sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Guiné 61/74 - P22839: O meu sapatinho de Natal (19): Em 1971 o MNF (Movimento Nacional Feminino) visitou algumas unidades no Ultramar e ofertou discos musicais pelas tropas (José Câmara, ex-Fur Mil Inf)

1. Mensagem do nosso camarada José Câmara (ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, BráBachile e Teixeira Pinto, 1971/73), com data de 23 de Dezembro de 2021:

Mano Carlos, amigos e companheiros,
A nossa história, enquanto combatentes da Guerra do Ultramar, está recheada de peripécias e acontecimentos, um autêntico livro de memórias e recordações, que a neblina da memória não consegue apagar.
Em 1971 o MNF (Movimento Nacional Feminino) visitou algumas unidades no Ultramar e ofertou discos musicais pelas tropas. A minha companhia, na altura em Bissássema, foi uma delas. Porque eu já tinha rumado às tropas africanas não tenho essa relíquia como recordação.
Porque neste mundo há sempre alguém que guarda, após o meu pedido, vários elementos da CCaç 3327 e outros responderam à minha solicitação, fotos das ofertas recebidas. O Furriel Miliciano Enfermeiro da CCaç 3327, o Rui Esteves, foi muito mais longe do que eu esperava e presenteou-me com um bocadinho da história que ficou daquele Natal de 1971.
Que o vosso sapatinho familiar de Natal seja recheado com muita saúde. Haja Festas Felizes e Bons Anos.

Um abraço transatlântico do
José Câmara


Convosco o MNF e o Natal de 1971 (Clicar na hiperligação e levar o cursor para o princípio):
https://www.youtube.com/watch?v=QOp5IgM5r5M&t=1345s

____________

Nota do editor

Último poste da série de 24 de Dezembro de 2021 > Guiné 61/74 - P22837: O meu sapatinho de Natal (18): Boas festas 2022: Patrício Ribeiro (Grupo de Bijagós com as suas tradições, Bubaque); Hélder Valério de Sousa; Tibério Borges

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, José, tua prenda... É um documento valioso para a nossa pequena grande história... Merry Christmas!... Happy New Year!... Luís

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Ao ver a foto do LP recordei que o verso da capa foi desenhada pelo meu ex-colega de Liceu Passos Manuel, Luís Durand. Este género de desenhos é inconfundível. O texto é pobre e desadequado já naquele tempo. Pena que se produzissem textos como tão pouca aceitação junto do público-alvo. Talvez fosse uma questão de coragem ou de honestidade intelectual, mas...
Hoje guardamos o disco (mesmo sem piqup, como dizia a Hermínia) como um documento histórico.

Um Ab. e um Natal Feliz
António J. P. Costa