quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Guiné 61/74 - P22830: Historiografia da presença portuguesa em África (295): Memória dos Felupes, artigo de José Joaquim Lopes de Lima, 1839 (2) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 6 de Abril de 2021:

Queridos amigos,
Não é novidade para ninguém que os Felupes sempre atraíram a literatura de viagens, quem percorria a costa que hoje corresponde ao Senegal, até para comerciar o rio Casamansa, debandava estas paragens atraído por alguns elementos exóticos e seguramente pela lenda de que este povo tinha costumes antropófagos. O relato de José Joaquim Lopes de Lima tem notas muito curiosas, começa logo por uma extensa exposição das práticas imateriais de cariz religioso, como bom aprendiz de antropólogo e etnólogo revela-se muito atento aos casamentos e funerais e envereda pela observação dos usos e costumes, indo direito às atividades económicas, aos recursos, às formas de habitar. Nunca refere antropofagia nem as relações interétnicas, os Felupes pertencem ao vasto mosaico dos Djolas que existem no Sul do Casamansa e até ao Rio de São Domingos. Não esquecer igualmente os mercadores e viajantes que se dirigiam para o presídio de Cacheu e comerciavam na região de Farim, seguramente que lhes atiçava a curiosidade esta etnia animista e ciosa da sua identidade.

Um abraço do
Mário



Memória dos Felupes, artigo de José Joaquim Lopes de Lima, 1839 (2)

Mário Beja Santos

O nome José Joaquim Lopes de Lima não nos é estranho, pode aparecer associado às principais narrativas referentes à Senegâmbia na primeira metade do século XIX, podemos juntá-lo aos trabalhos de Conrado de Chelmicki, Senna Barcelos, Travassos Valdez e Honório Pereira Barreto.

De todos os seus escritos, o mais útil e continuadamente estudado pelos investigadores são os Ensaios sobre a estatística das possessões portuguesas na África Ocidental e Oriental, tomos publicados em 1840 e 1846. É no livro I – parte II que descreve a Guiné de Cabo Verde (páginas 80 a 119). Despede-se deste seu trabalho frente à Guiné com a seguinte observação: “Em mais de um lugar nesta obra eu fiz ver os imensos lucros que daria o comércio de Bissau e Cacheu a uma companhia mercantil portuguesa a quem se concedesse o exclusivo da navegação e resgates de compra e venda dentro nos rios de Geba e Farim (e muito mais se ela tentasse explorar de novo o Rio Grande e o Rio Nuno), com a única condição de ela compreender no seu grémio portugueses que se resolvessem, como os nossos antepassados, a ir afrontar por uma vez somente uma febre aguda, para depois gozarem por anos dilatados de todas as vantagens do homem rico e poderoso, sem mais receio pela sua existência, de que se vivessem na Europa”. Esta memória sobre os Felupes foi publicada em O Archivo Popular, Semanário Pintoresco, N.º40, em 5 de outubro de 1839 e no N.º41 de 10 do mesmo mês e ano. Já se fez referência a tudo quanto ele menciona sobre a religião dos Felupes, vejamos agora os casamentos e funerais.

“Os Felupes adotam a poligamia e mudam de mulher quando lhes apraz. No dia do consórcio envia o noivo um pote de vinho de palma a cada uma das chinas (balobeiras) do lugar, para ser derramado e bebido. Em chegando a noite, o noivo e a noiva se dirigem em companhia dos parentes ao covil de jambacós (feiticeiro), e lhe ofertam uma galinha para que ele se digne tirar uma manilha delgada de ferro que tanto o noivo como a noiva trazem no pulso direito; tirada esta pela mão do impostor, a cerimónia está concluída”. E escreve acerca dos funerais: “É uso logo que alguém morrer darem uma salva fúnebre de tiros de espingarda: imediatamente se lhe arma defronte da porta uma espécie de eça feita de paus cruzados à maneira dos tronos antigos: sobre esta se deposita o cadáver amortalhado. Se o morto é mancebo, ou homem na flor da idade, todo o povo se cobre de lama, e se repetem amiudadamente as salvas de espingardaria; se é mulher, não se dão sinais de alegria nem de tristeza; se é velho ou velha todo o mundo se regozija durante o tempo das exéquias: estas duram 24 horas, no fim das quais, tendo aberto a cova no lugar que o defunto tinha indicado em vida, a ela se conduz o corpo em umas andas. A cova não é aberta como as nossas: começam por cavar um poço redondo de 8 ou 10 pés de profundidade e alguns 15 de diâmetro: em um dos lados dele abrem uma pequena mina em que o corpo possa caber e forram-na de tábuas de cibe; trazido ali o corpo descem-no ao poço com muita honra, é introduzido na mina, tapada a entrada com uma tábua, e novamente atulhado o poço”.

