sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Guiné 61/74 - P22837: O meu sapatinho de Natal (18): Boas festas 2022: Patrício Ribeiro (Grupo de Bijagós com as suas tradições, Bubaque); Hélder Valério de Sousa; Tibério Borges; José Barros Rocha


Grupo de Bijagós, com as suas tradições, na Casa do Ambiente de Bubaque.

Cartão de boas festas enviado em 23/12/2021, 16:45.

Patrício Ribeiro
Impar Lda, Bissau

Há mais de 30 anos na Guiné-Bissau
impar_bissau@hotmail.com
https://www.imparenergia.com/

********************

Mensagem do nosso camarada Hélder Valério de Sousa, ex-Fur Mil de TRMS TSF, Piche e Bissau, 1970/72:

Meus caros e estimados Amigosbr > Desta vez não vos vou incomodar com as minhas evocações de recordações menos boas.
Escrevo, apenas e só, para formular os desejos de que, na medida do possível, tenham umas "Festas Felizes" e que o Novo Ano, que se avizinha, nos possa trazer a esperança de que se consiga viver estes tempos de vida que nos restam (sim, cada dia que passa estamos mais próximos da "partida") com a alegria dos nossos convívios, pois através deles revivemos e vivemos os tempos de juventude e que ajudaram a cimentar as nossas amizades.
Como uma "família", que também somos, temos os nossos períodos de harmonia, as nossas zangas, tal como nas famílias de sangue, mas temos o dever de valorizar o que é bom e ultrapassar o que pode ser incómodo, sempre, mas sempre, no respeito pelas opiniões e pontos de vista "dos outros".

Assim nos saibamos comportar.
Boas Festas

Abraços
Hélder Sousa


********************

Mensagem deixada no Formulário de Contacto do Blogger pelo nosso camarada Tibério Borges, ex-Alf Mil Inf MA da CCAÇ 2726, Cacine, Cameconde, Gadamael e Bedanda, 1970/72:

A toda a equipa deste Blogue, votos de Boas Festas de Feliz Natal e para que o ano que se aproxima venha com muita saúde.

Um abraço para todos
Cumprimentos,
Tibério Borges


********************

Mensagem deixada no Formulário de Contacto do Blogger pelo nosso camarada José Barros Rocha, ex-Alf Mil da CART 2410 - Os Dráculas, Guileje e Gadamael, 1968/70:

Aos Caríssimos Editores do Blogue (Luís Graça, Carlos Vinhal, Magalhães Ribeiro e Jorge Araújo), bem como a todos os Membros da Tabanca GRANDE:
Votos de um Feliz Natal - com muita saúde ! - e que o próximo ano nos permita o Reencontro.

A todos um grande Abraço de camaradagem e Amizade!
Cumprimentos,
José Rocha

______________

Nota do editor

Último poste da série > 23 de dezembro de 2021 > Guiné 61/74 - P22834: O meu sapatinho de Natal (17): O meu Natal no mato em 1966 (José António Viegas, ex-Fur Mil)

1 comentário:

Luís Reis Torgal disse...

Caros Amigos

Não quero enviar uma mensagem específica sobre a guerra da Guiné, mas apenas assinalar a minha passagem por ali em 1968-1969, como oficial de transmissões do Comando de Agrupamento 2952 e do Comando de Bissau (COMBIS). Não dei um tiro e apenas sofri a guerra devido aos ataques a Mansoa, onde estive alguns meses até à alteração da quadrícula militar pelo General Spínola, mas aprendi muito. Até porque o meu chefe directo foi o então Major Carlos Fabião. Mantivemos uma grande amizade até à sua morte e tenho algumas cartas que me enviou de 1973 até 1997, que irei por certo publicar, com um estudo de historiador, por altura dos 50 anos do 25 de Abril. Por outro lado, foi a minha estadia que motivou que viesse a orientar uma tese de doutoramento sobre Amílcar Cabral do guineense Julião Soares Sousa, dissertação que foi depois publicada em várias edições, a primeira pela editora Vega, de Lisboa. E voltei à Guiné, a convite do Centro Cultural Português depois da independência, além de procurar estar anualmente com os meus camaradas em confraternização.

Afinal sempre disse alguma coisa. Mas acima de tudo quero saudar os camaradas que sofreram a sério uma guerra que se mostrou ter sido uma guerra inútil, como já víamos na altura em que por lá andávamos.

Saudações amigas

Luís Reis Torgal
lreistorgal@gmail.com