1. O nosso Camarada José Eduardo Reis de Oliveira (JERO), foi Fur Mil da CCAÇ 675 (Binta, 1964/65), enviou-nos uma crónica, com data de 20 de Outubro de 2009, relativa à Comemoração do Dia do Veterano de Guerra, que este ano decorreu nas belíssimas e históricas cidades de Aljubarrota e Alcobaça, neste mesmo dia, 20 de Outubro:
DIA DO VETERANO DE GUERRA
Por iniciativa da Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra celebrou-se em Aljubarrota no passado dia 20 de Outubro, o Dia do Veterano de Guerra.
Apesar do mau tempo cerca de três centenas de ex-combatentes e suas famílias marcaram presença na histórica vila de Aljubarrota, comparecendo à chamada dos dirigentes da dinâmica APVG, que já congrega mais de 50.000 associados em todo o País.
O programa inicial teve que sofrer algumas alterações devido à chuva que se fez sentir durante parte da manhã de 3ª. feira passada, nomeadamente no que respeita ao lançamento de pára-quedistas, que teve de ser anulado.
Estava prevista uma visita guiada a Aljubarrota que também não se realizou, sendo substituída por uma palestra pelo escritor e também ex-combatente Dr. Luís Rosa, que decorreu no interior da Igreja de Paroquial de Nossa Senhora dos Prazeres.
Seguiu-se a missa celebrada pelo Revmº. Padre Ramiro Portela, com a igreja literalmente cheia até à porta.
No final da celebração foi tempo de discursos – ainda dentro da Igreja. Usaram da palavra José Fialho, da APVG de Alcobaça, Prof. Dr. Augusto Fernandes e Manuel Anjos Pereirinha, ambos dirigentes nacionais da APVG e finalmente o Dr. Carlos Bonifácio, que representou a C.M de Alcobaça.
A melhoria do tempo permitiu aos ex-combatentes dirigiram-se a pé até à estátua do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, onde decorreram novas cerimónias, emotivamente participadas por todos os presentes.
Seguiu-se o almoço, ainda em Aljubarrota, com animado convívio. Antes da sobremesa tiveram lugar mais alguns discursos com tomadas de posição da APVG em relação à recente alteração do Complemento Especial de Pensão que passou a Suplemento”, com uma substancial alteração para menos que os ex-combatentes não aceitam.
Oportunamente irão ser tomadas posição concertadas a nível nacional para fazer chegar ecos desse descontentamento a nível do Governo.
O resto da tarde foi de convívio terminando o Dia do Veterano de Guerra em ambiente de festa com um concerto no Cine-Teatro de Alcobaça a cargo da Orquestra Ligeira Juvenil do Bárrio. Concerto de uma orquestra de 40 jovens estudantes, que terminou a sua actuação com o Hino Nacional, que foi cantado de pé por uma assistência menos jovem mas não menos aguerrida.
A “prova de vida” foi feita.
Os Veteranos de Guerra vão continuar por aí à espera do reconhecimento e respeito que merecem.
Um abraço,
JERO (Sócio da APVG Nº 44845)
Fur Mil Enf da CCAÇ 675
Fotos: José Eduardo Oliveira (2009). Direitos reservados.
___________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:
Sem comentários:
Enviar um comentário