E o autor explica que é interdito sepultar pessoas em terrenos de lavoura e que em casa do morto as mulheres cantam e choram três vezes no dia. Falando agora dos usos e costumes, depois de nos dizer que os Felupes são ágeis, robustos em geral, que têm fisionomias interessantes, que não têm beiços grossos nem nariz chato, trata-se de um povo afável, amigo dos brancos (sobretudo dos portugueses), são hospitaleiros. Mas há o reverso: “Uma vez ofendidos, são iracundos, bravos e mais de aplacar, resolutos e firmes no momento da cólera ou no combate; de caráter franco, mas desconfiado e a desconfiança torna-os dissimulados: são teimosos, traiçoeiros, imitadores, imitam mesmo os nomes portugueses, das pessoas e coisas. São muito laboriosos; mas também sabem mal repartir o tempo, e qualquer conversação insignificante é bastante para distraí-los. São incansáveis na agricultura do seu arroz, aferrados a más rotinas e possuidores de um terreno demasiadamente alagadiço.

Os mancebos Felupes enquanto não casam, andam de ordinário nus com um pequeno avental nas partes que a natureza ensina a cobrir, em cuja pele pregam botões que o enfeitam e embaraçam que flutue este avental que é preso em roda das virilhas; na cabeça usam os mais ricos um capacete de cauris furados, enfiados em fio de vela. Os homens casados apenas conservam nos braços uma manilha delgada e um fio de contas no pescoço, com algum anel de cobre no dedo. Tanto rapazes como raparigas, em chegando à idade de casar, aguçam os dentes da maneira mais bárbara: vão a casa do ferreiro, que habituado já a esta operação, com talhadeira e martelo afeiçoa ao uso da moda os dentes do malfadado. De resto, os costumes deste povo são extraordinários para uma nação selvagem: vêm-se entre eles mui raros aleijões, pelo cuidado que têm as mães de abafar ao nascer as crianças que vêm defeituosas. Ignoram os conhecimentos humanos até o que muitas nações bárbaras conhecem: o aspeto do seu nada lhes ensina, apenas conhecem as lunações e dessas só as conjunções; não têm meio algum de figurar tradicionalmente os seus pensamentos nem de memorar as suas épocas; não contam nem nomeiam os meses; e mesmo o dia primeiro de cada ano (que festejam) é amovível à vontade dos grandes, contanto que entre na Lua Nova de Novembro. A sua semana é de 6 dias, 5 dos quais empregam no trabalho, e o 6º em dormir, beber e lutar, tais são os seus divertimentos. Usam também de uma dança modelada ao som do tambor, muito semelhante à de todos os povos africanos. Nas Artes apenas conhecem imperfeitamente a cultura do arroz, a ferraria e a olaria: os seus ferreiros sabem igualmente trabalhar o ferro, o cobre, o latão e a até sabem fundir e caldear estes dois últimos.
As casas felupes são construídas de um barro que em secando é tão rijo como o adobe; são quase todas de forma circular, têm todas uma sala espaçosa que abre comunicação com vários quartos laterais; se não cozinhassem dentro seriam sofríveis. A mobília de um Felupe é um coiro em que se deita, um búzio de mar que lhe serve de candeeiro, uma escudela de pau em que come, as panelas de barro em que faz a comida (que consiste em arroz cozido em água e sal e algumas vezes peixe e marisco)
.

Falando da sua economia o autor diz que os Felupes possuem um terreno parte lodoso parte arenoso; mas em toda a parte alagadiço e cortado de rios. A única produção valiosa dos terrenos Felupes é uma imensa quantidade de arroz ordinário, cuja cultura seria suscetível de melhoramento se os cultivadores o fossem de instrução rural: este é semeado em alfobres ou viveiros, e dali transplantado às terras em que produz, como se usa na Europa para com as hortaliças: conservam-no na palha de uns anos para os outros nos sótãos das casas em que todo o ano dura um fumo insofrível, podem muito bem ser estas as causas da cor escura que apresenta, pois ele de seu natural é claro.

As árvores que mais trivialmente se encontram nestes países são o poilão, de que se fazem as canoas; o mangue, bom para lenha; o cibe, excelente para emadeiramento das casas; e a palmeira, de cujo fruto se faz o azeite; é muito raro encontrar árvores frutíferas. Os Felupes vendem muito arroz no presídio português de Cacheu e ao gentio Papel em troca de vacas pequenas. Quando algum branco chega a Bolor para fazer negócio, é do uso mandar ao rei um ou dois frascos de aguardente e algum tabaco, rogando-lhe que venha a casa do seu hóspede para pôr as medidas.

Os Felupes negoceiam pouco em escravos, pois que eles não escravizam pessoa alguma, e apenas servem de corredores dos escravos que lhes remetem do Interior para serem vendidos aos brancos. Os Felupes não cultivam legumes nem hortaliças, mas o seu terreno é muito próprio para uma e outra coisa. Em geral, esta costa não é tão doentia como se supõe. As frutas do país são a banana, a papaia, a laranja e o ananás.

Eis aqui o que pude colher dos costumes felupes, que diversificam algum tanto na forma do governo, mas em tudo o mais se assemelham aos dos outros gentios que povoam as costas da Guiné Portuguesa.


Gravura antiga de Felupe
____________

Nota do editor

Último poste da série de 15 DE DEZEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22810: Historiografia da presença portuguesa em África (294): Memória dos Felupes, artigo de José Joaquim Lopes de Lima, 1839 (1) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: