Pesquisar neste blogue

terça-feira, 4 de março de 2025

Guiné 61/74 - P26552: Tabanca dos Emiratos (16): Visita nas férias de Natal ao antigo Ceilão, a Taprobana de "Os Lusíadas", hoje Sri Lanka (Jorge Araújo) - Parte IV

Jorge Alves Araújo, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER, CART 3494
(Xime-Mansambo, 1972/1974)



TABANCA DOS EMIRATOS

Visita nas férias de Natal ao antigo Ceilão,
a Taprobana de “Os Lusíadas”, hoje Sri Lanka

Região Centro/Sul do território do Sri Lanka onde, no interior do círculo ponteado a amarelo, se situam algumas das atracções turísticas da cidade de Ella.
Mapa do distrito de Badulla onde pertence a cidade de Ella


► Continuação do P26453 (III) (3.2.2025)

1. – INTRODUÇÃO

Com o presente texto, o penúltimo sobre este tema, damos continuidade à prometida fotorreportagem da visita ao Sri Lanka (antigo Ceilão) realizada na segunda quinzena de Dezembro último, cujo território fora conquistado e ocupado pelos portugueses durante século e meio (1505-1651), feito militar atribuído ao capitão-mor Lourenço de Almeida (Martim, c. 1480 - Chuil, Índia. 1508). Esta Parte IV volta a ter por cenário a região de ELLA, que em cingalês significa “queda de água”, cidade incluída no distrito de Badulla e na província de UVA (ver mapa acima). Situa-se a 1.041 metros de altitude, a 54 km a leste de Nuwara Eliya, a 135 km a sudeste de Kandy e a 200 km a leste da capital, Colombo (distâncias por estrada).

A cidade encontra-se numa região montanhosa com grande biodiversidade, com numerosas variedades de flora e fauna, estando coberta de florestas nubladas e plantações de chá. Devido à altitude, o clima é mais fresco do que as planícies próximas, que se avistam de Ella Gap.


2. – ATRACÇÕES TURÍSTICAS

ELLA, como referido anteriormente, é uma das cidades com maior oferta turística do interior do Sri Lanka. De entre as diferentes atracções, como foi o caso das “quedas de água de Ravana“, abordada no poste anterior (P26453), apresentamos agora algumas das imagens relacionadas com a “Ponte dos Nove Arcos” ou “Ponte dos Nove Céus” e o Caminho de Ferro a ela associado.


֎► A PONTE DOS NOVE ARCOS

♦ A “Ahas namaye palama” (“Ponte dos Nove Céus”) em cingalês, é uma ponte construída em Gotuwela, localidade situada no Distrito de Badulla, entre duas estações ferroviárias – Ella e Demodara – projecto executado durante o período designado por Ceilão britânico (British Ceylon), então uma colónia do Império da coroa britânica, mantida entre 1802 e 1948, sendo a maior do Sri Lanka, cuja bandeira e brasão dessa época se reproduzem acima.

Localizada a quase 3.100 pés (940 metros) acima do nível do mar, esta ponte de 99,6 pés (30 metros) de altura é chamada de “Ahas namaye palama”.

Esta designação simbólica significa que quando alguém passa por baixo dela e olha para cima, observa uma vista de “nove céus” através dos nove arcos, daí o nome cingalês. Esta ponte também é chamada de “A Ponte no céu” devido à sua altura.

▪ Descrição: – Esta ponte maciça foi construída inteiramente de pedras sólidas, tijolos e cimento sem usar uma única peça de aço. A ponte foi finalmente comissionada em 1921. A Ponte Demodara tornou-se num local icónico para turistas dos cinco continentes, bem como das populações do Sri Lanka, sendo uma das estruturas mais fotografadas.

Há um relato popular sobre a construção desta ponte, e que conta: - Quando as obras de construção começaram na ponte, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) irrompeu e a remessa de aço designada para este local foi apreendida e usada para projectos relacionados com a guerra. Quando a obra parou, os moradores locais apresentaram-se e construíram a ponte com tijolos de pedra sólida e cimento, sem aço.

▪ Antecedentes históricos: – Uma história um tanto desconhecida foi publicada no jornal Mawbima sobre a origem desta ponte. De acordo com esse artigo, a construção desta ponte foi dada a uma pessoa chamada PK Appuhami que vivia em Keppitipola, em Maliyadda.

De acordo com um dos seus netos, que viveu na sua casa, o avô, PK Appuhami, nasceu em 1870 e foi um baterista popular e um dançarino espantoso. Um dia, ele perdeu uma competição de percussão para outro baterista durante um evento de dança de Ritos de Thovil e voltou para casa com a tradicional fantasia de diabo.

Naquela época, a ferrovia estava a ser construída como parte da interesseira expansão da colónia britânica para as terras altas do, então, Ceilão britânico, com o objectivo de transportar chá e café das plantações para Colombo, e depois para o exterior.

Entretanto, o britânico que o vira actuar durante o evento de dança ficou admirado ao reconhecê-lo perto da Estação Ferroviária Ohiya, a 67.ª estação da linha principal (que se estende entre Colombo e Badulla, esta inaugurada em 5 de Abril de 1924, ou seja, trinta e um anos mais tarde), sendo a terceira estação ferroviária mais alta do Sri Lanka, localizada a 1.774 m acima do nível do mar e inaugurada em 1893.

Foto 1 - Estação de Ohiya inaugurada em 1893.

Depois, um relacionamento bem-sucedido entre os britânicos e PK Appuhami ajudou no sentido da construção da ferrovia naquela região fornecendo a mão-de-obra aos responsáveis pela continuação do projecto.

Quando a construção chegou a um vale entre duas colinas, os engenheiros britânicos ficaram preocupados devido a um atoleiro no fundo desse vale. Ancorar com segurança as colunas de uma ponte ao solo era o (um) problema. PK Appuhami, nessa altura, havia garantido a confiança aos engenheiros e pediu-lhes para lhe entregar, a si, a construção dessa enorme ponte. Depois de, no início, ver rejeitada a sua proposta, os engenheiros finalmente concordaram em entregar essa tarefa gigantesca a Appuhami.

O cingalês começou a trabalhar por volta de 1913, onde os seus homens começaram por derrubar grandes pedras nessa abertura até que elas preenchessem o fundo e então ele construiu as colunas de tijolos nesse leito de pedra. O trabalho ficou concluído em cerca de um ano e o custo da construção foi tão baixo que os britânicos não tinham certeza da integridade estrutural da ponte.

PK Appuhami garantiu que se deitaria sob a ponte na primeira viagem de comboio através dela e, reza a história, que ele cumpriu a promessa quando a linha ferroviária foi inaugurada.

Com base na tradição da região, consta-se que os ingleses procederam ao pagamento do soldo, carregando ele quatro carroças cheias de moedas de prata de Colombo, e que depois decidiu oferecer refeições aos moradores de Parabedda e Puranwela durante dois dias, além de dar a cada um deles uma moeda de prata.


3. – FOTOGALERIA

As fotos que se seguem sevem para enquadrar o texto acima.
Foto 2 – Ponte dos Nove Arcos
Foto 3 – Ponte dos Nove Arcos
Foto 4 – Comboio repleto de passageiros com uma carruagem sem cobertura
Foto 5 – O mundo é pequeno… encontro de uma família de portugueses conhecidos.
Foto 6 – À aproximação do comboio todos querem ficar com uma recordação.
Foto 7 – A passagem do comboio para mais uma recordação.
Foto 8 – O comboio em direcção da ponte
Foto 9 – Imagem à procura de uma legenda.
Foto 10 – Depois do comboio… circulam os visitantes.
Foto 11 – Escadaria de acesso à linha férrea, com dezenas de degraus.
Foto 12 – E a caminhada continua até à Ponte dos Nove Arcos.

Continua…

Obrigado pela atenção.
Com um forte abraço de amizade e votos de muita Saúde.
Jorge Araújo
24FEV2025

_____________

Nota do editor

Post anterior de 3 de fevereiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26453: Tabanca dos Emiratos (15): Visita nas férias de Natal ao antigo Ceilão, a Taprobana de "Os Lusíadas", hoje Sri Lanka (Jorge Araújo) - Parte III

Guiné 61/74 - P26551: Vivências em Nova Sintra (Aníbal José da Silva, Fur Mil Vagomestre da CCAV 2483/BCAV 2867) (1): Formação do BCAV 2867 - Partida para a Guiné e Chegada a Bissau

CCAV 2483 / BCAV 2867 - CAVALEIROS DE NOVA SINTRA
GUINÉ, 1969/70


VIVÊNCIAS EM NOVA SINTRA

POR ANÍBAL JOSÉ DA SILVA


1 - FORMAÇÃO DO BCAV 2867

No início de Dezembro de 1968 apresentei-me no Regimento de Cavalaria n.º 3, em Estremoz, a fim de ser integrado no Batalhão de Cavalaria 2867, destinado a servir na Guiné. A companhia seria a CCAV 2484. Porém, no primeiro dia de permanência em Estremoz, encontrei o alferes Luís Martinho, que trabalhava comigo na Tranquilidade e que iria fazer parte da CCAV 2483. Sugeriu a hipótese de eu solicitar a transferência de companhia, a fim de ficarmos juntos. Contactei o furriel vaguemestre da 2483, o Vasconcelos, que aceitou o pedido, até porque na 2484 também tinha alguém conhecido. Formalizado o pedido aos capitães das duas companhias, concretizou-se a transferência. Fui colocado na CCAV 2483, os futuros CAVALEIROS DE NOVA SINTRA.

Meses depois senti na pele que a troca me saíra cara. Isto porque fomos destacados para o aquartelamento de Nova Sintra, numa região inóspita, de difícil acesso, sem população, num aquartelamento sem condições e de muitos conflitos. Enquanto isso, ao Vasconcelos saiu a sorte grande. Foi para Jabadá, aquartelamento sobranceiro ao rio Geba, com instalações condignas e com menos sobressaltos.
Estremoz > Regimento de Cavalaria n.º 3
Desfile em Estremoz


2 - PARTIDA PARA A GUINÉ

A 23 de Fevereiro de 1969 partimos de Lisboa no navio Uíge. Tive na despedida, no Cais da Rocha de Conde de Óbidos, a presença do conterrâneo e amigo Belmiro Barbosa, que prestava serviço militar em Lisboa. A viagem durou cinco dias e correu bem, salvo o vomitar do primeiro dia. Todas as noites havia uma sessão de cinema e o pessoal empoleirava-se sobre todo o convés.

Navio Uíge
A despedida no Cais
A bordo
Refeição a bordo


3 - CHEGADA A BISSAU
Bissau à vista
O cais de Bissau
Início da avenida principal

Chegamos a Bissau na manhã do dia 1 de Março de 1969. Desembarcados, fomos transportados para o aquartelamento de Brá. No trajeto, na berma da estrada, os miúdos vendo que éramos novatos, estendiam o dedo indicador e diziam “salta periquito, salta “. Periquito é sinónimo de novato.

Chegados a Brá fomos encaminhados para as casernas destinadas à minha companhia. Dada a elevada temperatura e humidade, a que não estávamos habituados, encharcamos a farda de suor. Andava eu e o inseparável amigo Lima, furriel de transmissões à procura dum chuveiro, quando dei de caras com o primeiro Arcozelense. Era o Neca Camarinha, meu colega de carteira na escola primária. Ele já estava na Guiné há alguns meses e destacado em Bambadinca, na Intendência e ocasionalmente em Bissau.

À noite fui ao centro da cidade ter com o André, de Miramar, encontro previamente marcado pelos nossos pais que eram amigos. Ele prestava serviço na Força Aérea, na base de Bissalanca. Num café/cervejaria, próximo ao cais civil, estivemos a comemorar o encontro, comendo ostras e bebendo umas canecas de cerveja. Às tantas comecei a ouvir rebentamentos de granadas, som que se percebia vir do outro lado do larguissímo rio Geba e dizia o André “é para ali que tu vais “. Não foi o melhor cartão de visita, mas deu para entender o que me esperava.

Quartel de Brá
Salta periquito
Estrada de acesso a Brá

(continua)
_____________

Nota do editor

Vd. post de 25 de fevereiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26526: Tabanca Grande (567): Aníbal José Soares da Silva, grão-tabanqueiro n.º 898, ex-Fur Mil SAM, CCAV 2483/BCAV 2867 (Nova Sintra e Tite, 1969/70)

Guiné 61/74 - P26550: O melhor de ... Valdemar Queiroz (1945-2025) - Parte I: (i) na morte do Renato Monteiro (1946-2021); (ii) Guiro Iero Bocari, o meu epílogo da guerra




Foto nº 1A e 1 > Guiné > Zona leste > Região de Gabu > L5 (Nova Lamego) > Subetor de Paunca > Guiro Iero Bocari > CART 11 (1969/70) > Arruamento  principal da povoação... O Valdemar com os "djubis", os  miúdos, filhos ds soldados da CART 11.

Foto (e legenda): © Valdemar Queiroz (2014). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Foto nº 2 > Guiné > Zona Leste  > Região de Bafatá > Contuboel > 1969 > CART 2479 (futura CART 11)  > O Renato Monteiro (1946-2021) à esquerda e o Cândido Cunha, à direita.

Foto: © Renato Monteiro (2006). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Valdemar Queiroz  (1945-2025)
1. O Valdemar Queiroz (Afife, Viana do Castelo, 1945 - Agualva-Cacém, Sintra, 2025) (*) [ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, "Os Lacraus", Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70; membro da Tabanca Grande desde 16/2/2014, com mais de 200 referências do nosso blogue] foi autor da série "Memórias de um Lacrau", de que se publicaram 15 postes, de fevereiro a junho de 2014. 

Tinha um especial carinho pela Guiné, as suas gentes, o "chão fula", e sobretudo pelos seus soldados e suas famílias, que andavam sempre ele, com a casa às costas.... 

A sua CART 2479 (depois CART 11) e o seu grupo de combate passaram  por vários sítios do Leste: CIM de Contuboel, Nova Lamego, Paunca, Guiro Iero Bocari... 

O Cherno Baldé chamava-lhe Valdemar Queiroz "Embaló". 

Em jeito de homenagem, vamos fazer um apanhado de alguns dos seus "melhores apontamentos" dispersos pelo nosso blogue... Mais difícil é rastrear os seus comentários, curtos mas originais, em geral, certeiros mas elegantes,  e sempre bem humorados, comentários em que era mestre na arte da observação: não havia pormenores que lhe escapassem, e à volta disso era capaz de contar uma historieta... 

Para melhor suportar a  terrível doença de que sofria, bem como a solidão do seu apartamento na Rua de Colaride, em Agualva-Cacém, fez do nosso blogue uma fiel companhia, lendo e comentando o que se publicava diariamente... (até à véspera de morrer).

Nos últimos anos cinco anos, deixara de poder sair à rua e ir aos convívios dos "Lacraus"... O último terá sido em 2019, antes da pandemia, em 25 de maio (dia em que também se realizava o XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande, a que ele obviamente nâo pôde ir,  com pena de ambos, e eu perdi a oportunidade soberana de lha dar um abraço ao vivo, 50 anos depois de termos estado juntos, por menos de 2 meses, no CIM de Contuboel, em junho/julho de 1969; foi também nessa altura que conheci outros "Lacraus":  Renato Monteiro (1946-2021), o Abílio Duarte, o Cândido Cunha, etc.


(i) Na morte de Renato Monteiro (1946-2021)

Data: sábado, 10/07/2021 à(s) 16:25
Assunto: Morreu o Renato Monteiro (**)

Morreu o meu querido amigo Renato Monteiro.

Morreu mais um dos nossos queridos camaradas,  também passou as passas de Piche e do Xime. 

Só soube agora  pelo telefonema do seu grande amigo Cândido Cunha, morreu no passado dia 7 de Julho de 2021. 

Ele telefonou-me no dia 27 do mês passado, que estava mal e ia para o hospital, mas pareceu-me ser mais uma crise de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), agora começo a pensar se não seria mesmo uma despedida. 

Morreu o Monteiro, nunca mais o ouviremos dizer:
 
Quando abrires
o teu armário,
das surpresas imprevistas,
não desistas, não desistas.
E se encontrares dentro dele
roupas velhas,
amachucadas,
desbotadas,
ou se  vires viscosa aranha
com peçonha no seu ventre,
olha para ela de frente,
que ela passa sem tocar-te.
Não desistas, não desistas.

Os meus sentidos pêsames à sua esposa Guida,  a quem ele no dia 18 de fevereiro de 1969 acenou com um lenço vermelho até deixarmos de ver Lisboa a caminho da guerra na Guiné.

Estou a chorar.

PS - Anexo uma foto do Monteiro com o seu grande amigo Cândido Cunha (vd. foto nº 2)


(ii)  Guiro Iero Bocari, o O meu epílogo da guerrra 

Data: 1 de Junho de 2014 às 22:49

Assunto: Uma grande fotografia que representa o meu epílogo na Guiné (***)

Caro Luís Graça:

Esta grande fotografia (vd. foto nº1)  é,  para mim,  o meu epílogo da passagem pela guerra na Guiné.

Com exceção de um ataque de mísseis 122 mm a Nova Lamego, eu nunca tive contacto direto ou com a ação de combate, ou ataques a aquartelamentos.

Eu tive muita sorte, mas é verdade. Eu nunca dei um tiro, a não ser a alguma rola.

Não quero dizer, com isto, que eu não fizesse muitas operações  ou de que a nossa CART 11 não tivesse problemas em combate, que os teve e graves, mas eu,  o ex-fur mil Valdemar Queiroz, por várias razões ou por sorte, nunca os tive...

Mas a  guerra não é só feita de  combates e eu estive lá. Esta fotografia retrata bem o que para mim foi (enganosamente) um epílogo de guerra: uma  tabanca sossegada, sem o mínimo vestígio de violências, eu em trajos civis passeando com crianças alegres (as crianças eram filhos dos nossos soldados e tinhamos acabado de jogar à bola).

Foi a minha última fotografia  tirada na Guiné, se calhar foi a primeira daquelas crianças na rua principal em Guiro Iero Bocari.

Inesquecível!

Valdemar Queiroz

(Seleção, revisão / fixação de texto: LG)



Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Carta de Paunca (1957) (Escala 1/50 mil) > Detalhes: posição relativa de Paunca, Paiama, Sinchã Abdulai e Guiro Iero Bocari, junto à fronteira com o Senegal.

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2025)

________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 1 de julho de 2021 > Guiné 61/74 - P22332: In Memoriam (397): Actor Carlos Miguel Bugalho Artur (1943-2021), ex-Fur Mil Amanuense do CMD AGR 1980 (Bafatá, 1967/68), falecido no dia 19 de Junho de 2021 (José Martins, ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 5)


(***) Vd. poste de 2 de junho de 2014 > Guiné 63/74 - P13226:Memórias de um Lacrau (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70) (Parte XV): Uma grande fotografia que representa o epílogo da minha passagem pela guerra

segunda-feira, 3 de março de 2025

Guiné 67/74 - P26549: In Memoriam (537): Morreu o Valdemar, o último tuga da rua de Colaride

 

Lisboa > 20 de junho de 2019 > Quatro "Lacraus", da esquerda para a direita. Renato Monteiro (1946-2021), Abílio Duarte, Valdemar Queiroz (1045-2025) e Manuel Macias, todos ex-fur mil da CART 2479 / CART 11 (Contuboel, Nova Lamego, Piche e Paunca, 1969/70), mais conhecidos como "Os Lacraus".


 O Abílio já não estava com o Renato há mais de 30 anos... A pandemia de Covid-19 e os problemas de saúde (do Renato e do Valdemar, ambos vítimas da DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) não permitiram que esta sardinhada se repetisse em 2020 e muito menos em 2021, o ano da morte do Renato.

T/T Timor > Fevereiro de 1969 > CART 2479  / CART 11 (1969/70) >  Da esquerda para a direita, os fur mil Pechincha, Valdemar Queiroz   e Abílio Duarte


Foto (e legenda): © Abílio Duarte (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Valdemar Queiroz (1945-2025)







Sintra > Agualva-Cacém > Rua de Colaride > Maio de 2023> "Da minha varanda também vejo o mundo... Ou uma nesga, o da da minha rua"

Fotos (e legendas): © Valdemar Queiroz (2023). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar; Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Da rua de Colaride via-se o mundo

Uma rua, a rua de Colaride, Agualva-Cacém,
que se tornou famosa,
há uns tempos atrás:
estava no mapa e na blogosfera,
por nela viver (mesmo só podendo assomar à janela...)
um antigo combatente da guerra da Guiné, 
um "lacrau", o Valdemar Queiroz...

Vivia sozinho em casa,
era portador de um doença crónica incapacitante
(o raio de uma DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica),
mas não perdia o gosto de viver e conviver,
e muito menos deixava de cultivar o bom humor de caserna...
Que o crioulo, esse, falava com a empregada
que lá ia a casa fazer a cachupa, a bianda,
e em dias de festa o chabéu de frango...
"Bioxene ? Não, camarada, estou proibido dos médicos.
Agora só água da bolanha!"...

Da sua janela via o mundo... da sua rua.
Era um dos mais antigos moradores da rua Colaride,
que estava então mais bonita do que em 1972/73,
quando um andar do Jota Pimenta
custava 200 contos
(c. 56 mil / 49 mil euros, a preços de hoje...).

Quando o Valdemar Queiroz se casou
e se mudou para Agualva-Cacém, há 50 anos,
a Rua Colaride não era tão bonita
e sobretudo era muito menos "colarida"...
Agora floriam nespereiras e jacarandás nos canteiros.

No país não havia mais do 28 mil estrangeiros
com estatuto legal de residentes...
Há dois anos já eram  mais de 750 mil,
segundo o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras)
que entretanto foi extinto,
mas continuou a haver estrangeiros e fronteiras.

Na Rua de Colaride, havia mais gente oriunda de outras terras,
Cabo Verde, Guiné, Angola, por exemplo,
três antigas colónias portuguesas,
que se haviam tornado independentes em 1974 e 1975...
Muitos vizinhos já teriam a nacionalidade portuguesa,
outros bem a queriam ter,
para não terem um dia destes a desagradável surpresa
de virem a ser corridos da rua de Colaride...
Que era maneirinha, pacata, multicolarida...

As fotos que o Valdemar ia tirando à varanda,
com um telemóvel fatela,
não nos diziam tudo, mas diziam algumas coisas,
dele, dos vizinhos, dos fregueses, dos transeuntes...
Bem, não se via o mundo todo,
via-se só uma nesga, o que era melhor que nada.

E sobretudo deram origem a umas tantas blogarias.
O Valdemar gostava de blogar,
dizia ele que até fazia bem à saúde,
que até se esquecia que estava agarrado à "bomba".

Às vezes, demasiadas vezes, lá sobrevinha uma crise.
Lá vinha o tinonim
e lá ia ele de charola para o hospital
"Parece que me safei desta, camaradas!"

Da última vez, no dia 1, há 2 dias,
escereveu, no blogue, a partir do telemóvel fatela:
"Caro amigo Vinhal... 
Eu estou de cama
sem poder deslocar-me em casa 
por estar ligado a uma máscara de oxigénio.
É uma merda estar nestas condições da doença, 
e magro, como um cão, só pele e osso.
Neste mês vou ao hospital, consegui !!!, com os bombeiros,
para ser visto o pacemaker.
Obrigado pelo teu cuidado, ´
abraço e saúde da boa. 
Valdemar Queiroz".

Morreu o Valdemar, 
o último tuga da rua de Colaride.
"Desta vez não me safei, camaradas,
mas já tinha pedido ao meu filho, que está na Holanda,
para vos avisar, quando a pilha falhasse.
Não se esqueçam de mim,
eu não vos esquecerei".

Minhoto de nascimento, 
alfacinha por criação, 
avô de netos holandeses, aliás, neerlandeses...
Uma história de grande humanidade, 
um exemplo (tocante) para todos nós,
antigos combatentes, 
que somos representantes de uma "espécie" 
em vias de extinção...

Luís Graça

3 de março de 2025,22:00

_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 3 de março de 2025 > Guiné 61/74 - P26548: In Memoriam (536): Valdemar Queiroz (1945-2025), ex-Fur Mil da CART 2479 / CART 11 (Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca e Guiro Iero Bocari, 1969/70)

Guiné 61/74 - P26548: In Memoriam (536): Valdemar Queiroz (Afife, Viana do Castelo, 1945 - Agualva Cacém, Sintra, 2025), ex-Fur Mil da CART 2479 / CART 11 (Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca e Guiro Iero Bocari, 1969/70)

I N  M E M O R I A M

Valdemar Queiroz (1945-2025)
Ex-Fur Mil da CART 2479 / CART 11
Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70


A notícia chegou-nos na hora em que estávamos a editar um poste com mensagens de apoio ao nosso amigo Valdemar. Infelimente não chegou a ser publicado, antes sai este a comunicar o seu falecimento.

1. Mensagem de José da Silva, de hoje às 16h23:

Boa tarde Sr. Graça,
O meu nome é José Valdemar do Vale Pereira Queiroz da Silva e sou o filho do vosso camarada Valdemar Queiroz.
Venho por este meio informá-lo de más e tristes noticias. Esta manhã faleceu em sua casa em Colaride o meu pai. Ele tanto queria mas não chegou aos 80 anos de vida.
Como tudo ainda é muito recente ainda não o posso informar, e aos demais camaradas, aquando das cerimónias fúnebres.
Não escrevi nada no vosso blog porque não acho que o deva fazer. Para ser sincero nem sei como o fazer, daí deixar esta notícia aos cuidados do sr.
Das poucas alegrias que o meu pai tinha nos últimos anos, era a convivência com os camaradas da Guiné, nem que fosse através das ricas histórias no vosso blog. O ano passado já tínhamos falado os dois no que fazer após vir a falecer ao que ele me disse para informá-lo. Como ele dizia, um homem preparado até para a morte vale por dois ou mais...
Vou continuar, se achar correto, a contactá-lo nos próximos dias para que o sr. e o resto dos camaradas amigos tenham um momento de despedida do meu pai.

Até mais noticias,
Os melhores cumprimentos,
Zé da Silva



2. O nosso editor enviou a seguinte mensagem ao José da Silva, filho do Valdemar:

Querido Zé:
O seu pai (e nosso camarada e amigo) morreu, de pé (simbolicamente falando), agarrado ao poilão da vida, do amor, da amizade, ele que tinha tanto orgulho no filho, nos netos luso-neerlandeses, e demais família, amigos e camaradas. É um duríssimo golpe para todos nós, mesmo que estivéssemos sempre a afastar do nosso espírito as sombras negras da morte que o ameaçavam de há uns meses a esta parte. Ainda hoje tive de manhã esse estranho pressentimento, ao pedir ao nosso coeditor Carlos Vinhal que publicasse a mensagem que o João Crisóstomo (que ele tanto admirava), lhe enviara de Nova Iorque, às 4 horas da manhã de Lisboa.... (Infelizmente já não a leu.)

Escrevi ao Carlos às 9h00: "Carlos , por favor, põe isto na série Banco do Afecto contra a Solidão...O Valdemar não anda bem, 24 horas por dia dependente da máquina de oxigénio, não sei se escapa desta... Apesar da sua coragem e determinação, que eu admiro... Ab, Luis".

A morte finta-nos, sempre, a todos... O combate, corpo a corpo, entre ela e o nosso Valdemar, acabou. Somos sempre o elo mais fraco. Mas não vamos deixá-lo na "vala comum do esquecimento"... Ele terá, no nosso blogue, as honras que merecem os nossos grão-tabaqueiros. Ele deixou-nos um exemplo de vida de grande coragem e dignidade. Fico grato ao Zé por nos ter dado a dolorosa notícia, cumprindo a vontade do seu pai. A Tabanca Grande era também uma extensão da sua família e do seu círculo íntimo de amigos (mesmo à distância). Espero que a nossa solidariedade na dor também o ajude a si, Zé, e aos seus, a lidar com este momento terrível, devastador, que é a morte do nosso progenitor...
Fique com o meu nº de telemóvel. Dê notícias. Luís

PS - O Abílio Duarte, que era seu camarada de armas, da CART 11, fará o favor de comunicar o falecimento do Valdemar aos outros "Lacraus" (O Cunha, etc.)

Valdemar Queiroz: entrou para a Tabanca Grande em 16/2/2014. Tem 200 referências no blogue. É autor da série "Memórias de um Lacrau".


********************

Seguem-se algumas mensagens de pesar, entretanto chegadas até nós:

1. Do nosso amigo Virgílio Teixeira:


Camaradas.
Quando escrevia esta mensagem, ainda na cama, por volta das 9h comecei a ler o email do João NY, e escrevi com dificuldade, pois parece que me estava a despedir dele sem nada saber, e ele a dar-me o último suspiro.
Chamam a esta intuição de 'premonição' e assim foi.
Fico pasmado comigo sem mais nada que fazer sabendo agora que a minha mensagem ele nunca a leu.
Fica na sua história e da imensa saudade que nos vai deixar!
E eu não convivi com ele, ele esteve em Nova Lamego depois de eu sair e só venho a ler e ver a sua cara aqui no blogue.
É é com imensa saudade e sentido que assim me despeço do homem lutador, combatente e amigo.
E nunca ouvi ou li mensagens dele a queixar-se da sua terrível doença.
Deus o receba nos seus braços e que fique em paz.
Condolências à família.

Camarada da Guiné
Virgílio Teixeira


2. Dos nossos amigos João e Vilma Crisóstomo:

A todos,
estou convosco neste momento de dor. Porque sou crente de que existe algo mais do que esta vida terrestre (como posso explicar o que quer que seja sem acreditar em algo mais, mesmo fora da minha compreensão?), logo me agarrei à Vilma e juntos elevamos a nossa mente ao Céu, com a prece que o próprio Cristo nos ensinou, e que um dia me trouxe de volta ao catolicismo: “ Pai nosso”…
A coragem e outros atributos do Valdemar que nem preciso lembrar agora, ficarão sempre connosco.
Repito e faço minhas as palavras do Virgílio: "Deus o receba nos seus braços e que fique em paz".
E a todos os que ainda continuamos por cá: Força e coração ao alto meus caros.

João e Vilma


3. Do nosso amigo Eduardo Estrela:

Fiquei agarrado ao écran do telemóvel, um aperto no coração e as palavras a surgirem embaciadas pelas lágrimas.
Partiste amigo. Eu sei que sem nunca nos termos visto nos conhecíamos bem. Tomaste a barca de Caronte e foste nomadizar para outra dimensão.
Descansa em paz companheiro.

Até sempre.
Eduardo

4. Do nosso amigo Hélder Sousa:

Caros amigos
Que triste notícia! Não que seja totalmente inesperada, dadas as circunstâncias, e nunca se está verdadeiramente à espera.
Tinha, mais ou menos aprazado com o Yussuf, filho do Cherno, irmos os dois fazer-lhe uma visita, logo que o tempo melhorasse...
Realmente, o Valdemar foi-nos dando ao longo destes tempos um forte exemplo de resistência, certamente fortalecida pelo seu espírito combativo, pela sua acutilância, pelo seu companheirismo.
É uma perda grande para os familiares de sangue mas também para os amigos que o tinham em estima e consideração.
Aguardemos indicações.

Abraços solidários.
Hélder Sousa

_____________

Nota do editor

Último post da série de 27 de fevereiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26532: In Memoriam (535): Leite Rodrigues (1945-2025), cap ref da GNR, cavaleiro olímpico, ex-alf mil cav, CCAV 1748 (1967/69), voltou, em abril de 2017, aquela "terra verde-rubra" que continuou a amar, apesar de lá ter sido ferido gravemente em combate, em outubro de 1967 (Fotos: José Manuel Cancela)

Guiné 61/74 - P26547: Notas de leitura (1777): Um outro olhar sobre a Marinha na guerra da Guiné em "Os Mais Jovens Combatentes, A Geração de Todas as Gerações, 1961-1974", por José Maria Monteiro; Chiado Books, 2019 (3) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 24 de Outubro de 2023:

Queridos amigos,
A obra Os Mais Jovens Combatentes, do ex-marinheiro José Maria Monteiro, não se confina à guerra na Guiné, é uma narrativa que se estende à Angola, Moçambique e à Índia. Mas naquilo que nos diz respeito, vê-se claramente que consultou bibliografia adequada quanto às atividades da Marinha na Guiné, vai cronologicamente da chegada de um pelotão de fuzileiros no final de 1961 à Guiné até ao relato do marinheiro Quintão de Andrade Rodrigues, radiotelegrafista em Caió, o último a retirar, embarcou na Fragata Comandante Roberto Ivens na manhã do dia 15 de outubro de 1974. O autor releva as principais operações em que estiveram envolvidos os destacamentos de fuzileiros especiais, enumera os marinheiros mortos bem como as unidades especiais de combate e o dispositivo naval. Um documento seguramente descrito com emoção de quem sente que cumpriu o seu dever, palmilhando leituras que permitissem pôr em livro singelo o papel da Marinha na guerra de África.

Um abraço do
Mário



Um outro olhar sobre a Marinha na guerra da Guiné (3)

Mário Beja Santos


A obra intitula-se "Os Mais Jovens Combatentes, A Geração de Todas as Gerações, 1961-1974", por José Maria Monteiro, Chiado Books, 2019. O autor alistou-se em 1967 na Marinha, ofereceu-se como voluntário para a Guiné, nos dois primeiros anos desempenhou as funções de radiotelegrafista de uma lancha de fiscalização pequena; terminados os dois primeiros anos, passou para o Comando da Defesa Marítima da Guiné, continuando mais dois anos como marinheiro telegrafista. Foi aumentando as suas habilitações, concluiu o curso de Economia e, mais tarde, o de Direito.

Antes de se contar a interessantíssima história do último militar português que saiu da Guiné, na manhã do dia 15 de outubro de 1974, há que fazer uma síntese das atividades dos fuzileiros entre 1971 e 1974. Terminada a operação Mar Verde, os combatentes integrados nos DFE 4, 8, 12, 13 e 21, continuaram em sucessivas operações, tendo sido ordenado ao DFE 21 e à Companhia de Artilharia 2673 a participação na operação Boa Festa, deslocaram-se para a região de Empada, na península da Pobreza. Foi uma as operações mais negativas para os fuzileiros, há um relato do comandante do DFE 21 que refere que a partir do anoitecer o local do estacionamento foi batido por granadas de morteiro, horas mais tarde flagelado por 50 a 60 elementos da guerrilha, o destacamento reagiu, sofreu 1 morto e 3 feridos graves, mudou de posição, passadas horas passou a ser flagelado, houve reação enérgica do efetivo do destacamento, o IN retirou.

No mês seguinte, realizou-se a operação Boa Festa, quatro secções do DFE 13 embarcaram na lancha Orión, avistaram uma canoa sem tripulantes na zona de Garsene, ao aproximarem-se caíram numa violenta emboscada que lhes causou 2 mortos; em novembro de 1971 foi criado o 2.º Destacamento de Fuzileiros Especiais africanos, o seu comandante era o primeiro-tenente Rebordão de Brito, a atividade operacional ao longo de 1972 não abrandou, os destacamentos de fuzileiros africanos deram provas de grande bravura. Em 1973, a partir de agosto o dispositivo dos fuzileiros situava-se na Bapatganturé, era o DFE 1; o DFE 21 estava sediado em Cacheu; o DFE 12 aquartelado em Cafine; o DFE 4 no Chugué e o DFE 22 em Cacine, sofrendo flagelações diárias.
E o autor refere os acontecimentos anteriores ao 25 de Abril:
“Chegados a 1974, a região de Gadamael continua sistematicamente a ser bombardeada, o DFE 22, sediado em Cacine, participa em diversas operações de intervenção e fiscalização, em que nenhuma dessas intervenções o DFE 22 sofreu várias baixas. Poucos dias antes do 25 de Abril, a Norte, o DFE 1 sofreu uma emboscada no rio Cacheu, perto das clareiras do Jagali e do Leto, sofrendo três baixas.”

Portugal reconheceu a independência da antiga colónia portuguesa em 10 de setembro de 1974. É neste contexto que ganha luminosidade a narrativa do último marinheiro a tirar o pé do último território marinhense, Quintão Mendes de Andrade Rodrigues. Ele fora nomeado radiotelegrafista para a estação Rádio Naval de Bissau, em 1972. Viera em comissão para o Comando da Defesa Marítima da Guiné. Foi colocado numa pequena ilha, Caió, transportado para ali por uma secção de fuzileiros, e a substituir quem ali se encontrava há três meses. Se o radiotelegrafista quisesse continuar, apenas teria de informar a chefia do Rádio Naval. A proteção e segurança da ilha era constituída por dez praças fuzileiros e o radiotelegrafista, a chefia era de um sargento; a ilha tinha uma equipa de pilotos de barra e alguns marinheiros civis. Caió deve ter pouco mais de 1 km de comprimento e uns 800 m de largura, a sua importância tinha a ver com a estação de pilotos e o posto rádio, além de uma estação meteorológica.

O Comando de Defesa Marítima da Guiné, ao tomar conhecimento dos movimentos marítimos de e para Bissau, gerava uma mensagem que era enviada para o rádio de Caió. O radiotelegrafista recebia a mensagem e entregava uma cópia ao chefe dos pilotos e a outra ao sargento fuzileiro. Na referida mensagem também vinha a ordem de ativação do radiofarol da ilha. Quintão habituou-se à ilha, na manhã de 25 de Abril chegou a mensagem onde fazia referência aos acontecimentos na metrópole e que o MFA derrubara o regime. Recebeu a indicação de Bissau para que ele se aguentasse no posto de rádio operacional durante a retirada. Aceitou ficar ali sozinho, a mulher de um dos pilotos cozinhava para ele, ali permaneceu cerca de mais de dois meses depois da retirada dos fuzileiros.

Um dia apareceram-lhe uns homens do PAIGC, depois dos cumprimentos mostrou-lhes o posto de rádio, a central elétrica, o farol e as instalações. Finda a visita informaram-no que não podia alienar nada e que em breve voltariam. No seu relato, Quintão de Andrade Rodrigues refere o vaivém dos navios de transporte de tropas, o radiofarol a funcionar quase sem descanso, ele ia tomando notícia da retirada dos militares da Guiné-Bissau até que lhe chegou a informação que os últimos militares portugueses deixariam o país no dia seguinte. Quintão recebeu a informação de Bissau para estar pronto para embarcar a partir da ilha de Caió no dia seguinte, a bordo da fragata Roberto Ivens.

Quintão quis fazer as contas com a sua diligente cozinheira, esta não aceitou o dinheiro, ele entregou ao casal o dinheiro guineense que tinha e tudo o que ainda havia na dispensa, bem como algum equipamento de cozinha. No nosso blogue é possível encontrar um texto alusivo ao teatro de operações da Guiné em:
https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/os%20nossos%20%C3%BAltimos%20seis%20meses.

E Quintão conclui assim a sua narrativa:
“Na manhã do dia 15 de outubro de 1974, acompanhado por todo o pessoal da ilha até ao porto, foi levado a bordo da pequena embarcação dos pilotos de barra por dois marinheiros civis assalariados da Marinha. A bondade e a simplicidade daquelas pessoas eram imensas e vi lágrimas nos olhos de muitos que estavam presentes no pequeno porto. Levava comigo pouca bagagem. Na ilha, andava quase sempre de calções e chinelos, mas tinha uma farda de trabalho completa que enverguei para o embarque. A pequena embarcação dos pilotos encostou-se à fragata e da entrada a bordo, a minha primeira preocupação foi entregar uma espingarda G-3 e uma pistola Walter, que me estavam atribuídas. Entreguei também uma bandeira nacional, que continuei a hastear na ilha até ao reconhecimento da independência da Guiné-Bissau.
Pouco tempo depois de regressar, os antigos pilotos de barra começaram a chegar a Portugal à procura de uma pensão, a que diziam ter direito. Confessaram-me que, na Guiné, estava tudo difícil e caótico: a estação de pilotos de barra deixara de existir e o farol estava sem funcionar.
Quero apenas contribuir para que a história seja dita e contada como ela foi. Vou tentar juntar-me ao blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Marinheiros, os primeiros a chegar e os últimos a partir."

A LDG Alfange
NRP Roberto Ivens
Caió, antigas instalações da Marinha, estação de pilotos. Ao fundo o farol, que terá sido construído em 1944, fotografia constante do nosso blogue
_____________

Notas do editor:

Vd post de 24 de fevereiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26524: Notas de leitura (1775): Um outro olhar sobre a Marinha na guerra da Guiné em "Os Mais Jovens Combatentes, A Geração de Todas as Gerações, 1961-1974", por José Maria Monteiro; Chiado Books, 2019 (2) (Mário Beja Santos)

Úl timo post da série de 28 de fevereiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26538: Notas de leitura (1776): Philip J. Havik, um devotado historiador da Guiné: Quando escreveu em parceria com António Estácio sobre os chineses na Guiné (3) (Mário Beja Santos)