segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Guiné 61/74 - P18042: Notas de leitura (1020): “Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena”, organização de Iva Cabral, Márcia Souto e Filinto Elísio, Editora Rosa de Porcelana, 2016 (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 28 de Março de 2016:

Queridos amigos,

Trata-se mesmo de um livro inesperado, de uma coletânea de cartas que Amílcar Cabral enviou à colega, namorada e mulher Maria Helena Ataíde Vilhena Rodrigues entre 1946 e 1960.

O aspeto nuclear que detetei nesta epistolografia é a mentalidade e o processo cultural de um jovem educado em Cabo Verde que se insere gradualmente no meio académico, associativo e político. Numa toada crescente iremos ver enfatizadas as questões raciais, a vida colonial, o entusiasmo em poder ser útil aos outros. Leremos vezes em conta exaltação da Humanidade e da africanidade. Mas esse mesmo processo tem um poderosíssimo reverso na medalha, o amor incondicional de Amílcar por Lena, aqui exaustivamente documentado.
É mesmo a outra face do homem que se tornou num dos mais significativo líderes revolucionários africanos.

Um abraço do
Mário


De Amílcar Cabral para Maria Helena: 
Somos dois seres válidos e desejosos de ser úteis

Beja Santos

Vamos falar de um livro inesperado, “Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena”, organização de Iva Cabral, Márcia Souto e Filinto Elísio, Editora Rosa de Porcelana, 2016. Amílcar Cabral chega a Lisboa em 1945, e depois de algumas vicissitudes inscreve-se no Instituto Superior de Agronomia. É aqui que vai conhecer Maria Helena, que será sua mulher, suprema confidente, companheira de ideais. A seleção de cartas (que vão de 1946 a 1960) permitem-nos acompanhar um amor em construção e perceber as frases sublimes que Amílcar escreve a Lena em 30 de Julho de 1960, já está decidida a clandestinidade e ele escreve à mulher para que esta tome decisões práticas, que irá enunciar detalhadamente. Mas o importante é a abertura e o termo da missiva:

  “A minha posição é a tua, a tua posição é a minha (…) só há um caminho, aquele que, decididamente, vamos continuar a percorrer juntos. Além de toda a falta que fazemos um ao outro, enquanto estiveres aí, longe de mim, ser-me-á sempre difícil trabalhar como julgo que posso, ser completamente útil, livre das amarguras da saudade e da intranquilidade”.

Depois do rol de tarefas que cabem a Lena executar antes de partir para Paris, Amílcar despede-se:

“Por hoje, paro aqui. Cheio de saudades mas cheio de esperanças no futuro, na vida vida que vamos construir. E a certeza, a consciência, a alegria de que esta carta é talvez a mais bela carta de amor que já te escrevi”.

O Amílcar Cabral que chega a Lisboa é já medularmente culto, de uma cultura europeia irrepreensível. Sintomático o que escreve em Outubro de 1946, na fase de aproximação, a relação é muitíssimo tenra: “Como tenho por norma teimar na realização dos meus desejos…”. Feita a aproximação, há o envio de poemas, são cartas súplices de quem pede companhia e confessa solidão, agora já se tratam por tu, analisam os seus sentimentos, sempre que Lena se ausenta para o Norte Amílcar fica desasado e confessa que precisa como de oxigénio das suas cartas. Canta a sua felicidade pela revelação amorosa, toda esta correspondência revela uma cabeça bem estruturada, não há uma rasura, um voltar atrás. Ela disserta sobre o racismo, e quando ela lhe confidencia que há pessoas que a interrogam sobre a natureza da relação que estabeleceu com Amílcar ele responde no processo da construção amorosa e na confiança inquebrantável que se estabeleceu entre os dois.

Em termos económicos, Amílcar vive precariamente e nas férias grandes de 1948 vai trabalhar na Caixa de Previdência dos Metalúrgicos, conta o seu ramerrame, manda-lhe sonetos, escreve em Francês, quer insistentemente saber o que ela faz e como está, revela-lhe os seus padrões morais e o porquê da sua fidelidade, porque é que ele não frequenta “tais sítios”:

“E não frequento, não só porque tu não gostas, pois antes disso já não frequentava, mas também porque eu não quero. Há uma razão muito forte: é que tenho em mim alguma coisa que me não pertence, que recebi dos meus antepassados e que tenho que legar aos meus filhos – alguma coisa que não tenho o direito de destruir. Sei que me compreendes”.

Ao longo de Agosto desse ano Amílcar desnuda os seus sentimentos: quer ir viver para África, diz expressamente “tenho de ir para África”, pretende ser útil à humanidade, mas acrescenta: “Mas tu estarás comigo. Eu não vou deixar que tu fiques. Eu farei tudo, tudo para que me acompanhes sempre. Que será vida para mim, sem ti?”. As juras de amor intensificam-se, o par entrou em fusão. Muitas vezes Amílcar escreve-lhe da Leitaria da rua dos Lusíadas, vive num quarto alugado na Calçada da Tapada.

A ternura pela mãe Iva, a quem ele trata por mamã, é inexcedível. Julião Soares Sousa foi quem desfez o mito de que a pessoa mais importante na vida do jovem Amílcar fora o pai, Juvenal Cabral. Nesta correspondência, reserva-lhe uma magra referência, aliás para exaltar Iva que vai a casa do ex-marido para o tratar, gesto que sensibiliza Amílcar. Em 1949, no livro de curso, dedicará à mãe o mais terno dos seus poemas:

“P’ra ti, Mãe que me deste / A tua alma viva / E o teu Amor profundo, / Maior que o próprio Mundo! / Aceita este tributo, / Que tudo quando eu for, / Será do teu amor, / -Tua Carne, Mãe, teu fruto! / Sem ti, não sou ninguém. / Sou só – porque és Mãe”.

É um jovem adulto muito informado, é longa a carta em que fala detalhadamente sobre o apartheid sul-africano. Confessa o seu orgulho nos negros que estão a triunfar nos Jogos Olímpicos desse ano em Londres. Gosta de futebol, alinha na equipa de Agronomia, vai ao estádio da Tapadinha, mas o seu clube preferido é o Benfica.


Há alterações profundas na correspondência a partir de 1950, a crítica ideológica é latente, Amílcar interessa-se pela filosofia e discreteia sobre a morte, pondo em paralelo a morte com a luta do amor contra o ódio, fala cada vez mais no progresso, na humanidade, na insensibilidade com os excluídos. Cresce o seu interesse pelos assuntos familiares. Mudou de quarto, vive na Avenida Casal Ribeiro, reparte o alojamento com Marcelino dos Santos. Começa a dactilografar cartas. Os assuntos raciais ganham substância, estuda-os, diz-se seguidor das doutrinas da ONU.

Parte primeiro para a Guiné, vai cheio de projetos, descreve a Granja de Pessubé, de que é diretor. Em 1953, em pleno recenseamento agrícola, à sua responsabilidade, escreve-lhe à peça de Farim, e desabafa: “Céu encoberto, chuva constante, calor, muito calor. Sempre a tua presença, até no gesto do bocado que se leva à boca. Querendo que assistas às minhas conversas, sentindo-te assistir a todos os meus atos”.

E depois Angola, em Catumbela, estamos em 1955, trabalha em Cassequel, suspira de amor, observa a miséria, e diz abertamente: “Miséria contra a qual hei de lutar”. Lê com entusiasmo Jorge Amado, talvez a série de livros “Subterrâneos da liberdade”, cita com abundância esse mundo brasileiro, tem imagens poéticas: “a luz do luar e luz do sol, do luar do amor e da esperança num céu grávido de estrelas, de sol nascendo da terra, das entranhas da terra, do coração dos homens e das mulheres que lutam, do olho simples e interrogativo das crianças desamparadas”.

O lutador pela liberdade está formado, é a fase em que investirá no nacionalismo angolano. Lena é tratada como “minha companheira querida do meu coração”. E assim chegamos à carta de 30 de Abril de 1960, em breve se reunirão em Conacri. Nada mais é incluído nesta correspondência selecionada por Iva Cabral e outros. Anos depois, em Argel, consumar-se-á a rutura.

O que há de fundamental nestas cartas de amor é percebermos como houve um projeto a dois, uma extraordinária mobilização para derrubar preconceitos e assumir riscos. E acompanhar o elevado grau de cultura daquele jovem que vinda dos meus meios liceais cabo-verdianos e amou Lisboa e se transformou na cumplicidade com Lena, a colega que dava pelo nome de Maria Helena Ataíde Vilhena Rodrigues, a destinatária que guardou esta admirável epistolografia.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 1 de Dezembro de 2017 > Guiné 61/74 - P18032: Notas de leitura (1019): Os Cronistas Desconhecidos do Canal do Geba: O BNU da Guiné (11) (Mário Beja Santos)

3 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Tanto amor, tanta alma gémea e depois divorcia-se da Maria Helena.
E já agora uma citação de Amílcar Cabral de que gosto muito:"

"Perguntar-nos-ão se o colonialismo português não teve uma ação positiva na África. A justiça é sempre relativa. Para os africanos, que durante cinco séculos se opuseram à dominação colonial portuguesa, o colonialismo português é o inferno; e onde reina o mal, não há lugar para o bem". Amílcar Cabral

Antonio Rosinha disse...

É preciso ver com toda a realidade a situação difícil dos caboverdeanos.
A.G.Abreu, era muito complicado lutarem contra o colonialismo "à portuguesa", em Angola, onde ele trabalhou e no resto.
Até porque eram os caboverdeanos e o "fenómeno" da mestiçagem em geral (luso-tropicalismo)que na Cassequel (indústria de açúcar na Catumbela que ele conheceu), nas câmaras e nas diversas fazendas e repartições públicas em Angola, e administradores de posto, eram eles que predominavam,e na Guiné nem se fala.
De facto era um "inferno" como tu mencionas que ele escreveu, o processo manhoso da colonização à-la-portuguesa.
Só mesmo de fora para dentro, e sem "darem a cara", é que os estudantes do império (meia dúzia) poderiam conquistar um dia o povo e só entrando de armas na mão, é que um dia o "convenciam"a virar-se contra o "colon" tuga.

AGA, e sobre o casamento inter-racial, dificilmente daria certo por muito tempo, naquele tempo entre uma transmontana e um caboverdeano.
Se fosse entre uma caboverdeana e um transmontano durava até haver neto.
Os usos e costumes ultrapassam qualquer problema racial.

Todos os estudantes ultramarinos, como ele, daquela geração eram muito cultos e liam (devoravam) Jorge Amado e tudo o que era cultura baiana e carioca (tropicalismo brasileiro)que naqueles anos parecia uma terra abençoada-por-deus, e podia ser um exemplo a seguir.

Em Luanda em 1961 tive um comandante de Companhia, capitão Vilhena, que se dizia ser cunhado de Amilcar.

Tenho pena de naquele tempo em Luanda nem queria saber nem de um nem do outro, senão, hoje sabia tanto como Beja Santos.

Luanda não dava tempo.

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Efectivamente, os africanos, durante cinco séculos opuseram-se (em grande parte) à dominação colonial portuguesa e, acrescento eu, em três áreas que definem as pedras angulares de qualquer povo: a línguas, a religião e os usos e costumes.
Não me sinto à vontade para comentar o divórcio do Amílcar. Creio que teria de suceder mais tarde ou mais cedo, como é fácil de concluir...
Mas acho que não devemos ser fariseus e puritanos, nomeadamente à luz das práticas afectivas dos nossos dias.
Quanto ao resto, nunca saberemos onde começa a lenda e termina a realidade e vice versa.

Um Ab.
António J. P. Costa