terça-feira, 20 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5135: Humor de caserna (14): Curiosidades zoológicas: Os Ui!Ui!, animais nocturnos, do tarrafo do Rio Grande de Buba (José Belo)

Guiné-Bissau > Região de Tombali > Mata do Cantanhez , algures no sector de Bendanda, no triângulo Iemberém, Cadique e Cananime, na margem direita do Rio Cacine > Simpósio Internacional de Guiledje > Domingo, de manhã, 2 de Março de 2008 > Visita ao antigo Acampamento Osvaldo Vieira (agora reconstituído) ... Dois exemplares da espécie Ui!ui!, uma variante albina... (O Cor Cav Ref e escritor Carlos Matos Gomes e o Prof Doutor Luís Moita , vice-reitor da UAL - Universidade Autónoma de Lisboa, e antigo fundador e dirigente do CIDAC; os dois claramente deslocados do seu habitat natural, que o mangal de Lisboa)

 
Guiné-Bissau > Região de Tombali > Mata do Cantanhez , algures no sector de Bendanda, no triângulo Iemberém, Cadique e Cananime, na margem direita do Rio Cacine > Simpósio Internacional de Guiledje > Domingo, de manhã, 2 de Março de 2008 > Proximidades do Acampamento Osvaldo Vieira (escapatória para o Rio Cacine)... Paisagem de tarrafo ou mangal...

 
Guiné-Bissau > Região de Tombali > Mata do Cantanhez , algures no sector de Bendanda, no triângulo Iemberém, Cadique e Cananime, na margem direita do Rio Cacine > Simpósio Internacional de Guiledje > Domingo, de manhã, 2 de Março de 2008 > Visita ao antigo Acampamento Osvaldo Vieira > Tarrafo (ou tarrafe, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa; mangue-vermelho, Rhizofora mangle)

Guiné-Bissau > Região de Tombali > Mata do Cantanhez , algures no sector de Bendanda, no triângulo Iemberém, Cadique e Cananime, na margem direita do Rio Cacine > Simpósio Internacional de Guiledje > Domingo, de manhã, 2 de Março de 2008 > Visita ao antigo Acampamento Osvaldo Vieira > Um verdadeiro Ui!Ui!, de pele escura... (Aqui disfarçado de antigo guerrilheiro do PAIGC, empunhando os restos ferrugentos de um RPG 7, o temível LGFog)... 

 Fotos (e legendas): © Luís Graça (2009). Direitos reservados. 

  1. Mensagem do nosso querido amigo e camarada tuga sueco, José Belo, ex Alf Mil Inf da CCAÇ 2381, Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70, actualmente Cap Inf Ref, e a viver (e esperemos que muito bem) no país dos Vikings: 

  Caros Amigos e Camaradas! Muitos de nós já tiveram a oportunidade de ventilar entre amigos tanto do que de traumático nos tem acompanhado desde a passagem pela guerra. O HUMOR que agora vai surgindo é um dos melhores sinais de... recuperação! (*) 

 Estocolmo, 19/10/09 Um abraço Amigo do José Belo. 

  2. Curiosidades zoológicas da Guiné: Os Ui!Ui! 

 por José Belo 


 É sem dúvida um dos animais de maior porte e com a mais bela pelagem escura de todos os que vivem no Sul da Guiné. O seu habitat natural limita-se a um triângulo que, grosso modo, tem os vértices em Empada-Buba-Mampatá, sendo as suas maiores concentrações junto às margens do rio grande de Buba. Animal nocturno, extremamente tímido, e de muito difícil observação, é só nos períodos do ano em que as águas põem a descoberto enormes quantidades de ostras (alimento favorito dos Ui!Ui!) que os mesmos se conseguem abater. 

As suas peles, pela sua qualidade e beleza, vendem-se caro. Servem de perfeitos cobertores, casacos, tapetes, ou simples decorações. Um animal de pelagem preta que só se desloca do mais profundo da mata para o tarrafo nas noites mais escuras, é obviamente bastante difícil de ser visto, e mais ainda, abatido. 

Mas, os que de entre nós tiveram a feliz oportunidade de se passearem pelo tarrafo, sabem que de entre a lama surgem sempre inesperadas, e ponteagudas, estacas. Estes animais de grande porte, ao deslocarem-se na escuridão, e meio enterrados na lama, batem continuamente com os testículos (...para evitar usar os menos convenientes tomates da linguagem militar!) nestas estacas, e gritam: - !Ui!...Ui!Ui!... Daí o seu nome científico, e a facilidade de serem rapidamente abatidos na noite escura. 

 José Belo (**). 

___________ 

 Notas de L.G.: 


4 comentários:

Anónimo disse...

Muito próximo em camaradagem,amizade,e contactos políticos pessoais com ambos os "Ui!Ui!" da fotografia nos anos de 74/75 e parte de 76,dei uma gargalhada extra pela coincidencia na escolha destes dois perfeitos exemplares pelo Comandante do Blogue. Um abraco amigo do José Belo.

Luís Graça disse...

Meu caro Belo:

Será que um homem sem os ditos cujos podia ser apurado para todo o serviço militar e inclusive lutar na frente de batalha e inclusive até morrer pela Pátria ?

Não estou a imaginar os Ui!Ui! sem os ditos cujos 'in su situ'... Mas, em contrapartida, numa guerra como a nossa, em que o mais pequeno ruído (ui!ui!) podia ser a morte do artista, não os ter parecia-me poder ser uma grande vantagem...

Houve um período da nossa História recente em que os ditos cujos começaram a rarear no mercado (por exemplo, a Academia Militar estava às moscas...), ao ponto de se lerem, no Diário de Notícias, no Século, no Jornal de Notícias e outros jornais diários de grande circulação da época, anúncios do género: "Colhões de molas, vendem-se!"...

Claro que era uma gralha, mas também uma pirraça, feita pelos tipógrafos do reviralho, para chatear os coronéis da Censura, os tristemente famosos homens do lápis azul que velavam pelo bons costumes e pela pureza ideológica do regime...

Refiro-me naturalmenete à época em que despertei para a guerra colonial e, inevitavelmenete, para a política... (As duas coisas sempre andaran juntas, em 1961 eu tinha 13 aninhos).

E já que estamos no 'downstairs' da caserna, na cave, onde o militar da tropa pode asneirar à vontade, deixa-me, camarada Belo, reproduzir aqui a mais extraordinária e sincrética definição de coragem e heroísmo, que eu conheci em terras de Guiné...

Em vésperas de saídas para o mato, em noites de muita insónia e muito álcool, o nosso amigo e camarada, a exercer funções de primeiro sargento da Companhia (a CCAÇ 12), o alentejano mais castiço e sarcástico que eu conheci, o Sargento Piça (Piça,de apelido de família, Piça, minha senhora, para a servir...), natural de Aldeias de Montoito, Évora, gostava de manter-nos, a nós, operacionais, o moral em alta, relembrando os feitos dos nossos maiores:

"Portugueses, punheta!,
Quando rebentou a República, caralho!,
Foram homens de colhões,
Cona da mãe!" (...)

Tenho pena de não ter conhecido os teus Ui!Ui da bacia hidrográfica do Rio Grande de Buba... Enfim, conheço o Zé Teixeira, mas esse é um Esquilo Sorridente (que também foi um "Cabra Macho" na guerra), e tu, naturalmente, dos nossos contactos meramente espistolares e eflúvios bloguísticos...

É curiosa a nossa abordagem etnocêntrica das coisas da vida e da guerra: cá, na nossa terra, tudo se resume aos ditos cujos e ao sítio onde estão pendurados; na tua segunda Pátria, os homens (os antigos vikings) deviam medir-se pelo comprimento dos cornos (o que cá, como sabes, não é o melhor atributo para um homem que se preze...).

Saudações bloguísticas e sempre bem humoradas. Luís

Anónimo disse...

Tem piada. E eu aqui todo intigrado com a genetica desse tal Ui Ui... que cheguei a pensar poder ter resultado do cruzamento de um " Piss Cabalo" com um "Salton" das bolanhas do sul da Guine.

Que "pegadinha" boa !!!

Mantenhas
Nelson Herbert

Zé Teixeira disse...

Camarada e amigo, companheiro de jornada.
Muito interessante, sem dúvida a forma como descreves os ui! Ui!, dos "Colhões Negros de Mampatá ( foste tu que os baptisaste) , mas esqueceste-te de que quase todos tinham um sobrenome. Ui! Ui! foda-se caralho!
Abraço faterno
Zé Teixeira