa dia 5 de Agosto de 1965.
Envio uma fotografia na Guiné em Buba, Janeiro de 1964.
Outra comigo em 1971 e a ultima em 2003.
Por acaso sabe de mais sítios onde possa ler sobre o BC 513 e ver fotografias?
Muito obrigada!

Cumprimentos
Susana Coelho


1971 - s/l - Afonso Henriques com a filha Suana ao colo
Afonso Henriques em 2003. Viria a falecer em Janeiro de 2007

********************

4. Mensagem da Susana Coelho em resposta a uma do coeditor, no mesmo dia:

Muito obrigado Carlos Vinhal!
Sim. Vou comprar esse livro.
Estou muito curiosa para o ler.
Já li tudo o que o Dr. Mário Beja Santos escreveu no blog sobre o 513.
Posso perguntar o que significa o A e o Ç de BCAÇ?
Vou continuar a acompanhar o vosso blog.
Tenho muitas saudades do meu pai.
Faz-me tanta fata.
Mas é assim a vida e a morte.
Obrigada mais uma vez!

Cumprimentos
Susana


********************
Síntese da Actividade Operacional do BCCAÇ 513 - Reprodução das págs. 53 e 54 do 7.º Volume - Fichas das Unidades - Tomo II - Guiné, da Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974; edição do Estado-Maior do Exército (CECA)

Capa do livro "BC 513 História do Batalhão", por Artur Lagoela, execução gráfica no Jornal de Matosinhos, ano 2000.
Este livro pode ser adquirido consultando este sítio da internet: https://leituria.com/pt/os-livros/historia/historia-do-batalhao-513


5. Comentário do coeditor CV:

Resta-nos esperar que entre os nossos leitores esteja pelo menos um camarada que tenha pertencido ao BCAÇ 513 e se lembre do seu companheiro Afonso Henriques, infelizmente já falecido, ou apareça alguém que conheça um combatente deste Batalhão para contactar a Susana Coelho, sua filha. Podem-nos escrever através do Formulário do Contacto do Blogger, por exemplo, que nós estabeleceremos a ligação.

Para a nossa amiga Susana Coelho as nossas felicitações pela sua iniciativa. A partir de hoje passa a ser como uma filha para cada um de nós, porque o nosso lema é: filha(o) de um nosso camarada nossa(o) filha(o) é.
Continuamos por aqui ao seu dispor

CV - Coeditor

____________

Nota do editor

Último poste da série de 2 DE DEZEMBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24907: Em busca de... (322): Combatentes do CTIG que tivessem conhecido o então Tenente-Coronel Acácio Dias da Silva, Oficial do Serviço de Administração Militar, que cumpriu comissão(ões) de serviço entre 1964 e 1968

Sem comentários: